25 março 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1314

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 25 de março de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1314
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

MEMÓRIA VIVA
A Fundação Casa da Cultura de Marabá, através do Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá (NAM), desenvolve em 2008 o projeto “Memória Viva”, para valorizar a cultura e a história do município, através de um resgate das personalidades importantes que fazem parte da memória da cidade.
O projeto pretende catalogar e registrar em áudio e vídeo o depoimento de grandes personalidades do campo político, social, artístico e cultural da nossa cidade, que posteriormente fará parte do acervo memorial da Casa da Cultura, podendo ser visto por toda comunidade.
O presidente da FCCM Noé von Atzingen explica que a construção do futuro de uma cidade se faz através do referencial do passado e resgatar e guardar para as gerações futuras a história de figuras ilustres da nossa região vai reforçar a identidade cultural do município.
MUSEU MUNICIPAL DE MARABÁ
O salão de exposição da Casa da Cultura (Museu Municipal de Marabá) disponibiliza ao público uma coleção museológica e exposições regionais que abrangem Geologia, Arqueologia, Antropologia, História, Botânica, Zoologia e exposição mensal de artes plásticas com artistas regionais. Entre os programas desenvolvidos estão: “Escola Vai ao Museu”; “Difusão Cultural” e “Doação de livros regionais para bibliotecas escolares”.
Em 2007, o museu registrou a visita de 11.728 pessoas, sendo 1.151 profissionais liberais e outros e 10.577 estudantes. A sede do museu na Fundação Casa da Cultura de Marabá fica na Folha 31, QD- Especial, Lote 1. Nova Marabá; fones (94) 3322-2315 e 3322-4176 e e-mail fccm@leolar.com.br.
ZOOLOGIA NA CASA DA CULTURA
O setor de Zoologia da Casa da Cultura dispõe de palestras, vídeos, relatórios, exposições e publicações que tratam da descrição e preservação da fauna regional. Quem quiser saber um pouco mais sobre o tema, deve procurar a Casa da Cultura de segunda a sexta, em horário comercial.
O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen, explica que entre os principais objetivos do setor de Zoologia está a conscientização e alerta à população sobre a importância da fauna, a realização de estudos sobre o potencial faunístico da região, conservação dos exemplares zoológicos do acervo e arquivo dos documentos zoológicos.
Entre os programas desenvolvidos pela equipe de Zoologia estão: Projeto Doença de Chagas e Projeto Soltura de Animais Silvestres. Este setor costuma organizar excursões para estudo de campo em locais como Murumuru, Serra das Andorinhas, Lago Preto e Pitombeira.
COMBATE À TUBERCULOSE
Nesta semana em que transcorre o Dia de Combate a Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deslancha campanha de intensificação para a descoberta e cura de novos casos da doença que, embora milenar e tenha cura, ainda provoca a morte de quase dois milhões de pessoas por ano no mundo.
Todos os centros de saúde estão atentos ao problema e, por isso, estão promovendo palestras no decorrer da semana para orientar o público a fazer o exame de detecção do bacilo de Koch, bactéria responsável pela tuberculose.
TUBERCULOSE NO BRASIL E NO MUNDO
Estimativa da Organização Mundial de Saúde calcula que 1,9 milhão de pessoas morrem no mundo em conseqüência da tuberculose, 98% delas em países em desenvolvimento - cerca de 350 mil mortes em associação com a Aids. E, no Brasil, surgem aproximadamente 120 mil novos casos ao ano.
A grave situação da tuberculose está mais intimamente ligada ao aumento da pobreza, à má distribuição de renda e à urbanização acelerada nos grandes centros e embora seja mais prevalente nos países pobres, toda a população do planeta sofre com a doença em menor ou maior intensidade. Só nos países mais desenvolvidos houve queda na incidência da doença nos últimos anos.
Em Marabá, durante 2007, foram registrados pela SMS 81 casos novos da doença, 67 curas e 56 pessoas estavam em tratamento no final de dezembro. Em 2008, até ontem (24 de março), somaram-se 20 novas ocorrências. Entretanto, 11 pessoas receberam alta por cura e não foi registrada desistência nesses três primeiros meses do ano. Também, até esta data, não houve óbitos diretamente relacionados à tuberculose no município em 2007 e nem este ano.
Um dos fatores que mais incomodam as autoridades ligadas à saúde pública é o abandono do tratamento da tuberculose, que é de seis meses
. Acontece que o medicamento indicado faz desaparecer os sintomas com relativa facilidade, dando a impressão de cura, mas não elimina de imediato os bacilos, que se tornam resistentes aos antibióticos. No ano passado, seis pessoas não concluíram o tratamento de tuberculose em Marabá.
PESQUE E SOLTE
Previsto para acontecer em 6 de abril, estão abertas as inscrições ao Pesque e Solte no Cais, um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que já conquistou o público da pesca esportiva de Marabá. O evento integra o calendário turístico do município e tem como objetivo fomentar o lazer na Orla do Tocantins e analisar as condições da fauna aquática depois do defeso da piracema.
Cada inscrição, ao preço de R$ 15,00, dá direito a uma camiseta, boné, vara de pesca com linha e anzol, vale lanche e vale água e crachá com número do participante, pelo qual concorre nos sorteios de premiações. A inscrição pode ser feita diretamente na Semma, Chic Lazer (Avenida Antonio Maia) e Posto Verdes Mares (VP-8, Nova Marabá).
Os participantes têm direito à premiação em cinco categorias: Masculina, Feminina (Adultos), Infantil, maior peixe e peixe mais exótico. O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, mais os que fisgarem o maior peixe e peixe mais exótico receberão um kit de pesca e troféu. Também, para cada categoria, será sorteado um microcomputador. E, ainda, para todos os participantes, será sorteado um casco de alumínio de cinco metros.
TEMPO LOCAL
De hoje (25) a quinta-feira (27) a previsão é de muita chuva durante o dia e à noite, com volume de chuva superior a 100mm, segundo o Climatempo. Conforme o mesmo site, somente a partir de sexta-feira o tempo melhora para um volume de precipitação em torno dos 10 mm/dia.
Já o canaldotempo.com mostra maior possibilidade de chuva à noite, no período das 18 horas de hoje (25) às 7h de quarta-feira, quando a umidade relativa do ar se aproxima dos 100%. Temperatura amena para os padrões de Marabá, com mínima de 22ºC e máxima de 31ºC.
NÍVEL DO TOCANTINS
Nas últimas 24 horas o nível das águas do Tocantins sofreu ligeira elevação passando de 10,25 metros na manhã de ontem para 10,28 às 8h desta terça-feira. Segundo informações da Defesa Civil Municipal, recebidas da Eletronorte, esse nível deve baixar para cerca de 10 metros até o final desta semana.
Em que pese a informação da Eletronorte, no Jornal Hoje (Rede Globo) desta terça-feira, foi noticiado um aumento abrupto das águas do Tocantins em Imperatriz/MA. Contatado o Corpo de Bombeiros daquela cidade, o sargento Santos informou que realmente o nível do rio está em elevação, chegando a subir cerca de três metros no decorrer de uma semana, mas não chegou a desabrigar ninguém.
Segundo Francisco Ribeiro Alves, existem 37 famílias desabrigadas na antiga Feirinha, em prol das quais foram tomadas as seguintes providências: Solicitação à Secretaria de Obras para que fizesse limpeza do local, principalmente à retirada de mato, que sujeita os desalojados a animais peçonhentos. E ainda, pedido de plástico para fazer cobertura de barracos.
Diante da existência de algumas pessoas doentes, inclusive crianças com diarréia, a Defesa Civil pediu a intervenção da Secretaria de Saúde para que enviasse uma equipe ao local para sanar os problemas de saúde.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1313

O Trabalho Continua
Marabá, segunda-feira, 24 de março de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1313
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CONGRESSO DE SAÚDE
No período de 09 a 11 de abril o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) realiza em Belém/PA o XXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o V Congresso de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência, com objetivo de aprofundar questões sobre a política de saúde, visando o aperfeiçoamento do SUS – Sistema Único de Saúde.
O Conasems pretende reunir no Hangar (Centro de Convenções) cerca de 1.500 pessoas, em especial os secretários, secretárias e gestores de serviços de saúde de todo o Brasil, para participarem das oficinas, debates e discussões.
AGENDA CRIANÇA AMAZÔNIA
Selecionado entre outros 31 municípios paraenses, Marabá inicia esta semana a segunda etapa do Agenda Criança Amazônia, um programa criado pelo Unicef com objetivo de promover ampla mobilização social para assegurar prioridade absoluta à criança e ao adolescente nas políticas públicas existentes para a Amazônia Legal, garantindo a efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A primeira etapa de implantação aconteceu em 24 de janeiro deste ano, com a apresentação do Programa à Rede de Proteção Social e convidados. A segunda etapa consiste na capacitação de articuladores e comunicadores, com objetivo de dar seqüência à elaboração da agenda de prioridades de ações e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público infanto-juvenil. Esse treinamento, promovido pelo Unicef, acontecerá dia 27, das 8h às 18h, no auditório da Escola Judith Gomes Leitão.
Na quarta-feira, 26, pela manhã, a coordenação do Unicef será recepcionada pelo prefeito Tião Miranda e secretário de Assistência Social Ronaldo Batista Chaves, no gabinete da Secretaria de Obras. Também estão convidados para esta reunião uma comitiva da Universidade da Amazônia (Unama), a imprensa do Estado e local.
Para coordenar os trabalhos haverá um articulador local que será responsável por mobilizar os diferentes atores sociais que, no caso de Marabá, será a assistente social Nadjalúcia Lima, indicada por Tião Miranda. Ela vai elaborar, a partir de indicadores previamente estabelecidos, uma agenda de ações para aprimorar serviços de saúde, educação, assistência, saúde, proteção e outros.
PESQUE E SOLTE
Estão abertas as inscrições ao Pesque e Solte no Cais, previsto para ocorrer no domingo, 6 de abril, a partir das 8h da manhã. Com investimento de R$ 15,00, o participante tem direito a uma camiseta, boné, vara de pesca com linha e anzol, vale lanche e vale água e crachá com número da inscrição, através do qual concorre nos sorteios de valiosas brindes. A inscrição pode ser feita diretamente na A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Chic Lazer (Avenida Antonio Maia) e Posto Verdes Mares (VP-8, Nova Marabá).
Os participantes têm direito à premiação em cinco categorias: Masculina, Feminina (Adultos), Infantil, maior peixe e peixe mais exótico. O primeiro, o segundo e terceiro lugares de cada categoria, mais os que fisgarem o maior peixe e peixe mais exótico receberão um kit de pesca e troféu. Também, para cada categoria, será sorteado um microcomputador. E, ainda, para todos os participantes, será sorteado um casco de alumínio de cinco metros.
CONFERÊNCIA DA SAÚDE
O Conselho Municipal de Saúde encerra nesta segunda-feira, 24, as inscrições à 7ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para acontecer em 1º de abril. Os interessados devem procurar aquele Conselho no horário das 8h30 às 17 horas, na Rua Simplício Costa, 1441 – esquina com Av. Itacaiúnas – bairro Novo Horizonte. Maiores informações fones 3324-4954/4901.
Abortada na primeira quinzena de dezembro/2007, por divergência entre os participantes, a Conferência de Saúde tem como principal objetivo eleger um novo Conselho Municipal. Uma comissão de conselheiros, eleita a partir de um conselho provisório, porque o antigo foi destituído, se desdobra na elaboração do regulamento e regimento dessa conferência que pretende reunir um total 200 delegados.
Sob o tema Saúde e Qualidade de Vida: Desafios e perspectivas – o encontro acontece no Auditório Eduardo Bezerra (Secretaria Municipal de Saúde), está previsto para todo o expediente de 1º de abril e deve ao final eleger os 40 conselheiros municipais de saúde, sendo 20 titulares e mesmo quantitativo de suplentes. Dentre os eleitos, 50% são originados em usuários do sistema de saúde (associações de bairro, sindicatos, pastorais, dentre outros), 25% são servidores da saúde (sindicalizados) e 25% de representantes do gestor, ou seja, indicados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Entidades interessadas devem ser legalmente constituídas e legitimamente reconhecidas na comunidade e devem ter pelo menos dois anos de funcionamento até a data da realização do evento. Devem também observar o edital de convocação e regulamento da Conferência elaborado pela Comissão. E ainda, cada instituição deve apresentar os seguintes documentos para inscrição: cópia do CNPJ, do estatuto, ata da atual diretoria e encaminhar ofício com indicação de duas pessoas que deverão se inscrever como delegados na 7ª Conferência Municipal de Saúde.

CARTEIRA DO IDOSO
Na próxima sexta-feira, 28, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) promove mais um mutirão para emissão da Carteira Nacional do Idoso, desta feita nas dependências do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – localizado às proximidades da Escola Itacaiúnas – CAIC.
Em duas ações dessa natureza a Seasp beneficiou cerca de 400 idosos. E, além dos mutirões, também são atendidas cerca de 60 pessoas na mesma finalidade. Têm direito a Carteira do Idoso (Passe Livre Nacional), pessoas com 60 anos mais, que ganham até dois salários-mínimos ou não podem comprovar renda, permitindo fazer viagens interestaduais de forma gratuita ou com 50% de desconto.
AULAS PARA FUNCIONÁRIOS DA COSIPAR
A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Cosipar desenvolve o Ensino de Jovens e Adultos para funcionários da empresa que não dispõem de tempo para estudar na sala de ensino regular. Em dois anos já formaram duas turmas de 4ª etapa, num total de 40 alunos.
Atualmente na Cosipar funcionam turmas de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª etapa para 80 alunos. Na parceria, a Cosipar fornece a estrutura física, o mobiliário e o transporte dos professores, enquanto a Semed fornece a proposta curricular, material didático-pedagógico e os professores. A estrutura das salas é confortável com ar-condicionado, carteiras acolchoadas e quadro a pincel.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o ambiente favorece aos alunos que após o trabalho dispõem de um espaço confortável para o estudo.
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO GESTOR DO PLANO DIRETOR
O Presidente do Conselho Gestor do Plano Diretor, Zoran Bosnic, convida os Conselheiros do Conselho Gestor do Plano Diretor Participativo do Município de Marabá (Titulares e Suplentes) para a 7ª Reunião Ordinária, a se realizar no Auditório do Centro de Formação “Cine Marrocos”, na Marabá Pioneira, dia 26, a partir das 16h.
A reunião tem como destaque de pauta a apresentação, discussão e validação da proposta metodológica para elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social – PMHIS.
A reunião está aberta a todas as pessoas interessadas e o Conselho convida especialmente os representantes de Conselhos Municipais, Associações de Moradores, Sindicatos de Trabalhadores, Associações de Classes, Entidades Patronais, Representantes de Órgãos Públicos Federais, Estaduais e Municipais.
O documento em pauta estará disponível para as pessoas interessadas na SEPLAN, na Folha 31, Praça da Prefeitura, a partir de segunda feira, 24 de Março. Informações: 3323-6311 e seplan@.maraba.pa.gov.br
COMITÊ PARA PLANO DE AÇÃO ARTICULADA
Na quarta-feira, 19, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia e equipe do Departamento de Ensino/Semed reuniram-se com diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, para tratar de diversos assuntos relacionados à Educação, entre eles a criação de um comitê para participar do Plano de Ação Articulada, proposto pelo MEC.
O Plano de Ação Articulada é um instrumento de planejamento do Ministério da Educação destinado ao desenvolvimento de ações conjuntas entre estado e municípios e que resultem em melhorias efetivas da qualidade da educação. “É um trabalho que requer esforço de toda a equipe técnica que trabalha no setor educacional, onde estaremos agregando novos valores à melhoria do ensino”, explica Kátia Américo Garcia.
LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE DEPÓSITO DE MERENDA
A Comissão Permanente de Licitação/SEVOP divulga o Processo de Licitação N.º 133/2008, na modalidade Tomada de Preços, cujo objeto é a execução das obras e serviços de engenharia referente a construção do deposito de merenda escolar da Prefeitura de Marabá, na Agrópolis do INCRA, bairro do Amapá, Núcleo Urbano Cidade Nova.
A abertura será dia 10 de abril, às 10h. A visita técnica será dia 03 de abril, às 09h. Informações na Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Rodovia BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá/PA – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.
TEMPO E TEMPERATURA
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados, com chuva a qualquer hora. Esta é a previsão do Climatempo para esta segunda-feira, quando são esperados 32 mm de precipitação. Esta mesma situação pode acontecer até quinta-feira, 27, quando a quantidade de chuva tende a diminuir. Temperatura máxima prevista é de 31ºC.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas