19 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1235

PARATUR OFERECE CURSOS DE TURISMO

O Governo do Estado do Pará, através da Companhia Paraense de Turismo – Paratur, em parceria com a Prefeitura de Marabá, através do Departamento de Turismo (Detur) e outros parceiros da iniciativa privada, estão convidando interessados em participar de dois cursos oferecidos em Marabá para melhoria do turismo receptivo, relacionados a seguir:

“Capacitação de Condutores/Monitores Ambientais” (Guia de Ecoturismo), no período de 23 a 29 deste mês, das 14 às 17h e das 18 às 22h; e curso de Gestão em Hotelaria, de 23 a 25 deste mês, das 14 às 17h e das 18h às 22h. Os treinamentos terão lugar na Escola Êxito de Ensino Fundamental, localizada na Rua Norberto de Melo 1387, Marabá Pioneira.

Os cursos são gratuitos e as empresas que deles participarem vão constar do banco de dados do Detur e Paratur com vista a serem agraciadas com selo de qualidade em turismo.

Mais informações e inscrições no Detur: (94) 3322.5238/ Fonefax: 3321.1829 ou Paratur: (91) 3223-1932/3212-0669 ramais: 224/209 /212.

PROVA BRASIL

A Semed – Secretaria Municipal de Educação – deve encerrar hoje o círculo de provas do Ensino Fundamental, denominado Prova Brasil, destina aos alunos do 5º ano (antiga 4ª série) e 9º ano (8ª série), que servirá de base para o Ministério da Educação avaliar como anda a educação básica brasileira.

Iniciado dia 5 de novembro, a Prova Brasil avalia as disciplinas língua portuguesa e matemática. Além das provas, são aplicados questionários sobre o aluno, professor, diretor e escola, dados que vão servir de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Segundo o MEC, a Prova Brasil expandiu a avaliação feita, desde 1995, pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Enquanto o Saeb é feito por amostragem e oferece resultados no âmbito dos estados e redes de ensino, a Prova Brasil é aplicada a todos os estudantes das séries avaliadas e apresenta médias de proficiência por unidade escolar. Ela foi idealizada com o objetivo de auxiliar os gestores nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.

As escolas participantes receberão os resultados, com a média geral do desempenho de seus alunos. Gestores municipais e estaduais também receberão os dados sobre desempenho. O material de divulgação contém um livreto com informações técnicas sobre a avaliação; um cartaz com informações gerais sobre o exame; um segundo cartaz, com os indicadores específicos da escola e tabela de resultados médios das demais escolas do município, da unidade da Federação e a média nacional.

Pelo sistema, o usuário obtém informações específicas, por unidade escolar, acerca do número de alunos participantes, taxas de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono), médias de horas-aula diárias, professores com curso superior, distorção idade-série e média de proficiência obtida pelos alunos participantes da Prova Brasil.

PLANEJANDO O FUTURO

Com a proximidade do encerramento do ano letivo/2007, a Semed está fechando a minuta do Planejamento Escolar de 2008, a ser inicialmente aprovado em cada unidade escolar, as quais acrescentarão, via assembléia, suas necessidades para o novo ano letivo.

No mês de dezembro, em assembléia geral prevista para o Centro de formação “Cine Marrocos”, todas as propostas serão condensados e aprovadas num único documento.

Também com vista a 2008 estão sendo planejadas as ações do Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar) em Língua Portuguesa e Matemática da Semed. Trata-se de um programa de formação continuada na modalidade presencial e semipresencial para capacitação de professores de 1º ao 9º ano, orientado pelo MEC, com abordagem de uma nova metodologia para ensinar aos alunos.

São encontros mensais que reúnem os professores da área urbana por pólo (Nova Marabá, Cidade Nova, Núcleo Pioneiro e Morada Nova/São Félix). Os professores da zona rural participam de outros programa, a exemplo do Escola Ativa.

FERIADO DE SÃO FÉLIX DE VALOIS

Com base na Lei 2376, de 01/02/82, esta terça-feira (20) é Feriado Municipal em homenagem a São Félix de Valois, padroeiro de Marabá. É... aqui tem dessas coisas. Nosso padroeiro é francês. São Felix de Valois Nasceu em Amiens (França) em 1127 e morreu em 1212 sendo o seu culto aprovado pelo Papa Alexandre VII em 1666. Foi co-fundador da Ordem da Santíssima Trindade (os Trinitários) para o Resgate de Escravos.

No começo do século 12, o distrito de Somme e Aisle na França era governado pelo Conde Raul de Vermandois e de Valois, príncipe da Casa dos Capet e Carlosmagno. Sua esposa Alienor de Champagne era também da casa de Carlosmagno. Em 19 de abril de 1127 ela deu a luz a um filho que foi batizado com o nome de Hugo em homenagem ao seu avô, o filho de Henry I, Rei de França.

O jovem Hugo foi enviado para a Abadia de Clairaux para ser educado. Ele foi também apresentado ao Papa Inocêncio II.

Ao completar 20 anos ele saiu numa cruzada, mais foi incógnito para não ser tratado de modo diferente. Três anos mais tarde ele retornou a França, mas viajou para a Itália onde se tornou um eremita no norte daquele país próximo de Clermont d’Oise. E para evitar ser reconhecido mudou o nome para Felix, tornando-se um sacerdote.

Em 1193 ele estava vivendo em extrema solidão perto de Motigny quando recebeu a visita de São João de Matha que havia acabado de se diplomar na Universidade de Paris. Eles se tornaram amigos e formaram uma pequena comunidade junto com outros discípulos.

Um dia, em 1197, uma corsa branca, que vinha com freqüência beber água na fonte onde os eremitas se abasteciam, apareceu com uma cruz vermelha e azul entre os chifres. João lembrou da visão que havia tido durante a sua primeira missa, quando ele viu um anjo vestido de branco com uma cruz vermelha e azul em seu peito. Ambos, João e Felix, sabiam que a corsa era um sinal de Deus e que eles deveriam seguir em frente com seus ideais, ou seja, fundar uma Ordem Religiosa dedicada a resgatar escravos cristãos capturados pelos Mouros durante as cruzadas.

Juntos, eles apresentaram o plano em Roma ao Papa Inocêncio III, o qual não só deu sua aprovação, mas também deu aos fundadores o hábito da Ordem: branco com uma cruz vermelha e azul. João e Felix retornaram a França e a sua comunidade foi renomeada para Cerfroid, em homenagem à corsa.

Em 3 de fevereiro de 1198 o Papa Inocêncio III enviou uma carta ao irmão João, ministro da casa da "Santa Trindade de Cerfroid" e a todos os irmãos trinitários presentes e futuros. A carta chamava ainda a "Jovem Ordem da Santíssima Trindade para o Resgate de Cativos".

A missiva ainda mencionava que a propriedade havia sido dada à Ordem por Roger de Catillon e Margarite de Bourgogne, uma nobre dama de Paris. Em 16 de maio de 1198 o Papa enviou outra carta a respeito da propriedade. Em 17 de dezembro de 1198, mais uma correspondência chegou aos trinitários aprovando o texto da Constituição da nova Ordem e sua regras. Enquanto isso, o Rei de França também dava a sua aprovação a nova Ordem.

João deixou Cerfroid para começar o trabalho de resgatar os cativos, estabelecendo um monastério em Roma. Felix ficou como supervisor geral em Cerfroid. Porém, mais tarde foi para Paris estabelecer o hospital da Ordem em Saint Mathum, o qual havia sido doado a eles. Como resultado, membros da ordem eram popularmente chamados de Mathurinos ou de "frades dos jumentos" visto que eles sempre usavam esse meio de transporte.

Na noite de 8 de setembro de 1212, embora o sacristão de Cerfroid tenha se esquecido de bater o sino da manhã (geralmente as 3 da madrugada) Felix desceu para a Igreja como de costume e encontrou a Virgem Maria e anjos, todos eles usando o habito da Ordem. Diz à tradição que houve outros milagres, mas somente este está registrado pelo Padre Calisto, trinitário de Cerfroid.

Alguns dias mais tarde João de Matha retornou a Cerfroid para ver seu velho amigo mas ficou apenas alguns dias e em 4 de Novembro de 1212 Felix morreu com a idade de 85 anos. Ele teria sido enterrado em Cefroid. A grande reputação de sua santidade e de milagres reportados em sua tumba fez com que o Papa Urbano IV o canonizasse em 1 de maio de 1262.

Mas em 1631 os trinitários tentaram receber a permissão para celebrar as festas dos santos Felix e João liturgicamente na França e na Espanha (como seus irmãos na Inglaterra haviam conseguido desde 1308), mas como o Concilio de Trent havia estabelecido controles restritivos dessas celebrações, eles não receberam permissão. A Bula papal de canonização de Felix do Papa Urbano IV também havia se perdido, assim os trinitários começaram a colher novos dados.

Eles encontraram os "canons "de Meaux invocando São Felix desde 1219; em 1291 Capelão Geral fixou o dia de sua festa e em 1308 o provincial da Inglaterra recebeu os ofícios da missa do Papa João XXII. Havia muitos documentos para convencer o Papa Alexandre VII a confirmar o culto em 21 de outubro de 1666. Mas, 5 anos mais tarde o Sagrado Colégio dos Ritos ainda não havia adicionado Felix e João na Martirologia Romana, e apenas com a intercessão do Rei Louis XIV da França e Philip V da Espanha a favor de Felix de Valois, fez com que o Papa Inocêncio XII estendesse as festas de São Felix e São João da Matha a toda Igreja católica em 1694.

TEMPO E TEMPERATURA

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. Esta é a previsão do site Climatempo para esta segunda-feira (19). A partir de amanhã até sexta-feira (23) Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Segundo o Canaldotempo de hoje a 23 de novembro o tempo será nublado a parcialmente nublado em Marabá. No período seguinte (24 a 28) ocorrerão trovoadas esparsas. Possibilidade de precipitação nesta segunda-feira é de 20%. Temperatura entre 24º e 34ºC. Umidade relativa do ar acima dos 60%, podendo chegar a 90% a partir das 22h.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas