31 março 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1316

O Trabalho Continua
Marabá, quinta-feira, 27 de março de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1316
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CAPACITAÇÃO DE ARTICULADORES
Durante esta quinta, 27, no auditório da Escola Judith Gomes Leitão, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) inicia a segunda etapa do Projeto Agenda Criança Amazônia, com a capacitação de articuladores e comunicadores, com objetivo de dar seqüência à elaboração das prioridades de ações para fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público infanto-juvenil.
O objetivo geral é apresentar aos cerca de 60 participantes a metodologia da Agenda Criança Amazônia e pensar estratégias de desenvolvimento local para garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam cumpridos, respeitados e protegidos. No final do evento, serão planejados os próximos passos de execução do projeto em Marabá.
Os agentes conhecerão a atuação do UNICEF na Amazônia, os indicadores sociais do Pará e o papel dos municípios na garantia dos direitos infanto-juvenis. O projeto que tem como coordenadora em Marabá tem a assistente social Nadjalúcia Lima, também vai destacar o papel do Articulador Municipal e os objetivos de desenvolvimento regional.
GARANTIA DE DIREITOS
A Agenda Criança Amazônia é um processo de articulação e mobilização em 31 municípios paraenses, que visa garantir direitos ao público infanto-juvenil às políticas públicas desenvolvidas na Amazônia Legal Brasileira.
Esta mobilização envolve entidades e órgãos sociais municipais que tenham ou devam ter responsabilidade sobre crianças e adolescentes, tais como administração municipal, organizações não-governamentais (ONGs) e empresários.
O UNICEF disponibilizará as informações relativas aos indicadores de cada município após o processo de acompanhamento, no final de 2008. Os avanços nos objetivos e indicadores de Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social deverão ser avaliados, em parceria com o município.
FUNCIONAMENTO DO HMI
Ao completar 10 dias de funcionamento nesta quinta-feira, 27, a diretora-geral do Hospital Materno Infantil (HMI), pediatra Alba Valéria Rocha, convida a imprensa de Marabá para uma coletiva às 14h30, no auditório daquela casa de saúde, com objetivo de divulgar à população fim alguns detalhes sobre o funcionamento daquele hospital, devido a alguns equívocos que vêm acontecendo.
Alba deve destacar, dentre os problemas que deixam a população confusa, onde deve ser feito o pré-natal e quais parturientes necessitam de acompanhantes. Ela também deve frisar que o HMI já contabiliza mais de 100 nascimentos de bebês vivos neste curto período de funcionamento, devendo assim cumprir a meta que é de cerca de 400 partos/mês, sendo aproximadamente um terço deles de cesarianas.
TEMPO LOCAL
O canaldotempo.com, em imagens de satélite, mostra acúmulo de nuvens de chuva sobre Marabá e região, com trovoadas esparsas nos próximos 10 dias. Temperatura amena para os padrões de Marabá, com mínima de 23ºC e máxima de 30ºC.
Por sua vez, o Climatempo prevê muita chuva para hoje e amanhã. O volume de chuva, no entanto, deve aumentar a partir de amanhã, 27. Espera-se que não se confirme a intensidade das chuvas.
NÍVEL DO TOCANTINS
Ao contrário do que previu a Eletronorte em seu boletim de ontem, 26, o nível das águas do Tocantins amanheceu em elevação, passando de 10,29 metros para 10,34 metros na manhã de hoje.
Ainda conforme o boletim de hoje, expedido por aquela empresa, o nível do rio segue em elevação, podendo chegar aos 10,47 metros dia 1º de abril. O nível de alerta em Marabá é de 10 metros. Se confirmada esta previsão, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Francisco Ribeiro Alves, acredita no desabrigo de mais de 100 famílias.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas