30 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO N°1223

DEPUTADA ELOGIA TIÃO
O prefeito Tião Miranda mereceu da deputada Tetê Santos um destaque especial em sessão da Assembléia Legislativa ocasião em que enumerou uma lista muito grande de obras que estão sendo realizadas no município. Tetê não poupou elogios ao prefeito de Marabá pelo conjunto de sua obra, destacando aquelas de infra-estrutura, escolas, postos de saúde, administração transparente e propositiva, com aproveitamento de recursos e sua correta aplicação a bem do interesse público.
O pronunciamento da deputada repercutiu na imprensa, principalmente porque a administração de Tião Miranda tem ensejado a chegada de novos investimentos no município, proporcionando geração de empregos e esperança de desenvolvimento.
Falou na melhora da infra-estrutura, mas destacou, também, a preocupação do prefeito em dar ao município obras que humanizam a cidade, como iluminação, áreas de lazer, praças, pontes na zona rural, escolas nos assentamentos da reforma agrária, saneamento das finanças, garantias de recursos próprios para fazer frente a convênios, tão necessários ao desenvolvimento sustentado do município.
ADIADO WORKSHOP DE TURISMO
A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, informa que o Workshop direcionado aos artesãos e empresários que atuam na orla do Tocantins, que seria realizado em novembro, foi adiado para 2008.
O Workshop será realizado através de uma parceria entre Sebrae e Sindihotel com objetivo de melhorar os serviços prestados pelos empreendedores que atuam na Orla Sebastião Miranda.
Ísis explica que a data foi prorrogada porque a planilha do Sebrae não incluía a verba necessária para a realização do curso este ano. “Mas será incluído na linha de planejamento do Sebrae de 2008”.
A equipe do Detur reúne-se com o Sebrae para discutir as prioridades e o tipo de atendimento que será prestado aos artesãos e demais empreendedores da orla, donos de bares, restaurante e similares. Para atuar na parceria, a Amazon Turis vai prestar consultoria em Marabá.
Inicialmente, os consultores da Amazon Turis fazem o levantamento sócio-econômico dos empreendedores, em seguida o cruzamento de dados, onde serão escolhidos os tema apropriados para um Workshop direcionado aos artesãos e demais empreendedores da orla.
OFICINAS DE TURISMO PARA O SUL E SUDESTE DO PARÁ
A programação de cursos ofertados pela Paratur para o sul e sudeste paraense iniciam em novembro. Em Marabá, os cursos contam com apoio do Departamento de Turismo/PMM e são os seguintes:
1.Oficina de Formação de Agentes Multiplicadores para o enfrentamento sexual de adolescentes. O curso é direcionado aos recepcionistas de hotel; conselheiros tutelares; taxistas e demais pessoas que trabalham com crianças e adolescentes.
2. Oficina de sensibilização e qualificação da comunidade local para receptividade da atividade ecoturística. O curso é voltado para barqueiros, guias turísticos, agentes comunitários, educadores ambientais; moradores da zona rural que atuam na agricultura familiar.
3. Capacitação e sensibilização de monitores ambientais, voltada para educadores e estudantes.
4. Gestão em Hotelaria, para gerentes e proprietários de hotéis na região.
Para os municípios de Tucuruí e Jacundá, a oferta será do Curso de Sensibilização da Comunidade para a Pesca Esportiva, em virtude de fazerem parte da Rota Turística dos Grandes Lagos.
Ísis Mourão explica que as oficinas têm por objetivo atingir as vertentes do governo do Estado de incentivo ao Turismo Cultural, Turismo de Eventos e Negócios, Rural e Ecoturismo no Pará. “Com certeza teremos resultados favoráveis ao turismo em Marabá e região”.
CONCURSO MASCOTE DO DMTU
O DMTU promove concurso para escolha da mascote a ser usada nas campanhas educativas do órgão. As inscrições estarão abertas no período de 30 de outubro a 19 de novembro. Os trabalhos devem ser entregues na própria escola, responsável em repassá-los ao DMTU até 20 de novembro.
Todos os alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas da rede pública ou particular do município de Marabá podem participar do concurso.
O aluno deve criar um desenho que simbolize a mascote do DMTU e concorrerá a um microcomputador com impressora. Também poderá criar um nome para a mascote e se for escolhido concorrerá a uma bicicleta e um kit escolar.
INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
O DMTU divulgou aos interessados mais 80 resultados de requerimentos sobre baixa de possíveis infrações cometidas no trânsito de Marabá. Trata-se de pedidos realizados no final de março e abril/2007, dos quais 35 foram acolhidos e 45 não tiveram as justificativas aprovadas.
Segundo aquele Departamento de Trânsito, os processos referentes às argüições acolhidas serão arquivados, não havendo qualquer efeito no prontuário dos interessados. Enquanto aqueles pedidos não acolhidos terão as multas processadas. Entretanto, se desejarem, os envolvidos poderão interpor recurso junto à Jarí – Junta Administrativa de Recurso de Infração.
BOLSA TRABALHO
Cerca de 2 mil jovens entre 18 e 29 anos estão sendo contemplados pelo Programa Bolsa Trabalho do governo Estado, que aqui é intermediado pelo Sine – Sistema Nacional de Emprego –, cujo propósito é qualificá-los ao primeiro emprego. Como ajuda de custo, cada inscrito receberá R$ 70, por um período de até dois anos.
Além de o governo oferecer dinheiro e cursos de qualificação, o Sine ainda vai intermediar mão-de-obra junto ao mercado de trabalho ou incentivar à criação de negócios àqueles que optarem em trabalhar por conta própria.
Os cursos serão voltados para o mercado local de trabalho, mas cada pessoa deve escolher o que melhor aprouver. Os treinamentos, que devem iniciar na primeira quinzena de novembro, são voltados principalmente ao comércio e indústria e serão oferecidos pelo Senai, Cefet e alguns sindicatos. Os instrutores são de Marabá e Belém.
Antes dos treinamentos, no entanto, acontecerá um recadastramento de todos os interessados nos dias 3 e 4 de novembro, para confirmação de dados e também saber quem, de fato, recebeu o incentivo.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO N° 1221

MARABÁ: MELHOR MERENDA
O prefeito Tião Miranda e sua comitiva composta pela secretária de Educação Kátia Américo, o coordenador da Merenda Escolar Walter Silva e a nutricionista Maria Castro estiveram em Brasília nesta quinta-feira (25) onde receberam, durante almoço com o presidente Lula, prêmio referente à merenda escolar de Marabá, considerada a melhor do Brasil entre 750 municípios concorrentes.
Aquisição de alimentos através de pregão eletrônico, permitindo a participação de todos; atendimento regular e pontual dos gêneros às escolas durante o período letivo e um cardápio variado e balanceado, a partir de 26 produtos, pesou na escolha deste município. Aliás, o destaque de Marabá se deu exatamente pelo valor nutricional levantado por técnicos que estiveram visitando as escolas paraenses, constatando que em Marabá as crianças estão comendo o que há de melhor em termos de qualidade e quantidade de alimentos variados.
Outro fator preponderante se deu quando os técnicos enviados de Brasília constataram a infra-estrutura das nossas escolas: cozinha industrial com fogões equipados com fornos; pias revestidas em granito, água de poço artesiano, despensas para material de limpeza separados das que acondicionam alimentos, em armários construídos em angelim pedra, madeira de lei que encantou os visitantes.
Segundo a professora Kátia, o presidente Lula saudou Tião Miranda, parabenizando-o, destacando que merenda escolar nas escolas devem mesmo significar alimento em qualidade e quantidade, conforme Marabá está fazendo na zona urbana e nas escolas mais distantes do município.




VIA EXPRESSA
Uma via expressa de grande importância está em construção dividindo a Nova Marabá no sentido Norte/Sul. Esta via conecta a Marabá Pioneira à Nova Marabá vindo pela Avenida Silvino Santis, passando pela Santa Rosa. Liga esta avenida à Rua das Mangueiras até a rotatória da Folha 22, passando pelas vilas militares e quartel general da 23ª Brigada de Selva, prosseguindo no sentido da rotatória da Verdes Mares prosseguindo até a Transamazônica (que será duplicada). A ligação da Verdes Mares até o grande viaduto que será construído defronte à rodoviária, servira a pista duplicada da Transamazônica, que unirá a Nova Marabá à Cidade Nova, passando pela ponte duplicada que também será levantada sobre o Itacaiúnas.
Desta maneira, a via expressa será um grande diferencial do trânsito, unindo pelo centro os três grandes da cidade com pistas duplas. Vai melhorar o transporte coletivo, facilitar o patrulhamento policial, permitirá a abertura de novos serviços, será toda sinalizada, terá iluminação alta, e ligará um grande número de consumidores ao maior magazine do sul do Pará, que está planejado e será construído na Folha 33, defronte à rodoviária.
ÁGUA DAS ESCOLAS
Com relação às análises da água de algumas escolas da Liberdade, onde se detectou a presença de impurezas, a secretária de Educação determinou que sejam imediatamente limpas as caixas d’água das escolas atingidas, uma vez que, ainda há dúvidas se os poços, semi-artesianos, estejam mesmo contaminados pelo lençol freático que as abastecem.
Por sua vez, o secretário de Obras do município, determinou a imediata presença dos encarregados da limpeza das caixas. E uma segunda prova será pedida para a coordenadoria de Vigilância Ambiental no sentido de se localizar, com mais precisão os focos prejudiciais à população que estão se abastecendo dos chafarizes instalados nas escolas.
A água desses poços, que segundo a Secretaria de Obras chegam até mais de 100 metros de profundidade, também abastece boa parte da população que não dispõe de água encanada da Cosanpa ou se tem chega aos domicílios em quantidade insuficiente.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Thays Mesquita, trata-se de análises de rotina. O trabalho vem sendo feito desde o ano de 2005, tanto nos poços mantidos pela Prefeitura quanto residenciais, por amostragem. A questão da publicação dos resultados é que, só agora, passou a ser feita em obediência ao Decreto Federal 5.440/2005.
Ainda segundo Thays, existem dois tipos de lençóis subterrâneos, o freático, que está em torno dos 15 a 18 metros de profundidade, portanto mais fácil de contaminação; e um secundário a mais de 80 metros, mais difícil de ser contaminado. Tanto num caso como no outro a água precisa ser monitorada, ainda mais quando se trata de abastecimento de grande número de pessoas, a exemplo de creches, escolas, presídios, hospitais e outros.
O secretário de Saúde, Pedro Corrêa Lima, afirma que em se tratando de órgãos públicos, a exemplo das escolas municipais, o laudo da água é entregue para a Secretaria de Educação (Semed), que por sua vez repassa a questão à Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop).
Também conforme Pedro Corrêa, a Sevop deve tomar uma das seguintes sugestões: limpeza do poço e caixa d’água, seguida de tratamento da água com produtos químicos e, em último caso, abrir outro poço mais profundo.
CASOS DE RUBÉOLA AUMENTAM NO BRASIL
A imunização contra rubéola estava recomendada somente para gestantes ou mulheres em idade fértil. Agora, como os casos da virose aumentaram em 30% no Brasil é recomendável que toda a população seja vacinada.
A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus que acomete crianças e adultos, embora esteja entre aquelas próprias da infância. Trata-se de doença comumente benigna que cursa com febre, manchas tipo “urticária” na pele, que dura aproximadamente 3 dias e aumento de gânglios linfáticos (ínguas). Ela pode se tornar potencialmente grave quando acomete mulheres grávidas, pois pode causar mal-formações no feto, sobretudo quando contamina gestantes no primeiro trimestre.
Até agora a prevenção da rubéola tem sido voltada somente às mulheres, mas o secretário Pedro Corrêa não descarta uma vacinação em massa da população nas próximas campanhas. No entanto, ele aguada essa possível ação conjunta, que deve partir do Governo Federal. Porém, quem quiser se imunizar antecipadamente deve procurar o imunobiológico nos centros de saúde.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO N° 1220

PREFEITO RETORNA AINDA HOJE
O prefeito Tião Miranda e sua comitiva composta pela secretária de Educação Kátia Américo, o coordenador da Merenda Escolar Walter Silva e a nutricionista Maria Castro foram a Brasília nesta quinta-feira (25) para receberem, durante almoço com o presidente Lula, prêmio referente à gestão da merenda escolar de Marabá.
Aquisição de alimentos através de pregão eletrônico, permitindo a participação de todos; atendimento regular e pontual dos gêneros em 270 escolas durante 10 meses por ano e um cardápio variado e balanceado, a partir de 26 produtos, devem ter pesado na escolha de Marabá entre mais de 750 municípios concorrentes.
A comitiva que seguiu em vôo desta manhã para a capital federal, estará retornando logo mais a noite, para seu expediente normal nesta sexta-feira.
SANEATINS QUER MERCADO DE MARABÁ
O chefe de Gabinete da Prefeitura, Gilson Silva, recebeu ontem um representante da Companhia de Saneamento do Estado do Tocantins (Senaeatins), que depois de tecer alguns comentários acerca do potencial daquela empresa, solicitou audiência para seu presidente Walterloo Vieira, para próxima semana, com objetivo de aprofundar a discussão sobre possível implantação de um novo serviço de água potável para Marabá.
Vale ressaltar que a Saneatins atua no Pará em São Geraldo do Araguaia, onde o representante disse que ela recebeu 100% de aprovação; Xinguar, Eldorado dos Carajás e Tucumã.
Trata-se de empresa de economia mista, com apenas 20% de participação governamental, ou seja, sem influência do governo, e que prima por resultados, o que poderá ser muito bom para Marabá, diante da falta de água que tem atravessado.
GUIA TURÍSTICO DE MARABÁ NA FEIRA DAS AMÉRICAS
O portfolio do Pará, na 35ª Feira das Américas, apresenta o Guia Mapa Turístico de Marabá. A feira está sendo realizada no Rio de Janeiro, no período de 24 a 28 de outubro, sob coordenação da Associação Brasileira de Agências de Viagens.
A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, disse que é muito bom saber que o Guia-Mapa elaborado pelo Departamento em parceria com Sindihotel e demais parceiros está atingindo seu objetivo. “Está divulgando o município de Marabá em feiras nacionais, atinge outros Estados e pode ser conhecido até no exterior”.

DETUR TRABALHA NA MELHORIA DO ATENDIMENTO NA ORLA
O Detur numa parceria com Sebrae e Sindihotel trabalha na elaboração de um projeto que visa a melhoria dos serviços prestados pelos empreendedores que atuam na Orla Sebastião Miranda.
Ísis Mourão já participou de diversas reuniões para discutirem a prioridades e o tipo de atendimento que será prestado aos artesãos e demais empreendedores da orla, donos de bares, restaurante e similares. Para atuar na parceria, a Amazon Turis vai prestar consultoria em Marabá.
Inicialmente, os consultores da Amazon Turis fazem o levantamento sócio-econômico dos empreendedores, em seguida o cruzamento de dados, onde serão escolhidos os tema apropriados para um Workshop direcionado aos artesãos e demais empreendedores da orla.
O Workshop será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”. Ísis explica que a participação dos empreendedores é muito importante para que haja a melhoria dos serviços ofertados na Orla do Tocantins. “Por isso convidamos todos a participarem do evento”.
CONFERÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, promove no período de 03 a 06 de dezembro a VII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como base as Conferências Municipais, Estaduais e do Distrito Federal, tendo como tema: “Concretizar Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Investimento Obrigatório. O objetivo geral é deliberar sobre a política nacional de defesa e garantia de direito da criança e do adolescente.
A conferência visa também fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política para a criança e o adolescente; definir eixos estratégias que promovam a devida implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em consonância com o tema dessa conferência; promover, qualificar e garantir a participação de adolescentes na formulação e no controle das políticas públicas.
E ainda estará em discussão o reordenamento físico e pedagógico, dos programas de atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei; organização da gestão dos programas e dos recursos humanos com base na interdisciplinaridade e no compartilhamento de responsabilidades intersetorial entre os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) na gestão e na execução da Política de Atendimento Socioeducativo.
Garantia do devido processo legal na apuração do ato infracional e na execução das medidas socioeducativas com a aplicação da defesa técnica dos adolescentes a quem se atribui o ato infracional (fortalecimento das defensorias públicas estaduais, integração dos órgãos operacionais por meio dos plantões interinstitucionais e a expansão das delegacias especializadas de apuração de ato infracional).
Aprofundamento da discussão das competências dos entes federados na execução e no financiamento do sistema socioeducativo, garantir nos orçamentos públicos recursos suficientes para o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.
É, sem dúvida, um momento especial para sugerir alterações no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – para que se adote medidas sócio-educativas mais duras para o adolescente em conflito com a lei, visto que essas pessoas utilizam-se da condição de ser menor de idade para cometer delitos, porque têm certeza da impunidade.
TEMPO E TEMPERATURA
Segundo o Climatempo, hoje (25) a segunda-feira (29) a previsão para Marabá é de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura nesta quinta-feira oscila entre a mínima de 23ºC e máxima de 35ºC. A umidade relativa do ar pode chegar a mínima de 47% entre as 15 e 16 horas.
O canaldotempo.com prevê trovoadas isoladas para a tarde/noite de hoje, com maior chance de precipitação até às 20 horas. Para amanhã, a previsão é de céu parcialmente nublado.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO N° 1223

PREFEITO RETORNA AINDA HOJE
O prefeito Tião Miranda e sua comitiva composta pela secretária de Educação Kátia Américo, o coordenador da Merenda Escolar Walter Silva e a nutricionista Maria Castro foram a Brasília nesta quinta-feira (25) para receberem, durante almoço com o presidente Lula, prêmio referente à gestão da merenda escolar de Marabá.
Aquisição de alimentos através de pregão eletrônico, permitindo a participação de todos; atendimento regular e pontual dos gêneros em 270 escolas durante 10 meses por ano e um cardápio variado e balanceado, a partir de 26 produtos, devem ter pesado na escolha de Marabá entre mais de 750 municípios concorrentes.
A comitiva que seguiu em vôo desta manhã para a capital federal, estará retornando logo mais a noite, para seu expediente normal nesta sexta-feira.
SANEATINS QUER MERCADO DE MARABÁ
O chefe de Gabinete da Prefeitura, Gilson Silva, recebeu ontem um representante da Companhia de Saneamento do Estado do Tocantins (Senaeatins), que depois de tecer alguns comentários acerca do potencial daquela empresa, solicitou audiência para seu presidente Walterloo Vieira, para próxima semana, com objetivo de aprofundar a discussão sobre possível implantação de um novo serviço de água potável para Marabá.
Vale ressaltar que a Saneatins atua no Pará em São Geraldo do Araguaia, onde o representante disse que ela recebeu 100% de aprovação; Xinguar, Eldorado dos Carajás e Tucumã.
Trata-se de empresa de economia mista, com apenas 20% de participação governamental, ou seja, sem influência do governo, e que prima por resultados, o que poderá ser muito bom para Marabá, diante da falta de água que tem atravessado.
GUIA TURÍSTICO DE MARABÁ NA FEIRA DAS AMÉRICAS
O portfolio do Pará, na 35ª Feira das Américas, apresenta o Guia Mapa Turístico de Marabá. A feira está sendo realizada no Rio de Janeiro, no período de 24 a 28 de outubro, sob coordenação da Associação Brasileira de Agências de Viagens.
A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, disse que é muito bom saber que o Guia-Mapa elaborado pelo Departamento em parceria com Sindihotel e demais parceiros está atingindo seu objetivo. “Está divulgando o município de Marabá em feiras nacionais, atinge outros Estados e pode ser conhecido até no exterior”.

DETUR TRABALHA NA MELHORIA DO ATENDIMENTO NA ORLA
O Detur numa parceria com Sebrae e Sindihotel trabalha na elaboração de um projeto que visa a melhoria dos serviços prestados pelos empreendedores que atuam na Orla Sebastião Miranda.
Ísis Mourão já participou de diversas reuniões para discutirem a prioridades e o tipo de atendimento que será prestado aos artesãos e demais empreendedores da orla, donos de bares, restaurante e similares. Para atuar na parceria, a Amazon Turis vai prestar consultoria em Marabá.
Inicialmente, os consultores da Amazon Turis fazem o levantamento sócio-econômico dos empreendedores, em seguida o cruzamento de dados, onde serão escolhidos os tema apropriados para um Workshop direcionado aos artesãos e demais empreendedores da orla.
O Workshop será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”. Ísis explica que a participação dos empreendedores é muito importante para que haja a melhoria dos serviços ofertados na Orla do Tocantins. “Por isso convidamos todos a participarem do evento”.
CONFERÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, promove no período de 03 a 06 de dezembro a VII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como base as Conferências Municipais, Estaduais e do Distrito Federal, tendo como tema: “Concretizar Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Investimento Obrigatório. O objetivo geral é deliberar sobre a política nacional de defesa e garantia de direito da criança e do adolescente.
A conferência visa também fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política para a criança e o adolescente; definir eixos estratégias que promovam a devida implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em consonância com o tema dessa conferência; promover, qualificar e garantir a participação de adolescentes na formulação e no controle das políticas públicas.
E ainda estará em discussão o reordenamento físico e pedagógico, dos programas de atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei; organização da gestão dos programas e dos recursos humanos com base na interdisciplinaridade e no compartilhamento de responsabilidades intersetorial entre os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) na gestão e na execução da Política de Atendimento Socioeducativo.
Garantia do devido processo legal na apuração do ato infracional e na execução das medidas socioeducativas com a aplicação da defesa técnica dos adolescentes a quem se atribui o ato infracional (fortalecimento das defensorias públicas estaduais, integração dos órgãos operacionais por meio dos plantões interinstitucionais e a expansão das delegacias especializadas de apuração de ato infracional).
Aprofundamento da discussão das competências dos entes federados na execução e no financiamento do sistema socioeducativo, garantir nos orçamentos públicos recursos suficientes para o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.
É, sem dúvida, um momento especial para sugerir alterações no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – para que se adote medidas sócio-educativas mais duras para o adolescente em conflito com a lei, visto que essas pessoas utilizam-se da condição de ser menor de idade para cometer delitos, porque têm certeza da impunidade.
TEMPO E TEMPERATURA
Segundo o Climatempo, hoje (25) a segunda-feira (29) a previsão para Marabá é de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura nesta quinta-feira oscila entre a mínima de 23ºC e máxima de 35ºC. A umidade relativa do ar pode chegar a mínima de 47% entre as 15 e 16 horas.
O canaldotempo.com prevê trovoadas isoladas para a tarde/noite de hoje, com maior chance de precipitação até às 20 horas. Para amanhã, a previsão é de céu parcialmente nublado.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas