09 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 915

INAUGURAÇÃO DE ESCOLA
A prefeitura de Marabá inaugura a Escola “José Freire de Alencar”, na Vila Espírito Santo, no dia 14 de junho. A escola passou por uma reconstrução total em sua estrutura.
Sob a direção de Marceli Isaías da Silva, a escola possui 4 salas de aula, cozinha, depósito para merenda, almoxarifado, refeitório e poço. São atendidos 120 alunos de Educação Infantil à 5ª série do ensino fundamental.
Este ano, aderiu ao Programa Escola Ativa, que atende classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula.
O projeto Escola Ativa é uma estratégia metodológica criada pelo MEC para combater a reprovação e o abandono da sala de aula por alunos de escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas. O Projeto usa diversos recursos, desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Além disso, a Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos professores.

CURSO DE BRAILLE
No período de 26 a 30 de junho, realiza-se o I Curso de Braille, promovido pelo Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais (Caps), localizado na Escola Estadual “Jonathas Pontes Athias”.
O curso terá a duração de 40h, será ministrado por Josiane Almeida, coordenadora do Caps. As inscrições estão abertas na sede do Caps, em horário comercial. Interessados devem procurar logo, pois as vagas são limitadas.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia fala da importância do sistema braille para os deficientes visuais. Quem sabe ler em braille e tem problemas visuais, acaba adquirindo o hábito de leitura.
Se os alunos cegos, como as outras crianças, forem motivados para a prática normal e constante do seu método de leitura e escrita, a leitura será rápida e tornar-se-á também mais agradável e instrutiva, porque a atenção, menos requerida pelo trabalho de reconhecimento dos caracteres, irá mais em ajuda do pensamento. Ao acabarem de ler, as crianças e jovens cegos terão aprendido alguma coisa e estarão mentalmente dispostos a partir para novas leituras.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
O coordenador do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Walter Silva, disse que já foi encaminhado à Comissão Municipal de Licitação o pedido de compra de merenda às escolas municipais, para o segundo semestre de 2006.
A licitação será feita na modalidade Pregão Eletrônico, que facilita a participação de empresas de todo o Brasil. São 40 itens, entre frutas, iogurte e carnes diversas.
O cardápio nas escolas públicas de Marabá é elaborado por nutricionista do DAE, considerando as vitaminas e proteínas, para que os alunos recebam uma alimentação saudável e nutritiva. Assim, ganham mais energia e disposição para estudar e praticar esportes.

SÁBADO TEM MULTIVACINAÇÃO
A multivacinação tem como meta imunizar 100% das crianças de zero a cinco anos incompletos contra poliomielite, independente do esquema vacinal que elas vêm fazendo. Mas, além da vacina anti-pólio, também serão oferecidos outros imunobiológicos para a prevenção de diversas doenças como a rubéola, sarampo e outras.
Dentre as vacinas que compõem a multivacinação está a tríplice, que protege contra três tipos de doença: difteria, coqueluche e tétano. Ela deve ser aplicada aos 2 meses, 4 meses, 6 meses, 15 meses e aos 5 anos de idade.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a difteria, também conhecida como crupe, é altamente contagiosa, normalmente ocorre nos meses frios e atinge, principalmente, crianças de até 10 anos de idade. A doença é causada pela toxina diftérica, produzida pelo bacilo Corynebacterium diphteriae, que se aloja nas amídalas, faringe, laringe e fossas nasais, onde cria placas brancas ou acinzentadas, muitas vezes visíveis a olho nu.
Ainda de acordo com a Fiocruz, a difteria é adquirida pelo simples contato com os infectados, com suas secreções ou com os objetos contaminados por eles. Ambientes fechados facilitam a transmissão, que pode ser causada por portadores assintomáticos (que não manifestam a doença) ou mesmo por ex-doentes, já que estes continuam a eliminar o bacilo até seis meses após a cura.
Além das placas na garganta, a toxina diftérica também causa febre baixa (entre 37,5º e 38º Celsius), abatimento, palidez e dor de garganta discreta. Se não for devidamente tratada, a difteria evolui, causando inchaço no pescoço (nos gânglios e nas cadeias cervicais), que, dependendo de seu tamanho, pode asfixiar o paciente.
Diante do poder de contaminação da bactéria, a Fiocruz recomenda a vacina tríplice como a principal arma contra a difteria. No entanto, caso a doença se estabeleça, o enfermo deve ser imediatamente isolado, para tratamento com soro antidiftérico, que inativa a toxina produzida pelo bacilo. As medidas profiláticas também recomendam a observação de todos que estiveram em contato com o enfermo, os quais devem ser investigados por meio de exames laboratoriais.
Nesta campanha a Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar 25.406 crianças contra poliomielite, sendo que 2.160 já estão devidamente vacinadas na zona rural. A abertura oficial da multivacinação acontece às 9h da manhã, no Centro de Saúde Mariana Moraes, no Km 7.

DMTU E ESTACIONAMENTOS
Diante da confusão gerada pela falta de regularização de áreas de estacionamento em Marabá, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) está fazendo levantamento dos pontos críticos para regularizar e estabelecer a quantidade de vagas para carros e motos.
O DMTU também está contratando uma firma para fazer a sinalização vertical e horizontal da cidade, a qual já verificou os pontos prioritários para início do serviço, como escolas, hospitais, rodovias, maior fluxo de pedestres e cruzamentos mais perigosos. Como nem todos os detalhes foram possíveis observar, aquele departamento de trânsito aceita sugestões no sentido melhorar o trânsito em Marabá.

SAMU ATENDEU 1.116 OCORRÊNCIAS EM MAIO
Desde a implantação em outubro do ano passado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vem aumento sua participação no atendimento emergencial, passando de 637 naquele mês de inauguração para 1.116 ocorrências em maio deste ano, ou seja, quase dobrou o atendimento nesses oito meses de existência.
Lamentavelmente, o trote ainda corresponde a 61,07% das ligações telefônicas para o Samu, contra 9,06% daquelas referentes às ocorrências. Também muita gente liga para pedir informações (6,32%); enquanto os enganos corresponderam a 6,12% em maio; 9,37% das ligações foram interrompidas; e 7,96%, de um total de 12.317 chamadas, referiam-se a outros assuntos.
No demonstrativo de atendimento por agravo, clínica médica teve 591 registros; acidentes de trânsito, 102; ferimentos por arma branca e por arma de fogo, 27; transferências hospitalares, 111; agressões, 23; óbitos, 5; e outros, 257 atendimentos. O Telefone do Samu é 192, ligação gratuita, inclusive de celular.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social
- Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: