04 dezembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1020

MANHÃ CULTURAL NO CENTRO ADMINISTRATIVO
Amanhã, 5 de dezembro, haverá apresentação especial de teatro, música, ginástica rítmica, coro infanto-juvenil, a partir das 8h em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura. É a programação “Manhã Cultural”, com alunos dos projetos sócio-educativos, desenvolvidos pela Semed, no Centro de Formação Cine Marrocos. Quem for ao Saci, Centro Administrativo, Centro de Arrecadação, Banco do Brasil, Correios e proximidades (Folha 32) vão poder prestigiar o trabalho da garotada.
A Manhã Cultural envolve 130 alunos de todos os projetos, com uma mostra expressiva do trabalho desenvolvido com a garotada da rede pública de ensino. Mais de 500 alunos participam dos projetos no Centro de Formação, em horários diferenciados do que estudam o ensino regular.
AUTO DE NATAL
No dia 15 de dezembro, os alunos dos projetos sócio-educativos realizados no Centro de Formação “Cine Marrocos”, apresentam o Auto de Natal, na Praça São Francisco, Cidade Nova, às 18h. São alunos dos projetos Banda Marcial, Teatro, Ginástica Rítmica (extensão que funciona na Escola Geraldo Veloso), Sambalelê (flauta doce e percussão) e Dançando e Educando. Atualmente cerca de 450 alunos participam ativamente das atividades oferecidas pela Semed no Centro de Formação.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia disse que os garotos aprendem a se relacionar melhor com os colegas, desenvolvem habilidades para a dança, música que os ajudam a desenvolver a expressão verbal e corporal. Esse é um trabalho que conta com a habilidade especial dos professores de educação física e música que trabalham com a garotada nos projetos sócio-educativos da Semed.
RAIVA ANIMAL
Devido ao elevado número de casos de raiva animal (17 confirmados e um diagnosticado) em Marabá, no decorrer deste semestre, uma equipe do Núcleo Estadual de Epidemiologia (Nuepi), da Secretaria Executiva de Saúde (Sespa) chega amanhã ao município para discutir a formas de combate a epidemia.
Segundo Pedro Correa Lima, secretário municipal de Saúde, o aumento de casos de raiva animal é conseqüência da intensificação de combate a doença, ou seja, se não “se o pessoal não fosse a campo e apreendesse os animais errantes, talvez não se registrasse nenhum caso da doença”.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Para verificar a qualidade da água dos sistemas de abastecimento mantidos pela Prefeitura de Marabá, através da Sevop – Secretaria de Viação e Obras Públicas –, a Divisão de Vigilância Ambiental (DVA) está fazendo inspeção nos sistemas de São Félix Pioneiro, São Félix I e II e Vila São José. Trata-se de obrigação legal da Prefeitura levar água potável aos aglomerados não abrangidos pela Cosanpa que, aliás, ainda não consegue abastecer os principais núcleos de Marabá.
A DVA já realizou inspeção nos sistemas alternativos de abastecimento de água, os chamados chafarizes, construídos em escolas e centros de saúde públicos, cujo relatório emitido até o final deste mês junto com o relativo aos sistemas alternativos.
Segundo a coordenadora da DVA, Thays Mesquita, ainda não existe resultados conclusivos dos exames dos sistemas alternativos, porque os técnicos acabaram de coletar o material, enquanto dos sistemas mais distantes a coleta de informações iniciou na quinta-feira passada.
DOENÇAS RESPIRTÓRIAS DO PERÍODO CHUVOSO
No período da seca Marabá tem as doenças respiratórias causadas pela fumaça, no decorrer dos meses de julho a outubro. No entanto, a Secretaria Executiva de Saúde Pública (Sespa), por meio do Núcleo Estadual de Epidemiologia (Nuepi), alerta a população para as doenças de transmissão respiratória do período chuvoso, causadas por agentes como bactérias, vírus ou fungos.
O contágio dessas doenças, informa o diretor do Nuepi, Luiz Augusto Oliveira, acontece pelo contato direto ou indireto com objetos recentemente contaminados, neste caso, o agente é transmitido através das mãos não lavadas.
Os sinais e sintomas mais comuns são: febre, tosse, coriza, dor na cabeça, dor na garganta, dor no corpo e cansaço. E as doenças comuns neste período são Influenza (gripe), que tem como principais sintomas febre (mais de 38° graus), dor no corpo, tosse seca, fraqueza, dor de garganta e dor de cabeça; Meningite, que provoca febre em geral elevada, vômitos em jato, dor de cabeça, rigidez na nuca, podendo ainda apresentar pequenas manchas pelo corpo.
TREINAMENTOS
A coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde, Raydhália Martins Batista, participa do curso “Atualização em Gestão do Trabalho no SUS, no período de 4 a 8 deste mês, em Guarapari – Espírito Santo.
No período de 4 a 8 de dezembro participam do Treinamento sobre Mudança do Sistema SINAN W para SINAN NET
(referente ao programa de controle de hanseníase e tuberculose), no auditório da Sespa, na Cidade Nova, os servidores da SMS Cícera Pereira Lima, enfermeira da Divisão de Vigilância Epidemiológica; Naziana Silva Bezerra, Divisão de Hanseníase/Tuberculose; e os digitadores Antônio Valtemir Brito e Fernando Isaniel Pereira Alves.
MÚSICA
No sábado, 02 de dezembro, o musical “A Canção da Momô”, apresentado na Igreja Batista do bairro Amapá, fez grande sucesso entre a garotada. Mais de mil crianças assistiram a apresentação.
A Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), levou 35 alunos para a encenação do musical. A coordenadora da Escola, Mirtes Emília disse que o palco para as apresentações era pequeno, por essa razão não levaram todos os alunos que participam das cenas.
O ano letivo da Escola de Música encerrou em novembro. Agora estão sendo renovadas as matrículas, mas continuam as apresentações do coral infanto-juvenil com a Canção da Momô, até dia 15 de dezembro, quando será feita uma apresentação de encerramento para os militares, a convite do 52º Batalhão de Infantaria de Selva.
CASA DA CULTURA NO SIMPÓSIO DA AMAZÔNIA
Na semana passada, a coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Casa da Cultura, Mirtes Emília, participou do Simpósio Internacional sobre História Amazônia, realizado em Belém, no Campus Universitário da UFPA, no Guamá.
Na ocasião, Mirtes participou do grupo que tratou da história indígena na Amazônia e apresentou um pouco das pesquisadas realizadas pela Casa da Cultura com os índios da região. Mirtes levou vídeos com apresentações de música indígena e CD’s com música que gravou nas aldeias,explicando o significado da música e dos ritmos para as tribos. Uma cópia do programa “É do Pará” e do SBT Local, com as comunidades indígenas, foram exibidos durante o Simpósio, para apreciação dos pesquisadores.
A exposição de fotos com as tribos Xicrim, Suruí, Assurini, Gavião e Guadalupe (do Estado de Mato Grosso) levada ao Simpósio por Mirtes, recebeu muitos elogios. “Muita pessoas perguntaram como adquirir alguma das fotos. Recebi telefonemas e e-mails de interessados no trabalho”.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas