15 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 897

FÓRUM ESTADUAL DE TRÂNSITO
Marabá sedia o III Fórum Nacional de Trânsito, nos dias 18 e 19 de maio, de 08h às 18h, sob o tema “Os desafios da Educação em Valores no Trânsito”. O Fórum marcado anteriormente para o Centro de Formação “Cine Marrocos”, será transferido para novo local ainda não definido. O evento é coordenado pelo Conselho Estadual de Trânsito, com apoio da Prefeitura de Marabá/DMTU.
Segundo a coordenadora de Educação Para o Trânsito/DMTU, Márcia Rosa, o público-alvo será formado por profissionais de auto-escolas, cooperativas de táxi e todos aqueles que têm alguma relação com o trânsito. “Participam representantes de todos os municípios paraenses que têm o trânsito municipalizado”.
A programação do dia 18 começa às 8h com o credenciamento dos participantes; 8:30h – Abertura com a presidente do CETRAN/PA, Drª Ana Amélia Sefer Figueiredo; 8:45h – apresentação de vídeo institucional sobre o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano; 9h – o conselheiro Luiz Otávio Miranda ministra a palestra “Educar em valores para um trânsito seguro: desafios e perspectivas”; 10:15h – Coffee-break; 10:30h – Painel Educação, Cidadania e fiscalização no trânsito, com o expositor Isnard Alves Ferreira. Após as exposições realizam-se os debates com representantes do DENATRAN, DETRAN, IES, SEMED e DMTU/Marabá, sob coordenação do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN/PA.
Na programação um representante do Minstério das Cidades, faz a exposição “O Plano Diretor Urbano e seu impacto na segurança no trânsito”, com os debatedores: SEDURB, CREA, UFPA, CTBEL; Entre as palestras estão “A municipalização do trânsito no Brasil: desafios e perspectivas”.
O III Fórum Estadual de Trânsito reflete a preocupação do Sistema Nacional de Trânsito no Estado do Pará, para garantir o direito à cidadania e um trânsito em condições seguras para todos.

APRENDENDO A SER CICLISTA
Ontem, 14 de maio, a equipe de Educação para o trânsito/DMTU apresentou a peça “Aprendendo a ser ciclista”, na praça São Félix, às 17h, pouco antes da entrega da premiação do V Pesque e Solte no Cais, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Muitas famílias passeavam por lá e puderam apreciar a apresentação dos Bonecos de Fantoches que ensinava os ciclistas a tomar cuidados básicos no trânsito, além de incentivar motoristas a respeitarem ciclistas e pedestres.
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU, Márcia Rosa, as peças teatrais são feitas com base em artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visto que a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Hoje, 15, tem início o curso de capacitação para 100 professores de Educação Infantil da rede municipal de ensino. O curso será na realizado até dia 23 de maio, na Escola Plínio Pinheiro, na Biblioteca do Professor e na Casa do Professor. Os ministrantes do curso são professores da Unama.
O curso faz parte do convênio entre Prefeitura de Marabá/Semed e Governo Federal/MEC/FNDE. Trata-se do projeto de Educação Infantil – formação continuada para a educação infantil.
Os temas que serão abordados durante o curso são: O Lúdico na Educação Infantil; Limite e Autoridade na Construção da Aprendizagem; Pedagogia de Projetos e Organização do Tempo em Sala de Aula.

PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM
Nas cotas mais baixas por onde há acúmulo de águas pluviais na Folha 33, a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop/PMM) está realizando serviço de drenagem antes de iniciar a pavimentação de ruas. A drenagem e pavimentação vai beneficiar diretamente os moradores e demais pessoas que trafegam pelas Quadras 1, 5, 7 e 26, entre outras da Folha 33.
A Folha 32 também será beneficiada com serviço de drenagem e pavimentação asfáltica. A drenagem corta a avenida que atravessa as quadras 1, 8, 11, 12 e 15. O trabalho melhora a trafegabilidade naquela Folha, que possui vários trechos de difícil acesso.
Segundo a Assistente Social Marlene Santos, do Setor Social/Sevop, sua equipe de trabalho está organizando uma programação a ser realizada com os moradores das Folhas 32 e 33, objetivando melhoria na qualidade de vida aliada ao saneamento básico. A data da realização das atividades será definida nos próximos dias.

ADUBO PARA HORTA COMUNITÁRIA
Na semana passada, 20 pessoas que trabalham no Projeto Horta Comunitária no Km-8, Vila São José, participaram de um Curso de Compostagem (Preparação de Adubo), realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A Assistente Social Marlene Santos, do Setor Social/Sevop, disse que o objetivo é fornecer meios para que os participantes da Horta Comunitária, ex-catadores do antigo lixão, tenham conhecimento técnico para preparar o adubo e renovar a plantação de hortaliças em 2006.
A Horta Comunitária é um projeto social em que secretarias municipais unem atividades em benefício dos ex-catadores de lixo, buscando dar subsídios para que se mantenham com o consumo e venda da horta comunitária.

PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Nenhum comentário: