18 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1215

ARTESANATO RELIGIOSO

Neste final de semana, em que ocorre o 27º Círio de Nazaré em Marabá, a Associação Mãos e Artes numa parceria com o Departamento de Turismo/PMM, estará com uma série de artesanatos religiosos, feitos com sementes regionais e ouriço de castanha, no Coreto da Praça Duque de Caxias. O objetivo é oferecer diversas opções de objetos feitos com material da terra, aos turistas que visitam a cidade nesse período.

A vice-presidente da Associação, Concita, disse que o artesanato traz muitos artigos religiosos como santinhas e terços feitos com material da região.

A coordenadora do Detur Ísis Mourão disse que a parceria vai incentivar o Turismo Religioso, com a venda de souvenirs de Marabá relacionados à festa religiosa do Círio, que ocorre sempre no terceiro domingo de outubro.

O Detur/PMM dá o direcionamento para os artesãos associados à “Mãos e Artes”, para que divulguem seus trabalhos aos finais de semana no coreto da praça Duque de Caxias e armem suas barraquinhas em seu entorno. Inclusive, a Associação Mãos e Artes pediu autorização na secretaria de Obras para instalar suas barraquinhas na praça. Os trabalhos estarão expostos à venda sempre nos feriados e em um domingo do mês.

Ísis Mourão disse que no Dia das Crianças, 12 de outubro, os trabalhos foram bastante apreciados pelos visitantes que estiveram na cidade, aproveitando o feriado.

PROGRAMAÇÃO DO CÍRIO – SEMED

A Semed faz uma programação especial em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, no Círio 2007. Amanhã, 19, às 7h tem início a trasladação com saída do Centro Administrativo da Prefeitura, na Folha 32 para o Centro de Formação e Qualificação do Ensino Fundamental “Cine Marrocos”, na Marabá Pioneira.

Às 8h, Frei William celebra Missa em Ação de Graças, no Centro de Formação Cine Marrocos. Todos estão convidados a participar.

CAMPEONATO DO SERVIDOR MUNICIPAL

Continuam os jogos do Campeonato do Servidor Municipal, no campo da Associação dos Ferroviários (Asfem/CVRD - Folha 17) iniciados em setembro. Por enquanto está na frente o time do DMTU, que conta com 6 pontos obtidos em três jogos. Se o DMTU vencer o time da Sevop, seu próximo adversário em campo, estará classificado para as semifinais.

Hoje à noite, os jogos são entre os times Casa da Cultura x HMM e Semed x Saúde. O campeonato encerra-se no dia 28 de outubro, com uma ampla comemoração no Dia do Funcionário Público. Os jogos são coordenados pela equipe da Secdetur.

O secretário de Administração Nilton Medeiros disse que haverá uma festa a partir do meio-dia, em comemoração ao Dia do Funcionário Público, com churrasco, distribuição de brindes a servidores que se destacaram na administração municipal, brincadeiras e entrega de troféus e medalhas aos times vencedores do campeonato. A festa será no Clube da Vale (Asfem - Folha 17).

CERTIDÃO DE NASCIMENTO

Entre os serviços mais procurados no Serviço de Atendimento ao Cidadão (Saci) está a solicitação de registro de nascimento. Os registros são emitidos para crianças de zero a doze anos incompletos.

Para facilitar a emissão de registros de nascimento, os pais devem ter em mãos a certidão de nascido vivo, que é fornecida no hospital em que a criança nasceu. O Saci fica localizado no terceiro piso do Centro Administrativo da Prefeitura, na Folha 32, Nova Marabá.

ORIENTAÇÕES SOBRE CUPOM FISCAL

A coordenação do Procon/Marabá orienta sobre a importância do cupom fiscal. Segundo a coordenadora do órgão em Marabá, Mariléia Oliveira, muitos consumidores desconhecem que o cupom fiscal emitido de forma impressa, nos caixas de atendimento das lojas têm o mesmo valor da Nota Fiscal emitida de forma manual. Para a Receita Federal as duas formas são válidas.

O Cupom Fiscal tem um código e um número fiscalizado e fornecido pela Receita Federal. O consumidor precisa ficar atento para verificar se está escrito Cupom Fiscal, pois se estiver escrito apenas Cupom, não tem validade como documento fiscal.

Os consumidores que tiverem dúvidas ao realizar qualquer negociação no comércio, seja através da aquisição de produtos ou serviços, deve ligar para o fone 1512. Este é número do plantão de dúvidas.

FALTA PM NA FISCALIZAÇÃO DA SEMMA

Alguns serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) podem não ser realizados pela falta de apoio da PM – Polícia Militar. No momento aquela corporação tem alegado contingente insuficiente para dá segurança ao serviço de fiscalização da poluição sonora, o que também poderá acontecer no período da piracema, a começar em 1º de novembro.

Segundo o chefe de Fiscalização da Semma, Genival Costa e Silva, está tudo pronto para o início do defeso da piracema, sendo que os estoques de pescado in natura, congelados ou resfriados, existentes nos frigoríficos, peixarias, entrepostos e postos de venda, deverão ser declarados até o segundo dia útil após o início do defeso.

O apoio policial é importante na fiscalização da piracema, porque durante as blitze (fluviais ou terrestres) são apreendidos os artefatos de pesca como redes, caixas de isopor e também o pescado considerado ilegal, de acordo com a portaria 46/2005 (Ibama).

De acordo com a mesma portaria, a pesca ficará limitada a quantidade máxima de captura, por pescador, a cinco quilos mais um exemplar, para subsistência, respeitados os tamanhos mínimos de captura estabelecidos em legislação vigente. Porém esse limite de captura e transporte não se aplica aos pescadores que exerçam a pesca profissional no reservatório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

PREVISÃO DO TEMPO

O Climatempo prevê para hoje Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Amanhã, 19, não chove. Temperatura entre 24 e 36ºC.

Para o Canaldotempo a possibilidade de chuva é baixíssima (10%), permanecendo a predominância de sol (hoje e amanhã). De sábado em diante a previsão é tempo parcialmente nublado.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas