29 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO N° 1222

FESTA DO SERVIDOR REÚNE MAIS DE 2 MIL PESSOAS

A festa em comemoração ao Dia do Servidor Público realizada ontem, 28 de outubro, reuniu mais de duas mil pessoas no Clube da Vale, na Folha 17. O secretário de Administração Nilton Medeiros, da organização da festa e que representou o prefeito Tião Miranda na ocasião, disse que a festa foi um momento especial de lazer e diversão aos servidores e seus familiares. Entre os secretários estiveram presentes Alexandre Lisboa (Fazenda) e Wilson Teixeira, da organização do Torneio (Secdetur) e o vereador Maurino Magalhães.

Os participantes tiveram direito a churrasco grátis; música ao vivo com a banda Caribens Hits, ao som de Lenine (de 1h até às 17h); banho de piscina e sorteios diversos. A Administração adquiriu 600 kg de carne bovina, além de frangos e lingüiça para o churrasco. Os refrigerantes e cerveja foram vendidos por preço abaixo do custo. As latinhas de cerveja e refrigerantes foram vendidas a um real.

Nilton Medeiros disse que os brindes foram doados pelo comercio local. “Ao todo eram 60 brindes, entre aparelhos de dvd’s, pen drives, ferros de passar, camisas, ventiladores, agendas, conjunto de talheres, bandejas de inox, panelas de pressão e celulares, entre outros”. Entre as diversas brincadeiras houve concurso de brega e forró, entrega de brinde aos dois servidores mais antigos da prefeitura presentes na festa, um brinde ao aniversariante do dia.

Para a segurança da garotada na piscina, a prefeitura contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, que enviou dois bombeiros para dar segurança ao local.

TORNEIO DO SERVIDOR

O Torneio do Servidor realizado nos meses de setembro e outubro, sob coordenação da Secdetur teve o encerramento ontem, 28, durante a festa em comemoração ao Dia do Servidor Público. O vencedor e bicampeão do torneio de futebol foi o time do DMTU enquanto a Semad ficou com o 2º lugar.

A premiação foi a seguinte: troféu para o time vencedor do 1º lugar (DMTU) e medalhas aos jogadores. O 2º lugar também recebeu troféu; enquanto o troféu estilizado (um goleirinho) para o Melhor Goleador ficou com Arivaldo Silva/Semed, que fez 12 gols durante o torneio e o troféu de Goleiro Menos Vazado ficou com Adriano Oliveira também da Semed.

O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira disse que este foi o melhor ano de festa e de torneio também. “O que resultou numa confraternização total entre os participantes”.

DIA DE FINADOS

A secretaria de Obras trabalha na a limpeza de todos os cemitérios do município. No Dia Finados, as famílias visitarão seus entes queridos nos cemitérios, que ganharam pinturas de meio fio, capinagem do mato e até muro, como o da Folha 29. Assim a prefeitura inibe a ação de vândalos no local. A troca de lâmpadas também está sendo feita. A área ficará totalmente iluminada aos que deixarem para visitar seus entes no final do dia.

Os cemitérios de São Miguel, na Cidade Velha; Cemitério da Saudade, Folha 29 da Nova Marabá; Parque da Saudade, na Cidade Nova (Km-2), São Félix Pioneiro, Murumuru e os das vilas do interior ganharam a mini-reforma.

FEIRA DE CIÊNCIAS

A Escola de Ensino Fundamental e Médio “Oneide Souza Tavares” realizou a XI Feira de Ciências (Feicost), sob o tema: Prática e Tecnologias Sustentáveis, no último final de semana, quando foram apresentados 13 projetos. Entre eles: “Poluição – Aspectos Marabaenses Hidrovia – Hidrelétrica Tocantins”; “Transformação de Energia Elétrica – 110 para 115 watts”; “Impactos Ambientais da Urbanização” e “Reaproveitamento de Materiais Orgânicos”.

As escolas públicas do município têm realizado suas feiras internas de Ciências para escolha dos melhores trabalhos a participarem da I Feira de Ciências do Município, a ser feita em de novembro, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16.

O diretor da Escola Oneide, Cícero Alves, disse que a feira englobou trabalhos de alunos do ensino fundamental e médio, numa verdadeira integração objetivando a criação de trabalhos que levem à preservação do meio ambiente. A Feicost buscou discutir sobre o uso degradável dos recursos naturais do planeta, suas conseqüências para a vida na Terra e as formas de preservação e manejo desses recursos para a sustentabilidade sócio-ambiental, de modo a apontar ações e tecnologias sustentáveis como forma de minimizar os efeitos degradativos da ação humana sobre o ambiente.

A escolha do tema se deu num consenso entre a equipe gestora e professores devido ao fato da questão ambiental encontrar-se em evidência e a sua preservação ser obrigação de todos.

O coordenador pedagógico Rubeilton Silva explica que “A Escola, com responsável pela formação das atuais e futuras gerações, precisa discutir e sensibilizar os alunos e comunidade acerca dos problemas ambientais e da luta pela preservação e sustentabilidade”.

CIRURGIAS ELETIVAS FORAM PRORROGADAS

Devido a um atraso no processamento, as cirurgias eletivas (catarata, varizes e laqueadura) em Marabá, que deveriam ter encerrado em setembro, foram prorrogadas até o mês de novembro.

A triagem de novos pacientes para esse tipo de cirurgia só poderá ocorrer quando o município atingir pelo menos 70% da meta. Até o mês de setembro foram realizadas 49 laqueaduras, 164 cirurgias de varizes e 345 de catarata, ou seja, cerca de 49% de aproximadamente 1.100 cirurgias. Em todo a média é de apenas 56% do estipulado paras este ano.

CAMPANHA DO PCCU NA CIDADE

A campanha referente ao Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU) na zona urbana de Marabá acontece no período de 10 a 16 de novembro em todos os centros de saúde. Na área rural a Secretaria Municipal e Saúde (SMS), através da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro, começou este mês a coleta de material para exame PCCU nas comunidades fora do núcleo urbano.

No decorrer de 2006 aconteceram 443 casos positivos de alteração celular em Marabá (zona rural e urbana), a partir da realização de mais de 10 mil exames preventivos do PCCU, ou seja, resultados atípicos em células escamosas, com lesão intra-eptelial de baixo grau (compreendendo efeito citopático pelo HPV e neoplasia intra-eptelial cervical grau I).

De acordo com a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil, o câncer de colo do útero é a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele (não-melanoma) e pelo câncer de mama. É a quarta causa de morte por câncer em mulheres. A cada ano ocorrem mais de 20 mil novos casos de câncer do colo do útero.

O câncer do colo do útero é uma doença que, se descoberta e tratada no início, tem 100% de chance de cura. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos, que nunca fizeram o preventivo ou o fizeram há mais de seis meses, devem procurar o centro de saúde mais próximo de casa no período em referência.

CONFERÊNCIA DE SAÚDE

Prevista para acontecer no período de 13 a 15 de dezembro, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, sob coordenação do Conselho Municipal de Saúde, está em fase de organização e para que aconteça conta com apoio de vários segmentos, principalmente da saúde pública.

Sob o tema "Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento", a conferência de Marabá, que segundo os organizadores não causa nenhum contratempo o atraso de alguns meses, acontece no auditório “Eduardo Bezerra”, da Secretaria Municipal de Saúde. Estão previstos diversos palestrantes de renome, como promotores de justiça, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, médicos e outros.

Os subtemas também são bastante variados e atraentes: Financiamento da Saúde; Saúde da Mulher; Saúde do Trabalhador; Atenção Básica na Saúde Familiar; Controle Social, dentre outros, que carecem de maior empenho dos governantes nas três esferas de administração.

Quatro anos após a realização da 12ª Conferência Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Poder Executivo convocam a 13ª Conferência Nacional de Saúde para 2007.

O tema foi aprovado na reunião ordinária do CNS, de fevereiro de 2007. E segundo o calendário inicialmente proposto por aquele conselho, o andamento das conferências municipais e da estadual, cujas sugestões aprovadas servem de base à Conferência Nacional, está muito atrasado no Pará. Veja a proposta federal: Etapa Municipal – 1º de abril a 5 de agosto; etapa Estadual – 15 de agosto a 15 de outubro; etapa Nacional – 14 a 18 de novembro, em Brasília-DF.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o site Canaldotempo.com, hoje (29) o tempo em Marabá será parcialmente nublado. Para a terça-feira estão previstas trovadas à tarde. A possibilidade de precipitação é de 20%. Para amanhã a previsão é de tempo parcialmente nublado. A temperatura nesta segunda-feira entre a mínima de 25ºC e máxima de 35ºC. A umidade relativa do ar pode chegar à mínima de 54% na tarde desta segunda-feira.

Enquanto a previsão do Climatempo para o período de hoje a quinta-feira (1º de novembro) é de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. Na sexta-feira não chove.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas