12 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 917

PREFEITURA INAUGURA MAIS UMA ESCOLA
A prefeitura de Marabá inaugura a Escola “José Freire de Alencar”, na Vila Espírito Santo, no dia 14 de junho, às 17h. A escola passou por uma reconstrução total em sua estrutura. O prefeito Tião Miranda e a secretária de Educação Kátia Américo Garcia convidam a comunidade a participar dessa inauguração.
Sob a direção de Marceli Isaías da Silva, a escola possui 4 salas de aula, cozinha, depósito para merenda, almoxarifado, refeitório e poço. São atendidos 120 alunos de Educação Infantil à 5ª série do ensino fundamental.
Este ano, aderiu ao Programa Escola Ativa, que atende classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula.
O projeto Escola Ativa é uma estratégia metodológica criada pelo MEC para combater a reprovação e o abandono da sala de aula por alunos de escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas. O Projeto usa diversos recursos, desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Além disso, a Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos professores.

POSTO DO ESPÍRITO SANTO
Depois de passar por reforma, o Posto de Saúde da Vila Espírito será reaberto oficialmente nesta quarta-feira, 14, tendo normalizado o atendimento a partir desta segunda-feira. O posto atende remédios da farmácia básica, realiza curativos e tem plantão de um auxiliar de enfermagem, o qual tem a responsabilidade de orientar as famílias sobre prevenção de doenças, principalmente as diarréicas de crianças, bem como encaminhar pacientes aos centros de saúde na região urbana.
A intenção da SMS é implantar gradativamente naquele posto de saúde alguns serviços como coleta de material para exame de prevenção do câncer do colo do útero (PCCU), teste do pezinho e outros. Também estará disponível a verificação de peso, importante para análise da nutrição de menores e controle da pressão arterial de adultos.

PLANTAÇÃO DE MUDAS
A Casa da Cultura em parceria com a Seagri e Semma fizeram a doação de mais de 300 mudas aos moradores das Folhas 22 e 23 (atrás do Posto Verdes Mares), que moram às proximidades da grota que corta o bairro Nova Marabá. A doação feita na sexta, 09, fez parte da comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente, transcorrido dia 05 de junho.
A equipe do Departamento de Meio Ambiente da Casa da Cultura contou com o apoio do Grupo de Escoteiros, para dar orientações à comunidade na hora do plantio. As espécies doadas foram mogno, ipê e oitizeiro.

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
Começa hoje, 12 de junho, o curso de capacitação de professores e coordenadores pedagógicos, que têm alunos portadores de condutas típicas nas escolas em que trabalham. O curso é realizado na Biblioteca do Professor, com a participação de 50 pessoas, tem duração de 80h. Encerra-se dia 23.
Segundo informou Noelini Costa, coordenadora do Departamento de Educação Especial (DEE/Semed), o curso é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Marabá e MEC/FNDE. Sob o tema “Alunos com condutas típicas: como lidar”, tem por objetivo dar subsídios aos professores e coordenadores do ensino regular e educação especial para atender a criança em sala de aula.
A psicóloga Miracilda Souza, do DEE/Semed explica que condutas típicas são as diversas síndromes que atingem algumas crianças (down, autismo, hiperatividade e dislexia).
O curso é ministrado por Diana Cardoso, mestranda da UFBA, especialista em Educação Especial e Pisicopedagogia. Os participantes escolhidos para participar do curso são sugeridos pelo MEC, através das informações enviadas através do censo escolar anual de cada escola.
Através das informações o Mec detecta as escolas que têm alunos especiais e envia a sugestão à Semed de quais escolas devem participar do curso.

CURSO DE BRAILLE
De 26 a 30 de junho, o Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais (CAP’S), localizado na Escola Jonathas Pontes Athias, realiza o 1º Curso de Braille. O curso tem duração de 40h. São 25 vagas. Os interessados devem fazer sua inscrição no próprio CAP’S. O curso será ministrado pela coordenadora do CAP’S Josiane Almeida.

FEIRA DO LIVRO
A Fundação Casa da Cultura de Marabá está concluindo o projeto para a realização da Feira do Livro a ser realizada de 26 a 28 de agosto ou de 1º a 3 de setembro, na própria sede da Casa da Cultura. Esta é uma grande opção de incentivo à leitura.
O projeto será encaminhado nos próximos dias ao prefeito Tião Miranda para análise e aprovação da programação cultural. Nesta feira são reunidos diversos exemplares de livros didáticos, literários e especializados, de acordo com a oferta das editoras. Além da apresentação de boxes especiais com obras de autores regionais.
O presidente da FCCM, Noé von Atzingen, diz que a feira do livro sempre atrai muita gente devido às variadas opções de leitura em diversas áreas, concentradas num mesmo local.

MULTIVACINAÇÃO
O Dia “D” da Campanha Multivacinação, ocorrido no sábado, 10, cuja abertura oficial ocorreu no Centro de Saúde Mariana Moraes, no Km 7, previa a imunização de 25.406 crianças contra poliomielite, sendo que 2.845 já estão devidamente vacinadas na zona rural. Conforme o Setor de Imunobiológico da SMS – Secretaria Municipal de Saúde –, está vacinado um total de 21.610 crianças contra a poliomielite, sendo 18.765 na área urbana.
A campanha segue até o próximo dia 23 nos centros de Saúde, cuja intenção é alcançar os 100% de crianças na faixa etária de zero a cinco anos.
Além da vacina antipólio, outros imunobiológicos fizeram parte da campanha como a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), destinada a crianças de um a quatro anos, conforme esquema de vacinação; contra hepatite B, ministrada em menores de 20 anos, conforme esquema de imunização; vacina dupla adulto, contra difteria e tétano, para completar esquema vacinal em mulheres de idade fértil; tetravalente, para crianças menores de um ano, iniciando ou completando o esquema vacinal contra difteria, tétano, coqueluche e influenza tipo B.

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Hoje, 12 de junho, além de se comemorar o Dia dos Namorados, festivo e por excelência comercial, também se deve refletir sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que embora não seja comemorativo vale a pena ser lembrado para que se tenha mais criança na escola e menos escravos sociais.
Em alusão à data, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), através da coordenadoria do Projeto Crescer Cidadão, promoveu nesta manhã, no auditório da Secretaria de Saúde, palestra e uma sessão de teatro de fantoches para crianças e adolescentes de vários projetos sociais mantidos pelo município e outras organizações.
Foram convidados a participar pela Prefeitura os projetos Crescer Cidadão, Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Ceaca (Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente), EAP (Espaço de Acolhimento Provisório) e Conviver. Todos coordenados pela Seasp e, ainda, o Dançando e Educando, mantido pela Secretaria de Educação (Semed).
Por outras entidades foram convidados o Projeto Tucunaré, sob responsabilidade do Corpo de Bombeiro Militar; Projeto Idéia, mantido pela Igreja Cristã Evangélica; e Fundação de Amparo ao Menor. Todos ligados ao trabalho com menores em risco social.
PETI – Adotado no Brasil a partir do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (1992 - Europa), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o PETI é um instrumento que se destina erradicar as chamadas piores formas de trabalho infantil no País, ou seja, aquelas consideradas perigosas, penosas, insalubres ou degradantes. Para isso, o PETI concede uma bolsa às famílias desses meninos e meninas em substituição à renda que traziam para casa. Em contrapartida, as famílias têm de manter seus filhos na escola e fazê-los freqüentar uma jornada ampliada.
Esses diversos programas sociais têm como objetivo oferecer essa jornada ampliada, composta de esporte, civismo, arte e até reforço escolar as 399 crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 15 anos. O Ceaca, assim como outras instituições, ultrapassa essa faixa, trabalhando também com adolescentes de até 17 anos e 11 meses, ou seja, cujas famílias não têm direito a ajuda financeira de R$ 25,00 do PETI.
O Público-alvo do PETI é famílias com crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 15 anos envolvidos em atividades consideradas como as piores formas de trabalho infantil. Essas atividades foram regulamentadas pela Portaria nº 20, de 13 de setembro de 2001, da Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego. Entre elas, podem ser citadas as atividades em carvoarias, olarias, no corte de cana-de-açúcar, nas plantações de fumo e lixões.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas