17 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1044

LIMPEZA E COMPACTAÇÃO NA FOLHA 26
A secretaria municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) está fazendo limpeza e raspagem das ruas na Folha 26. O prefeito Tião Miranda determinou a limpeza em cerca de 8 km de vias naquela área. Na segunda via principal da Folha 26 está sendo feita a raspagem dos trechos mais baixos.
Também estão sendo desentupidas galerias pluviais, com substituição do material encharcado e colocação de piçarra que será compactada para início do asfaltamento ainda neste verão.
PRAÇA DO BAIRRO BELO HORIZONTE
A equipe de paisagismo da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), sob a coordenação de João Anselmo Caldas Filho, está fazendo o ajardinamento da Praça do Belo Horizonte, que deve ser inaugurada nos próximos dias.
Em seu entorno são plantadas mudas de açaí, palmeira madascariense, bacabi, pau preto, mamorana, oiti. Na parte floral tem grama, exórias e rosas, entre outras plantas.
A praça construída nos moldes das demais existentes em Marabá, além de ganhar ajardinamento com plantas do horto municipal tem iluminação especial, com lâmpadas do tipo vapor de sódio e postes altos para melhor iluminação do setor; pavimentação em bloquetes e brinquedos em madeira de lei para a garotada.
PAISAGISMO
O coordenador de paisagismo/Semma, João Anselmo Filho, informou que estão com diversas frentes de trabalho no município, aproveitando esse período de chuvas para fazer o plantio de mudas ornamentais e arvores frutíferas e de madeira de lei, “Assim têm maiores chances de se desenvolverem”.
Ontem, 16, a equipe de paisagismo iniciou o ajardinamento do canteiro central em frente ao Ginásio da Folha 16 até o Posto de Saúde Hiroshi Matsuda, na Folha 11. Também fez o ajardinamento que vai das proximidades do Hospital Municipal de Marabá, passando pelo campus da UFPA (Folha 17), e término na Folha 11. Naquele perímetro são colocadas árvores nativas como mogno, jatobá, barriguda, diversos tipos de ipê, oitizeiro, jamelão e grama pensacola.
Nos canteiros centrais da Folha 30 (ligam Folhas 28, 29 e 30) e da Folha 15 (ligam Folhas 15, 16, 22 e 23), a equipe concluiu o plantio de mudas ontem à tarde. Falta apenas o plantio de flores, mas Anselmo já está tomando providências para isso. A área ganhou plantas ornamentais de médio porte, que contribuem para sombreamento da área. As mudas são feitas no viveiro da Semma, localizado na área da secretaria de Agricultura (Seagri).
CARNAVAL
A Divisão de Educação em Saúde (DES) está elaborando a programação para o Carnaval 2007 da Secretaria de Saúde, com a previsão de organizar um bloco com 500 integrantes. Ainda não sabe se realmente vai colocar o bloco na rua porque depende de recurso, porém, está buscando patrocínio com esta finalidade.
O tema deste ano é “Aids – Você sabe quem tem?” O abadá não será vendido, mas trocado por dois quilos de alimentos não perecíveis. Essa alimentação serás destinada aos pacientes portadores de HIV/Aids cadastrados no CTA e hemofílicos registrados na Clínica de Doenças Renais.
Faz parte ainda do calendário educativo da DES a distribuição de material educativo (folder e cartaz) sobre doenças sexualmente transmissíveis, inclusive Aids, bem como a doação de 20 mil preservativos masculinos na orla do Tocantins, bares, praças e outros logradouros.


PCCU
Devido a uma grande quantidade de exames preventivos do câncer do colo do útero (PPCU) no final de 2006, a Divisão Extra Muro ainda trabalha a entrega de resultados na zona rural, o que deverá estar concluído até o final de fevereiro.
Quanto à programação para 2007 daquele setor, esta deverá ser deslanchada a partir do mês que vem, devendo iniciar no decorrer do Carnaval.
FISCALIZAÇÃO DE AÇOUGUES
A Divisa – Divisão de Vigilância Sanitária – começa a fiscalização dos açougues até o final do mês. Daniel Soares, coordenador daquela Divisão, está aguardando retorno do pessoal de férias para entrar em campo. O serviço tem como objetivo fazer cumprir a adequação dos talhos de carne às normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
De acordo com Daniel, muitos açougues já se adequaram e requereram licenciamento; outros estão em fase de conclusão das exigências da portaria Anvisa, que disciplina a maneira correta de como deve ser o ambiente e pessoal
PREVISÃO DO TEMPO E NÍVEL DAS ÁGUAS
De acordo com canaldotempo.com as condições climáticas em Marabá, hoje, 17 de janeiro, são as seguintes: 28°C, sol encoberto e sensação térmica de 33°C, umidade relativa do ar de 84%, sujeito a chuvas com trovoadas esparsas.
Hoje, 17, o nível das águas do rio Tocantins encontra-se a 6,12m acima do nível normal conforme medição feita pela equipe do Exército, às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás. O que representa um acréscimo de 28 cm nas últimas 24 horas, pois ontem o nível do rio era de 5,84m acima do nível normal.
O coordenador da Defesa Civil, Francisco Ribeiro Alves (Bebé), informou que está fazendo a pesquisa de uma área para disponibilizar aos possíveis desabrigados pelas cheias, caso haja necessidade. Mas considerando que o nível das águas está bem abaixo do detectado ano passado na mesma data, há indícios de que não haverá enchente em 2007. “Como os fenômenos da natureza são imprevisíveis, precisamos fazer uma programação desde já para atender famílias durante as cheias”.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas