02 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 911

SEMANA DO MEIO AMBIENTE (I)
Hoje, 2 de junho, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza programação especial na Praça São Francisco, de 8h às 18h, com a participação das escolas daquele núcleo urbano e da comunidade do entorno da praça. A programação faz parte das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho.
Serão exibidos também teatro de fantoches e murais, com as principais atividades da Semma (fiscalização, monitoramento de atividades, pesque e solte e defeso da piracema). A população pode adquirir gratuitamente mudas de essências e plantas ornamentais, além de receber orientações de como plantar e a importância de manter áreas verdes na cidade.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE (II)
Como parte das comemorações ao Dia Mundial de Meio Ambiente, em 5 de junho, a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), através do Departamento de Meio Ambiente, organiza programação de conscientização da importância da preservação ambiental.
A Especialista em Educação Ambiental, Tânia Sueli Martins, do Departamento de Educação Ambiental/FCCM disse que no período de 05 a 09 de junho, a Casa da Cultura desenvolve diversos trabalhos voltados ao tema.
A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando sobre os estoques naturais da Terra, comprometendo as gerações atuais e futuras segundo o Relatório Planeta Vivo 2002, elaborado pelo WWF e lançado este ano em Genebra.
O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen, explica que o grande desafio da humanidade é promover o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente, portanto as atividades que objetivem melhorias ambientais sempre são importantes para o planeta.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE (III)
A programação da Casa da Cultura inclui a realização de oficinas de teatro, pintura e colagem, reciclagem e música, além de uma trilha ecológica, na Chácara do presidente da Fundação, Noé von Atzingen, quando a garotada será acompanhada pelo próprio Noé que dará explicações sobre as árvores catalogadas e sobre a fauna da área. Enquanto um grupo de escoteiros vai ensinando técnicas de sobrevivência.
Participam da Trilha Ecológica 60 pessoas, entre alunos de escolas públicas e entidades envolvidas na programação.
A Oficina de Teatro será realizada por professores do Centro de Formação “Cine Marrocos”; a de Pintura e Colagens, por Marluce Caetano, da Casa do Professor; Reciclagem pela artista plástica Creuza Salame e professor Éder Carvalho; Música pela professora de música Mirtes Emília.
No dia 05 de junho, às 8h, será realizada uma palestra de sensibilização aos cuidados ambientais. A palestra será feita pela equipe da Semma, que também apresentará de forma lúdica, através do Teatro de Fantoches, as razões para a preservação do meio ambiente.

PLANTAÇÃO DE MUDAS
A Especialista em Educação Ambiental, Tânia Martins, da Casa da Cultura, disse que será feita uma plantação na área da grota que atravessa diversas Folha da Nova Marabá. O objetivo é colocar alguma vegetação naquela área, porque ali não existe nenhuma vegetação. “Além disso, as árvores protegem a área de desabamentos, porque as raízes funcionam como protetoras”.
O plantio de mudas de árvores nativas será orientado pela Semma e será feita pelas pessoas que estão participando da programação da Casa da Cultura.
Tânia disse que a programação ambiental conta com o apoio da Semed, Semma, Seagri, Grupo de Escoteiros, Quartel Militar, Casa do Professor, Programa AABB – Integração Comunidade e equipe da Pinacoteca da Casa da Cultura.

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
Encerram-se hoje, 2 de junho, os cursos de Planejamento e Avaliação; Prática de projetos científicos para a aprendizagem e Relações Interpessoais que estão sendo realizados nas Escolas Caic “Rio Tocantins”, “José Mendonça Vergolino” e “Jonathas Athias”. Os cursos têm por objetivo a capacitação de 180 professores para o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Os cursos ministrados por uma consultoria pedagógica de Belém, iniciaram na segunda-feira, 29 de maio.
O objetivo da capacitação é a formação programada dos estabelecimentos de ensino com recurso do PDE. É realizada através de parceria das escolas com governo Federal/FNDE e apoio da Semed.
Os cursos tratam de questões fundamentais para o bom andamento das atividades nas escolas. Planejamento e Avaliação – trata das questões cruciais do fazer pedagógico e de qualificação dessas avaliações; Prática de projetos científicos para a aprendizagem, aborda a elaboração de projetos tendo a realidade como ponto de partida, para evitar a elaboração de projetos inviáveis de realização; enquanto o curso de Relações Interpessoais traz abordagem sobre melhoria o relacionamento em todos os âmbitos da escola: professor/aluno; professor/professor e entre todos os servidores).
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que com a elaboração do PDE, a gestão da escola pública é aperfeiçoada e melhora a qualidade de ensino.
O Fundescola estimula a elaboração do PDE para as escolas que tenham a partir de 100 alunos, organizem unidades executoras, disponham de condições mínimas de funcionamento e possuam liderança forte. Essas escolas recebem recursos financeiros e apoio técnico para elaborar o PDE.
Na próxima semana, outras escolas que recebem recursos do PDE se reúnem para fazer os cursos. Entre elas, a Escola Municipal “Emília Ferreira” da Folha 29.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social
- Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel - Jornalistas