19 fevereiro 2008

Boletim informativo Nº1291

ESCOLA DE MÚSICA CONVOCA ALUNOS VETERANOS

A Escola de Música "Moisés Araújo", localizada na sede da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) está convocando os alunos veteranos a retornarem para as aulas de violão, caso contrário serão ofertadas mais vagas aos interessados.

A secretária da escola, Rosilan Sobrinho, disse que muitos pais têm procurado a escola para matricular seus filhos e a escola não pode ofertar mais vagas porque espera o retorno dos alunos que estudaram na Escola de Música ano passado.

AULAS DE VIOLÃO, VIOLINO E PIANO

As aulas de violão na Casa da Cultura possuem 60 alunos matriculados. A intenção é formar quatro turmas, sendo duas pela manhã e duas à tarde. As aulas de violão ministradas por Diones Marinho iniciaram dia 13 de fevereiro.

Rosilan Sobrinho disse que se os alunos antigos não retornarem, a Escola "Moisés Araújo" vai juntar duas turmas e abrir novas vagas. As aulas de violino são ministradas pela professora Jeanini para 4 turmas com seis alunos em cada. As aulas começaram no dia 11.

Entre as inovações deste ano na Casa da Cultura estão as aulas de piano, que iniciam dia 3 de março, sob instrução da professora Cristiana. Ainda há duas vagas para as aulas de piano. Uma para 8h, segunda e quarta-feira e outra vaga às 11h, terça e quinta-feira. As aulas de piano são individuais, com um aluno por hora.

MATRÍCULAS PARA MUSICALIZAÇÃO

A coordenadora da Escola de Música "Moisés Araújo", Júlia Lino, informa que ainda estão abertas as matrículas para as aulas de musicalização. Os interessados devem levar cópia dos documentos pessoais do aluno, no horário de 8 às 18h e procurar Rosilan ou Frediane. Pela manhã as vagas disponíveis são para crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos e à tarde as vagas são para alunos de 7 a 15 anos.

DIA DA MULHER

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a transcorrer no dia 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai mobilizar a comunidade marabaense com vista à intensificação do Programa Viva Mulher, que neste período terá como carro-chefe o PCCU – Preventivo do Câncer de Colo do Útero.

A intenção da SMS é se antecipar ao máximo este ano para atingir a meta preconizada com a Sespa (Secretaria de Saúde do Estado do Pará), que era de 12 mil exames no ano passado, mas que realizou apenas 8,3 mil, ou seja, alcançando apenas 69% do estabelecido.

Sabe-se que o índice de câncer dessa natureza é muito elevado em Marabá, daí a necessidade de fazer o exame citopatológico periodicamente, porque quanto mais cedo for descoberta a doença, maiores serão as chances de cura. Como a campanha deve aumentar significativamente a procura nos centros de saúde, a SMS está desenvolvendo estratégias para melhor atender ao público feminino.

Além de priorizar o aumento de coleta de material para exame citopatológico, as unidades de saúde também vão promover palestras de orientação ao auto-exame de mamas; testar a inclusão de consultas de enfermagem às sintomáticas, portadoras de vulvovaginite e alteração nas mamas, para posterior implantação do serviço.

A campanha é uma homenagem à mulher marabaense. Por isso, a Secretaria de Saúde também vai priorizar o tratamento daquelas que apresentarem alterações celulares nos exames. O apelo da SMS tem como público alvo todas as mulheres, em especial as sexualmente ativas.

SAMU – ÁREAS ATENDIDAS

Quase 85% das vítimas assistidas pelo Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – concentram-se nos núcleos Nova Marabá (44,28%) e Cidade Nova (40,08%). Em terceiro lugar aparece Marabá Pioneira, com pouco mais de 8% e São Félix e Morada Nova, somando 6,18%.

Essa constatação, segundo Arlen Martins Braga, coordenador administrativo do Samu, é mais uma prova da necessidade de descentralização do pronto atendimento do Hospital Municipal de Marabá (HMM), para onde são removidos 70,5% dos pacientes atendidos pelo Samu.

Os números também mostram, de forma clara, aonde deveria ser instalado um novo pronto atendimento em Marabá, com objetivo principal de melhor atender a população, mas também desafogar o HMM, que tem sua emergência congestionada. O ideal seria transformar um Centro de Saúde Laranjeiras em Pronto Socorro 24 horas.

CCZ DIVULGA RELATÓRIO DE ANTI-RÁBICA

A Campanha Anti-rábica, deslanchada no segundo semestre de 2007, contabilizou 38,6 mil animais vacinados, sendo 29,26 mil cães e 9,3 mil gatos. Realizada pelo método de arrastão (casa em casa), a campanha alcançou mais de 94% da meta do Plano de Ações Pactuadas, para cães, prevista em 30,8 mil animais; e 21% maior para gatos, avaliada em 7,71 felinos a vacinar.

Na realização desta campanha o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) contou com parceria do 11ª Regional de Proteção Social, 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Divisão de Endemias da SMS e voluntários da Escola Officius (Centro de Formação de Técnicos de Enfermagem).

Uma curiosidade foi esclarecida quanto à população de caninos e felinos de Marabá e, consequentemente, aonde se concentra a maior população humana também, porque há uma dúvida entre os núcleos Nova Marabá e Cidade Nova. Neste caso, Cidade Nova é mais populoso, com 30.685 cães e gatos, contra 7.526 animais das mesmas espécies na Nova Marabá. A zona rural vem em terceiro lugar, com 6.420 cães e gatos vacinados. São Félix, Morada Nova e Marabá Pioneira tem quantidades semelhantes (1,3 mil animais), com média de 960 cães.

NOVO ABRIGO EM LICITAÇÃO

O prefeito Tião Miranda encaminhou na semana passado o projeto do novo Espaço de Acolhimento Provisório para licitação. Administrado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), o abrigo destina-se a mais de 36 crianças e adolescentes de zero a 17 anos sob responsabilidade do município.

O prédio a ser erguido às proximidades do Colégio Alvorada, no núcleo Cidade Nova, custará cerca de 500 mil. O recurso é resultado de parceria da Prefeitura com a Vale, devendo a ordem de serviço ser emitida ainda neste semestre.

O novo abrigo contará com dormitórios e banheiros separados por sexo e idade. Terá vasos sanitários especiais para crianças; contará também com berçários e ampla área de lazer. Atualmente, a casa alugada para este fim, embora tenha sido adaptada, não dispõe de espaço suficiente para tantas divisões e aumento do contingente de internos, que passou de 12 no ano 2000 para a média de 36 em 2007.

Esses menores têm origem bem diversificada: Alguns são vítimas de abuso e exploração sexual; outros têm origem em maus-tratos, abandono e ainda existem aqueles oriundos de outros municípios, cujos pais ou responsáveis não são encontrados. A saída deles também ocorre por várias razões, antecedidas de análise social e parecer judicial, citando-se como exemplo as adoções e retorno à família de origem, dentre outras.

NOVA MATERNIDADE TERÁ 50 LEITOS

Ao contrário do que foi divulgado no jornal Correio do Tocantins da edição de sábado (16), o Hospital Materno Infantil, nesta primeira fase, terá 50 leitos e não 30, sem falar na área de berçário da UCI neonatal. Portanto, são 18 leitos a mais do que área instalada para o fim no HMM – Hospital Municipal de Marabá.

Desse total de leitos 36 estão nas enfermarias, sendo 17 na ala A e 19 estão na ala B; seis leitos estão dispostos nas salas de pré-parto, instaladas no centro obstétrico (centro cirúrgico); outros dois leitos estão contíguos a cada enfermaria e servirão a pacientes que necessitam de isolamento.

A nova casa de saúde, a ser inaugurada dia 29 deste mês, é uma maternidade padrão, toda climatizada, onde as parturientes receberão tratamento diferenciado em relação ao HMM. Equipamentos como raios-x e ultra-som são móveis que se deslocarão até o leito da paciente.

TEMPO E TEMPERATURA

O Climatempo prevê sol com muitas nuvens durante o dia, com chuva a qualquer hora nesta terça-feira. A partir de amanhã, 20, são esperados 20 mm de chuva, devendo diminuir a intensidade a partir de quinta-feira.

Por sua vez, o canaldotempo.com considera a possibilidade de precipitação em 50% nas próximas horas, com maior tendência para a noite, quanto a umidade relativa do ar passa dos 85%. A temperatura máxima pode chegar aos 30ºC.

ÁGUAS EM ELEVAÇÃO

O nível das águas do Rio Tocantins elevou-se em quatro centímetros durante a noite, chegando a 7,89 metros na manhã desta terça-feira. O nível de alerta, segundo a Defesa Civil Municipal, é de 10 metros.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas