06 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 913

PROGRAMAÇÃO AMBIENTAL
Em comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente, transcorrido ontem, 5 de junho, as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) realizam uma programação especial durante toda esta semana.
A programação de hoje, 06, desenvolvida na Casa da Cultura traz a Oficina de Música em dois horários (manhã – 8h e tarde – 14h), sob instrução de Mirtes Emília, coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”. Também é realizada a Oficina de Teatro, no mesmo horário, sob coordenação da profª Iolete, do Centro de Formação Cine Marrocos.

Ainda estão programadas as Oficinas de: Pintura e Colagem (07/06), Instruída por Marluce Caetano, coordenadora da Casa do Professor; Reciclagem (08/06), com os instrutores: Creuza Salame e Eder. Além da Plantação de mudas, no dia 9 de junho, com apoio do Grupo de Escoteiros, às margens da grota na Folha 27.

Para maiores informações sobre a programação ambiental, os interessados devem entrar em contato com Tânia Martins, na Casa da Cultura através dos fones (94) 3322-2315/4176 ou e-mails nepamfccm@hotmail.com e fccm@leolar.com.br

BOLETIM TÉCNICO
O presidente da FCCM, Noé von Atzingen, informa que será lançado em Goiânia, no próximo dia 11, o Boletim Técnico n.º 03 da Fundação Casa da Cultura (FCCM) no Centro de Convenções, durante a 25.ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), que será realizada no período de 11 a 14 deste mês.
O boletim da FCCM é composto de artigos sobre vários temas regionais como o Time do Águia de Marabá, Festejo do Divino, Arqueologia, Estudos Metereológicos em Marabá, Plantas Aquáticas, Flora do Murumuru, Estudos de Cavernas, Construção Naval em Marabá, Música Indígena Aikewara e Estudos sobre doenças de Chagas.

ESTUDO DE CAVERNAS
No período de 9 a 11 de junho, o Grupo Espeleológico de Marabá (GEM) e a FCCM promovem estudos de cavernas na região da Casa de Pedra, na Serra das Andorinhas.
Segundo o presidente da FCCM, Noé von Atzingen, os estudos fazem parte do treinamento do novo grupo de técnicos em espeleologia que irá trabalhar no projeto de prospecção e estudos espeleométricos em Carajás nos próximos dois anos.
Este é o 18.º Curso de Introdução à Espeleologia promovido em Marabá. O GEM/FCCM agora dispõe de 25 técnicos na área de espeleologia para realização deste tipo de estudos.

POLUIÇÃO SONORA E CÂMARA
Hoje, a partir das 9h30, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semma), a requerimento do vereador Adelmo Azevedo, participa de sessão especial na Câmara Municipal de Marabá (CMM) para explicar como são realizadas as ações relativas ao controle de poluição sonora na área urbana.
Segundo essa equipe técnica, o vereador teria desgostado de uma ação da Semma ao contrariar pessoas que estavam com som em alto volume e, com ajuda da Polícia Militar, tiveram os veículos apreendidos.
Acontece que as blitze da Semma têm apoio do Ministério Público do Estado, da própria CMM e também da Igreja Católica da Rua 5 de Abril, que muitas vezes tem dificuldade em celebrar missas em conseqüência da poluição sonora naquele logradouro, provocada por sons de carros a todo volume.

SÁBADO É DIA DE MULTIVACINAÇÃO
Com a intenção de vacinar mais de 20 mil crianças na faixa etária de zero a cinco anos contra a poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza na área urbana de Marabá, neste sábado (10), a Campanha de Multivacinação, dando continuidade ao Plano de Erradicação da Paralisia Infantil, bem como a imunização contra outras doenças em crianças e adultos, dentre elas tétano, difteria, hepatite B, caxumba e rubéola.
Em todo o município a previsão é imunizar 25.406 crianças contra pólio, sendo que mais de 5 mil da zona rural já estão vacinadas, cuja campanha foi realizada entre 22 de maio e 5 de junho.
Para melhor cobertura vacinal, além dos centros de saúde da rede pública, também serão instalados postos de vacinação em locais públicos, como escolas e postos volantes, resultando em mais de 60 locais. Procure o mais próximo de sua casa e imunize você e suas crianças.

INSCRIÇÕES PARA MOSTRA FOLCLÓRICA
A Semed, através do Departamento de Educação Física, encaminhou o material às escolas para inscrições na IX Mostra Folclórica a ser realizada em 22 de agosto, Dia do Folclore.
As escolas interessadas em participar devem encaminhar as fichas de inscrição ao Departamento de Educação Física até dia 26 de junho.
Aparecida Miranda, da coordenação do Departamento de Educação Física/Semed, informa que o tema da Mostra é “Arte, Invenção e Criação”. “O tema é bastante amplo para que as escolas tenham mais liberdade na criação das atividades, que podem incluir dança regional ou nacional, pesquisas, painéis, dança e culinária, entre outros sub-temas”.

VIVEIRO MUDAS
Com o início do período de estiagem, o viveiro de mudas da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), diminui a produção e distribuição de essências vegetais, só fornecendo àqueles produtores rurais que têm condições de irrigar as plantas. Mesmo assim, ainda existe material disponível, como açaí, cupuaçu, tamarindo e outros.
As mudas são produzidas em área da Seagri, com capacidade atual para até 30 mil mudas/mês. Em 2005, O viveiro que tem sistema de irrigação, sementeiras e coberturas, distribuiu cerca de 100 mil mudas.
Entre as essências produzidas estão as frutíferas: Castanha-do-pará, açaí, taperebá, cupuaçu, buriti, tamarindo, caju de janeiro, murici, manga, limão, ingá, ameixa, jambo e banana; plantas ornamentais: exória e pau preto; florestais: Ipê branco, ipê amarelo, mogno, cedro, andiroba, jatobá e teca; e condimentares como a pimenta do reino.
Segundo o secretário de Agricultura Rubens Sampaio, estão nos canteiros de germinação sementes de castanha-do-pará e ainda no decorrer deste mês e também em julho serão coletadas sementes de mogno. As mudas dessas essências estarão disponíveis a partir de novembro.

PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel - Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 912

DIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE
Hoje, 5 de junho, as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) realizam ampla programação em comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente. A FCCM através do Departamento de Meio Ambiente, organiza programação de conscientização da importância da preservação ambiental.
O Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, em 1972, para marcar a abertura da 1ª Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. Na mesma ocasião, outra resolução criou também a UNEP - o Programa da ONU para o Meio Ambiente.
De 5 a 9 de junho, a Casa da Cultura desenvolve diversas atividades relacionadas ao tema: O cronograma de atividades é o seguinte:

05/06
Atividade: Trilha Ecológica (sensibilização Ambiental)
Período: manhã (8h) e tarde (a partir das 14h)
Instrutores: presidente da FCCM Noé von Atzingen e Daniel
Local: FCCM – Reserva Ecológica Interativa do Murumuru
Participam da Trilha Ecológica 60 pessoas, entre alunos de escolas públicas e entidades envolvidas na programação

06/06

Oficina de Música
Período: manhã e tarde - 8h/14h
Instrutora: Mirtes Emília, coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”
Local: FCCM

Oficina de Teatro
Período: manhã e tarde - 8h/14h
Instrutora: profª Iolete, do Centro de Formação Cine Marrocos
Local: FCCM

07/06
Atividade: Oficina de Pintura e Colagem
Período: manhã e tarde - 8h/14h
Instrutora: Marluce Caetano
Local: FCCM

08/06
Atividades: Oficina de Reciclagem
Período: manhã e tarde - 8h/14h
Instrutores: Creuza Salame e Eder
Local:FCCM

09/06
Plantação de mudas
Período: Manhã – 8h
Instrutores: Escoteiros
Local: grota criminosa FL- 27

Quem quiser mais informações sobre a programação ambiental deve entrar em contato com Tânia Martins, na Casa da Cultura através dos fones (94) 3322-2315/4176 ou e-mails nepamfccm@hotmail.com e fccm@leolar.com.br

PLANTAÇÃO DE MUDAS
A Especialista em Educação Ambiental/FCCM, Tânia Martins, disse que será feita uma plantação na área da grota que atravessa diversas Folhas da Nova Marabá. O objetivo é colocar alguma vegetação naquela área, porque ali não existe nenhuma vegetação. “Além disso, as árvores protegem a área de desabamentos, porque as raízes funcionam como protetoras”.
O plantio de mudas de árvores nativas será orientado pela Semma e será feita pelas pessoas que estão participando da programação da Casa da Cultura.
Tânia disse que a programação ambiental conta com o apoio da Semed, Semma, Seagri, Grupo de Escoteiros, Quartel Militar, Casa do Professor, Programa AABB – Integração Comunidade e equipe da Pinacoteca da Casa da Cultura.

ALAMBRADO E VESTUÁRIO NO CAMPO DO PIÇARRÃO
A prefeitura de Marabá, através da secretaria de Viação e Obras Pública (Sevop) divulgou edital de licitação para construção de alambrado e vestuário no Campo de Futebol Piçarrão, localizado na VP-08, em frente à Revemar.
Esta é mais uma opção de lazer saudável que a prefeitura de Marabá oferece aos desportistas marabaenses. O espaço é bastante disputado por jogadores de futebol da Nova Marabá. Com a obra, os jogadores e público terão mais comodidade naquele local.
O processo de licitação n.º 149/06, da Comissão Permanente de Licitação/Sevop, na modalidade Carta-Convite tem abertura prevista para dia 13 de junho, às 15h. A visita técnica será dia 7 de junho, às 10h. Maiores informações, na sede da Sevop, Rodovia BR-230, Km 5,5 – N. Marabá, Marabá/PA – Fones/Fax: (94) 33222-2827/2931/3092.

FESTEJOS JUNINOS
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira e sua equipe estão fazendo os ajustes para divulgar a programação oficial dos Festejos Juninos, na praça São Félix, a serem realizados no período de 24 a 30 de junho.
A abertura do evento no dia 24, terá desfile dos 29 grupos que vão se apresentar, iniciando na Av. Antonio Maia (próximo ao bambuzal) até a Praça São Félix, a partir das 20h. As quadrilhas são: 14, na modalidade roceira (adulto); 7 roceiras (mirim); 3 alegóricas (mirim) e 2 alegóricas (adulto). Além de 2 bois-bumbás.
O secretário Wilson Teixeira explica que na Praça São Félix, um grupo de jurados faz a escolha das melhores quadrilhas e boi da temporada 2006. Os moradores do Cabelo Seco ficarão responsáveis pelas barracas de comidas típicas e a Associação dos Artesãos de Marabá expõe à venda o artesanato local.

MISS CAIPIRA
A coordenadora Dina Rosa, da Secdetur, disse que nos próximos dias será feita uma reunião com representantes de quadrilhas para receber as fichas de inscrição das concorrentes a miss caipira, miss simpatia e miss mulata.
As misses serão escolhidas na praça São Félix, no dia 24 de junho, após o desfile dos 29 grupos na Av. Antonio Maia.

SESSÕES NA CÂMARA
O Prefeito Tião Miranda recebeu ofício n.º 151/06, da Câmara Municipal de Marabá e o encaminhou às secretarias municipais. O ofício da Câmara é um convite para que os secretários participem das sessões das quartas-feiras, alternamente, nas quais apresentem o Plano de Trabalho 2006 e os serviços disponíveis para atender à população de Marabá.
O ofício assinado pelo presidente da CMM, Maurino Magalhães, é resultado da aprovação do requerimento nº 17/06, de autoria do vereador Leodato Marques.

VACINA NA ZONA RURAL
Nesta segunda-feira, 5, a Divisão Extramuro completa o serviço de vacinação em mais de 40 localidades da zona rural, levando além da campanha de multivacinação, que tem como carro-chefe à vacina contra poliomielite, diversos serviços de saúde, como consultas de enfermagem, teste de glicemia e do pezinho, dentre outros.
A Equipe I que já percorreu 19 vilas e projetos de assentamento, fecha sua participação nesta campanha na Vila Itainópolis. Enquanto a Equipe II encerra as atividades na Vila União, onde trabalha todo o expediente desta segunda-feira. Na próxima quarta-feira será publicado um balanço dessa ação de saúde na zona, cujo principal objetivo é vacinar pelo menos 20% das crianças de zero a cinco anos, o que equivale a mais ou menos 5.081 crianças.

VACINA ANTI-RÁBICA
No sábado, 3, o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, realizou a intensificação da vacina anti-rábica na área urbana de Marabá. A campanha mobilizou mais 350 pessoas, que chagaram a vacinar um total de 25.390 animais, sendo 20.532 cães e 4.390 gatos da cidade.
A vacinação contra raiva prossegue a partir de hoje nos distritos mais distantes da zona urbana e na zona rural. Também aqui em Marabá, quem não vacinou seu animal no sábado, poderá fazê-lo a qualquer hora no CCZ. Hoje pela manhã, por exemplo, 60 animais foram vacinados naquele centro.
Em verdade, a campanha de vacinação anti-rábica acontece no mês de setembro, mas Marabá e outros cerca de 40 municípios promovem essa intensificação do controle da raiva, a fim de evitar a presença da doença nesses animais, o que não acontece no município desde 2002, justamente em função desse cuidado profilático.
A campanha tem como principal objetivo implementar a barreira imunológica em cães e gatos, evitando assim a circulação do vírus rábico e, conseqüentemente, prevenir a ocorrência de raiva humana transmitida por esses animais. O CCZ tem como meta vacinar 100% desses animais, sendo que para tanto está distribuindo vacinas em mais de 70 postos fixos em todos os núcleos de Marabá.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel - Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 912

DIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE
Hoje, 5 de junho, as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) realizam ampla programação em comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente. A FCCM através do Departamento de Meio Ambiente, organiza programação de conscientização da importância da preservação ambiental.
O Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, em 1972, para marcar a abertura da 1ª Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. Na mesma ocasião, outra resolução criou também a UNEP - o Programa da ONU para o Meio Ambiente.
De 5 a 9 de junho, a Casa da Cultura desenvolve diversas atividades relacionadas ao tema: O cronograma de atividades é o seguinte:

05/06
Atividade: Trilha Ecológica (sensibilização Ambiental)
Período: manhã (8h) e tarde (a partir das 14h)
Instrutores: presidente da FCCM Noé von Atzingen e Daniel
Local: FCCM – Reserva Ecológica Interativa do Murumuru
Participam da Trilha Ecológica 60 pessoas, entre alunos de escolas públicas e entidades envolvidas na programação

06/06

Oficina de Música
Período: manhã e tarde - 8h/14h
Instrutora: Mirtes Emília, coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”
Local: FCCM

Oficina de Teatro
Período: manhã e tarde - 8h/14h
Instrutora: profª Iolete, do Centro de Formação Cine Marrocos
Local: FCCM

07/06
Atividade: Oficina de Pintura e Colagem
Período: manhã e tarde - 8h/14h
Instrutora: Marluce Caetano
Local: FCCM

08/06
Atividades: Oficina de Reciclagem
Período: manhã e tarde - 8h/14h
Instrutores: Creuza Salame e Eder
Local:FCCM

09/06
Plantação de mudas
Período: Manhã – 8h
Instrutores: Escoteiros
Local: grota criminosa FL- 27

Quem quiser mais informações sobre a programação ambiental deve entrar em contato com Tânia Martins, na Casa da Cultura através dos fones (94) 3322-2315/4176 ou e-mails nepamfccm@hotmail.com e fccm@leolar.com.br

PLANTAÇÃO DE MUDAS
A Especialista em Educação Ambiental/FCCM, Tânia Martins, disse que será feita uma plantação na área da grota que atravessa diversas Folhas da Nova Marabá. O objetivo é colocar alguma vegetação naquela área, porque ali não existe nenhuma vegetação. “Além disso, as árvores protegem a área de desabamentos, porque as raízes funcionam como protetoras”.
O plantio de mudas de árvores nativas será orientado pela Semma e será feita pelas pessoas que estão participando da programação da Casa da Cultura.
Tânia disse que a programação ambiental conta com o apoio da Semed, Semma, Seagri, Grupo de Escoteiros, Quartel Militar, Casa do Professor, Programa AABB – Integração Comunidade e equipe da Pinacoteca da Casa da Cultura.

ALAMBRADO E VESTUÁRIO NO CAMPO DO PIÇARRÃO
A prefeitura de Marabá, através da secretaria de Viação e Obras Pública (Sevop) divulgou edital de licitação para construção de alambrado e vestuário no Campo de Futebol Piçarrão, localizado na VP-08, em frente à Revemar.
Esta é mais uma opção de lazer saudável que a prefeitura de Marabá oferece aos desportistas marabaenses. O espaço é bastante disputado por jogadores de futebol da Nova Marabá. Com a obra, os jogadores e público terão mais comodidade naquele local.
O processo de licitação n.º 149/06, da Comissão Permanente de Licitação/Sevop, na modalidade Carta-Convite tem abertura prevista para dia 13 de junho, às 15h. A visita técnica será dia 7 de junho, às 10h. Maiores informações, na sede da Sevop, Rodovia BR-230, Km 5,5 – N. Marabá, Marabá/PA – Fones/Fax: (94) 33222-2827/2931/3092.

FESTEJOS JUNINOS
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira e sua equipe estão fazendo os ajustes para divulgar a programação oficial dos Festejos Juninos, na praça São Félix, a serem realizados no período de 24 a 30 de junho.
A abertura do evento no dia 24, terá desfile dos 29 grupos que vão se apresentar, iniciando na Av. Antonio Maia (próximo ao bambuzal) até a Praça São Félix, a partir das 20h. As quadrilhas são: 14, na modalidade roceira (adulto); 7 roceiras (mirim); 3 alegóricas (mirim) e 2 alegóricas (adulto). Além de 2 bois-bumbás.
O secretário Wilson Teixeira explica que na Praça São Félix, um grupo de jurados faz a escolha das melhores quadrilhas e boi da temporada 2006. Os moradores do Cabelo Seco ficarão responsáveis pelas barracas de comidas típicas e a Associação dos Artesãos de Marabá expõe à venda o artesanato local.

MISS CAIPIRA
A coordenadora Dina Rosa, da Secdetur, disse que nos próximos dias será feita uma reunião com representantes de quadrilhas para receber as fichas de inscrição das concorrentes a miss caipira, miss simpatia e miss mulata.
As misses serão escolhidas na praça São Félix, no dia 24 de junho, após o desfile dos 29 grupos na Av. Antonio Maia.

SESSÕES NA CÂMARA
O Prefeito Tião Miranda recebeu ofício n.º 151/06, da Câmara Municipal de Marabá e o encaminhou às secretarias municipais. O ofício da Câmara é um convite para que os secretários participem das sessões das quartas-feiras, alternamente, nas quais apresentem o Plano de Trabalho 2006 e os serviços disponíveis para atender à população de Marabá.
O ofício assinado pelo presidente da CMM, Maurino Magalhães, é resultado da aprovação do requerimento nº 17/06, de autoria do vereador Leodato Marques.

VACINA NA ZONA RURAL
Nesta segunda-feira, 5, a Divisão Extramuro completa o serviço de vacinação em mais de 40 localidades da zona rural, levando além da campanha de multivacinação, que tem como carro-chefe à vacina contra poliomielite, diversos serviços de saúde, como consultas de enfermagem, teste de glicemia e do pezinho, dentre outros.
A Equipe I que já percorreu 19 vilas e projetos de assentamento, fecha sua participação nesta campanha na Vila Itainópolis. Enquanto a Equipe II encerra as atividades na Vila União, onde trabalha todo o expediente desta segunda-feira. Na próxima quarta-feira será publicado um balanço dessa ação de saúde na zona, cujo principal objetivo é vacinar pelo menos 20% das crianças de zero a cinco anos, o que equivale a mais ou menos 5.081 crianças.

VACINA ANTI-RÁBICA
No sábado, 3, o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, realizou a intensificação da vacina anti-rábica na área urbana de Marabá. A campanha mobilizou mais 350 pessoas, que chagaram a vacinar um total de 25.390 animais, sendo 20.532 cães e 4.390 gatos da cidade.
A vacinação contra raiva prossegue a partir de hoje nos distritos mais distantes da zona urbana e na zona rural. Também aqui em Marabá, quem não vacinou seu animal no sábado, poderá fazê-lo a qualquer hora no CCZ. Hoje pela manhã, por exemplo, 60 animais foram vacinados naquele centro.
Em verdade, a campanha de vacinação anti-rábica acontece no mês de setembro, mas Marabá e outros cerca de 40 municípios promovem essa intensificação do controle da raiva, a fim de evitar a presença da doença nesses animais, o que não acontece no município desde 2002, justamente em função desse cuidado profilático.
A campanha tem como principal objetivo implementar a barreira imunológica em cães e gatos, evitando assim a circulação do vírus rábico e, conseqüentemente, prevenir a ocorrência de raiva humana transmitida por esses animais. O CCZ tem como meta vacinar 100% desses animais, sendo que para tanto está distribuindo vacinas em mais de 70 postos fixos em todos os núcleos de Marabá.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel - Jornalistas