30 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 908

ATENDIMENTO ODONTOLÓGIGO NA SEASP
Parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Assistência Social (Seasp) vai permitir a partir do dia 10 de junho atendimento odontológico nas dependências da Seasp. Trata-se de um prolongamento à assistência ao pessoal da zona rural não contemplado nas ações de saúde durante o deslocamento das equipes da Divisão Extramuro.
Também serão atendidos os participantes dos programas sociais mantidos pelo Seasp (Colibri, Peti, Crescer Cidadão, Conviver, Ceaca e Espaço de Acolhimento Provisório). A intenção é fazer cerca de 20 procedimentos odontológicos por dia.
O BPC é um benefício de 01 (um) salário mínimo mensal pago às pessoas idosas com 65 anos ou mais, conforme o estabelecido no Art. 34 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - o Estatuto do Idoso, e às pessoas portadoras de deficiência, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho. Está em vigor desde 1º de janeiro de 1996 e compete ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a sua operacionalização.
Em ambos os casos, a renda familiar per capita dos beneficiários tem de ser inferior a ¼ do salário mínimo.

COMÉRCIO EXTERIOR
Nesta quarta-feira, 31, no auditório Eduardo Bezerra (Secretaria Municipal de Saúde) acontece o Encontro de Comércio Exterior em Marabá e Região, coordenado pela Comissão de Comércio Exterior do Pará. O evento tem presença confirmada do prefeito Tião Miranda.
O encontro está previsto para as 14h (credenciamento) e abertura as 14h30, quando diversas autoridades farão uso da palavra, com destaque para Sérgio Nunes de Souza, coordenador geral da Secretaria de Comércio Exterior.
Às 15h30 inicia o primeiro painel – Produtos, serviços e soluções em comércio exterior – abordando subtemas como potencial exportador da região, que terá como palestrante o prefeito Tião Miranda; cultura exportadora, por Sérgio Nunes de Souza; pecuária exportadora, por Carlos Fernandes Xavier, dentre outros.
O segundo painel está previsto para às 19h20 e trará como tema “Fomento ao Comércio Exterior, trazendo como subtemas Balcão e linhas de crédito do Banco do Brasil; A área internacional e prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo e a importância do comércio exterior para o desenvolvimento do Estado do Pará.

BPC NÃO CONTEMPLA DOENTES

Devido à falta de peritos a Seasp não está fazendo as avaliações sócio-econômicas referentes a portadores de doenças que pretendem ingressar no BPC – Benefício de Prestação Continuada – do INSS. Esse serviço voltará à normalidade quando a Previdência Social alocar em Marabá novos médicos peritos.
Por enquanto somente estão sendo avaliados os casos que não dependem de peritos, ou seja, PBC por idade.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Acontece em Belém na quarta-feira, 31, reunião do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Executiva de Saúde Pública (Sespa) com representantes dos cinco municípios (Belém, Marabá, Santarém, Castanhal e Ananindeua) que firmaram o pacto do TAM – Termo de Ajuste de Metas – celebrado em junho de 2005 para os municípios aptos as ações de média e alta complexidade em vigilância sanitária. O evento que ocorrer das 8h às 18h, tem como palco o auditório da Escola do SUS, situado na Avenida Nazaré, 211.
Segundo Daniel Soares da Silva, chefe da DVS – Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SMS) de Marabá, os trabalhos de média complexidade são inspeções de distribuidoras de medicamentos e laboratórios de análises clínicas; enquanto as ações de alta complexidade são inspeções hospitalares e a centros de rádio-diagnóstico.
O encontro visa à prestação contas de recursos recebidos da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – gastos na aquisição de equipamentos e material de expediente, com vista a montagem da estrutura das vigilâncias sanitárias municipais. Marabá, por exemplo, recebeu no período 2004/2005 o equivalente a R$ 56.752,51 em investimento, valor este empregado na compra de dois microcomputadores (completos), um notebook, uma filmadora, uma câmara fotográfica, um automóvel Fiat Uno e material de consumo.
Na ocasião os municípios também vão solicitar ampliação dos recursos da Anvisa, visto que há época da firmatura do TAM, a DVS de Marabá, por exemplo, tinha repasses calculados em 170 mil habitantes e hoje o censo da saúde trabalha com 205 mil pessoas, ou seja, uma defasagem de 35 mil. (Foto/legenda: Uno Mile recém-adquirido pela DVS com recurso da Anvisa)

REDUÇÃO DE FARMÁCIAS
Marabá tem farmácias além do necessário e a proliferação desses estabelecimentos se deu de forma desordenada, sem obediência aos critérios exigidos em lei, cujo principal deles é a presença, durante o expediente, de um farmacêutico. Em meados de 2005, segundo levantamento da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS), havia 90 farmácias, quanto o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) não deveria passar de 20, ou seja, uma farmácia para cada 10 mil moradores.
De acordo com o chefe da DVS, Daniel Soares da Silva, depois do cadastro e inspeção dessas farmácias e drogarias a quantidade caiu para cerca de 80. Mas, a tendência é que fique em 70 até o final do ano e, posteriormente, vá reduzindo até o máximo de 60 estabelecimentos. A redução se deu pelo fechamento, venda e junção de farmácias.
Ainda conforme Daniel, somente 20 farmácias estão devidamente legalizadas em Marabá; 30 delas estão em processo de licenciamento; duas estão interditadas, porque não reúnem as condições mínimas de funcionamento.
Indagado se essas drogarias legalizadas têm o profissional exigido em lei durante todo o expediente, Daniel disse que falta farmacêutico em Marabá, por isso o serviço é prestado de modo compartilhado entre eles. E embora seja um erro, foi à maneira encontrada para solucionar o problema, porque existem apenas cerca de 30 profissionais para 80 estabelecimentos.

VIVA SEM CIGARRO
Considerado Dia Mundial Sem Tabaco, o 31 de maio é dia de luta contra o tabagismo, vício responsável por graves doenças como câncer de diversos tipos, enfisema, bronquite, angina e infarto, derrame cerebral, arteriosclerose, infecções respiratórias úlceras, dentre outras. Por isso, você fumante, procure parar de fumar e consiga adeptos para esta causa, porque para viver bem e curtir tudo o que a vida lhe oferece, você e seus amigos precisam de pulmões sadios.
Com objetivo de reduzir os efeitos danosos do tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza exposição de painéis dia 31, a partir das 8h30, na Praça Duque de Caxias. Na ocasião também haverá distribuição de folder e palestras, proferidas por médicos e enfermeiras, esclarecendo todas as conseqüências do hábito de fumar. Lembre-se da campanha: “Fumaça não tem graça – Apague o cigarro, apague o câncer”, é o que preconizam os estudiosos do assunto.

MOSTRA FOLCLÓRICA
A Semed enviou à direção das escolas as fichas de inscrições para a IX Mostra Folclórica das Escolas Municipais. Os professores interessados em coordenar grupos para participar da apresentação, devem entregar as fichas preenchidas no Departamento de Educação Física/Semed até dia 26 de junho.
A IX Mostra Folclórica será realizada no Dia do Folclore, em 22 de agosto, sob o tema “Arte, Invenção e Criação”.
Segundo Aparecida Miranda, do Departamento de Educação Física/Semed, o tema é bastante amplo, para que as apresentações possam abranger danças regionais e nacionais, pesquisas, painéis, culinária, enfim todos os aspectos relacionados ao folclore.

HORTICULTURA
A equipe do setor social da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) reuniu-se recentemente com 13 famílias da Vila São José (Km-8 da Transamazônica) para tratar da retomada do Projeto de Horticultura e Avicultura. São projetos de geração de renda para as famílias de ex-catadores no antigo lixão.
A assistente social da Sevop, Marlene Santos, explica que a retomada da horticultura agora, após o período das chuvas, favorece o crescimento das hortaliças e legumes.
Na reunião, as famílias da Vila São José puderam conhecer o projeto escrito que inclui o plantio de cebolinha, coentro, alface e couve, na 1ª etapa. Marlene explica que no momento está sendo preparada a área com adubo correto, em seguida a Sevop deve solucionar o problema de irrigação.
Vinte pessoas que trabalham no Projeto Horta Comunitária participaram de um Curso de Compostagem (Preparação de Adubo), realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo é fornecer meios para que os ex-catadores do antigo lixão, tenham conhecimento técnico para preparar o adubo e renovar a plantação de hortaliças em 2006.
A Horta Comunitária é um projeto social em que secretarias municipais unem atividades em benefício dos ex-catadores de lixo, buscando dar subsídios para que se mantenham com o consumo e venda da horta comunitária.

PROGRAMAÇÃO PARA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) e secretaria municipal de Educação (Semed) elaboram uma programação especial para comemorações do Dia de Meio Ambiente, em 05 de junho.
De 05 a 09 de junho, o Departamento de Educação Ambiental/FCCM desenvolve diversos trabalhos voltados ao tema. Serão realizadas oficinas de teatro, pintura e colagem, reciclagem e música, além de uma trilha ecológica, na Chácara do presidente da Fundação, Noé von Atzingen, quando a garotada será acompanhada por um instrutor que explica a família das árvores catalogadas na área e também dá informações sobre a fauna do local.
A Oficina de Teatro será realizada por professores do Centro de Formação “Cine Marrocos”; a de Pintura e Colagens, por Marluce Caetano, da Casa do Professor; Reciclagem pela artista plástica Creuza Salame e professor Éder Carvalho; Música pela professora de música Mirtes Emília.
No primeiro dia da programação, em 05 de junho, haverá uma palestra de sensibilização aos cuidados ambientais, na Casa da Cultura, às 8h. A palestra será feita pela equipe da Semma, que também apresentará de forma lúdica, através do Teatro de Fantoches, as razões para a preservação do meio ambiente.
Também em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente, iniciada nesta segunda-feira, 29, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza extensa programação na sexta-feira, 2 de junho, na Praça São Francisco, no horário das 8h às 18h, com a participação de algumas escolas próximas àquele logradouro, bem como a comunidade do entorno da praça.
A programação consiste principalmente de educação ambiental, com antecipação do projeto “Queimadas Urbanas”, cujo processo se inicia com o período de estiagem, em curso a partir do final deste mês e que tem o pico nos meses de agosto e setembro.
Serão ainda exibidos teatro de fantoches e mostra de murais, com as principais atividades da Semma (fiscalização, monitoramento de atividades, pesque e solte e defeso da piracema). Na ocasião serão distribuídas mudas de várias essências e plantas ornamentais, seguidas de palestras de conscientização sobre como plantar e a importância de áreas verdes na cidade.
Essa mesma programação será exibida na quinta-feira, 1º, na Escola Liberdade. A Semma participará ainda das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente na Fundação Casa Cultura, sempre na busca da sensibilização das pessoas para um meio ambiente saudável.

EXTRAMURO NÃO PÁRA
Depois de vacinar crianças em mais de 25 comunidades da zona rural, inclusive no sábado e domingo, as equipes da Divisão Extramuro seguem em ritmo acelerado até dia 5 de junho, quando encerram a ação de saúde nas 33 localidades previstas. Hoje, 30, a Equipe I trabalha, durante o expediente, na localidade Boa Esperança do Burgo; amanhã, 31, estará das 14h às 17h no PA Estrela do Norte.
Depois de trabalhar ontem, 29, das 8h às 12h na Vila Morajuba e das 14 às 17h, na vila Zumbi, a Equipe II utilizará esta terça-feira apenas para deslocamento, voltando a atender amanhã, 31, das 8h às 12h na vila Tainá e das 14 às 18h em vila Boa Vista.
O atendimento rural está previsto para encerrar em 5 de junho e consiste de consultas de enfermagem, teste de glicemia e do pezinho, além da aplicação de vacinas, que têm como carro-chefe a antipólio, destinada a crianças de zero a cinco anos de idade. Na zona rural a campanha de multivacinação começa mais cedo, enquanto na área urbana tem como dia “D” 10 de junho.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social
- Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas