12 junho 2008

Boletim Informativo Nº. 1.362

O Trabalho Continua
Marabá, quarta-feira, 11 de junho de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1.362
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CORREÇÃO DA PROVINHA BRASIL
O Departamento de Ensino/Semed mantém uma equipe de 12 pedagogos e professores de português e matemática fazendo a correção final da Provinha Brasil, no auditório da Semed.
A coordenadora do Departamento de Ensino/Semed, Vera Froz, disse que a equipe está terminando a correção de oito mil provinhas de alunos do 2º e 3º ano, do Ensino Fundamental. O MEC coordena a realização da Provinha Brasil para alunos do 2º ano.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia e a coordenação de Ensino decidiram fazer a avaliação também para os alunos do 3º ano. “Assim ganhamos a oportunidade de conhecer a realidade do processo ensino-aprendizagem dos estudantes de 3º ano e verificar quais os pontos fortes e o que precisa ser melhorado”.
Hoje, 11, os professores concluem a correção das provas das escolas da zona rural. Na próxima semana, o Departamento de Ensino/Semed reúne-se com diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos e professores das turmas que estão sendo avaliadas.
Vera Froz disse que será feita uma tabulação por escola e por pólo, para verificar o aproveitamento dos alunos na Prova Brasil.
Com a Provinha, o MEC pretende verificar se os alunos da rede pública são efetivamente alfabetizados aos oito anos. Se isso não ocorrer, serão criadas as condições para corrigir o problema, com aulas de reforço. A meta do MEC é que nenhuma criança chegue à quarta série do ensino fundamental, aos nove ou aos dez anos, sem domínio da leitura e da escrita, como ocorre hoje em muitos municípios. A Provinha Brasil é voluntária para os municípios e aplicada pelos professores da rede. Ela avaliará os conhecimentos adquiridos pelos estudantes nos três anos iniciais do ensino fundamental, que compreende o ciclo de alfabetização.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) distribuiu um caderno com orientações e definições dos critérios para a participação das redes públicas, para que os gestores municipais entendessem o funcionamento da Provinha e seus objetivos.

OLIMPÍADA DE PORTUGUÊS
Professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Marabá participam de cursos e oficinas neste primeiro semestre, voltadas para o estudo da Língua Portuguesa, conforme será exigido na Olimpíada que acontecem no 2º semestre de 2008.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é realizada em duas vertentes: o prêmio e a formação de professores. No período do prêmio, que ocorre nos anos pares, são organizadas oficinas de leitura e escrita, realizadas pelos professores e seus alunos com a utilização do material de apoio (kit de criação de texto). O kit é composto por três fascículos, cada um direcionando as atividades para o trabalho com um gênero textual específico.
Quem participa?
Participam da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro todos os alunos das 4ª e 5ª séries (E. F. 8 anos)/5º e 6º anos (E. F. 9 anos), 7ª e 8ª séries (E. F. 8 anos)/8º e 9º anos (E. F. 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio, de escolas públicas que se inscreveram.
OPERAÇÃO VERÃO
O prefeito Sebastião Miranda Filho deu início aos preparativos para o Verão 2008 em Marabá. A equipe da Sevop pinta as paradas de ônibus, arruma a entrada da Velha Marabá, pinta a proteção da ponte sobre o Itacaiúnas, meio-fio, limpeza das ruas sem asfalto e faz o recolhimento de entulho.
Várias frentes de trabalho da Sevop trabalham na pavimentação asfáltica de diversas ruas de Marabá, além de serviço de drenagem em muitos pontos em que se faz necessário.
Julho é o mês que Marabá recebe grande número de turistas e estudantes que vêm passar as férias com familiares. O objetivo é tornar a cidade mais bonita nesse período que recebe muitos turistas e também para torná-la mais agradável aos moradores.
DRENAGEM NA NOVA MARABÁ
A Prefeitura de Marabá assinou contrato administrativo nº 113/08/CPL/SEVOP/PMM, com a TCN Engenharia Ltda, para a realização da execução das obras e serviços de engenharia referente a construção de rede de drenagem do núcleo Urbano Nova Marabá. O referido contrato atende à Tomada de Preços nº 016/2008/CPL/Sevop/PMM. O serviço de drenagem deve ser realizado em 180 dias, conforme expresso no contrato administrativo. O valor da obra é de R$ 1.397.00881.
NOVA SEDE DA SEAGRI
A prefeitura de Marabá vai construir uma nova sede para a Seagri, na Agrópoles do Incra, no bairro do Amapá. Para a realização da obra o prefeito Tião Miranda firmou contrato com a Construtora Jesaa Ltda, conforme especificações publicadas na Tomada de Preços nº 046/2008/CPL/SEVOP.
O prazo para a realização dos serviços será de 180 dias a contar da emissão da Ordem de Serviço. O preço para a execução dos serviços da referida construção é de 699.759,14 (seiscentos e noventa e nove mil, setecentos e cinqüenta e nove reais e quatorze centavos).
A nova sede terá espaço adequado para a realização das atividades internas e também para as pesquisas na área de fruticultura e agrícola.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas