10 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 893

NECESSIDADE DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS
Hoje, 09 de maio, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia encontra-se na Câmara Municipal onde presta esclarecimentos sobre a necessidade de contratação de 350 professores, em virtude da não aprovação de professores suficientes para preenchimento das vagas, principalmente na zona rural.
Há cerca de um mês, a prefeitura solicitou aprovação da Câmara para a contratação dos professores, incluindo um parecer do Ministério Público, que não recomendou por entender ilegal a contratação de professores sem concurso público. Raciocínio este acompanhado por dois vereadores que pediram a não contratação de professores e esclarecimentos por parte da Semed.
O prefeito Tião Miranda também se reuniu com os vereadores e a secretária Kátia Américo Garcia, na tentativa de esclarecer a necessidade de contratação, já que é entendimento do Governo Municipal que não havendo professores para preencher as vagas do concurso e não havendo a possibilidade de contratação sem concurso, os prejudicados serão os alunos da rede municipal.
Até o fechamento desse informativo o prefeito Tião Miranda, a secretária Kátia Américo e os vereadores estavam reunidos no gabinete da presidência da Câmara, onde Executivo e Legislativo discutiam uma solução legal para o problema, já que o MP entende ser ilegal a contratação sem concurso público. Amanhã maiores detalhes sobre essa reunião.

EDUCAÇÃO INFANTIL
No período de 15 a 23 de maio, a Semed realiza curso de capacitação de professores da Educação Infantil, sob o tema: “Como ensinar na Educação Infantil”, para 100 professores da rede pública municipal. O curso será realizado na Escola “Plínio Pinheiro”, localizada na Marabá Pioneira.
As aulas serão ministradas por professores da Unama em cinco turmas, com 20 alunos. Esta programação faz parte do convênio PMM/Semed – Governo Federal/MEC-FNDE, atendendo ao projeto de Educação Infantil – formação continuada para a Educação Infantil.
A programação consta o estudo dos conteúdos: Dificuldades na aprendizagem; O Lúdico na Educação Infantil; Limite e Autoridade na Construção da Aprendizagem; Pedagogia de Projetos e Organização e Tempo em Sala de Aula.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia lembra que o processo educacional começa logo nos primeiros contatos da criança com o ambiente escolar. “A Educação Infantil é a base para a continuidade dos estudos, portanto é de fundamental importância que os professores estejam bem preparados para ensinar as crianças”.

CASA DA CULTURA NO ENCONTRO INTERNACIONAL DO PROLER
O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen, participou no Rio de Janeiro do XI Encontro Internacional do Programa de Incentivo à Leitura (PROLER), a convite da Fundação Biblioteca Nacional, nos dias 03 e 04 de maio. Noé trouxe a Marabá diversas novidades para atuação das bibliotecas. Na próxima semana reúne-se com equipe técnica da Semed e coordenadores das bibliotecas públicas de Marabá, para falar sobre as propostas do PROLER.
O XI Encontro do PROLER, organizado pela Fundação Biblioteca Nacional, é inscrito no Programa Livro Aberto, da Política Nacional da Cultura, formulada pelo Ministério da Cultura.
A Diretora Executiva da Fundação Biblioteca Nacional, Célia Portella, em seu discurso de abertura do evento disse que “o PROLER não deve ser uma obra acabada, indiferente ao debate e às sugestões. A argumentação é a maneira mais apropriada de ver e rever, de avaliar e indicar novos caminhos. A experiência confirma ou aconselha modificações na argumentação”.
A programação realizada no Auditório Machado de Assis (RJ) contou com a participação do presidente da Biblioteca Nacional Muniz Sodré e da Diretora Executiva Célia e de conferencistas nacionais e internacionais.
Entre os conferencistas internacionais estavam: Sylvia Castrillón Zapatta (Colômbia) e Cecília Bettolli (Argentina). Entre os palestrantes nacionais estavam: Marisa Lajolo, que fala sobre o tema “O papel do professor na cadeia produtiva do livro” e Regina Zilberman, que trata do tema “A leitura como bem público” .
Noé von Atzingen explicou que nos últimos três anos o PROLER não foi realizado. “A reativação do Programa é muito importante para traçarmos novas propostas de atuação em bibliotecas”.

IMPORTÂNCIA DO PROLER
O Norte e o Nordeste do país levaram poucos representantes ao Encontro do PROLER. A participação de Noé von Atzingen foi de grande importância para a democratização da leitura nas bibliotecas de Marabá. A ação do PROLER tem grande repercussão na sociedade, ao atingir e envolver maior demanda de leitores.
A ação do PROLER interage com professores, bibliotecários, mediadores culturais, com instituições, empresas, governos federal, estadual, municipal, bibliotecas públicas e bibliotecas da escola, com ongs, com projetos quase anônimos.
Noé disse que o PROLER tem propostas de capacitação para bibliotecários e atendentes de bibliotecas; dá incentivos a publicação de livros voltados à Educação Infantil e incentiva propostas que motivem o hábito da leitura. “Na próxima Feira do Livro de Marabá, coordenada pela Fundação Casa da Cultura, haverá a promoção de diversas ações oriundas de propostas do PROLER. A Feira do Livro será realizada em agosto”.

SEMANA DE ENFERMAGEM
Tendo em vista as comemorações alusivas à Semana Brasileira de Enfermagem, por iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os enfermeiros de Marabá vão cumprir a programação descrita a seguir, no período de 10 a 12 deste mês.
Na quarta-feira, 10, das 8h às 13h, no Hemopa, acontece uma campanha de doação de sangue; às 19h30, no auditório da UEPA, acontece culto ecumênico de ação de graças.
Dias 11 e 12, às 14h, no auditório da SMS, acontecem eventos científicos (palestras e conferências). As inscrições são feitas no Coren, na Folha 31, Galeria Abaeté – Novas Marabá – próximo à Prefeitura. Maiores informações pelo fone 3322-6030.

DIA DAS MÃES NO CAPS
Acontece amanhã, 10, no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), a comemoração do Dia das Mães, para as cerca de 70 pessoas em tratamento naquele centro. A coordenação daquela unidade de saúde mental promete muita agitação e distribuição de brindes aos pacientes.
O CAPS oferece a sua clientela dois tipos de atividade: grupo terapêutico e de oficinas. Nos grupos terapêuticos os pacientes contam seus problemas à equipe técnica e são orientados a superá-los, inclusive com momentos de lazer; nas oficinas eles fazem trabalhos artesanais, como flores, fuxico, oficina de música e reciclagem.
É importante frisar que toda demanda de transtornos mentais é considerada paciente do CAPS. Para ser admitida naquele centro, mantido pela Prefeitura de Marabá, é necessário que a pessoa tenha um problema persistente, crônico ou severo. No entanto, apesar dessas situações, sejam isoladas ou em conjunto, o trabalho de ressocialização da equipe técnica do CAPS tem conseguido superar seus problemas dessas pessoas.

BOLETIM INFORMATIVO Nº 892

VACINAÇÃO PRORROGADA
De acordo com determinação da Sespa – Secretaria Executiva de Saúde Pública do Pará – a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, iniciada dia 24 de abril e término em 5 de maio, foi prorrogada até o dia 12 deste mês. A meta é vacinar o mínimo de 70% da população com 60 anos ou mais contra gripe, tétano, difteria, pneumonia e febre amarela.
Segundo a chefa da Divisão de Imunobiológico, Janaína Soares, até a sexta-feira, Marabá havia alcançado cerca de 69% de da meta. Agora, com a prorrogação, a idéia é chegar aos 90% dos idosos, desde que haja vacina. Caso isso acontece, Marabá receberá recurso em dobro da cota prevista para esta campanha.

NOVA ESCOLA NA VILA TRINDADE
Os moradores do Projeto de Assentamento Três Poderes ganham nova escola dentro de algumas semanas. A prefeitura de Marabá iniciou a construção da Escola “Adão Machado da Silva”, na Vila Trindade, para atender cerca de 260 alunos, de 1ª a 8ª série. A escola terá 04 salas de aula, diretoria, sala de professores, secretaria, pátio e depósito para merenda.
A obra contará com infra-estrutura elétrica e hidráulica, com poço para fornecimento de água potável. A construção encontra-se dentro dos padrões das demais escolas do município. A escola é construída com recursos do Fundef e recursos próprios do município. A escola funciona sob a direção de Gilmar Santos, em local precário, mas em breve os alunos terão um novo espaço mais amplo e confortável para estudarem.

VII FESTIVAL DE DANÇA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
O Departamento de Educação Física/Semed está organizando o VII Festival de Dança das Escolas Municipais, que será realizado dia 26 de maio, de 16 às 20h, no Centro de Formação “Cine Marrocos”, com a participação de 20 escolas. O tema central é Superação: O alimento da Alma.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia disse que o Festival tem por objetivo proporcionar aos alunos, aulas que estimulem a expressão corporal além de incentivar professores de Educação Física a incluir dança no conteúdo programático.
As apresentações obedecerão à seguinte ordem: 1- 1º ao 5º ano/Ciclos; 2- 6º ao 9º ano; 3- EJA. Não podem ser apresentadas danças folclóricas e de mídia (músicas com danças já coreografadas). Cada escola tem tempo máximo de 5 minutos para a apresentação.

MAIS ASFALTO NA CIDADE
A secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop)/PMM está realizando os serviços de asfalto e drenagem do perímetro urbano que liga a Folha 30 à Folha 34 e PA-150, às proximidades do Hospital Regional do Estado, em fase de acabamento.
O serviço é resultado da parceria entre Prefeitura de Marabá e Governo do Estado - programa Asfalto na Cidade.

JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES
Alunos de Marabá vão participar dos Jogos Estudantis Paraenses (JEP’s) que serão realizados em Conceição do Araguaia, de 24 a 28 de maio. O Departamento de Educação Física/Semed fez a triagem dos alunos que vão participar. Os escolhidos são os vencedores do último Torneio Estudantil de Marabá nas seguintes modalidades: atletismo (Escola Artur Guerra), handebol (Escola Geraldo Veloso), baquetebol (Escola Rio Tocantins – CAIC). Para as modalidades natação, judô e xadrez serão escolhidos alunos de escolas particulares.
Segundo o professor Nei Alves dos Santos, do Departamento de Educação Física/Semed, os atletas serão acompanhados pelos professores de Educação Física de cada escola e por um coordenador do Departamento. “A participação dos alunos nestes jogos é bastante saudável e é um importante elo para a conquista de novos amigos de diferentes municípios paraenses”.

NO FIM DE SEMANA TEM TORNEIOS DE PESCA
Com inscrições abertas desde 3 de abril, sendo a realização adiada por três vezes em conseqüência da enchente, a Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – realiza neste final de semana a quinta versão do “Pesque e Solte no Cais”, destinado a pescadores amadores, e II Torpem – Torneio de Pesca Esportiva de Marabá –, para pescadores profissionais. Enquanto o primeiro é do tipo pesca de barranco, o segundo é de barco.
Ainda existem kits à disposição dos interessados, que podem se inscrever na própria Semma, na Cidade Nova; Chic Lazer, na Marabá Pioneira; e Shopping Verdes Mares, na Nova Marabá. O Kit recebido no ato da inscrição, e pelo valor desta, é composto de caniço, linha e anzol, boné e camiseta personalizados. Também cada inscrito tem direito a dois cupons para lanches. Estão previstas 600 inscrições para o Pesque e Solte no Cais, ao valor de R$ 12,00; e 30 inscrições para o II Torpem ao valor de R$ 200,00.
Premiação – Para o Torpem, além dos troféus para as três primeiras classificações, existe prêmio para o primeiro e segundo colocados, que receberão um motor de 15 HP e um motor elétrico. Enquanto para o Pesque e Solte estão reservados sorteios de um microcomputador e uma rabeta.