31 agosto 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 964

HOJE TEM ANIVERSÁRIO DO SACI
Um coquetel com início às 10 horas de hoje (31), foi oferecido aos usuários do Saci – Serviço de Atendimento ao Cidadão – pela passagem de seu oitavo aniversário, comemorado neste mês. O prefeito Tião Miranda prestigiou o aniversário acompanhado do gerente do Saci Natã Oliveira, entre outras autoridades e convidados.
Dentre os serviços prestados pelo Saci, através de seus diversos parceiros, está o fornecimento de carteiras de identidade, através da Polícia Civil, que em média entrega mais de 1,3 mil documentos/mês.
Também se destaca o Sine – Sistema Nacional de Emprego – que, em parceria com o empresariado local, consegue vagas de trabalho para muita gente em Marabá. O Sine ainda oferece cursos de qualificação, geralmente em parceria com o governo do Estado ou Prefeitura de Marabá; requer junto a Caixa Econômica o Seguro Desemprego formal e para os pescadores no período do defeso da piracema.
Por intermédio do Proger – Programa de Geração de Emprego e Renda –, financiado com recurso do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que tem como agente financeiro o Banco do Brasil, o Sine oferece apoio a projetos de aquisição de máquinas e equipamentos. Ainda nessa linha, por meio do Banco do Cidadão (governo do Estado/Banpará), auxilia pequenos empreendedores a obter linha de crédito, através de associações.
Neste período o Sine realiza quatro cursos profissionalizantes com apoio da Prefeitura de Marabá: Curso de Pedreiro, no Centro Comunitário Nova Vida, em são Félix; Curso de Pintura, para duas turmas, na Associação de Moradores da Liberdade; e Curso de Biscuit (massas modeladoras), na Associação das Mulheres de Morada Nova; e ainda na mesma associação, Curso de Pintura em Tecidos.
Com previsão de acontecer agora em setembro, com apoio do governo estadual, existem três cursos: Eletricidade de alta e Baixa Tensão; Manutenção de Microcomputadores; e Auxiliar de Contabilidade.

AGRICULTURA FAMILIAR
Com o total de 162 Projetos de Assentamentos (PA) e mais 3,5 mil famílias assentadas, Marabá não produz farinha de mandioca de boa qualidade para atender ao consumo local, havendo necessidade de importar o produto do nordeste paraense, a exemplo da região bragantina, onde se produz uma das melhores farinhas de mandioca do Brasil.
Uma parceria entre a Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), e as prestadoras de serviço Amazon Rural e Copserviços, vai fomentar, a partir deste ano, a plantio de mandioca no entorno da Vila Brejo do Meio, com vista à produção de matéria-prima para uma fábrica de farinha adquirida para aquela região.
O processo de preparo da terra, com vista ao plantio de mandioca, começa agora e pretende abranger seis PA, devendo os micros produtores rurais receber apoio financeiro do projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) do Banco do Brasil, de forma individual, mediante projetos elaborados pelas prestadoras de serviço.
Em muitas propriedades haverá necessidade de trator de esteira, que será contratado a R$ 160,00 a hora, cujo recurso virá do DRS; trator de rodas com os apetrechos de preparo da terra, inclusive óleo e operador, será fornecido, inteiramente grátis, pela prefeitura.
A idéia é plantar o equivalente a 2,5 hectare (ha) por agricultor, os quais, seguindo à risca as recomendações técnicas, podem alcançar até 20 toneladas de mandioca/ha, ou seja, triplicando a produção atual que é de cerca de seis toneladas/ha.
A farinha constitui um dos principais produtos da mandioca, e seu uso é muito difundido em todo o país, fazendo parte da refeição diária de muitos brasileiros. É um alimento rico em carboidratos e fibras e, quando integral, contém um pouco de proteína, cálcio, fósforo, sódio e potássio.
A tecnologia de fabricação da farinha é simples, mas exige alguns cuidados no seu desenvolvimento. A seleção da matéria-prima adequada, a higiene e os cuidados durante todo o processo de fabricação, são fatores fundamentais para garantir um produto de qualidade. O rendimento médio é de 25 a 30%, dependendo da variedade de mandioca e da eficiência dos equipamentos utilizados.
Para a fabricação da farinha de qualidade, o produtor precisa observar os procedimentos recomendados para o processamento de alimentos: localização adequada da unidade de processamento, utilização de medidas rigorosas de higiene dos trabalhadores na atividade; limpeza diária das instalações e equipamentos; matéria prima de boa qualidade; tecnologia de processamento, embalagem e armazenagem adequadas.
Segundo o agrônomo da Seagri, Deibson Varanda, no sudeste paraense, além de utilizarem mandioca rústica, de baixa produtividade, os fabricantes de farinha não seguem normas rigorosas de qualidade no momento de torrar a farinha, o que normalmente resulta num produto de pó queimado, devido à falta de controle da temperatura do forno.
Para aprimorar a qualidade/produtividade, alguns cuidados serão observados no decorrer dos anos, como a introdução de um banco genético para escolher os melhores e mais produtivos tipos de mandioca para a região, bem como promover treinamentos aos produtores com vista ao aperfeiçoamento da produção. Mas, para isso, segundo Deibson, é preciso tempo e muita paciência, visto que o agricultor local não aceita facilmente mudanças em seu hábito de produzir.

SEMED FAZ PARCERIA COM FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA
Um convênio firmado entre a Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM) e Prefeitura de Marabá, através da Semed, permite que alunos da rede pública participem de atividades educativas na área do parque, ocasionando a troca de conhecimentos e informações sobre a biodiversidade da região.
A secretária de Educação, Kátia Américo Garcia disse que o convênio foi firmado graças à sensibilidade do presidente da FZM, Jorge Bichara Neto e do prefeito Sebastião Miranda Filho, que reconheceram a importância da educação ambiental.
Entre as cláusulas do convênio, a Prefeitura de Marabá cede um funcionário graduado em Ciências para a FZM, para ajudar na implementação e manutenção dos projetos educativos que atendam professores, estudantes e escolas; além disso, a PMM repassa à fundação uma cota de mil litros de combustível por mês, para ajudar no transporte de funcionários e na manutenção dos projetos educativos.
Enquanto a Fundação Zoobotânica se compromete a manter e dispor seu acervo de livros, vídeos e fotos sobre fauna, flora e educação ambiental para consultas e pesquisas escolares; manter projetos científicos e culturais que contribuam para a preservação da fauna e flora; realizar projetos e eventos educativos junto às escolas e público em geral e apoiar atividades ambientais de educadores visando um enriquecimento pedagógico.
O Termo de Compromisso foi assinado no final do primeiro semestre deste ano e tem validade até o final de dezembro, quando encerram o ano letivo das escolas da rede municipal.
As visitas são periódicas e os estudantes são acompanhados na área do parque por guias da FZM, os quais orientam sobre a fauna e flora. “É um momento muito interessante, porque desperta a curiosidade e interesse dos alunos pela fauna e flora. As perguntas não param e educadores ambientais sentem prazer em fazer do parque uma grande sala de aula”, avalia Nilton Rios, da coordenação de ensino da Semed.

TORNEIO DO SERVIDOR PÚBLICO
Hoje, 31, pela manhã, o secretário municipal de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira reúne-se com representantes de todas as secretarias municipais, para tratar da realização do tradicional Torneio do Servidor, que ocorre sempre nos meses de setembro e outubro. A reunião ocorre no Ginásio Poliesportivo de Marabá, na Folha 16.
O Torneio do Servidor será realizado no Clube da Vale, Folha 17, na modalidade Futebol Society, no período de 15 de setembro a 28 de outubro. As inscrições podem ser feitas na sede da Secdetur, com a equipe do Departamento de Desporto.
A final do torneio ocorre sempre dia 28 de outubro, com uma premiação especial em homenagem a Dia do Servidor Público.

CENÁRIO VIVO NO DESFILE EM HOMENAGEM À PÁTRIA
A Casa da Cultura será representada por 80 alunos que estudam na Escola de Música “Moisés Araújo”, no desfile em homenagem à Independência do Brasil, a ser realizado dia 4 de setembro, na Av Paraíso, Cidade Nova.
A coordenadora da Escola de Música, Mirtes Emília, está coordenando a garotada que vai se apresentar. “Será uma espécie de cenário vivo das realizações da Casa da Cultura”.
Os núcleos de Botânica, Zoologia, Grupo Espeleológico, Arqueologia e Escola de Música serão representados por crianças caracterizadas como flores, animais e plantas diversas. Na ocasião, também apresentam personagens da “Canção da Momô”, musical que será apresentado pelos alunos da Escola de Música em homenagem ao Dia da Árvore, em 21 de setembro.

HOMENAGENS AO DIA DA PÁTRIA COMEÇAM AMANHÃ
A programação em homenagem à Independência do Brasil em Marabá começa amanhã, 1º de setembro e termina dia 7, com a parada estudantil e militar na Av. Antônio Maia. Serão 11 desfiles nas zonas urbana e rural. O tema geral da programação deste ano é “Brasil: um país de muitas cores e muitas raças”, que procura trabalhar a miscigenação brasileira.
Alunos da Vila União desfilam amanhã, às 8h, no espaço entre a rua Tonniolo e Rio Preto, onde a prefeitura construirá uma praça. Também no dia 1º apresentam-se os alunos da Vila Santa Fé, às 16h, na rua principal. As duas vilas ficam na estrada do Rio Preto. A Banda Municipal de Música acompanha desfiles na zona rural e zona urbana.
A organização dos desfiles é de competência da Semed, que coordena também a banda marcial com 105 componentes. Para o desfile na Vila União deslocam-se 60 servidores da Semed e 50 componentes da Banda Marcial. Entre os servidores estão técnicos e equipe da Merenda Escolar, que vão ajudar a organizar o desfile e distribuir lanche aos participantes.
No dia 2, sábado, a banda segue para Morada Nova (manhã) e Murumuru (tarde), onde desfilam escolas daquelas comunidades. No domingo, 3, desfilam estudantes do pólo São Félix (manhã) e vilas Canaã e Cedrinho (tarde). No dia 5 acontece a Corrida da Raça, na Nova Marabá, com participação de 500 estudantes de 11 a 16 anos. Nesse mesmo dia ocorrem desfiles nas vilas São José (km 8) e Brejo do Meio.
No dia 7 de Setembro, quinta-feira, onze escolas, seis entidades e 1,8 mil militares passam pela avenida Antonio Maia na quinta-feira da próxima semana. Entre as escolas, cada uma levará até 100 alunos. A programação inicia 8 horas e tem previsão para encerrar às 10h30.
Antes do desfile do dia 7, a partir das 7 horas, haverá concentração na Praça Duque de Caxias, com hasteamento das bandeiras, as 7h30. Em seguida, as autoridades passam em revista à tropa e às 8 horas, começa o desfile na Avenida Antonio Maia.
Pela ordem, os projetos desenvolvidos no Centro de Formação e Qualificação do Ensino Fundamental “Cine Marrocos”, a Banda Marcial e o Grupo de Ginástica Rítmica Desportiva serão os primeiros a desfilar.
Depois virão a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), e os projetos Conviver, Crescer Cidadão e Ceaca. Seguidos então pelas escolas Branca de Neve e Mário Thomazelli, do Sesi. Ainda as escolas municipais e estaduais dos pólos da Marabá Pioneira (José Mendonça Vergolino, Judith Gomes Leitão, Plínio Pinheiro e Santa Rosa), Nova Marabá (Jonathas Pontes Athias, Felipa Serrão Botelho, Odílio Maia, João Anastácio de Queiroz e Gaspar Vianna) e Cidade Nova (Acy de Jesus Barros e Anísio Teixeira).
Atrás delas, entram Clube de Desbravadores, Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente, Igreja Adventista do 7º Dia, Igreja Assembléia de Deus, Associação de Ciclismo de Marabá e Grupo de Escoteiros. E finalmente, os militares do Exército Brasileiro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros encerrarão a parada.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel