08 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1038

PREFEITO ENTREGA OBRAS À COMUNIDADE
A série de obras que o prefeito Tião Miranda entrega à população neste ano de 2007, começa nesta sexta-feira, 12, com a inauguração da Praça Menino Jesus, na Folha 33 (nome dado pela população do bairro). Na ocasião, o prefeito fará também a inauguração do calçamento feito naquele bairro, passando pelo Crismu terminando na Praça. Obras de drenagem e iluminação também fazem parte dos serviços feitos nas principais ruas da Folha 33.
No sábado, 13 de janeiro, a administração municipal inaugura a Praça São Félix (em São Félix III), que também recebeu serviço de drenagem e asfaltamento em seu entorno.
As duas praças ganharam ajardinamento com plantas do horto municipal; têm iluminação especial, com lâmpadas do tipo vapor de sódio e postes altos para melhor iluminação do setor; pavimentação em bloquetes; brinquedos em madeira de lei para a garotada (balanços, gangorras, casinhas, entre outros), nos moldes dos existentes nas demais praças de Marabá.
As praças são pontos de encontro de estudantes, amigos, enfim representam um espaço de lazer saudável, por isso a administração municipal procura atender os anseios da comunidade, construindo uma sempre que possível.
O pacote de obras a ser entregue a população em breve, inclui também escolas novas, reformadas e ampliadas que serão entregues à comunidade, na zona urbana e rural do município, além da Praça da Criança, que está em fase de acabamento, na Rotatória do Hotel Vale do Tocantins e Hospital Municipal.
ATENDIMENTO AO TURISTA
O Departamento Municipal de Turismo (DETUR) em novo endereço, na Trav. Carlos Leitão, 290, Marabá Pioneira, está em pleno funcionamento, para atender ao turista que chega a cidade. Informações pelo telefone (94) 3321-1829 ou Cel. (94) 9142.8050, e-mail deturmaraba@yahoo.com.br para falar com a coordenadora do Detur, Ísis Mourão.
Isis Mourão disse que o Detur já possui o calendário de eventos turísticos 2007 em Marabá. Estão sendo feitas algumas atualizações e os promotores de evento que quiserem inserir seu negócio neste calendário, deve procurar o Detur.
A equipe trabalha na atualização do Guia Mapa Turístico, que deverá ser disponibilizado para envio à Embratur, Paratur e colocado à disposição de turistas e empresários do setor, na própria sede do Departamento de Turismo.
Ísis disse que o Calendário de Eventos de Marabá tem sido muito flutuante. “Muitos eventos bons ocorrem durante uns dois, três anos e depois não são mais realizados. Mas observamos que há um crescimento na área de Turismo de Negócios. Há encontro de advogados, odontólogos, seminários na área de saúde e comercial”. O que representa um maior desenvolvimento dos negócios na região.
PROJETOS SÓCIO-EDUCATIVOS
Os projetos sócio-educativos realizados pela Semed no Centro de Formação e Qualificação “Cine Marrocos” contemplam mais de 600 crianças e adolescentes do ensino fundamental que estudam em escolas municipais. Os projetos são Dançando e Educando, Sambalelê (Percussão e Flauta), Banda Marcial, Teatro Infanto-Juvenil, Coral e Ginástica Rítmica.
Através desses projetos a garotada ganha a possibilidade de um lazer saudável, livre dos riscos que as brincadeiras nas ruas oferecem. Recebem também atendimento médico e odontológico, participam de palestras educativas sobre meio ambiente, cuidados com a higiene, entre outras.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que os projetos sócio-educativos realizados pela equipe do Centro de Formação Cine Marrocos, dão oportunidade para os alunos socializarem-se, além de aprenderem noções básicas sobre ritmo e cadência e divertem-se também com atividades saudáveis como a música e a dança.
PREMIAÇÃO DO DANÇANDO E EDUCANDO
No fim de 2006, 14 alunos participantes de um Grupo Coreográfico, do projeto Dançando e Educando foi premiado no Festival de Dança do Colégio Moderno (Fedap), em Belém.
Entre dezenas de grupos educativos que se apresentaram no evento, as meninas de Marabá receberam troféu de participação e outro como melhor grupo de Dança Educação, ao serem escolhidas por jurados, coordenação e coreógrafos participantes do Fedap.
Kátia Américo falou que quando os projetos sócio-educativos foram implantados, a pretensão era exatamente o fortalecimento da educação através da arte e cultura. “Vale a pena manter todos os projetos que temos, porque o alcance social disso não dá pra mensurar”.
CARNAVAL 2007
Hoje, 8, o secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira reuniu-se pela manhã, com representantes de blocos carnavalescos para discutir as condições para o desfile e receber propostas para ajuda de custo por parte da Prefeitura.
A proposta dos carnavalescos será apresentada pelo secretário Wilson ao prefeito Sebastião Miranda Filho para avaliação. A idéia do secretário Wilson Teixeira é realizar o carnaval na orla do Tocantins, no largo do bairro Santa Rosa, onde foi realizado no ano passado.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas