10 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 893

NECESSIDADE DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS
Hoje, 09 de maio, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia encontra-se na Câmara Municipal onde presta esclarecimentos sobre a necessidade de contratação de 350 professores, em virtude da não aprovação de professores suficientes para preenchimento das vagas, principalmente na zona rural.
Há cerca de um mês, a prefeitura solicitou aprovação da Câmara para a contratação dos professores, incluindo um parecer do Ministério Público, que não recomendou por entender ilegal a contratação de professores sem concurso público. Raciocínio este acompanhado por dois vereadores que pediram a não contratação de professores e esclarecimentos por parte da Semed.
O prefeito Tião Miranda também se reuniu com os vereadores e a secretária Kátia Américo Garcia, na tentativa de esclarecer a necessidade de contratação, já que é entendimento do Governo Municipal que não havendo professores para preencher as vagas do concurso e não havendo a possibilidade de contratação sem concurso, os prejudicados serão os alunos da rede municipal.
Até o fechamento desse informativo o prefeito Tião Miranda, a secretária Kátia Américo e os vereadores estavam reunidos no gabinete da presidência da Câmara, onde Executivo e Legislativo discutiam uma solução legal para o problema, já que o MP entende ser ilegal a contratação sem concurso público. Amanhã maiores detalhes sobre essa reunião.

EDUCAÇÃO INFANTIL
No período de 15 a 23 de maio, a Semed realiza curso de capacitação de professores da Educação Infantil, sob o tema: “Como ensinar na Educação Infantil”, para 100 professores da rede pública municipal. O curso será realizado na Escola “Plínio Pinheiro”, localizada na Marabá Pioneira.
As aulas serão ministradas por professores da Unama em cinco turmas, com 20 alunos. Esta programação faz parte do convênio PMM/Semed – Governo Federal/MEC-FNDE, atendendo ao projeto de Educação Infantil – formação continuada para a Educação Infantil.
A programação consta o estudo dos conteúdos: Dificuldades na aprendizagem; O Lúdico na Educação Infantil; Limite e Autoridade na Construção da Aprendizagem; Pedagogia de Projetos e Organização e Tempo em Sala de Aula.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia lembra que o processo educacional começa logo nos primeiros contatos da criança com o ambiente escolar. “A Educação Infantil é a base para a continuidade dos estudos, portanto é de fundamental importância que os professores estejam bem preparados para ensinar as crianças”.

CASA DA CULTURA NO ENCONTRO INTERNACIONAL DO PROLER
O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen, participou no Rio de Janeiro do XI Encontro Internacional do Programa de Incentivo à Leitura (PROLER), a convite da Fundação Biblioteca Nacional, nos dias 03 e 04 de maio. Noé trouxe a Marabá diversas novidades para atuação das bibliotecas. Na próxima semana reúne-se com equipe técnica da Semed e coordenadores das bibliotecas públicas de Marabá, para falar sobre as propostas do PROLER.
O XI Encontro do PROLER, organizado pela Fundação Biblioteca Nacional, é inscrito no Programa Livro Aberto, da Política Nacional da Cultura, formulada pelo Ministério da Cultura.
A Diretora Executiva da Fundação Biblioteca Nacional, Célia Portella, em seu discurso de abertura do evento disse que “o PROLER não deve ser uma obra acabada, indiferente ao debate e às sugestões. A argumentação é a maneira mais apropriada de ver e rever, de avaliar e indicar novos caminhos. A experiência confirma ou aconselha modificações na argumentação”.
A programação realizada no Auditório Machado de Assis (RJ) contou com a participação do presidente da Biblioteca Nacional Muniz Sodré e da Diretora Executiva Célia e de conferencistas nacionais e internacionais.
Entre os conferencistas internacionais estavam: Sylvia Castrillón Zapatta (Colômbia) e Cecília Bettolli (Argentina). Entre os palestrantes nacionais estavam: Marisa Lajolo, que fala sobre o tema “O papel do professor na cadeia produtiva do livro” e Regina Zilberman, que trata do tema “A leitura como bem público” .
Noé von Atzingen explicou que nos últimos três anos o PROLER não foi realizado. “A reativação do Programa é muito importante para traçarmos novas propostas de atuação em bibliotecas”.

IMPORTÂNCIA DO PROLER
O Norte e o Nordeste do país levaram poucos representantes ao Encontro do PROLER. A participação de Noé von Atzingen foi de grande importância para a democratização da leitura nas bibliotecas de Marabá. A ação do PROLER tem grande repercussão na sociedade, ao atingir e envolver maior demanda de leitores.
A ação do PROLER interage com professores, bibliotecários, mediadores culturais, com instituições, empresas, governos federal, estadual, municipal, bibliotecas públicas e bibliotecas da escola, com ongs, com projetos quase anônimos.
Noé disse que o PROLER tem propostas de capacitação para bibliotecários e atendentes de bibliotecas; dá incentivos a publicação de livros voltados à Educação Infantil e incentiva propostas que motivem o hábito da leitura. “Na próxima Feira do Livro de Marabá, coordenada pela Fundação Casa da Cultura, haverá a promoção de diversas ações oriundas de propostas do PROLER. A Feira do Livro será realizada em agosto”.

SEMANA DE ENFERMAGEM
Tendo em vista as comemorações alusivas à Semana Brasileira de Enfermagem, por iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os enfermeiros de Marabá vão cumprir a programação descrita a seguir, no período de 10 a 12 deste mês.
Na quarta-feira, 10, das 8h às 13h, no Hemopa, acontece uma campanha de doação de sangue; às 19h30, no auditório da UEPA, acontece culto ecumênico de ação de graças.
Dias 11 e 12, às 14h, no auditório da SMS, acontecem eventos científicos (palestras e conferências). As inscrições são feitas no Coren, na Folha 31, Galeria Abaeté – Novas Marabá – próximo à Prefeitura. Maiores informações pelo fone 3322-6030.

DIA DAS MÃES NO CAPS
Acontece amanhã, 10, no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), a comemoração do Dia das Mães, para as cerca de 70 pessoas em tratamento naquele centro. A coordenação daquela unidade de saúde mental promete muita agitação e distribuição de brindes aos pacientes.
O CAPS oferece a sua clientela dois tipos de atividade: grupo terapêutico e de oficinas. Nos grupos terapêuticos os pacientes contam seus problemas à equipe técnica e são orientados a superá-los, inclusive com momentos de lazer; nas oficinas eles fazem trabalhos artesanais, como flores, fuxico, oficina de música e reciclagem.
É importante frisar que toda demanda de transtornos mentais é considerada paciente do CAPS. Para ser admitida naquele centro, mantido pela Prefeitura de Marabá, é necessário que a pessoa tenha um problema persistente, crônico ou severo. No entanto, apesar dessas situações, sejam isoladas ou em conjunto, o trabalho de ressocialização da equipe técnica do CAPS tem conseguido superar seus problemas dessas pessoas.

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