06 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 912

DIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE
Hoje, 5 de junho, as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) realizam ampla programação em comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente. A FCCM através do Departamento de Meio Ambiente, organiza programação de conscientização da importância da preservação ambiental.
O Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, em 1972, para marcar a abertura da 1ª Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. Na mesma ocasião, outra resolução criou também a UNEP - o Programa da ONU para o Meio Ambiente.
De 5 a 9 de junho, a Casa da Cultura desenvolve diversas atividades relacionadas ao tema: O cronograma de atividades é o seguinte:

05/06
Atividade: Trilha Ecológica (sensibilização Ambiental)
Período: manhã (8h) e tarde (a partir das 14h)
Instrutores: presidente da FCCM Noé von Atzingen e Daniel
Local: FCCM – Reserva Ecológica Interativa do Murumuru
Participam da Trilha Ecológica 60 pessoas, entre alunos de escolas públicas e entidades envolvidas na programação

06/06

Oficina de Música
Período: manhã e tarde - 8h/14h
Instrutora: Mirtes Emília, coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”
Local: FCCM

Oficina de Teatro
Período: manhã e tarde - 8h/14h
Instrutora: profª Iolete, do Centro de Formação Cine Marrocos
Local: FCCM

07/06
Atividade: Oficina de Pintura e Colagem
Período: manhã e tarde - 8h/14h
Instrutora: Marluce Caetano
Local: FCCM

08/06
Atividades: Oficina de Reciclagem
Período: manhã e tarde - 8h/14h
Instrutores: Creuza Salame e Eder
Local:FCCM

09/06
Plantação de mudas
Período: Manhã – 8h
Instrutores: Escoteiros
Local: grota criminosa FL- 27

Quem quiser mais informações sobre a programação ambiental deve entrar em contato com Tânia Martins, na Casa da Cultura através dos fones (94) 3322-2315/4176 ou e-mails nepamfccm@hotmail.com e fccm@leolar.com.br

PLANTAÇÃO DE MUDAS
A Especialista em Educação Ambiental/FCCM, Tânia Martins, disse que será feita uma plantação na área da grota que atravessa diversas Folhas da Nova Marabá. O objetivo é colocar alguma vegetação naquela área, porque ali não existe nenhuma vegetação. “Além disso, as árvores protegem a área de desabamentos, porque as raízes funcionam como protetoras”.
O plantio de mudas de árvores nativas será orientado pela Semma e será feita pelas pessoas que estão participando da programação da Casa da Cultura.
Tânia disse que a programação ambiental conta com o apoio da Semed, Semma, Seagri, Grupo de Escoteiros, Quartel Militar, Casa do Professor, Programa AABB – Integração Comunidade e equipe da Pinacoteca da Casa da Cultura.

ALAMBRADO E VESTUÁRIO NO CAMPO DO PIÇARRÃO
A prefeitura de Marabá, através da secretaria de Viação e Obras Pública (Sevop) divulgou edital de licitação para construção de alambrado e vestuário no Campo de Futebol Piçarrão, localizado na VP-08, em frente à Revemar.
Esta é mais uma opção de lazer saudável que a prefeitura de Marabá oferece aos desportistas marabaenses. O espaço é bastante disputado por jogadores de futebol da Nova Marabá. Com a obra, os jogadores e público terão mais comodidade naquele local.
O processo de licitação n.º 149/06, da Comissão Permanente de Licitação/Sevop, na modalidade Carta-Convite tem abertura prevista para dia 13 de junho, às 15h. A visita técnica será dia 7 de junho, às 10h. Maiores informações, na sede da Sevop, Rodovia BR-230, Km 5,5 – N. Marabá, Marabá/PA – Fones/Fax: (94) 33222-2827/2931/3092.

FESTEJOS JUNINOS
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira e sua equipe estão fazendo os ajustes para divulgar a programação oficial dos Festejos Juninos, na praça São Félix, a serem realizados no período de 24 a 30 de junho.
A abertura do evento no dia 24, terá desfile dos 29 grupos que vão se apresentar, iniciando na Av. Antonio Maia (próximo ao bambuzal) até a Praça São Félix, a partir das 20h. As quadrilhas são: 14, na modalidade roceira (adulto); 7 roceiras (mirim); 3 alegóricas (mirim) e 2 alegóricas (adulto). Além de 2 bois-bumbás.
O secretário Wilson Teixeira explica que na Praça São Félix, um grupo de jurados faz a escolha das melhores quadrilhas e boi da temporada 2006. Os moradores do Cabelo Seco ficarão responsáveis pelas barracas de comidas típicas e a Associação dos Artesãos de Marabá expõe à venda o artesanato local.

MISS CAIPIRA
A coordenadora Dina Rosa, da Secdetur, disse que nos próximos dias será feita uma reunião com representantes de quadrilhas para receber as fichas de inscrição das concorrentes a miss caipira, miss simpatia e miss mulata.
As misses serão escolhidas na praça São Félix, no dia 24 de junho, após o desfile dos 29 grupos na Av. Antonio Maia.

SESSÕES NA CÂMARA
O Prefeito Tião Miranda recebeu ofício n.º 151/06, da Câmara Municipal de Marabá e o encaminhou às secretarias municipais. O ofício da Câmara é um convite para que os secretários participem das sessões das quartas-feiras, alternamente, nas quais apresentem o Plano de Trabalho 2006 e os serviços disponíveis para atender à população de Marabá.
O ofício assinado pelo presidente da CMM, Maurino Magalhães, é resultado da aprovação do requerimento nº 17/06, de autoria do vereador Leodato Marques.

VACINA NA ZONA RURAL
Nesta segunda-feira, 5, a Divisão Extramuro completa o serviço de vacinação em mais de 40 localidades da zona rural, levando além da campanha de multivacinação, que tem como carro-chefe à vacina contra poliomielite, diversos serviços de saúde, como consultas de enfermagem, teste de glicemia e do pezinho, dentre outros.
A Equipe I que já percorreu 19 vilas e projetos de assentamento, fecha sua participação nesta campanha na Vila Itainópolis. Enquanto a Equipe II encerra as atividades na Vila União, onde trabalha todo o expediente desta segunda-feira. Na próxima quarta-feira será publicado um balanço dessa ação de saúde na zona, cujo principal objetivo é vacinar pelo menos 20% das crianças de zero a cinco anos, o que equivale a mais ou menos 5.081 crianças.

VACINA ANTI-RÁBICA
No sábado, 3, o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, realizou a intensificação da vacina anti-rábica na área urbana de Marabá. A campanha mobilizou mais 350 pessoas, que chagaram a vacinar um total de 25.390 animais, sendo 20.532 cães e 4.390 gatos da cidade.
A vacinação contra raiva prossegue a partir de hoje nos distritos mais distantes da zona urbana e na zona rural. Também aqui em Marabá, quem não vacinou seu animal no sábado, poderá fazê-lo a qualquer hora no CCZ. Hoje pela manhã, por exemplo, 60 animais foram vacinados naquele centro.
Em verdade, a campanha de vacinação anti-rábica acontece no mês de setembro, mas Marabá e outros cerca de 40 municípios promovem essa intensificação do controle da raiva, a fim de evitar a presença da doença nesses animais, o que não acontece no município desde 2002, justamente em função desse cuidado profilático.
A campanha tem como principal objetivo implementar a barreira imunológica em cães e gatos, evitando assim a circulação do vírus rábico e, conseqüentemente, prevenir a ocorrência de raiva humana transmitida por esses animais. O CCZ tem como meta vacinar 100% desses animais, sendo que para tanto está distribuindo vacinas em mais de 70 postos fixos em todos os núcleos de Marabá.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel - Jornalistas

Nenhum comentário: