08 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1229

SAÚDE FAZ PANFLETAGEM PELO PCCU

Com objetivo de convidar as mulheres da faixa etária de 25 a 59 a fazerem o exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), cuja campanha na área metropolitana de Marabá inicia no sábado (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Educação em Saúde, promove amanhã (9) panfletagem em diversos pontos da cidade.

O panfleto contendo informações sobre câncer de mama e do colo do útero será distribuído em áreas estratégicas, de grande fluxo, como a região comercial da Marabá Pioneira, Nova Marabá, Cidade Nova e Trevo da Transamazônica.

Na cidade a coleta de material vai até 16 deste mês e na zona rural, que teve início ainda em outubro, através da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro, prossegue até 25 de novembro, com a possibilidade de ser ampliada. Hoje uma equipe está se deslocando para atender amanhã (9) as comunidades de Macaco Careca e Josinópolis; Capistrano de Abreu (dia 10) e Vila União, dia 11.

A meta da SMS é coletar mais de 12 mil amostras para exame do PCCU, mas a zona rural, com potencial para mais de 2.000 coletas, está prejudicada, porque a estratégica montada por aquela secretaria não surtiu o efeito desejado.

Segundo o secretário de Saúde, Pedro Corrêa Lima, a intenção era centralizar as equipes nos núcleos maiores e avisar as comunidades do entorno para convergirem a esse ponto. No entanto, o esquema falhou principalmente devido à falta de transporte na zona rural. Diante dessa situação, o secretário vai reunir sua equipe e montar nova estratégia, nem que isso resulte num pouco mais de despesa.

PROCON INTENSIFICA A FISCALIZAÇÃO EM MARABÁ

O Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor (Procon) vai atuar mais diretamente no comércio marabaense, através de uma equipe de fiscalização que receberá treinamento especial para o trabalho. A coordenadora do órgão em Marabá, Mariléia Oliveira, disse que o treinamento será realizado no período de 18 a 22 de novembro, quando seis pessoas do Procon/Belém estarão aqui para o curso teórico e prático.

Mariléia Oliveira esteve num encontro em Goiânia, com representantes do Procon de todo o país, onde foram discutidas as deficiências dos Procons para a busca de soluções viáveis às dificuldades. “É provável que seja a necessária a contratação de três ou quatro pessoas para trabalhar especificamente na fiscalização”. Hoje, o Procon/Marabá possui apenas sete servidores.

O curso para Marabá já está confirmado pelo diretor do Procon do Estado do Pará, Humberto Mariano de Almeida, que inclusive vai enviar a chefe de fiscalização de Belém, Eliete, para que haja melhor aproveitamento na preparação da equipe.

Após o treinamento, comerciantes e empresários de Marabá flagrados infringindo o Código de Proteção ao Consumidor serão multados no ato.

CUIDADOS COM COMPRAS DE FIM DE ANO

O Procon/Marabá preocupa-se com as compras de produtos e serviços principalmente no final de ano. Nesse período a população se endivida mais no comércio, levada pelas facilidades oferecidas pelos fornecedores.

A coordenadora Mariléia Oliveira orienta os consumidores para os cuidados ao fazer compras, para não ficar depois “com a corda no pescoço” por conta de tantas promissórias e carnes, que muitas vezes superam até os rendimentos do mês.

A fiscalização em Marabá terá o reforço de um veiculo que será doado pelo Procon Federal, através do Departamento de Relações Públicas.

Em virtude de receber diversas reclamações de possível gasolina adulterada em alguns postos de combustível de Marabá, Mariléia disse que prefere preservar o nome das empresas denunciadas e aguarda perícia técnica do Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves. “O Procon vai atuar de forma mais efetiva na questão da gasolina adulterada, alvo de reclamação de muitos motoristas na cidade”.

I FEIRA INTERESCOLAR

Com objetivo de servir como espaço de apresentação/divulgação de trabalhos desenvolvidos na comunidade escolar, fruto de um processo reflexivo de ensino/aprendizagem; bem como promover a integração de diferentes grupos escolares e troca de experiências educativas, acontece nos dias 13 e 14 no Ginásio Poliesportivo a I Feira Interescolar de Ciências de Marabá (Feicima). A abertura do evento está prevista para 10 horas de terça-feira.

A programação da Feicima é composta de exposição de trabalhos, palestras e vasta programação cultural. Para a secretária municipal de Educação, Kátia Américo Garcia, o evento pioneiro visa a motivação dos alunos para pesquisa, desenvolvimento de sua potencialidades e criatividade.

Ainda segundo Kátia, o que motivou esta nova versão de feira estudantil foi à realização da Feira de Ciências do Pará, no ano passado, a qual revelou talentos que estavam escondidos, mostrando ser possível fazer ciência, pesquisar nesta região. De acordo com o sucesso alcançado nesta iniciativa, a secretária pretende repeti-lo a cada ano.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o canaldotempo.com, no período de hoje (8) a domingo (11) o tempo será parcialmente nublado em Marabá; a partir de segunda-feira (12) podem ocorrer trovoadas isoladas. Imagens de satélite mostram céu sem nuvens de chuva para a região. A temperatura entre 24º e 35ºC.

O Climatempo segue otimista com Marabá, sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. O Serviço Nacional de Meteorologia, em Belém, acredita que só chove pra valer na região a partir de 15 de novembro. Que o período chuvoso está com o início atrasado e que por essa razão pode chover além da conta em dezembro e janeiro, com riscos de grandes alagamentos.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº1228

CASAMENTO COMUNITÁRIO

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), órgão subordinado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), está ultimando a preparação do primeiro casamento comunitário organizado por aquele setor, em parceria com a Justiça (Fórum, Ministério Público e Defensoria Pública), a acontecer no próximo dia 30, a partir das 8h.

Inicialmente marcado para acontecer no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, o evento foi transferido para o Clube da Vale, na Folha 17, Nova Marabá. Foram abertas 200 vagas, mas só se inscreveram 66 casais, o que resultará em cerca de 500 pessoas, considerando familiares e testemunhas.

CHÁ BENEFICENTE

A Seasp realizará em 06 de dezembro, a partir das 17h, o I Chá Beneficente em Prol da Terceira Idade, na Maçonaria do Novo Horizonte. O evento tem como objetivo angariar recurso para a confraternização natalina dos idosos do Lar São Vicente de Paula e do Projeto Conviver.

Os convites, ao valor de R$ 15,00, poderão ser adquiridos na Secretaria de Assistência Social/Convier, localizada na Agrópolis do Incra ou no Lar são Vicente de Paula, na Folha 6 – Nova Marabá.

Durante o chá os convidados participarão de brincadeiras e de sorteios de valiosos brindes. Maiores informações com Maria Onete Silva. Fones 3324-1382/1282.

ASSOCIAÇÃO DOS DIABÉTICOS

Com objetivo de criar uma representação junto aos poderes públicos, para um atendimento conforme previsto na legislação, acontece dia 1º de dezembro, às 8h na Escola Irmã Teodora, localizada na Avenida Paraíso s/n, Liberdade; e às 15h no CAIC, Folha 13, Nova Marabá uma reunião para tratar da criação da Associação dos Diabéticos de Marabá.

O encontro conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através de seu titular Pedro Corrêa e da iniciativa privada (Extra Farma) e tem como um dos organizadores o advogado Sérgio Ribeiro Correia.

REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR

A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Saúde, está estruturando o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – Cerest/Pólo Carajás –, com a finalidade de servir como unidade de fomento técnico-científico de capacitação e de fortalecimento das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre os agravos à saúde relacionados ao trabalho, levando em conta os princípios da regionalização e interiorização, preconizados pelos governos estadual e federal.

O Cerest terá abrangência nos municípios da 11ª Regional de Proteção Social, visto se tratar de órgão conveniado com o Estado/União, através da Sespa. Por isso, todas as ações serão em conjunto e visando ainda intercâmbio com instituições nacionais e internacionais. Dentre seus objetivos está o desenvolvimento de programas voltados à educação em saúde do trabalhador.

O órgão atua integrado à rede de serviços do Sistema Único de Saúde, dando suporte especializado na área de saúde do trabalhador. Portanto, assim como noutros Estados, o Cerest é composto por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, assistente social, psicólogo, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, engenheiro civil, fisioterapeuta e técnicos de Vigilância Sanitária.

Cabe também ao órgão realizar trabalhos educativos que permitam a redução dos índices dos agravos e manter controlada a incidência em toda a sua amplitude. Ele funciona também em parceria com o Ministério do Trabalho; com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para onde são encaminhados os casos suspeitos de acidente do trabalho, com vista a seguro/benefício; com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT); além de organizações que atuam em defesa dos trabalhadores, a exemplo de sindicatos, associações e cooperativas.

A equipe do Cerest/Pólo Carajás está em formação e ainda carece de algumas reuniões para ajuste das competências em Marabá e região, porém já dispõe de sede, localizada na Folha 32, Quadra 7, Lote 17 – próximo a Escola Pequeno Príncipe, na Nova Marabá.

PCCU NO SÁBADO

Nesta sexta-feira (9) a Divisão de Educação em Saúde promove panfletagem em diversos pontos da cidade, para divulgação da campanha do Preventivo do Câncer do Colo de Útero, que inicia no sábado (10) e se estende até dia 16 deste mês, em todos os centros de saúde da região metropolitana de Marabá.

A divulgação acontece na área comercial e bancária da Marabá Pioneira e Nova Marabá, no Trevo da Transamazônica e no semáforo da Avenida Nagib Mutran, na Cidade Nova. O panfleto contém informações sobre câncer de mama e do útero, fatores de riscos, faixa etária em que as mulheres devem fazer os exames, dentre outras.

A coleta de material prossegue na zona rural, através da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro, que esta semana visita as comunidades de Macaco Careca e Josinópolis (dia 9), Capistrano de Abreu (dia 10) e Vila União, dia 11. Essa equipe também oferece atendimento odontológico, no que se refere às consultas, tratamento com flúor e extração dentária.

OBRAS NO CENTRO DE ZOONOSE

O Centro de Controle de Zoonoses está em obras. A Sevop trabalha na construção de muro em concreto naquela área, o que dará maior segurança às atividades realizadas. A obra é realizada através de um convênio entre prefeitura de Marabá e CVRD.

Um convênio assinado entre prefeitura e CVRD garante investimentos nas áreas de Educação, Saúde e Infra-estrutura de Marabá. Os benefícios estendem-se a 16 escolas, incluindo reformas e a construção de um novo estabelecimento na Vila Pau Seco, na região de Murumuru; ligação da pavimentação da Marabá Pioneira à Nova Marabá e reforma em 21 postos de saúde, incluindo o Centro de Controle de Zoonoses. O total geral das obras ultrapassa o valor de R$ 9 milhões.

CONSULTAS DE ORTOPEDIA

A Divisão de Serviços Especiais da Secretaria Municipal de Saúde (Divisa/SMS) informa que, devido às reformas nas unidades de saúde, as consultas de ortopedia devem ser marcadas no Hospital Municipal.

Em se tratando de ortopedia, o IOSP (Instituto de Ortopedia do Sul do Pará), conveniado com a SMS, completou mais de 1000 cirurgias pelo SUS em outubro, ao completar o primeiro ano de parceria, tendo seu contrato renovado por mais um período.

PROVA BRASIL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MARABÁ

A Prova Brasil está sendo aplicada desde segunda-feira, 5, em escolas públicas de todo o país. Em Marabá, alunos que estudam em 209 turmas do 5º e do 9º ano respondem a questões de Português e Matemática, que avalia o desempenho de quem entra e de quem sai no Ensino Fundamental.

Na semana passada, a secretária de Educação, Kátia Américo Garcia, reuniu-se com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas participantes para discutir a importância de todos os estudantes dessas duas séries participarem da avaliação para mensurar o nível geral da educação prestada à comunidade local.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo exame, mais de cinco milhões de estudantes devem fazer a prova, que avalia o desempenho de alunos de 4ª e 8ª série.

A avaliação contém questões de língua portuguesa, com ênfase na leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas, e será aplicada até 20 de novembro. A Prova Brasil é realizada de dois em dois anos e esta é a segunda vez que ela é aplicada. O resultado será divulgado no ano que vem e os dados serão utilizados para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

JOGOS DA CASTANHA

Ontem, 06 de novembro, realizou-se a abertura dos tradicionais Jogos da Castanha, com a participação de cerca de 4 mil alunos das delegações das 60 escolas estaduais e municipais de Marabá inscritas. Os jogos coordenados pela equipe do Departamento de Educação Física/Semed iniciaram hoje, 7, com a partida de futebol de campo do CAIC x Escola Paulo Freire (sub 14 masculino).

O professor Ney Alves, do DEE/Semed explica que os jogos serão realizados em duas etapas. O futebol de campo ocorre até sexta, dia 9. As modalidades vôlei (sub 14 e sub 17 - masculino e feminino), futsal (sub 14 feminino) e handebol (sub 14 e sub 17 masculino) serão realizados no período de 19 de novembro a 07 de dezembro. “A pequena paralisação ocorre em virtude da reforma que a prefeitura está fazendo no Ginásio Osorinho e o ginásio alternativo onde pensamos em fazer os jogos também está ocupado, o do Colégio Alvorada”. Além das escolas da zona urbana, os jogos contam também com a participação de três escolas da zona rural.

Na sexta-feira, a equipe vencedora do futebol de campo já receberá os troféus e medalhas pela participação. Hoje, às 12:30h, o professor Ney Alves participa de bate-papo sobre os jogos da Castanha, na rádio Clube.

INFORMAÇÕES DA PROVA BRASIL

Os estudantes respondem também um questionário sobre aspectos sociais, culturais, sua vida escolar e nível socioeconômico. O questionário tem 44 questões ajuda a conhecer as características dos estudantes. Professores de língua portuguesa e matemática das séries avaliadas, além dos diretores das escolas, também respondem questões sobre formação profissional, práticas pedagógicas, nível socioeconômico e cultural, estilos de liderança e formas de gestão. Os aplicadores preenchem um formulário sobre as condições de infra-estrutura das escolas que participam da avaliação. Eles coletam informações sobre o clima acadêmico e disciplinar da escola e sobre recursos pedagógicos e humanos disponíveis.

Ao conhecer o desempenho de sua escola no Prova Brasil, o diretor pode compará-lo ao de outras similares. Conhecerá a situação da escola em relação às demais e poderá fazer um trabalho voltado para a melhoria do ensino.

Os secretários estaduais e municipais poderão ver o desempenho das várias escolas sob sua administração e elaborar, a partir daí, políticas para reforçar o aprendizado naquelas que necessitam de atendimento diferenciado.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o canaldotempo.com, a previsão para esta quarta-feira é predominância de sol; de amanhã (8) até 16 de novembro o tempo fica entre nublado e parcialmente nublado. As imagens de satélite mostram poucas nuvens nesta região. A temperatura entre 24º e 35ºC.

O Climatempo está otimista com Marabá, prevendo para hoje sol com algumas nuvens, podendo chover rápido durante o dia e à noite. De amanhã a domingo (11) sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas