25 setembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 979

VALE ALFABETIZAR
Hoje à noite, 25 de setembro, estudantes do curso Vale Alfabetizar recebem uniforme doado pela Fundação Vale do Rio Doce (FVRD). As escolas beneficiadas hoje são Tio Ming, Folha 12 e da Associação de Moradores do Km 7. Ao todo, são 1.366 camisetas que vão beneficiar 50 turmas do programa Vale Alfabetizar, sendo 35 na zona urbana e 15 na rural. O trabalho para erradicar o analfabetismo do município é realizado através da parceria da Prefeitura de Marabá com o programa Alfabetização Solidária, do governo federal.
ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA
No domingo (24), um grupo de 16 professores da rede municipal participou de uma avaliação escrita de seleção para o curso de especialização de Formação de Tutores, que será promovida pela Universidade Federal do Pará.
O Educimat (Educação, Tecnologias e Prestação de Serviços em Ciências e Matemáticas) tem por objetivo formar tutores para atuar no Programa de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemáticas da Rede Pública de Ensino.
Os cursos oferecidos são: Educação Matemática, Educação em Ciências, Educação em Ciências e Matemática na Educação Infantil e Educação em Ciências e Matemática nas Séries Iniciais. A prova realiada na escola José Mendonça Vergolino, com apoio do NPADC (Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico).
CURSO DE MATEMÁTICA
A Secretaria Municipal de Educação está convocando os 105 professores que participaram da primeira etapa do curso de Educação Matemática em agosto deste ano, para estudarem na segunda etapa, que será realizada no período de 2 a 6 de outubro. A oficina pedagógica será ministrada pelos professores Adilson Oliveira do Espírito Santo, Renato Borges Guerra e Francisco Hermes Santos da Silva, doutores que atuam na Universidade Federal do Pará.
Segundo Nilton Rios, da coordenação de ensino/Semed, o curso oferece 80 horas de formação para ajudar os professores de Matemática a melhorar o ensino desta disciplina, considerada o “bicho papão” da educação formal.
SERVIÇO ODONTOLÓGICO
Embora ainda não tenha chegado às mãos do secretário municipal de Saúde, Pedro Correa Lima, é certo que a Secretaria Executiva de Saúde do Pará (Sespa) vai oferecer parceria à co-irmã de Marabá para a instalação de um Centro de Especializações Odontológicas (CEO), com recurso do governo federal, em razão de recente visita técnica do coordenador estadual de Saúde Bucal à região, Flávio José Cepêda Paiva, ocasião em que se reuniu com os coordenadores do serviço odontológico dos municípios abrangidos pela 11ª Regional de Proteção Social e também passou em diversos consultórios dentários da rede de saúde pública de Marabá e, tendo gostado do viu, teceu elogios à dinâmica implantada pela Divisão de Saúde Bucal (DSB) da SMS – Secretaria Municipal de Saúde.
Cepêpa, no entanto, criticou o serviço de saúde de Marabá num ponto: a existência de apenas um Centro de Saúde com PSF – Programa Saúde da Família –, o qual presta um serviço ampliado à comunidade onde está inserido, indo além do tratamento do consultório dentário. No entanto, o coordenador de Saúde Bucal do Estado gostou muito do serviço de odontologia do município, por isso vai oferecer, através do Ministério da Saúde, um serviço de alto padrão à SMS, iniciando por um curso no período de 26 a 29 deste mês, quando todos os coordenadores de saúde bucal do Norte do País devem estar em Belém para participar desse evento que vai ensinar como deve ser instalado um CEO. Apesar de Marabá não dispor desse centro especializado, em reconhecimento ao trabalho da DSB, o convite foi estendido ao coordenador desse serviço em Marabá.
Ainda de acordo com Flávio Cepêda, o serviço público de odontologia do Pará está sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde, por isso recomendou esse curso de capacitação técnica para gestores e coordenadores de CEO’s na região. A saúde pública de Marabá, por exemplo, tem 10 consultórios odontológicos fixos e um móvel em atividade, mas somente em um deles são realizados serviços de raios-x e endodontia (tratamento de canal). Com o centro de especializações esses e outros serviços e tratamentos mais sofisticados serão disponibilizados à clientela do SUS, como atendimento a pacientes especiais e cirurgias.
PCCU ZONA RURAL
A equipe da Divisão Extra-muro trabalha esta semana nas vilas da Estrada do Rio Preto e também na Folha 6, onde está previsto recolher cerca de 200 amostras de material para exame preventivo do câncer de colo uterino (PCCU) em virtude daquela de não haver posto coletor às proximidades. As coletas naquela folha serão feitas durante esta terça-feira, 26 de setembro.
Na quarta-feira, 27, a equipe estará na Vila União, 28 Vila São Raimundo; 29, Três poderes/Vila Vida Nova; e 30, Vila Santa Fé; Em função da eleição, a turma retorna à sede, deslocando-se dia 3 de outubro para para o PA Maravilha, onde atende no dia seguinte. Em seguida, dia 5, é a vez das mulheres do PA Cupu; 6, PA Serra Azul; 7, PA Boa Vista e 10/10 na Vila Sta. Marta (Assentamento José Pinheiro.
PREGÃO PARA EQUIPAMENTOS HOSPITALARES
A Comissão Municipal de Licitação realiza hoje, 25 de setembro, a sessão de abertura do pregão presencial, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A abertura será feita pelo pregoeiro oficial do município Fledinaldo Lima.
O pregão tem por objeto a aquisição de equipamentos para instalar no hospital materno-infantil. Os recursos são resultados do convênio nº. 114 – SESPA/PMM, entre prefeitura de Marabá e governo do Estado, no valor R$396.510,00. Entre os equipamentos a serem adquiridos estão: Aparelho de Raio-X, Aspirador Cirúrgico, Autoclaves (para fazer desinfecção de material hospitalar), berços aquecidos.
CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS
Amanhã, 26 de setembro, será realizada a abertura dos pregões eletrônicos nº. 33 e 34, às 9h e às 10h, respectivamente. Os pregões têm por objeto a contratação de serviços para o fornecimento de refeições à Secretaria Municipal de Saúde, equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e postos de saúde do município. O vencedor deste Pregão Eletrônico deverá fornecer 5.040 refeições e 4.600 lanches, durante seis meses.
Fledinaldo Lima informa que as empresas interessadas em participar dos Pregões Eletrônicos devem se cadastrar no site www.comprasnet.gov.br, no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF. Trata-se de um sistema automatizado de informações, em que os fornecedores se cadastram gratuitamente, com a finalidade de fornecer materiais ou prestar serviços para os órgãos da Administração Pública Federal Direta, Autarquias e Fundações.
PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 978

DENGUE
Depois de alguns anos convivendo com a dengue, a população de Marabá parece não se preocupar mais com a doença. Porém, o risco existe e é só começar o período chuvoso para o mosquito proliferar. No primeiro quadrimestre deste ano foram notificados 232 casos de dengue, mas somente 185 foram confirmados. A partir de então a ocorrência da doença vem declinando. Agora, com previsão de chuva para breve, todos devem ficar em alerta.
A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco maior de contrair a dengue hemorrágica, mais grave, que pode levar à morte. O homem só desenvolve imunidade permanente para o tipo de vírus que contraiu. A doença pode reincidir com outro sorotipo. Essa repetição é a que oferece perigo para a hemorrágica
A origem do inseto transmissor da doença ao homem, é africana. Na verdade, quem contamina é a fêmea, pois o macho apenas se alimenta de seivas de plantas. A fêmea precisa de uma substância do sangue (a albumina) para completar o processo de amadurecimento de seus ovos. O mosquito apenas transmite a doença, mas não sofre seus efeitos.
Os primeiros registros de dengue no mundo foram feitos no fim do século XVIII, no Sudoeste Asiático, em Java, e nos Estados Unidos, na Filadélfia. Mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) só a reconheceu como doença neste século.
Por não ter sintomas específicos, a dengue é considerada uma doença fingida, que pode ser confundida com várias outras, como leptospirose, sarampo, rubéola. São doenças que provocam febre, prostração, dor de cabeça e dores musculares generalizadas. Um médico consegue, por exames de laboratório, definir a doença e tratá-la corretamente.
O sistema de prevenção é o mesmo de sempre, repetido todos os anos, evitar água parada. Por isso as pessoas devem conferir em casa se existe algum objeto que possa se transformar em criadouro do Aedes aegypti, como pratos e vasos de plantas, bromélias e outras plantas que podem acumular água nas folhas, lixeiras, garrafas e tampinhas, caixa d’água destampada, dentre outros e eliminar esses depósitos.
DOENÇAS RENAIS
O governo do Estado também não dispõe de verba para as doenças renais. Diante da situação vai encaminhar ofício ao Ministério da Saúde solicitando recurso para cobrir a defasagem nos municípios que dispõem de tratamento especializado nessa área.
Caso não seja possível conseguir mais recurso financeiro é provável que o Estado celebre convênio com Marabá com objetivo da complementação, principalmente em razão dos pacientes de outros municípios, cerca de 50% do total, que seria de responsabilidade do Estado.
Enquanto o dinheiro não vem, a administração municipal segue acumulando dívida, hoje superior a R$ 100 mil, junto a Clínica de Doenças Renais de Marabá.
DIA DA ÁRVORE
Uma ação ambiental, em decorrência do Dia da Árvore, acontece no decorrer de hoje, 21, na Praça Liberdade, destinada principalmente a estudantes das escolas circunvizinhas aquele logradouro público. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com a colaboração do Corpo de Bombeiros, além de mostrar em vários banneres os principais projetos ligados ao meio ambiente, também oferece palestras e teatro de fantoches.
Dentre os programas, em razão da época seca, está o “Queimadas urbanas”, que vem procurando educar a população, a partir das crianças e jovens, para evitar queimar lixo e mato na cidade, visando melhor qualidade do ar. Também são apresentadas as principais doenças causadas pela poluição atmosférica, como bronquite, sinusite, rinite, conjuntivite alérgica e outras.
Depois das palestras a Semma doou cerca de 300 plantas ornamentais e frutíferas à população daquele bairro, simbolizando a necessidade de aumentar a arborização da cidade, um elemento vital para melhorar a oxigenação do ar, reduzir o calor e dá mais beleza as ruas, praças e até mesmo os quintais.
PROGRAMA CONTRA ANALFABETISMO FUNCIONAL
A Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e a Fundação Roberto Marinho (FRM) firmam parceria com Semed para eliminar analfabetismo funcional. O objetivo é oferecer aos jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou não puderam freqüentar a escola, a oportunidade de concluir o primeiro segmento do ensino fundamental. Trata-se do projeto Tecendo o Saber, que traz proposta inovadora de ensino de 1ª a 4ª série para jovens e adultos, apresentado ontem, 20, para técnicos da Semed. O projeto foi apresentado por Adriana Trindade, da FRM; Maristela Junqueira, da Fundação Vale do Rio Doce; Valéria Nascimento, Luis Veloso e João Elias, da Companhia Vale do Rio Doce.
Outros quatro municípios do Estado também serão contemplados com o programa: Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, que durante o ano letivo de 2007, vão participar de ações voltadas para mobilização de alunos, formação de educadores, implantação de tele-salas, acompanhamento pedagógico e avaliação.
O Tecendo o Saber é resultado da parceria entre a Fundação Vale do Rio Doce, Fundação Roberto Marinho e o Ministério da Educação, e vai possibilitar a conclusão, em menos tempo e com qualidade, das primeiras séries do ensino fundamental.
Segundo Adriana Trindade, da Fundação Roberto Marinho, o material didático a ser utilizado integra livros para alunos e professores e vídeos como material de apoio. O Instituto Paulo Freire foi parceiro na elaboração dos textos dos 12 volumes que compõem a coleção de material impresso.
O projeto busca oferecer à população maior de 15 anos uma alternativa inovadora que atenda às necessidades básicas de aprendizagem, respeitando as demandas e ritmos específicos de jovens e adultos que já participam ou, de alguma forma, buscam oportunidades para participar do mercado de trabalho, formal ou informal.

TECENDO O SABER SERÁ EXIBIDO NA TV
Adriana Trindade, da FRM, disse que o Telecurso 2000, que abarca os conteúdos de séries mais avançadas, é uma espécie de irmão mais velho do novo programa, cuja estrutura gira em torno de uma série de televisão que começará a ser exibida no dia 3 de outubro na Rede Globo e no dia 4 no Canal Futura.
Como numa novela, o telespectador acompanha uma história. Só que tudo é pensado de forma pedagógica. Os personagens representam o estrato social e cultural do público-alvo. Os episódios não são divididos por disciplinas, como Português, Matemática ou Geografia, mas o conteúdo da trama cria a possibilidade de trabalhar esses temas. Tudo de forma adulta.
A secretária de Educação, Kátia Américo Garcia, disse que o programa deve ajudar a minimizar a lacuna de educação fundamental para jovens e adultos, por conter atividades bastante atrativas para os alunos, o que deve contribuir para vencer a evasão escolar e distorção idade/série.
A exemplo do Telecurso 2000, os estudantes do novo projeto vão se reunir em telessalas onde serão orientados por um professor. O vídeo é uma forma de ensino amigável. Nas salas, os estudantes vão desenvolver atividades em torno do programa de TV, guiados por dois livros especialmente preparados.
LIBERAÇÃO DE FGTS AOS DESABRIGADOS
Apesar da situação de emergência ter sido decretada em Marabá há 5 meses, a Caixa Econômica Federal (CEF) começa a liberar agora em setembro os recursos do FGTS dos trabalhadores, que tiveram suas casas deterioradas pela enchente. O limite a ser resgatado é de R$2.600,00.
O coordenador da Defesa Civil, Francisco Ribeiro Alves (Bebé) disse que até o momento 500 familias receberam encaminhamento da Defesa Civil para receber o beneficio na Caixa. Mas este atendimento tem sido lento, pois só são distribuídas 10 senhas por dia na Caixa Econômica.
As pessoas atingidas pela enchente que pedirem declaração à Defesa Civil de que tiveram imóveis danificados pelo desastre natural, serão atendidas. Bebé disse que as declarações são emitidas gratuitamente às pessoas que comprovadamente foram prejudicadas.

PÓLO ARAGUAIA-TOCANTINS
A 2ª reunião do Fórum Regional de Turismo Araguaia-Tocantins, realizada na semana passada em Belém, fez uma avaliação positiva do primeiro semestre deste ano, destacando a importância no cenário turístico do estado na III Feira Internacional de Turismo (III FITA) em Belém e no Salão de Turismo, em São Paulo.
As rotas turísticas do pólo apresentadas ao público surpreenderam por sua potencialidade turística e sua diversidade de produtos, disse a coordenadora do Detur, Ísis Mourão. “Como resultados, já estão sendo comercializadas, com a ida de grupos para os municípios das rotas, o que gera um aquecimento do movimento econômico”.
Entre os participantes da reunião estiveram secretários municipais de turismo, representantes de turismo/secretários e Diretores de Turismo dos municípios do sul e sudeste do Pará e do Baixo Tocantins, além de empresários do ramo hoteleiro que fizeram avaliações do contexto turístico da região, na busca de alternativas e metas para o fortalecimento do Fórum.
NOVO PRESIDENTE PARA O FÓRUM DE TURISMO
O presidente do Fórum Regional de Turismo, Vilmar Peixoto, sinalizou afastamento do cargo em virtude de sérios problemas de saúde. Disse que pretende continuar contribuindo para o turismo sustentável na região.
Diante da situação, sob orientação e apoio de Vilmar Peixoto, inicia-se a articulação para indicar uma nova diretoria que fortaleça o Fórum, com representantes do empresariado da região, terceiro setor e órgãos públicos que contribuam para o avanço do turismo e representem os interesses da região, no Fórum Estadual de Turismo.
VISITANTES NA ROTA DO MINÉRIO
O segundo grupo de turistas da terceira idade composto de 22 normalistas aposentadas, esteve no sudeste paraense, de 15 a 17 de setembro, para conhecer a Rota do Minério, com visitação da mina de Carajás, passeio pela cidade Marabá, visitação a Galerias, Casa da Cultura e by night na orla e praças da cidade, propiciando o turismo receptivo. A Rota do Minério inserida pela Paratur no calendário turístico do Brasil tem atraído muitas pessoas para o sul e sudeste paraense.
A coordenadora do Departamento de Turismo Ísis Mourão disse que o aquecimento da comercialização das rotas turísticas trazidos pela Agencia Lecytur de Belém, representam o fruto do trabalho desenvolvido pela Paratur, Fórum Regional de Turismo, Prefeituras de Marabá, Parauapebas e Itupiranga, Sindicato dos Hotéis de Marabá e empresariado local.
Ísis Mourão acompanhou o grupo em visita a pontos turísticos como a Casa da Cultura de Marabá, Orla do Tocantins, Casa de Shows, Clubes, Serra dos Carajás (incluindo a área das minas de ferro), ponte sobre o rio Tocantins e show com o cantor Felizmar, no restaurante do Itacaiúnas Hotel. Em sua avaliação sobre o turismo receptivo, Ísis disse que o município precisa se preparar mesmo fora de temporada, para recepcionar turistas na cidade. Se o turista for bem tratado, ele volta e ainda indica com mais impacto a outras pessoas. Atendimento e criatividade é tudo no turismo.”
O presidente do SindiHotel, Dauro Remor, disse que todos podem ganhar, basta que sejam apresentados produtos e serviços de qualidade.
Os turistas vindos de Belém gostaram muito de conhecer essa região do Estado. Daqui a turma já agendou para conhecer a Rota do Açaí, que inclui os municípios de Belém, Igarapé Mirim, Abaetetuba, Cametá, Moju e Barcarena. “A Lecytur pretende trazer novo grupo a Marabá nos próximos dias”.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas