19 junho 2007

Boletim Informativo nº 1138

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA RUI BARBOSA
A prefeitura de Marabá inaugura nesta quinta-feira, 21 de junho, a reconstrução da Escola Rui Barbosa em Murumuru, às 17h, quando o prefeito Sebastião Miranda fará a entrega oficial da Escola à comunidade.
Sob a administração da Diretora Marlene Soares, a escola localizada na Av. Brasil, 163 – Murumuru, possui cinco salas de aula e atende cerca de 260 alunos, em turmas da Educação Infantil ao 9º ano. A escola ganhou reforma de telhado, forro, piso, salas de aula, banheiros e setor administrativo. Também ganhou melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas e nova pintura.
A reconstrução da Escola “Rui Barbosa” melhorou a qualidade do prédio. Agora mais arejado e iluminado é mais um estímulo para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.
NOVA ESCOLA EM SÃO FÉLIX III
A prefeitura de Marabá iniciou os serviços de aterramento da área onde será construída a nova Escola “Manoel Cordeiro”, em São Félix III, na rodovia PA-150. O prefeito Tião Miranda autorizou a colocação de 5 mil e 400m² de aterro para a construção da escola que terá seis salas de aula, sala de professores, diretoria, banheiro, sala de leitura, cozinha e poço artesiano.
O núcleo São Félix III vem crescendo bastante e a nova sede da escola vai abrigar os 130 alunos do Ensino Fundamental, que estudam na sede antiga, alugada pela prefeitura e também receberá os novos alunos que não vão mais precisar deslocar-se para locais mais distantes para estudar.
A escola será feita com recursos do Fundeb, pela Construtora JESAA Ltda, vencedora da Licitação na modalidade Tomada de Preços, sob o nº 29/2006/CPL/SEVOP. O valor da obra é de R$706.430,82
VALE JUVENTUDE VAI ATENDER 500 JOVENS DA LIBERDADE
Ontem, 18 de junho, ocorreu o lançamento do Programa Vale Juventude em Marabá, no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”, com a presença de representantes da Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde.
O projeto Educação Afetivo-Sexual do Programa Vale Juventude está sendo realizado até dia 22 de junho, para 29 servidores das secretarias citadas. Ao final será formulado um projeto para atender adolescentes em situação de risco. O projeto busca atender inicialmente 500 jovens do bairro Liberdade, em especial os estudantes da Escola “Irmã Teodora”.
Este programa está sob coordenação do Instituto Aliança contratado pela FVRD para desenvolvê-lo no Pará nos municípios de Marabá, Parauapebas, Abaetetuba e Barcarena. Os formadores do curso em Marabá são: a psicóloga Emanuelle Oliveira, a pedagoga Márcia Campos (coordenadora geral do Instituto Aliança), o psicólogo Francisco Cabral e a assistente social Vilma de Souza.
O Instituto Aliança fez levantamento das necessidades dos jovens da Liberdade e a partir daí, a FVRD decidiu iniciar o programa naquele núcleo. O Vale Juventude incentiva o desenvolvimento pessoal, social e produtivo de adolescentes e jovens entre 11 e 19 anos. Também prevê um programa de educação afetivo-sexual nas escolas, nas unidades de saúde e de assistência social próximo às escolas, por um período de três anos.
Para os garotos de 11 a 14 anos, o programa busca ampliar o acesso às atividades desportivas e de educação através da arte. Para os jovens de 15 a 19 anos, o Programa desenvolve a formação em agentes de desenvolvimento territorial, aproveitando as oportunidades de participação social, especialmente no bairro em que moram. O grande objetivo é a redução de vulnerabilidades dos jovens a DST’s, gravidez não planejada, drogas e desemprego, por meio da valorização e desenvolvimento de seus potenciais.
PREGÃO ELETRÔNICO PARA AQUISIÇÃO DE LIVROS
A Comissão Municipal de Licitação (CML) torna público que realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico para aquisição de livros didáticos a serem utilizados pelos alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), sob coordenação da Semed. O programa EJA representa uma forma de acelerar os estudos do ensino fundamental, para alunos que não tiveram oportunidade de fazer em período regular. Os livros a serem adquiridos através da licitação serão muito importantes para o acompanhamento e aprendizagem dos alunos.
O edital completo do Pregão Eletrônico nº. 019/07, menor preço por item, pode ser retirado no Site www.comprasnet.gov.br. A abertura será no dia 26 de junho, às 14h, horário de Brasília. Objeto: Aquisição de livros didáticos - EJA, especificações/Anexo I, do edital, em atendimento a Lei Federal n.º 8.666/93 e suas alterações e Lei n.º 10.520/02. Informações pelo fone (94) 33225272 ou pelo e-mail cml@skorpionet.com.br ou na sede da CML, localizada na Fl. 32, Qd. 09, Lt. 01, N. Marabá. Marabá (PA).
PROGRAMAÇÃO VERÃO 2007
A Secdetur já divulga a programação oficial do veraneio em Marabá durante o mês de julho. Sob o tema “A praia é meu sol e o rio é minha vida”, o secretário Wilson Teixeira faz a distribuição pela cidade, em pontos estratégicos, dos cartazes com a programação especial para veranistas e turistas que lotam a cidade nesse período.
EVENTOS DATA LOCAL
XXI EXPOAMA
Exposição Agropecuária de Marabá 30/06 a 08/07 Parque de Exposições Agropecuário
XIV Baile dos Anos 60 06/07 Clube da Maçonaria
Festival de Folclore em Marabá 07/07 Orla
Marabá Rock 20/07 Praça São Félix de Valois
XIII Maraluar 21/07 Praia do Tucunaré
V Orla Folia 27,28 e 29/07 Orla Sebastião Miranda

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel