01 dezembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1019

AGENDA DO PREFEITO
Como costumeiramente faz todas as sextas-feiras, hoje o prefeito Tião Miranda começou o dia visitando obras, a exemplo da escola da Folha 6, uma das maiores da município; as três praças (São Félix, Belo Horizonte e Folha 33). É praxe de Miranda acompanhar de perto o desenrolar das obras para ver a qualidade do serviço que vem sendo realizado.
A escola da Folha 6, substituirá a escola que funcionava em prédio da Maçonaria na Folha 12. A novo estabelecimento terá 8 salas de aula, sala da direção, de professores, depósito para alimentos da merenda escolar e material de limpeza (separados). Cozinha industrial para merenda de aproximadamente 700 alunos.
A escola em construção terá quadra de esporte coberta em estrutura metálica, é toda cercada de muro alto e conta com poço artesiano e caixa d’água com capacidade para 1.000 litros. O prefeito pretende colocar também um chafariz para atender a comunidade com água potável. É construída com recurso do Fundo de Desenvolvimento da Educação do Estado e contrapartida da prefeitura de Marabá.
Outras atividades – No decorrer desta semana, Tião recebeu representantes da Fetagri – Federação dos Trabalhadores na Agricultura – bem como 26 representantes de associações de produtores rurais de Marabá que, em companhia da secretária de Educação, Kátia Américo Garcia, discutiram melhorias para o ensino rural, com destaque o transporte, reforma e construção de novas unidades escolares.
Estiveram em visita de cortesia ao prefeito quatro pastores da Igreja Adventista, que vieram oficializar os 110 anos da escola daquela congregação religiosa no Brasil e 30 anos em Marabá. Na ocasião o prefeito foi presenteado com um livro e uma camiseta alusivos aquela instituição de ensino.
Ainda como destaque da semana que finda, o prefeito recebeu uma comissão de representantes da Vila Café e da Companhia da Vale do Rio Doce, que vieram ao gabinete discutir melhorias do acesso à ponte do rio Sororó, cujo aterro nas extremidades está cedendo. Aquela obra é feita em material permanente, concreto e aço, e contou com a parceria da Vale que doou a estrutura metálica, a partir de trilhos inservíveis a estrada de ferro.
CTA MOSTRA DADOS SOBRE AIDS
A programação do CTA encerra-se hoje, 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a partir 9 horas, na Praça Duque de Caxias, com exposição sobre o CTA, com dados estatísticos, panfletos e cartazes sobre a Aids. Na ocasião, os estudantes que participaram projeto para formação de jovens multiplicadores de informação sobre DST/AIDS, promovido pelo CTA, farão apresentações culturais (dança e teatro) a respeito do tema em questão.
Depois de realizar palestras em diversas empresas de Marabá acerca da prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (DST/Aids). Ontem, 30, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) promoveu palestra com o infectologista do Hospital Municipal de Marabá, sob o tema “Estigma da Aids”, para chamar a atenção da sociedade sobre o preconceito aos portadores do HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana –, prejudicial à convivência social dessas pessoas que podem trabalhar, estudar, ter relacionamentos sexuais (com camisinha), ou seja, levar uma vida normal.
Combate a Aids – Segundo informações do sítio Que dia é hoje? Depois da grande onda de esperança suscitada pela chegada de terapias anti-retrovirais cada vez mais eficientes, pouco a pouco se espalhou a idéia que a emergência de lutar contra a epidemia não era a mesma. Afinal, morre-se cada vez menos de Aids. No entanto, essa verdade encobre uma outra realidade: morre-se ainda de Aids apesar das anti-proteases, apesar dos inibidores não nucleosídeos e dos transcriptase reversa; apesar das cargas virais e das medidas das concentrações plasmáticas; apesar dos testes genotípico e fenotípico assim como das tentativas de vacinas.
Ainda de acordo com o mesmo site, mais de 34 milhões de pessoas estão infectadas pela Aids em todo o mundo. Aproximadamente, um terço desse total é de jovens entre 15 e 24 anos. A cada minuto, de acordo com esse relatório, seis jovens são infectados pelo vírus HIV. Das 2 milhões e 800 mil pessoas que morreram vítimas da doença, no ano passado, 79% eram africanas. Até o fim deste ano, acredita-se que 10 milhões e 400 mil crianças com menos de 15 anos, a grande maioria na África, terão perdido a mãe por conta da doença ou até mesmo ficado órfãs de pai e mãe.
AMANHÃ TEM FEIRA DO PRODUTOR
Neste sábado, 2, acontece mais uma Feira do Pequeno Produtor na Rua 7 de Junho, próximo a confluência da Travessa Santa Teresinha, na Marabá Pioneira. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), a prestadora de serviços agrícolas Coopserviço e os micro-produtores rurais de Marabá.
Segundo o agrônomo da Seagri, Deibson Varanda, a nova feira logrou êxito, com excelente movimentação na abertura, sábado passado. A intenção dos coordenadores é fazê-la de modo itinerante, ou seja, com objetivo de contemplar bairros diferentes a cada sábado, mas por enquanto, diante do sucesso alcançado, ela fica na Velha Marabá.
HISTÓRIA DA AMAZÔNIA
Neste 1º de dezembro, também em Belém, encerra-se o Simpósio Internacional de História da Amazônia, do qual participa Genival Crescêncio, do Núcleo Espeleológico de Marabá (NEM), localizado na FCCM – Fundação Casa da Cultura de Marabá.
Genival foi responsável pela exposição sobre o tema “História da Espeleologia na Amazônia: os trabalhos espeleológicos no sudeste do Pará”. A mostra inclui estudos de pesquisas e fotos feitos nos últimos 10 anos, na região.
TEMPO E TEMPERATURA
O instituto Clima Tempo prevê sol com algumas nuvens para esta sexta-feira. Pode chover rápido durante o dia e à noite. Esta previsão deve se repetir até terça-feira, 5, com pouca precipitação, sendo esperado maior volume para hoje, 10 mm.
Por sua vez o Canal do Tempo indica trovoadas esparsas de hoje até segunda-feira, 4, quando o tempo passará a encoberto/nublado até dia 8, retornando a situação de trovoadas esparsas nos dias 9 e 10. Há maior chance de chuva à noite, quando a umidade relativa do ar pode chegar aos 97%. A temperatura hoje fica entre 24º e 33º.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas