19 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 901

PREFEITO ENTREGA CARROS AO DMTU
Por ocasião do encerramento do III Fórum Estadual de Trânsito, na tarde desta sexta-feira, o prefeito Tião Miranda fará a entrega de dois carros (Ford Fiesta Street) novos ao Departamento Municipal de Transito e Transporte Urbano DMTU.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Zoran Bosnic, que também é diretor do DMTU, em resposta aos queixumes dos agentes de Trânsitos sobre o sucateamento das viaturas daquele órgão, o ideal seriam o mínimo de quatro carros, por isso deverão ser comprados mais dois veículos até o final do ano.

CENSO ESCOLAR
Até dia 30 de maio, o coordenador do Departamento de Programas e Projetos (DEPEP/Semed) Lucileno Cavalcante e sua equipe técnica fazem o censo das escolas da zona rural. O censo escolar é necessário para que o município continue a receber verbas de projetos em parceria com o governo Federal, através do MEC.
O Censo Escolar é um levantamento nacional que abrange cerca de 215 mil escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação especial. É realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação, com apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o Censo Escolar colhe informações sobre o número de alunos matriculados por turma, sexo e idade e por nível de ensino, funções docentes por grau de formação e sobre a caracterização física das escolas. Levanta, também, o número de alunos que foram aprovados, reprovados ou que abandonaram a escola e aqueles que apresentam distorção idade-série. “Além de ser importante para que o município tenha os repasses de verbas do governo Federal, também ajuda a Semed a conhecer o perfil dos alunos de cada escola e a partir daí traçar estratégias que melhore cada vez mais o processo ensino-aprendizagem”.

COMBATE À PROSTITUIÇÃO INFANTIL
O coral Aquarela, formado por 50 crianças e adolescentes que participam das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Ação e Combate à Prostituição Infanto-Juvenil (GAPCIJ), fez uma bonita apresentação na Câmara Municipal, na quarta-feira, 17, em alusão ao dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O GAPCIJ funciona nas dependências da Escola Geraldo Veloso, sob coordenação da pedagoga Eurlene Barreto, especialista em Psicologia Educacional.
A organização não-governamental, GAPCIJ, faz um amplo trabalho de conscientização das famílias de crianças e adolescentes em situação de risco, para combater a prostituição infanto-juvenil.
Eurlene Barreto disse que a ong atende cerca de 100 crianças diretamente, mas durante a realização de seminários o número dobra, atingindo crianças, adolescentes e seus familiares.
No seminário realizado no sábado, 13, no auditório da Escola Geraldo Veloso foram abordados os temas: prostituição infanto-juvenil, drogas, sexualidade e auto-estima, com a participação de médico, auxiliares de enfermagem e psicólogo e contou com a participação de 250 pessoas.
O GAPCIJ tem apoio da CVRD e prefeitura, promove palestras, oficinas de geração de renda (artesanato, culinária, bijouterias).

PROGRAMAÇÃO PARA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) e secretaria municipal de Educação (Semed) preparam uma programação especial para comemorar o Dia de Meio Ambiente, em 05 de junho.
A Especialista em Educação Ambiental, Tânia Sueli Martins, do Departamento de Educação Ambiental/FCCM disse que no período de 05 a 09 de junho, a Casa da Cultura desenvolve diversos trabalhos voltados ao tema.
A programação da Casa da Cultura inclui a realização de oficinas de teatro, pintura e colagem, reciclagem e música, além de uma trilha ecológica, na Chácara do presidente da Fundação, Noé von Atzingen, quando a garotada será acompanhada por um instrutor que dará explicações sobre as árvores catalogadas na área e também sobre a fauna do local.
Para participar da programação é necessário ser aluno de Ensino Fundamental, na faixa etária de 08 a 17 anos. Os interessados devem se inscrever no Departamento de Educação Ambiental da Casa da Cultura, no período de 22 a 30 de maio. Maiores informações pelo fone 3322-2315.
A Oficina de Teatro será realizada por professores do Centro de Formação “Cine Marrocos”; a de Pintura e Colagens, por Marluce Caetano, da Casa do Professor; Reciclagem pela artista plástica Creuza Salame e professor Éder Carvalho; Música pela professora de música Mirtes Emília.
No dia 05 de junho, às 8h, será realizada uma palestra de sensibilização aos cuidados ambientais. A palestra será feita pela equipe da Semma, que também apresentará de forma lúdica, através do Teatro de Fantoches, as razões para a preservação do meio ambiente.

MARABÁ DESCENTRALIZA ANÁLISE DE DENGUE
A partir de equipamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conseguiu montar nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) dois laboratórios no ano de 2003. Um destinado à análise físico-química e bacteriológica de água e outro com a finalidade de analisar sorologia de diversas doenças endêmicas regionais. Os exames de água já vêm sendo realizados há bastante tempo, enquanto as diversas análises das sorologias serão implantadas paulatinamente, iniciando pela dengue.
Trata-se de um laboratório descentralizado que recebe apoio, monitoramento e supervisão do Laboratório Central do Estado (Lacen) e que por isso atende a demanda dos 21 municípios da abrangência da 11ª Regional de Proteção Social. Depois de supervisionado, o laboratório de análises sorológicas do CCZ foi aprovado pelo Lacen, conforme ofício de 5 de maio deste ano, encontrando-se em condições técnico-operacionais para realizar suas atividades a partir de maio/2006.
Segundo o farmacêutico-bioquímico Flávio Cardoso Pinto, responsável técnico pelo Laboratório do CCZ, as análises físico-químicas de água são quanto o Ph, turbidez e cloração; enquanto a análise bacteriológica verifica a existência de coliformes total e fecal.
Quanto à coleta da água para exame, esta pode ser feita da concessionária (Cosanpa); sistemas de abastecimento coletivos existentes em escolas e centros de saúde; e sistemas individuais (poços artesianos).
A respeito da água consumida em Marabá, Flávio garante que os sistemas individuais, durante o período chuvoso, estão mais sujeitos à contaminação. No entanto, para condenar uma fonte de água são necessárias pelo menos três análises. No que tange a água da Cosanpa, o bioquímico afirma que ela é razoável, mas pode ser melhorada sua qualidade, inclusive quanto a cloração, muitas vezes abaixo do mínimo exigido, ou seja, 2mg/ml (dois miligramas por mililitro).
DENGUE – Anexo ao ofício do Lacen o CCZ distribuiu os procedimentos para atendimento ambulatorial e encaminhamento de amostras a ser feitos pelas 15 unidades básicas de saúde de Marabá. Para sorologia da dengue, por exemplo, é necessário coletar o material a partir do 6º dia dos primeiros sintomas. Caso seja feita a coleta antes, o exame poderá dar negativo. Os resultados desses exames que demoravam até 60 dias, agora são entregues no prazo de dez dias.
O laboratório de análises do CCZ está se preparando para começar a identificação de outras doenças, a exemplo das hepatites (A, B e C), leishmaniose visceral, leptospirose, toxoplasmose e rubéola. Embora não possa precisar uma data, acredita Flávio Pinto que os novos exames deverão estar implantados dentro de cinco meses.

NÍVEL DAS ÁGUAS
Apesar da chuva forte que caiu na madrugada de hoje, o nível das águas do Tocantins continuam a baixar. De acordo com a medida feita na Portobrás hoje, pela manhã, as águas encontram-se a 10,80 acima do normal. O que representa um decréscimo de 2 cm em relação a ontem no mesmo horário.
De acordo com o Boletim de Vazões da Eletronorte nº 74/06, até dia 24 de maio, o rio Tocantins deve voltar à média de 10,29m acima do nível.

PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o site www.canaldotempo.com a previsão do tempo para os próximos dias traz trovoadas esparsas e temperatura média de 30°C. Hoje, 19, a temperatura é de 24°C, com chuva fraca e sensação de 26°C. A previsão aponta possibilidade de chuvas esparsas e trovoadas até dia 28 de maio.


PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 900

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
Hoje, 18, a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cecília Ribeiro, ministra treinamento sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) para 15 servidores na Sala de Reuniões da SMS. O treinamento tem como objetivo qualificar os profissionais da área, que atuam naquele sistema nas unidades de saúde pública de Marabá.
O treinamento tem ainda como finalidade melhorar o diagnóstico da situação alimentar e nutricional da demanda do SUS, avaliando o estado de cada indivíduo, para corrigir possíveis desvios nutricionais, evitando conseqüências como: doenças crônico-degenerativas como o diabetes, hipertensão arterial e até mesmo o óbito.
A palestrante é pós-graduada em Ciências da Nutrição Humana, pela Universidade Federal do Pará.

CAMINHADA CONTRA O ABUSO SEXUAL
Hoje, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – promove com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) uma caminhada com início na Praça São Francisco até o Fórum da Marabá, com objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre o abuso e exploração sexual infanto-juvenil.
No decorrer da semana aconteceram diversos eventos promovidos pela rede de enfrentamento desse mal social, como um seminário no Ministério Público e sessão especial na Câmara Municipal. A rede é integrada por várias instituições, a exemplo do Conselho Tutelar, secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social (Seasp); Projeto Colibri, Juizado e Promotoria da Infância e Juventude; polícias Civil e Militar, dentre outros.

FÓRUM ESTADUAL DE TRÂNSITO
Marabá sedia o III Fórum Estadual de Trânsito, que será realizado hoje e amanhã, 18 e 19 de maio, no auditório da SMS, de 08h às 18h, sob o tema “Os desafios da Educação em Valores no Trânsito”. O evento é coordenado pelo Conselho Estadual de Trânsito, com apoio da Prefeitura de Marabá/DMTU.
Segundo a coordenadora de Educação Para o Trânsito/DMTU, Márcia Rosa, o público-alvo será formado por profissionais de auto-escolas, cooperativas de táxi e todos aqueles que têm alguma relação com o trânsito. “Participam representantes de todos os municípios paraenses que têm o trânsito municipalizado”.
A programação do dia 18 começa às 8h com o credenciamento dos participantes; 8:30h – Abertura com a presidente do CETRAN/PA, Drª Ana Amélia Sefer Figueiredo; 8:45h – apresentação de vídeo institucional sobre o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano; 9h – o conselheiro Luiz Otávio Miranda ministra a palestra “Educar em valores para um trânsito seguro: desafios e perspectivas”; 10:15h – Coffee-break; 10:30h – Painel Educação, Cidadania e fiscalização no trânsito, com o expositor Isnard Alves Ferreira. Após as exposições realizam-se os debates com representantes do DENATRAN, DETRAN, IES, SEMED e DMTU/Marabá, sob coordenação do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN/PA.
Na programação um representante do Ministério das Cidades, faz a exposição “O Plano Diretor Urbano e seu impacto na segurança no trânsito”, com os debatedores: SEDURB, CREA, UFPA, CTBEL; Entre as palestras estão “A municipalização do trânsito no Brasil: desafios e perspectivas”.
O III Fórum Estadual de Trânsito reflete a preocupação do Sistema Nacional de Trânsito no Estado do Pará, para garantir o direito à cidadania e um trânsito em condições seguras para todos.

TURISMO
A coordenadora do Departamento de Turismo municipal, Ísis Mourão, reúne-se hoje, 18, pela manhã, com a comissão de articulação para os stands na Feira Internacional da Amazônia (FITA) do Pólo Araguaia Tocantins. A reunião ocorre na sede do SEBRAE.
Estarão presentes representantes das secretarias e departamentos de Turismo de Canaã dos Carajás, Parauapebas, Igarapé Mirim, Conceição do Araguaia, Itupiranga e Marabá. São municípios que fazem parte da Rota do Minério. O empresário Dauro Remor e a vereadora Vanda Américo fazem parte da comissão de orientação de programas da Rota do Minério.
Segundo presidente da Paratur, Adenauer Góes, a Fita coloca o Pará no cenário internacional, através de cinco rotas: das Águas, dos Minérios, do grande lago de Tucuruí, de AgroNegócios. O município de Marabá é um dos pólos importantes nas rotas turísticas. Há também a rota do Açaí que privilegia o norte paraense.
FITA 2006
A FITA será realizada no Centro de Eventos Júlio Cezar, no aeroporto em Belém, no período de 15 a 18 de junho, com a participação de todos os estados brasileiros e países pan-amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa (França), Peru, Suriname e Venezuela).
A Feira visa consolidar a presença da Região Amazônica no cenário de grandes feiras e eventos da América Latina, com a finalidade de promover a criação de roteiros integrados, facilitar a troca de experiências e comercialização de produtos turísticos, no mercado internacional, firmando a imagem turística da Amazônia para os mercados emissores mundiais e mostrar aos profissionais de outros países que a Amazônia está pronta para receber turistas.
A coordenadora do Detur/Marabá, Ísis Mourão explica que a participação de Marabá entre as rotas turísticas que serão apresentadas na Fita será de grande importância para o desenvolvimento econômico da região, pois atraindo turistas há maior circulação de dinheiro.

NÍVEL DAS ÁGUAS
As previsões indicam que as águas do Tocantins começam a baixar consideravelmente nos próximos dias e em pouco tempo a praia do Tucunaré estará de fora para a alegria dos banhistas.
De acordo com o Boletim de Vazões e Níveis nº 73/06 da Eletronorte, hoje, 18, em Marabá, o nível das águas encontra-se a 10,82 acima do normal. Até dia 23 de maio a previsão é de que o rio fique em 10,38m acima do nível.

PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o site www.canaldotempo.com a previsão do tempo para os próximos dias traz trovoadas esparsas e temperatura média de 30°. Hoje, 18, a temperatura é de 30°, com sol encoberto e sensação de 37°.