02 fevereiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1056

ISS ELETRÔNICO
A prefeitura de Marabá convida todos os contadores de Marabá a participar amanhã, às 9h, 3 de fevereiro, da palestra de lançamento do ISS eletrônico em Marabá, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A palestra será proferida pelos consultores Marcos Aurélio de Paula, da Precisa (Uberlândia/MG) e Darci Aires.
O ISS eletrônico é um sistema informatizado que vai permitir ao contador/contribuinte transmitir dados, via internet, não necessitando ir mensalmente ao Centro de Arrecadação da Prefeitura prestar contas de blocos de notas fiscais de suas representadas.
Esse novo sistema terá como principais vantagens, além da rapidez e praticidade, a economia de tempo e deslocamento de pessoal. Trata-se de serviço pioneiro no interior do Pará. Foi implantado com sucesso em cidades como Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais.
INAUGURAÇÕES
Na próxima semana, o prefeito Sebastião Miranda Filho entrega mais duas importantes obras à população de Marabá: a Escola “Pequeno Príncipe” e o Centro de Atenção à Criança e Adolescente (CEACA). A inauguração da escola completamente transformada será dia 9 de fevereiro e a do CEACA, no dia 10.
A Escola “Pequeno Príncipe” passou por uma reforma completa em sua estrutura. A escola tem pintura nova, piso, forro, novas instalações elétricas e recebeu a ampliação de 4 salas de aula. A reforma realizada através de um convênio entre Prefeitura de Marabá e Governo do Estado vai beneficiar 1300 alunos daquele estabelecimento de ensino. A escola atende 600 alunos do Ensino Fundamental e 700 alunos do Ensino Médio.
As aulas do Ensino Fundamental iniciaram dia 31 de janeiro e as do Ensino Médio, começaram ontem, 1º de fevereiro.
INAUGURAÇÃO DO CEACA
O prédio construído em amplo térreo junto ao CAIC (Folha 13) comporta, no que tange ao Ceaca, sala de aula, brinquedoteca, artesanato, sala de pintura, oficina de brinquedo, coordenação, atendimento, três banheiros (um para portadores de necessidades especiais), cozinha e sala de informática.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) terá sala de recepção, atendimento individualizado para psicólogos (2), assistente social (1). Todos os móveis e equipamentos já foram adquiridos, estando apenas na dependência da agenda do prefeito Tião Miranda para sua inauguração.
Além do atendimento fixo, o CRAS também está incumbido de trabalho externo com as famílias em situação de vulnerabilidade social daquela área. Os casos que não têm solução in loco, devem ser encaminhados para programas específicos na Seasp.
MOTIVAÇÃO E QUALIDADE
A parceria entre a Universidade Adventista de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a promoção de palestras de incentivo ao funcionalismo da finalística da saúde pública, acerca do tema Motivação e Qualidade de Vida, iniciadas em meados de janeiro, encerram-se na segunda-feira (5), no Centro de Saúde Mariana Moraes, depois de passar por praticamente todos os centros de saúde, auditório da SMS e Hospital Municipal de Marabá.
Nesta sexta-feira, 2, a equipe da Universidade Adventista profere palestras pela manhã no CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) e, a partir do meio dia, no Centro de Saúde Amadeu Vivácqua, em São Félix II.
AÇOUGUES E FARMÁCIAS
Com o retorno das férias de toda a equipe da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), retornam na segunda-feira, 5, as fiscalizações nos açougues e drogarias de Marabá, com vista ao licenciamento anual. Algumas farmácias já se antecipam com o pedido de renovação do licenciamento anual, que vence em 31 de março. Aquelas que não se licenciaram em 2006, portanto, na ilegalidade, estão sujeitas à interdição.
Marabá tem hoje 92 farmácias e drogarias cadastradas na Vigilância Sanitária, a maioria delas apta a pleitear novo licenciamento. Quando foi iniciado o controle desse serviço no município eram 102 estabelecimentos e, segundo Daniel Soares, coordenador da Divisa a quantidade de drogarias ainda é muito alta, o ideal seria em torno de 60 estabelecimentos.
Diante dessa situação, Daniel acredita que até o final de março esse número deverá ser reduzido para 80 farmácias, em conseqüência da falta de condições exigidas para o funcionamento. E até o final do ano é provável que sejam reduzidas à quantidade ideal a população do município.
Quanto aos açougues, a fiscalização tem como objetivo fazer cumprir a adequação da venda de carne bovina às normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com Daniel Soares, muitos açougues já se adequaram e requereram licenciamento; outros estão em fase de conclusão das exigências da portaria da Anvisa, que disciplina a maneira correta de como deve ser o ambiente, equipamentos e recursos humanos necessários ao manuseio desse tipo de alimento.
ESTERILIZAÇÃO HOSPITALAR
Dirigido a enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem, a direção de enfermagem do Hospital Regional do Sudeste do Pará, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o I Encontro de Esterilização do Sudeste do Pará, a acontecer no dia 9 de fevereiro, no auditório Eduardo Bezerra.
Valor da inscrição: nível superior, um quilo de leite; nível médio e estudantes, um quilo de alimento não perecível (exceto sal). As inscrições serão realizadas momentos antes da abertura do evento, prevista para as 8 horas da próxima sexta-feira.
Programação: esterilização, limpeza e desinfecção; processos de esterilização a vapor saturado, calor seco e peróxido de hidrogênio; monitoramento do processo de esterilização a vapor; e modelos de registros.
O encontro tem como palestrantes Terezinha Neide de Oliveira, enfermeira do Hospital Geral César Carls (Fortaleza – CE); Eliana Lobato, enfermeira do Hospital Metropolitano (Belém – PA); e Cândido Freitas, enfermeiro da 3M do Brasil (São Paulo – SP), empresa fornecedora de equipamentos para esterilização.
ENTREGA DE PCCU
Reiniciou na quinta-feira, 1º, e vai até 17 deste mês a entrega de resultados de exames preventivos do colo do útero em pelo menos 12 vilarejos da zona rural. A conclusão do trabalho, no entanto, pode atrasar em virtude da elevada quantidade de chuva na estrada do Rio do Preto.
A equipe da Divisão Extra-muro da SMS, na impossibilidade de enviar médico nessas ações, este é substituído por enfermeiras na entrega dos resultados e orientações às possíveis pacientes de doenças sexualmente transmissíveis. As mulheres com alteração celular não recebem o resultado onde moram, elas são orientadas a vir a Marabá confirmar o exame e, se realmente for positivo, iniciar tratamento.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1055

ISS ELETRÔNICO
Todos os contadores de Marabá estão convidados a participar neste sábado (3), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, de palestra proferida pelos consultores Marcos Aurélio de Paula, da Precisa (Uberlândia/MG) e Darci Aires, sobre o lançamento do ISS eletrônico no município.
O ISS eletrônico é um sistema informatizado que vai permitir ao contador/contribuinte transmitir dados, via internet, não necessitando ir mensalmente ao Centro de Arrecadação da Prefeitura prestar contas de blocos de notas fiscais de suas representadas.
Esse novo sistema terá como principais vantagens, além da rapidez e praticidade, a economia de tempo e deslocamento de pessoal. Trata-se de serviço pioneiro no interior do Pará. Foi implantado com sucesso em cidades como Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais.
CURSO DE VIOLÃO
Estão abertas até amanhã, 02, as inscrições ao curso de Violão da Escola Municipal de Música “Maestro Moises Araújo”, da Fundação Casa da Cultura (FCCM), que em 2007 completa 13 anos de existência, formando inúmeros músicos no decorrer deste período em Marabá, sendo ponto de referência para o conhecimento musical em nossa região.
Este ano a escola oferece 30 vagas aos interessados, distribuídas nos períodos matutino e vespertino. O curso terá a duração de dois anos sendo dividido em dois módulos. No primeiro, o aluno cria a base de sustentação necessária à trajetória do módulo seguinte, quando será mais aprofundada a linguagem musical como um todo, dando suporte ao aluno dar continuidade a seus estudos.
Os interessados deverão possuir violão, o que facilitará seu aprendizado, porque além das aulas, o aluno pode dar continuidade aos estudos em sua casa. Ele deverá também ter idade acima dos 12 anos de idade, ideal para o aprendizado do violão.
Segundo a Coordenadora da Escola “Moises Araújo”, professora Júlia Lino Barbosa de Sousa, o curso é fruto de parceria com a fundação Carlos Gomes, a qual custeia o instrutor de violão. O início das aulas está previsto para segunda feira (05). Os interessados deverão procurar aquela escola de música na FCCM, localizada na Folha 31 Quadra Especial, Lote 01 (Nova Marabá), no horário comercial.
RAIVA ANIMAL
Ainda sobre o surto de raiva animal em Marabá, embora tenham ocorrido 22 casos em animais no decorrer do segundo semestre do ano passado e ainda exista a suspeita de mais dois registros deste ano, não houve ocorrência deste mal em ser humano, mesmo tendo sido um razoável número de pessoas agredidas pelos bichos raivosos.
Segundo a enfermeira Cícera Lima, servidora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da SMS, as pessoas que lidaram com os animais doentes foram procuradas em suas casas, analisado o histórico do envolvimento e, quando necessário, encaminhadas a tomar a medicação contra o vírus rábico. Quando se tratava de animal errante, também foi realizada pesquisa no entorno do local de ocorrência da raiva, para ver se alguém teria sido agredido.
A maioria dos animais raivosos foi pega nas casas de seus donos, sendo que parte deles não havia sido vacinada nas últimas campanhas. Como Marabá se localiza em área endêmica para a hidrofobia, devido à proximidade da floresta e conseqüente visita de morcegos hematófagos, os animais domésticos são facilmente contaminados. Por isso, o único recurso para evitar a proliferação do vírus da raiva é vacinar cães e gatos duas vezes por ano.
No meio urbano Marabá estava há quatro anos sem ocorrência de raiva. Acredita-se que parte da população tenha descuidado, ficando sem vacinar seus animais. Nos anos anteriores havia registro de doença somente na zona rural e em municípios circunvizinhos.
O surto de raiva foi objeto de publicação na coluna Repórter 70, de “O Liberal” de 31 de janeiro, mas o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), veterinário Walter Melo, informa que nenhum caso da doença foi confirmado este ano. Porém, no decorrer do segundo semestre de 2006 ocorreram 22 registros da doença, confirmados em laboratório. Na semana passada, foram remetidos 74 encéfalos para análise de rotina no Lacen – Laboratório Central – Belém, dentre os quais dois eram suspeitos de raiva.
Ainda segundo Walter, houve intenso bloqueio de focos do vírus em toda a área urbana, com vacinação de reforço em cães e gatos, o que reduziu a quantidade de animais infectados. Os animais possivelmente infectados em janeiro eram periodomiciliares, ou seja, ficavam parte do tempo na casa dos donos, mas tinham liberdade de sair a rua vez em quando.
HANSENIÁSE PODE MATAR
Referente a 2006 não ocorreu nenhum óbito em conseqüência direta da hanseníase em Marabá, embora três hansenianos tenham morrido por outros motivos. No entanto, é certo que a doença ainda mata muita gente mundo, principalmente quando associada com outros males.
Em verdade o cadastro do Departamento de Ações Básicas (DAB), da Secretaria Municipal de Saúde, registrou ano passado 368 portadores de hanseníase e não 358 como foi noticiado anteriormente. Esse número é resultado do acumulado de 2004 e 2005, visto haver pessoas com tratamento programado para até dois anos, devido às faltas e interrupções ao tratamento e respectivo período de avaliação desses pacientes.
Ainda no decorrer de 2006, ocorreram 16 transferências de hansenianos para outros municípios do Pará, seis para outros estados da federação e 310 pacientes obtiveram cura. O tratamento da hanseníase, hoje, na maioria das vezes, ocorre em seis meses e máximo de um ano. Nos últimos 20 anos, mais de 14 milhões de pessoas se curaram graças ao tratamento composto por vários remédios doados em parceria do laboratório Novartis e Organização Mundial da Saúde (OMS), colocados à disposição dos países onde a hanseníase é uma doença endêmica.
O mal continua sendo um problema de saúde pública no Brasil (2º lugar) e em outros oito países. Seis africanos: Angola, República Centro-Africana, Madagascar, Moçambique, Tanzânia e República Democrática do Congo. Também está presente no Nepal e na Índia, onde se registra o maior número de vítimas, cerca de 150 mil.
São sintomas da hanseníase: manchas brancas ou vermelhas, que não coçam, nem doem e são insensíveis ao calor e ao frio. Uma das formas de se descobrir a doença é espetar um alfinete sobre a mancha. Se a pessoa não sentir dor é sinal do mal de hansen, que é transmitido de pela respiração, através de contato íntimo e prolongado com um portador.
CEACA E CRAS
Mais uma vez é adiada a inauguração do novo prédio do Centro de Atendimento a Criança e o Adolescente (Ceaca), com o anexo do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Em virtude de ainda faltar à conclusão de algumas áreas exteriores, como um calçamento e ajardinamento, e também a área de exposição de trabalhos produzidos pelos beneficiados do Ceaca, a nova data foi fixado em 10 de fevereiro.
Segundo o titular da Seasp, Ronaldo Yara, o prédio foi construído em amplo térreo junto ao CAIC (Folha 13) e comporta, no que tange ao Ceaca, sala de aula, brinquedoteca, artesanato, sala de pintura, oficina de brinquedo, coordenação, atendimento, três banheiros (um para portadores de necessidades especiais), cozinha e sala de informática.
O CRAS terá sala de recepção, atendimento individualizado para psicólogos (2), assistente social (1). Todos os móveis e equipamentos já foram adquiridos, estando apenas na dependência da agenda do prefeito Tião Miranda para sua inauguração.
Além do atendimento fixo, o CRAS também está incumbido de trabalho externo com as famílias em situação de vulnerabilidade social daquela área. Os casos que não têm solução in loco, devem ser encaminhados para programas específicos na Seasp.
HIGIENIZAÇÃO HOSPITALAR
Cerca de 75 pessoas participaram de uma palestra na manhã de ontem, 31, no auditório da SMS, proferida por Calos Rogério Ruiz, técnico da Johnson Diversey, sobre Higienização Hospitalar, com vista ao controle de infecção hospitalar.
Segundo Francisco Neto, técnico da representante da Johnson Diversey na região, a palestra é disposta em quatro tópicos: nutrição, lavanderia hospitalar; higiene clínica e limpeza em geral e higiene pessoal.
São parceiros no evento a Prefeitura de Marabá, através do Hospital Municipal; Hospital Regional, Climec, Hospital do Exército (Hgumba) e Clínica de Doenças Renais.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1054

REUNIÃO
Hoje, 31, às 15h, a secretária municipal de Educação, Kátia Américo Garcia, reúne-se em Belém com o secretário de Estado de Educação, Mário Cardoso, para discutir convênios firmados na gestão anterior do governo do Estado, mas que tiveram repasses financeiros paralisados. Kátia apresenta ainda a Cardoso a necessidade de ampliar turmas de Ensino Médio para a zona rural de Marabá, uma vez que muitos alunos que terminam a 8ª série na rede municipal ficam sem estudar porque a 4ª URE não tem como atender a demanda sempre crescente.
Acompanham Kátia na audiência com o titular da Seduc a nova diretora da 4ª URE, Irene Ribeiro, e ainda o deputado estadual João Salame (PPS), que mostrou interesse em ajudar a resolver as questões pendentes da educação de Marabá.
TREINAMENTO
Encerra hoje, um treinamento para coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Segundo a Diretora de Ensino da Semed (Secretaria Municipal de Educação) Vera Froz, o objetivo é discutir com os 54 coordenadores as competências e habilidades de cada disciplina.
Nos dias 7 e 8 de fevereiro as aulas serão paralisadas nas escolas para que os coordenadores pedagógicos possam discutir os eixos temáticos de todas as disciplinas com os professores para que todos possam ter condições de desenvolver trabalhos com os professores de suas respectivas escolas. “É um momento de planejamento muito importante. Nos primeiros 15 dias de aulas os professores conheceram seus alunos e agora poderão planejar baseados na realidade de suas turmas”, explica Vera Froz.
CARNAVAL
Na segunda-feira, 29, dirigentes de sete blocos carnavalescos de Marabá receberam da prefeitura notas de empenho no valor de R$ 2,7 mil cada como ajuda de custo para levar às ruas cerca de 300 foliões. O valor será utilizado para ajudar na aquisição de abadás, estandartes, alegorias e também produção de enredo.
O desfile de carnaval em Marabá será no período de 17 a 20 de fevereiro, no largo da Santa Rosa, na orla Sebastião Miranda, Marabá Pioneira, no mesmo local do ano passado, onde cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes à festa momesca.
O secretário de Cultura Wilson Teixeira apresentou a planilha de custos para o carnaval 2007, para a qual o prefeito Sebastião Miranda autorizou o gasto de R$ 130 mil. Os maiores gastos serão com contratação de seis bandas (duas de Belém e quatro da região), sonorização e ajuda de custo aos blocos.
Wilson Teixeira reconhece que o valor da ajuda de custo não é o que os dirigentes de blocos esperavam, mas acredita que estes poderão angariar mais recursos para ajudar nas despesas com venda de abadás e apoio do comércio local. Os sete blocos que receberam ajuda de custo da prefeitura são: Chapéu de Couro, Mamãe eu Quero, Tarrabufados, Copo Furado, Cachaça e Cia., Gaiola das Loucas e Tradição do Maneco. Os estreantes Carrinho de Mão, A Diretoria e Boleiros da Cidade Nova não recebem ajuda oficial.
NOVA EXPOSIÇÃO NA PINACOTECA
A Pinacoteca Municipal de Marabá “Pedro Morbach” apresenta a Exposição “Os Tipos Humanos Retratados a Bico de Pena”, no período de 2 a 28 de fevereiro. A abertura oficial será dia 2, às 9:30h, no Salão de Exposições da Fundação Casa da Cultura. A exposição traz obras dos artistas marabaenses Rildo Brasil, Pedro Morbach e Domingo Nunes.
ESCOLA DE MÚSICA DA CASA DA CULTURA
Na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, começam as aulas da Escola de Música “Moisés Araújo”, na Casa da Cultura. Estão matriculados 200 alunos e foram abertas mais 60, ontem, 30, após a contratação de um novo professor de violão, Diones Rodrigues Marinho, ex-aluno daquela escola.
A coordenadora Júlia Lino Barbosa disse que a contratação de Diones foi possível graças à parceria com a Fundação Carlos Gomes, que oferece a bolsa ao professor. “Diones sempre foi dedicado à musica, já estudou na Escola Moisés Araújo, participou de cursos pela Fundação Carlos Gomes, ministra aulas de violão na Escola Sol Maior e acompanha um grupo musical de pagode. É gratificante ver que a Escola gera novos profissionais na área musical”.
As turmas serão divididas em dois níveis: Nível 1- Os alunos têm aula de musicalização, flauta doce e canto-coral; Nível 2- os alunos tem aula de musicalização, teclado e instrumento de banda. Agora também tem turma especial para aprendizagem de violão.
Os professores que trabalham na Escola de Música “Moisés Araújo” são Júlia Lino, Nilcilene Braga, Karina Cardoso e Diones. Por enquanto estão sendo acertadas as contratações de mais quatro professores, dois aprovados no último concurso da prefeitura e dois que serão contratados através de parceria com a Fundação Carlos Gomes.
A coordenadora da Escola, Júlia Lino disse que as expectativas para o ano de 2007 são muito boas. “Para a gente que ama a educação, ensinar os alunos da Escola de Música e trabalhar a musicalidade é sempre muito prazeroso”.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas