21 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1236

DIVISA VAI FISCALIZAR AÇAI

Uma equipe da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da SMS, composta pelo coordenador Daniel Soares e a técnica em Vigilância Sanitária Vandecinda Monteiro de Souza está em Belém para participar do “Treinamento para Técnico em Vigilância Sanitária Sobre as Boas Práticas de Produção do Açaí”, para em seguida atuarem nos estabelecimentos de produção e venda da polpa dessa fruta.

A vigilância ao açaí tornou-se obrigatória a partir da suspeita de contaminação do fruto com fezes e urina do besouro barbeiro, transmissor do mal de chagas, que já levou a morte pelo menos quatro pessoas em Belém e região. O curso acontece nos hoje e amanhã (21 e 22 de novembro) e é promovido pela Vigilância Sanitária da Sespa.

OUTROS TREINAMENTOS

No período de 19 a 21 estão participando do “Treinamento sobre Sinan-Net Hanseníase”, também promovido pela Sespa em Marabá, os servidores da SMS Naziana Silva Bezerra, coordenadora da Divisão de Hanseníase e Tuberculose e o digitador Fernando Daniel Pereira Alves.

Encerra hoje (21), em Brasília, o II Seminário Nacional de Vigilância em Doenças e Agravos não Transmissíveis. Estão participando pela SMS as enfermeiras Ana Raquel Santos Miranda, coordenadora da Vigilância à Saúde e Cícera Pereira Lima, da Divisão de Epidemiologia.

Também acontece hoje (21) em Marabá o Seminário Regional da Escola Técnica do SUS – ETSUS – com objetivo de discutir “O Papel da ETSUS: Limites e Possibilidades”. Dele participam pela SMS Jânia Regina Milhomem, coordenador do PACS/PSF (Programa Agente Comunitário de Saúde/Programa Saúde da Família); Regina Célia Albuquerque (Divisão de Recursos Humanos); Ana Amélia Braga (Divisão de Educação em Saúde); Elizabeth Marques, auxiliar de consultório odontológico; e Francemir Amorim, técnica de enfermagem.

AÇÃO INTEGRADA DE SAÚDE

Uma equipe da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro promove amanhã (22) na comunidade Patauá uma ação integrada de saúde, com diversos atendimentos básicos, a exemplo de consultas médicas, de enfermagem e procedimentos odontológicos.

Também consta do atendimento aquela comunidade a coleta de material para exame Preventivo do Colo do Útero (PCCU), vacinas, aviamento de receitas médicas (farmácia básica), verificação de pressão arterial e teste glicêmico rápido.

FARMÁCIA POPULAR AGUARDA FIOCRUZ

A Secretaria de Saúde está até mesmo com o modelo da placa de inauguração pronto, mas necessita de confirmação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a data de inauguração da Farmácia Popular do Brasil em Marabá, inicialmente prevista para 5 de dezembro.

A Farmácia Popular é um programa do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fiocruz adquire os medicamentos de laboratórios públicos ou privados, quanto necessário, e disponibiliza-os nessas farmácias a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.

A unidade de Marabá está instalada na Folha 32, em frente à Estação Rodoviária. Em todo o Pará a Farmácia Popular do Brasil tem 32 unidades, instaladas em mais de 25 municípios. Aqui, caso o programa funcione dentro das expectativas, haverá possibilidade de outras unidades nos núcleos mais populosos.

PCCU ENCERRA DIA 25 NA ZONA RURAL

A campanha do Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU), iniciada na segunda quinzena de outubro na zona rural será encerrada no domingo (25), na Vila Santa Fé, depois da equipe da Extra Muro atender mais de 25 comunidades campesinas.

Ainda será coletado material esta semana nas vilas São Raimundo, dia 23; Três Poderes e Nova Via, dia 24. O PCCU é destinado a toda mulher que tem ou já teve atividade sexual, em especial àquelas que estão na faixa etária de 25 a 59 anos devem submeter-se a exame preventivo periódico.

Inicialmente deve ser feito um exame a cada ano e, caso dois exames seguidos (em intervalo de um ano) apresentem resultado normal, o exame poderá ser realizado em intervalos de três em três anos.

IX FÓRUM DE EDUCAÇÃO

Nos dias 22 e 23 de novembro, será realizado em Marabá o IX Fórum Municipal de Educação, sob o tema: Qualidade e Valorização do Magistério. O evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 8h. As inscrições são feitas no local. Cada escola recebeu três fichas de inscrição e a escolha dos participantes fica a critério da equipe gestora. O Fórum é coordenado pelo Plano Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação e Semed.

A programação inclui palestras com o professor mestre Paulo Eduardo dos Santos, do Mato Grosso, que falará sobre o Plano e Qualidade de Ensino. O palestrante é presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). O médico Nagilson Amoury falará sobre a saúde do professor e o professor Raimundo Félix de Lima, palestrante em Fórum Internacional de Educação, abordará a temática Valorização do Magistério.

A coordenadora de Ensino/Semed Vera Froz disse que a programação dos dois dias do Fórum inclui mesa redonda para tratar da elaboração de Plano de Educação, traçando objetivos, metas e diretrizes.

SOCIALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESCOLAS COM PDE

Em 29 de novembro, será realizada a socialização de atividades das 39 escolas municipais beneficiadas com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O PDE é um programa desenvolvido pelo MEC cujo objetivo é melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem nas escolas públicas do município.

A coordenadora de Ensino/Semed Vera Froz explica que as escolas terão a oportunidade de mostrar os avanços conseguidos durante o ano letivo de 2007, graças ao apoio do PDE.

De acordo com informações do MEC, o PDE pretende mostrar à sociedade tudo o que se passa dentro e fora da escola, realizando uma grande prestação de contas. Se as iniciativas do MEC não chegarem à sala de aula e beneficiarem a criança, não se conseguirá atingir a qualidade que se deseja à educação brasileira. Por isso, é importante a participação de toda a sociedade no processo.

ENCONTRO PEDAGÓGICO

No dia 27 de novembro, à tarde, a Semed reúne-se com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais que participaram do curso de formação em 2007. A reunião será no auditório do Itaiúnas Hotel, localizado na Folha 30.

Vera Froz disse que os participantes vão socializar as atividades realizadas com apoio do curso de formação. O evento marca o encerramento do curso para gestores e coordenadores durante este ano.

PLANEJAMENTO DO ANO LETIVO DE 2008

A Semed está fechando a elaboração do Planejamento 2008 para as escolas do município. Inicialmente o Planejamento será aprovado em cada escola, que deverão acrescentar, através de assembléia, suas necessidades para o novo ano letivo. No período de 26 de novembro a 3 de dezembro, ocorrem as reuniões com os 85 gestores escolares no auditório da Semed.

A coordenadora de Ensino/Semed Vera Froz explica que em assembléia geral que deve ser realizada em dezembro, no Centro de formação “Cine Marrocos”, todas as propostas serão condensados e aprovadas num único documento.

RECITAL DA CASA DA CULTURA

Alunos da Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá, participam de aulas voltadas à realização de um recital no dia 8 de dezembro, no auditório do Centro de Formação “Cine Marrocos”, a partir das 19:30h. A coordenadora da Escola, Júlia Lino, explica que o recital marca o encerramento das atividades feitas durante este ano e mostra as habilidades musicais dos alunos.

Júlia Lino disse que a FCCM busca meios para trazer três ex-alunos da Escola de Música que hoje fazem licenciatura em Música, na UEPA/Belém, para participarem desse recital. São eles, Julianne Barbosa de Souza, Deseli Jesus e Ronie Silva. “Os três alunos gostaram de estudar em nossa escola, tanto que resolveram fazer curso superior na área”.

A coordenação da Escola de Música ainda não definiu o tema da apresentação porque repertório será bastante diversificado e está ocorrendo dúvidas quanto ao tema adequado.

GESTAR 2008

As ações do Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar) em Língua Portuguesa e Matemática da Semed também estão sendo planejadas para 2008. Trata-se de um programa de formação continuada na modalidade presencial e semipresencial para capacitação de professores de 1º ao 9º ano, orientado pelo MEC, com abordagem de uma nova metodologia para ensinar aos alunos.

São encontros mensais que reúnem os professores da área urbana por pólo (Nova Marabá, Cidade Nova, Núcleo Pioneiro e Morada Nova/São Félix). Os professores da zona rural participam de outros programas, como o Escola Ativa, por exemplo.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o canaldotempo.com, a previsão para quarta é tempo parcialmente nublado; amanhã, predominância de sol; de sexta-feira (23) até 30 de novembro podem ocorrer trovoadas esparsas. A chance de precipitação hoje (21) é 20%. A temperatura entre 24º e 34ºC.

O Climatempo prevê que esta quarta-feira será de sol com algumas nuvens. Não chove. Na quinta e sexta-feira, sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. A umidade do ar fica hoje entre 43 e 67%.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas