23 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1275

CCZ ORIENTA VENDA DE ANIMAIS

Compradores de eqüinos e muares que expõem os animais à venda em área aberta depois do Aeroporto, foram orientados ontem (22) pelo CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – no sentido de evitarem que os bichos se soltassem, debandassem em direção à Rodovia Transamazônica, no centro da cidade e provocassem acidentes.

Segundo Nagilvan Amoury, veterinário do CCZ, os animais de grande porte são comprados nos estados vizinhos, principalmente no Maranhão, mas os vendedores não têm curral para confiná-los, por isso alguns acabam fugindo e prejudicando a tráfego de veículo no núcleo Cidade Nova. "Certa vez o CCZ prendeu toda uma tropa, cerca de 30 animais, que pastavam soltos na margem da rodovia".

A orientação do CCZ, de acordo com Nagilvan, além da tentativa de evitar acidentes no trânsito, também visa que os proprietários desses animais não sejam multados no valor de R$ 19,92 por animal apreendido.

SUSPEITA DE RAIVA

Na semana passada o CCZ diagnosticou mais um caso de raiva em Marabá, desta feita no bairro Santa Rosa (núcleo Pioneiro). O animal foi recolhido com suspeita da doença foi recolhido ao Centro de Zoonoses onde morreu dias depois.

O trabalho de prevenção da raiva é contínuo através de duas campanhas anuais de casa em casa, mas como se trata de área endêmica, o risco de algum animal contaminado pelo vírus rábico é iminente.

Conforme o veterinário Nagilvan Amaury, a carrocinha sai às ruas 15 vezes por mês na captura de animais errantes, recolhendo até 25 animais a cada saída, ou seja, mais de 370 cães de rua a cada 30 dias.

AGRICULTURA REALIZA CONFERÊNCIA

Sob a coordenação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, acontece nesta quarta-feira (23) a I Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Integrado e Solidário com Inclusão Social, reunindo as entidades de Marabá ligadas à produção rural, com objetivo de preparar representantes da sociedade civil organizada (associação, sindicato, federação, cooperativas, agricultores familiares, dentre outros), bem como elaborar e aprovar propostas para a I Conferência Territorial do gênero, a acontecer em Marabá nos dias 25 e 26 deste mês.

Dentre os temas a ser discutidos estão a onda verde com os projetos de plantio em monocultura de espécies agroenergéticas (girassol, mamona, cana-de-açúcar, soja); exploração dos recursos naturais – devastação e desperdício de riquezas; exploração dos recursos minerais – a necessidade de reformular a legislação vigente para obrigar as empresas a contribuir de forma mais expressiva e justa; bem como manter controle ambiental sobre as atividades de produção de carvão vegetal. E os projetos de geração de energia hidroelétrica e os impactos sócio-econômicos e ambientais.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Rubens Sampaio, a conferência territorial prevista para daqui a dois dias no auditório do Incra, em Marabá, deverá unir as propostas de 14 municípios regionais e eleger delegados à Conferência Estadual da espécie, a acontecer em Belém, em data ainda a ser divulgada. As propostas, depois de aprovadas no Estado, servirão de base à conferência nacional.

A conferência territorial também vai discutir os principais eixos temáticos do Estado (ordenamento territorial, regularização fundiária, zoneamento ecológico-econômico, gestão ambiental), com objetivo de identificar possíveis fragilidades no cotidiano dos produtores rurais do Pará.

SAMU CONCLUI RELATÓRIO ANUAL

O relatório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), à disposição da imprensa a partir desta semana, é outra ferramenta auxiliar para verificação de como anda a violência no município. As informações contidas no documento e que podem ser complementadas pela coordenação do serviço, trazem dados significativos sobre acidentes de trânsito, ferimentos à bala e arma branca e todo tipo de trauma, inclusive as agressões provocadas dentro dos lares de Marabá.

Segundo o coordenador administrativo do Samu, Arlen Martins Braga, a agressão doméstica é muito alta em Marabá, principalmente contra crianças, citando como exemplos um pai ter chegado o filho com um soco no rosto e uma mãe ter quebrado as duas pernas de seu filho.

As quedas são o segundo tipo de trauma mais atendido pelo Samu (12,84%), perdendo apenas para os acidentes de trânsito (58%). É interessante notar que as quedas, de acordo com Arlen, também são responsáveis por muitos óbitos de crianças e idosos.

Veja alguns dados do relatório: As ambulâncias do Samu realizaram 6.371 emergências em 2007, com maior freqüência a partir de setembro (mais de 500/mês), quando uma das ambulâncias avariadas retornou à operação, chegando a 738 em dezembro.

As remoções, em grande maioria, destinaram-se ao Hospital Municipal de Marabá; 18,49% para o Hospital Regional; o restante foi distribuído entre Hgumba, Clínica Renal, Climec e outros destinos.

O Samu 192 recebeu mais de 140 mil chamadas, sendo mais de 92 mil de trotes; apenas 5,8 mil foram realmente para as emergências; 36,9 mil para outros assuntos; 5,3 mil solicitando orientação.

CARNAVAL 2008

Fica pronta ainda hoje a programação oficial do Carnaval 2008 que está sendo feita pela equipe da Secdetur. O secretário Wilson Teixeira explica que a programação traz a ordem e horário de apresentação dos blocos. O certo é que os blocos que colocam crianças na avenida entrarão mais cedo.

Wilson disse que já foi enviado ao Ministério Público a solicitação para autorização às crianças que vão participar dos blocos. As bandas e dj’s que farão a animação na orla do Tocantins serão anunciadas em breve. O desfile de blocos terá início às 20h, nos dias 2 e 3 de fevereiro, mas a programação está prevista para encerrar às 4h da manhã. Enquanto nos dias 5 e 6 a previsão é que a festa encerre às 5h. “Esse será o melhor carnaval de Marabá. Pela primeira vez tem trio elétrico. São três bandas de Marabá e uma de Belém e também haverá apresentações de DJ’s”.

O circuito do carnaval será a Orla do Tocantins, onde terá arquibancadas para as pessoas assistirem, tendas para os ambulantes, 20 banheiros químicos e 50 tambores de lixo. São 14 blocos nos desfiles. No dia 27 de janeiro, será feita a escolha da musa do carnaval, no na casa noturna Farol. Cada bloco deve indicar sua candidata para participar.

ASCOM AGRADECE AGENDAS

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura recebeu de brinde agendas de mesa (tipo risque & rabisque) neste início de ano, bem impressas, com diagramação adequada para as anotações e calendário com espaço suficiente para anotações diárias.

Nossos agradecimentos ao general José Wellington Castro Ferreira Gomes pelo brinde da 23ª Brigada de Infantaria e Selva; ao diretor-presidente do Correio do Tocantins, Mascarenhas Carvalho; Geraldo Silva, pelo brinde da Grafil e a Ian Corrêa, pela agenda da Sinobrás, com espaço para dados pessoais, orçamento e versículos com reflexões diárias.

TURISMO

A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, explica que esta semana sua equipe está trabalhando no planejamento de ações e estudo de orçamentos para fomento ao turismo na região. O objetivo é elaborar uma programação a ser apresentada na Oficina de Turismo do estado que será realizada na sede do Sebrae/Belém no dia 28.

Ainda esta semana haverá a realização de uma reunião da Paratur com representantes das rotas turísticas do Estado. Na ocasião, os representantes de turismo da região apresentam sugestões para dinamizar as rotas.

Ísis Mourão disse que serão escolhidos os representantes da Rota do Minério para mostrar sugestões para trazer turistas à região. Desta rota fazem parte os municípios de Marabá, Itupiranga, Parauapebas, Canaã dos Carajás e São João do Araguaia. Entre as dificuldades percebidas pelos municípios para comercializar as rotas estão: ausência de turismo receptivo; falta de profissionais capacitados em gestão de turismo; falta de incentivos fiscais, dentre outros. As dificuldades serão apresentadas a Paratur e também serão discutidas soluções durante o evento.

REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR

Hoje, 23 de janeiro será realizada uma reunião do Conselho Gestor do Plano Diretor, no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”. A reunião será às 16h com representantes dos comitês para discutir novas estratégias para o crescimento do município, conforme orientações propostas pelo Plano Diretor Participativo do município.

Na ocasião , o Comitê de Patrimônio Histórico, do qual faz parte o Detur, a Casa da Cultura e Secdetur, estará apresentando os registros fotográficos que podem ser inseridos no Patrimônio Histórico de Marabá. São sugestões de lugares, casas e até árvores antigas.

TEMPO E TEMPERATURA

Imagens de satélite do canaldotempo.com mostram menos nuvens de chuva hoje do que ontem, um prenúncio apenas de pouca precipitação nas próximas horas. Segue, no entanto, a possibilidade de trovoadas esparsas nos próximos 10 dias. Temperatura hoje (23) com máxima de 32ºC.

A previsão do Climatempo é chover 65 mm em Marabá de hoje a domingo (27). O tempo nesse período será de sol com muitas nuvens durante o dia, com chuva a qualquer hora. Porém, diferentemente do que anunciava para amanhã (24), em vez de aumentar, o volume de chuva deve diminuir para a casa dos 10 milímetros.

O pequeno volume de chuva, também para as nascentes dos rios Tocantins/Araguaia, não deve alterar o ritmo da cheia em Marabá até o final de janeiro, devendo permanecer no nível médio dos cinco metros. O alerta, segundo a Defesa Civil Municipal, acontece aos 10 metros.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas