22 agosto 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 957

SÁBADO TEM MULTIVACINAÇÃO
A campanha de multivacinação na área urbana de Marabá tem o dia “D” no sábado, 26, com abertura às 9 horas no Centro de Saúde Amadeu Vivacqua (São Félix II), visando alcançar a meta de imunizar contra paralisia infantil mais de 25.400 crianças na faixa de zero a cinco anos incompletos. Como se trata de uma etapa complementar da campanha ocorrida no início de junho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com dificuldade para atingir a meta convencionada com o governo do Estado, por isso o período de imunização deve prolongar-se por mais uma semana.
A multivacinação que iniciou há três semanas pela zona rural, por onde se estenderá até 5 de setembro, também oferece outros imunobiológicos contra hepatite, rubéola, sarampo, tétano e difteria. E, além da etapa de vacinação, as equipes extra-muro fazem outros procedimentos de rotina, através de um enfermeiro, como verificação de pressão arterial, encaminhamento de possíveis emergências para a cidade e verificação de manchas de pele, objeto da campanha de combate à hanseníase.

FARMÁCIA É INTERDITADA
Pelo fato e não cumprir com exigências legais, no tange às licenças junto a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) e o Conselho Regional de Farmácias, foi interditada ontem, 21, a Farmácia Avenida, situada no bairro São Félix II, devendo ficar nessa situação por tempo indeterminado, até que cumpra as exigências da lei.
Marabá que dispões de 104 farmácias cadastradas junto a Divisa, somente cerca de 75 delas estão devidamente legalizadas. As demais estão com seus processos em andamento, sendo que uma boa parte está passível de interdição.
A Divisa tem se esmerada em legalizar o setor e tem trabalhado no sentido de colocar farmácias de plantão em todos os núcleos, através de rodízio ou não, cujo objetivo é facilitar a vida da população que muitas vezes precisa adquiri medicamentos depois da meia noite.

QUEIMADAS URBANAS
Em razão do longo período de estiagem regional, a Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – relança todos os anos o projeto “Queimadas Urbanas”, com o intuito de conscientizar a sociedade a não queimar lixo, mato e outros materiais, cuja fumaça tóxica leva as pessoas, principalmente as mais sensíveis, a contrair problemas respiratórios.
A campanha está sendo realizada às quartas-feiras, tendo sempre um ponto estratégico (escola, igreja ou associação) para onde as pessoas da comunidade são convidadas para ouvir palestras e assistir a teatro de fantoches, geralmente em frente da sede da instituição referenciada no convite, que agora também deverá acontecer via rádio.
Amanhã, 23, o projeto Queimadas Urbanas acontece junto a Escola Silvino Santis , na Folha 33, e no entorno das olarias e bambuzal próximo ao trevo da Transamazônica, que também tem sido alvo de queimadas nesse período, o que prejudica também a visibilidade de motoristas, podendo acarretar acidentes.
Também a Semma utiliza-se de outros recursos didáticos, como cartazes contendo 10 razões para não queimar. Os quais são fixados em locais de movimentação, para que os visitantes lembrem da necessidade de não fazer queimadas urbanas. Segundo dado estatístico da OMS, de cada grupo de três pessoas uma sofre de problemas respiratórios, causados principalmente por fumaça.
A fumaça, junto com outros componentes, como a poeira, altera a qualidade do ar, fazendo com que muita gente sofra de doenças respiratórias, mesmo não sendo alérgica. Imagine, então, o quanto devem sofrer aquelas que têm asma?
Dentre os motivos para não queimar está a obediência a legislação, que considera um ato criminoso, porque todo mundo tem direito a ar limpo. Por isso, quem faz queimadas na área urbana está sujeito a multa. No entanto, para multar o autor de uma queimada é necessário flagrá-lo, o que é quase impossível.
Para evitar a queima de lixo e outros materiais é só acondicionar devidamente os resíduos e deixar o serviço de limpeza pública levar para o aterro sanitário. Porém, mesmo nas ruas onde o carro da limpeza passa diariamente as pessoas costumam fazer queimada.
De uns cinco anos para cá tem diminuído as queimadas rurais, graças ao trabalho de sensibilização e fiscalização dos órgãos ambientais, que exigem licença para fazê-las.
A Semma conta nessa empreitada com apoio da Infraero, que também tem se esforçado para evitar queimadas no entorno do aeroporto de Marabá, o que prejudica a visibilidade dos pilotos nos pousos e decolagens de aeronaves.

BANDA MARCIAL DO MUNICÍPIO
Os alunos do projeto Banda Marcial, realizado com 110 alunos no Centro de Formação “Cine Marrocos”, estão ensaiando bastante para acompanhar os desfiles estudantis na zona urbana e rural de Marabá, em comemoração à Independência do Brasil.
O instrutor de banda Elias dos Santos disse que 50 alunos irão pernoitar em Vila União, dia 31, para apresentarem-se no dia 1º pela manhã, acompanhando o desfile escolar daquela localidade.
A Banda será dividida em grupos quando necessário, devido a apresentações em locais diferentes, marcadas para o mesmo horário. Os alunos vão usar uniforme de gala durante as apresentações.
No dia 7 de setembro, os alunos de outros projetos desenvolvidos pela Semed, no Centro de Formação “Cine Marrocos”, também vão participar da Parada Estudantil, na Av. Antonio Maia, Marabá Pioneira. Os alunos do projeto Teatro serão os guardiões da bandeira; alunos do coro-infanto-juvenil vão levar o brasão e 16 alunas do Projeto Ginástica Rítmica, seguem fazendo evoluções pela avenida.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o trabalho desenvolvido no Centro de Formação é muito importante para os alunos, pois desenvolve o intelecto, a capacidade de trabalhar em grupo, proporciona diversão e oferece uma atividade prazerosa em horário diferente do que estão em sala de aula. “Assim a garotada não fica com o tempo ocioso e está sempre aprendendo a socializar-se”.
O projeto Ginástico Rítmica, realizado na Escola “Geraldo Veloso” é uma extensão do projeto sócio-educativo “Dançando e Educando” desenvolvido no Centro de Formação “Cine Marrocos”. Por ser um projeto educativo que cada vez mais ganha a simpatia da garotada, tornou-se necessária a extensão para atender alunos de núcleos mais distantes.

ESPETÁCULO TEATRAL EM DVD
O espetáculo “A Lenda da Espada de Prata”, da Companhia de Teatro Luzes, será lançado em DVD, dia 27 de outubro, no Centro de Formação e Qualificação do Ensino Fundamental “Cine Marrocos”. A peça será apresentada nos dias 27 e 28 de outubro, às 18h. O ingresso será R$1,00 ou 1kg de alimento.
A Companhia de Teatro Luzes conta com patrocínio da Eletrobrás, através da Lei de Incentivo à Cultura. O espetáculo completa 16 anos em cartaz e já está disponível em CD, produzido especialmente para crianças, sua vendagem ultrapassa 16 mil unidades. O elenco da Lenda da Espada de Prata é formado por Fernando Rassy, Déia Paurá e Doriéliton Pontes, sob direção de Fernando Rassi.

DIA NACIONAL DO FOLCLORE
Hoje, 22 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Folclore. Para marcar a data, a Semed realizou na sexta-feira, 18, a IX Mostra Folclórica das Escolas Municipais, no Centro de Formação “Cine Marrocos”. Na ocasião, 22 escolas apresentaram-se sob o tema “Arte, Invenção e Criação”.
Aparecida Miranda, da coordenação do Departamento de Educação Física/Semed explicou que a mostra apresentou o resultado de pesquisas feitas pelos próprios alunos. “As apresentações representam uma forma excelente de socialização do conhecimento”.
Além das apresentações no palco, os alunos também expuseram suas pinturas, textos e desenhos na lateral do Centro de Formação. A Escola “Cisne Branco” apresentou o Grafitismo: Arte de rua; A Escola “Felipa Botelho” levou um painel sobre a vida e obra de artistas marabaenses.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia comenta que o Pará é rico em lendas e manifestações variadas do folclore, razão pela qual a data precisa sempre ser comemorada.
Em Belém, hoje haverá uma grande programação comemorativa. Na cuia acústica da Praça Waldemar Henrique, a partir das 19h, acontecerá a quinta edição do Festival Brasileiro de Folclore do Pará. O trio de cordas da Amazônia vai tocar obras populares do maestro Waldemar Henrique como 'Foi boto, sinhá'. O espetáculo terá apresentação do grupo de carimbó Os Brasileirinhos, de São Miguel do Guamá e apresentação de carimbó, da Companhia de Danças Clara Pinto. No palco Piano da Praça se apresentarão a quadrilha junina e grupo folclórico Nova Geração, de João Pessoa (PB) e a quadrilha Arrasta Pé, de São Miguel do Guamá (PA). De Belém vão se exibir os bois-bumbá Estrela Dalva e Maíra e o grupo folclórico Dança Tribal.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 956

HILÉIA E AFRO SAMPAIO
O prefeito Tião Miranda deu início ao asfaltamento de dois eixos importantes do núcleo Cidade Nova. Avenida Hiléia e rua Afro Sampaio. A avenida Hiléia, vai ligar a Av. Transamazônica até a rua das Mangueiras, no bairro Belo Horizonte. Esta via permitirá o desafogamento da Simplício Costa, e vai servir para urbanizar a Agrópolis do Incra, do prédio do Hemopa até os colégios Alvorada, Monteiro Lobato, praça do Belo Horizonte e a grande escola municipal Ida Valmont.
Passa, antes, ao lado da Praça do Mogno, sede do Incra, pela frente do campus da Universidade Estadual do Pará e secretaria municipal de Agricultura, servindo todas as residências e o Hotel de Transito do Incra dentro da Agrópolis, constituindo-se numa grande artéria renovadora e moderna daquele local, facilitando o trânsito aos futuros moradores de conjunto residencial em construção, escolas beneficiando milhares de famílias daquele quadrante da cidade.
A rua Afro Sampaio, outro eixo importante do núcleo Cidade Nova, que já recebeu em diversos trechos, obras de drenagem, receberá agora asfaltamento, ligando a Praça São Francisco, à avenida Dois Mil, beneficiando diversas travessas densamente povoadas do bairro. Em parceria com a Prefeitura de Marabá e o governo do Estado, nas duas obras serão investidos N$ 675.065,59.

SECRETÁRIA REÚNE-SE COM MOVIMENTOS SOCIAIS
Hoje, 21, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia reúne-se com representantes de movimentos sociais como Fetagri e MST, às 15h, em seu gabinete na Semed, para comunicar o resultado da reunião que participou em Brasília, com o presidente do FNDE Daniel Silva Balaban, na semana passada. A coordenadora do Departamento de Ensino Rural/Semed, Eliete Guimarães, acompanhou a secretária na reunião.
A audiência com Balabam teve por objetivo solicitar a liberação de recursos na ordem de 8 milhões de reais para a construção de 49 escolas em assentamentos rurais. A prefeitura de Marabá elaborou projetos arquitetônico e topográfico das áreas para a construção das escolas, anexou ao parecer do Incra e encaminhou os projetos a Brasília. A construção de cada escola dessa está avaliada em R$130 mil.
Na audiência, o presidente do FNDE Daniel Balaban informou que não é possível atender esse pedido, pois existe uma programação nacional a ser cumprida e que no máximo pode possibilitar a verba para a criação de uma ou duas escolas em assentamentos da região.
Kátia Américo sabe da necessidade da construção das 49 escolas nos assentamentos do município de Marabá, razão pela qual buscará sensibilizar os movimentos sociais no sentido de sugerir uma campanha de sensibilização do FNDE com relação à construção das escolas, pois a extensa área rural de Marabá necessita de mais escolas para facilitar o processo ensino-aprendizagem.

ESTUDO DE CAVERNAS
O Grupo Espeleológico de Marabá (GEM), que funciona na Casa da Cultura, está fazendo um estudo minucioso das cavernas existentes na região de Carajás. O trabalho financiado pela Companhia Vale do Rio Doce é realizado por uma equipe de oito técnicos, sob coordenação do presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) Noé von Atzingen.
Noé retornou a Marabá ontem, 20, após permanecer uma semana em campo com a equipe de espeleologia em Carajás. Mas o trabalho de pesquisa nas cavidades continua ser realizado. “Estamos verificando o levantamento anterior feito pela própria Vale e descobrindo novas cavidades. Trata-se de um trabalho a ser realizado até dezembro”.

NOVO ITINERÁRIO PARA CORRIDA DA RAÇA
O Departamento de Educação Física da Semed faz inscrições das escolas municipais para a Corrida da Raça até dia 25 de agosto. A corrida será realizada no dia 5 de setembro, na Nova Marabá, na pista que passa pelas Folhas 29 e 18.
Os alunos vão correr na pista recém asfaltada pela prefeitura em parceria com o governo do Estado, através do Programa Asfalto na Cidade.
Cada escola pode participar com até 30 alunos. São duas categorias: A – com alunos de 11 a 13 anos e B – com alunos na faixa etária de 14 a 16 anos. Os alunos serão identificados com uma faixa de TNT, que será afixada a roupa de cada um, com o nome e nº. de inscrição. Cada escola pode inscrever três alunos de cada idade.
A largada da Corrida da Raça será em frente ao Hotel Vale do Tocantins, Folha 29, Nova Marabá. De lá, os alunos seguem para a pista onde fica a sede do Rotary Clube, depois passam em frente à Escola Ilan Jadão, na Folha 18 e retornam para frente do Hospital Municipal de Marabá, onde será montado um podium para entrega dos troféus e medalhas. Serão entregues troféus para o 1º lugar da categoria A e B; medalhas para os classificados do 1º ao 5º lugar.
Os atletas mirins vão receber lanche e água distribuídos pela equipe do Departamento de Alimentação Escolar (DAE/SEMED); uma ambulância da Secretaria de Saúde vai seguir o percurso da corrida, para dar apoio aos alunos caso haja necessidade; enquanto o DMTU vai controlar o trânsito para deixar a passagem livre para a garotada.

CURSO DE BRAILLE
Na segunda quinzena de setembro será realizada a segunda etapa do curso de braille para professores do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Naeja), com duração de 80h. Participam 35 professores.
A coordenadora do Departamento de Educação Especial (DEE/Semed) Noelini Costa disse que o curso está dividido em três etapas e tem duração total de 180 horas-aulas.
O objetivo do curso é integrar os professores ao novo currículo nacional sugerido pelo MEC, que trata da inclusão de alunos especiais na rede regular de ensino.

COMPRA EM DUAS ETAPAS
O material destinado ao Hospital Materno Infantil será adquirido em duas etapas, visto que o recurso oriundo de convênio com o governo do Estado, no valor de R$ 396.500,00, só possibilita a compra de parte do material necessário, havendo necessidade de complementação equivalente a mais R$ 501.196,23, valor este que comporá a segunda fase das aquisições, provavelmente com recurso próprio da Prefeitura.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Correa Lima, existem diversos materiais já adquiridos com recurso do Reforsus, porém são camas, armários e outros mobiliários voltados para enfermarias e consultórios, necessitando, portanto, da compra de equipamentos voltados para as áreas específicas, como centro cirúrgico, exames por imagem e berçário especial.
Dentre os equipamentos a adquirir nesta primeira etapa, que deve absorver recurso da ordem de R$ 487.292,03 estão 03 berços aquecidos de calor irradiante, com estrutura de grande estabilidade e cap para suporte de periféricos, com duas prateleiras e capacidade ate 10kg, destinados apara cuidados intensivos e reanimação, conforme determinação da ANVISA. Os berços custam, no total, aproximadamente R$ 32.400,00.
Também serão compradas 06 bombas infusoras neonataisl: princípio de infusão: peristáltico rotativo, para utilização com adultos e neonatais (para infusões parentais e/ou enterais), vazão: de 0,1 a 400,0 ml/h (incremento de 0,1 ml/h), volume de infusão: de 0,1 a 9999,9 ml/h, tempo de infusão: 1 minutos a 99 horas, kvo: 1ml / h ou vazão selecionada, com equipo descartável, 110/220v-50-60Hz automático. bateria recarregável, sensor ótico ml/h x volume limite Tempo x volume limite – no total de R$ 20.880,00.
Assim como 01 ultra-som não portátil com dopple print branco e preto e três sondas, no total de aproximado de R$ 135.200,00.
Ainda de acordo com Pedro Correa, a primeira fase do HMI, que trata da estrutura física, está pronta. A segunda-feira corresponde a esta aquisição, cujo processo licitatório está sendo analisado pela Progem – Procuradoria Geral do Município. Em seguida virá a complementação do material e, por último, a convocação de concursados para compor o quadro de pessoal, o qual será intercalado com gente experiente do Hospital Municipal.
Todo esse trâmite deverá está resolvido até o final do ano, quando o HMI será inaugurado. Como vem repetindo o prefeito Tião Miranda, ele não quer apenas mais uma casa de saúde, mas que o hospital realmente funcione, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população que dele vai precisar.

FARMÁCIAS
Das 104 farmácias cadastradas em Marabá, 75 estão licenciadas; uma está interditada e as demais em processo de regularização junto a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa).
Na manhã de hoje mais um estabelecimento deverá ser interditado na cidade, porque não vem cumprindo as exigências sanitárias estabelecidas pela Anvisa. Além da necessidade de um farmacêutico responsável, que deve dá plantão diário no estabelecimento, as farmácias e drogarias devem manter os medicamentos em geral na temperatura ambiente de 25º C, enquanto os remédios especiais, como a insulina, por exemplo, devem ficar permanentemente no refrigerador.
Também segundo Eva Rodrigues, coordenadora interina da Divisa, os estabelecimentos não podem misturar no mesmo espaço a venda de produtos comestíveis com medicamentos. Podem, no entanto, sob o mesmo teto, utilizar divisórias para fazer o comércio separado. Isso acontece principalmente com supermercados.

DIREITO SANITÁRIO
Na segunda-feira, 28, os servidores Daniele Soares da Silva e Eva Rodrigues participam do curso de Direito Sanitário – no Centro Universitário do Pará (Cesupa), com objetivo de capacitar a Divisa na instauração e andamento geral dos processos administrativos sanitários, visando o lado social e econômico da população, de conformidade com as normas vigentes.
O treinamento será realizado em quatro semanas, de forma intervalar, e será ministrado pela Anvisa, que têm como público alvo todas as vigilâncias sanitárias do Estado.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br
- ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas