23 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 923

CURSO DE CULINÁRIA REGIONAL PARA MARABÁA coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, fechou parceria com a Diretora de Turismo da PARATUR Conceição Silva, para realização do curso de Culinária Regional destinado aos cozinheiros e barraqueiros da Praia do Tucunaré que possuem carteira de manipuladores de alimentos fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Esse grupo de pessoas será preparado para o primeiro passo do processo de implantação do Programa Turismo Qualidade. A qualificação das ações na Praia do Tucunaré tem o objetivo de melhorar os serviços e a comercialização dos produtos oferecidos na praia.
O curso será realizado no período de 26 de junho a 01 de julho. São 30 vagas e a inscrição é gratuita. Interessados devem dirigir-se ao Departamento de Turismo (Detur) na Galeria Municipal de Artes (Gama), na Praça Duque de Caxias,1010, das 8h ás 14h, de segunda a sexta.
Ísis Mourão explica que a participação neste curso é muito importante, pois vai inserir os barraqueiros no processo de implantação do Programa Turismo Qualidade, através da atuação na Praia do Tucunaré.

PONTO DE CULTURA
Trinta alunos da Escola Municipal “Judith Gomes Leitão” participam do projeto “Galpão de Artes de Marabá – Ponto de Cultura”, realizado pela Associação dos Artistas Plásticos de Marabá em convênio com o Ministério da Cultura e Programa Cultura Viva. A primeira turma finaliza suas atividades no dia 29 de junho, às 9h, na Trav. Carlos Leitão, 381 – Centro – Marabá/PA.
A diretora do Galpão de Artes de Marabá (GAM), Deíze Botelho convidou a secretária de Educação Kátia Américo Garcia, a diretora de ensino/Semed Vera Froz e demais coordenadores da Semed, a participarem do encerramento do curso com a garotada. Na ocasião será apresentado o resultado das oficinas de artes (xilogravura, serigrafia, pintura e desenho) e os alunos receberão Declaração de Participação no Curso.

SEMMA PREPARA VERANEIO
Com a aproximação da abertura oficial do veraneio em Marabá, a Prefeitura, através das secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras e Saúde, está prestes a concluir os preparativos para receber os milhares de visitantes nos finais de semana a partir de 1º de julho.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Antônio Rosa de Macedo Rodrigues, o Tony Rosa, uma das preocupações de todos os anos é a limpeza da praia do Tucunaré, principal balneário do município, para o que está previsto uma ou duas gincanas no decorrer do veraneio, o que ainda depende do apoio do empresariado de Marabá e alguns detalhes como a definição de tarefas e quando serão realizadas essas competições. Ainda no quesito limpeza, serão disponibilizados 12 banheiros químicos nos espaços de maior fluxo de veranistas.
Aliás, é comum a Semma promover premiação, através da troca de sacolas de lixo por brindes; fazer a distribuição de sacolas e colocar receptores de lixo em toda a extensão daquele balneário. Mas, este ano a equipe da Semma pretende inovar principalmente depois do Maraluar, visto que nos arredores da festa fica muito lixo.
Como já foi divulgado neste informativo, a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo (Secdetur) não participará da gestão da Praia do Tucunaré, sua estrutura estará no controle da orla Sebastião Miranda, de frente para aquele balneário, com objetivo de valorizar a orla e integrá-la ao projeto veraneio.
Estão previstos ainda trabalhos relativos à poluição, como controle sonoro das aparelhagens nas barracas, que muitas vezes abusam do volume, bem como verificação da balneabilidade à altura da praia. Acerca desse último pormenor, Tony Rosa disse que em janeiro passado foi realizado um exame das condições da água do Tocantins, quando estava bem caudaloso, cujo resultado apresentou baixa quantidade de coliformes fecais.

CARTILHA DA GESTANTE
Tida como um grande instrumento na orientação às grávidas e mães de recém-nascidos, a Cartilha da Gestante, lançada recentemente pelo Ministério da Saúde e impressa pelas administrações municipais, traz uma série de informações bem detalhadas para o pré-natal e, consequentemente, um parto bem-sucedido, assim como os cuidados a ser dispensado aos bebês.
Dentre os cuidados com o recém-nascido, a cartilha dispõe de um calendário de vacinação, lembra a obrigatoriedade do teste do pezinho e chega até a desaconselhar o uso de pipo ou chupeta, priorizando a amamentação no peito durante os primeiros seis meses de vida.
Segundo essa cartilha, a sucção da chupeta (principalmente as convencionais) pode causar os seguintes malefícios para o bebê: Faz com que o bebê mame menos: quando o bebê chupa chupeta, pode ter a sensação de que está com a barriga cheia devido à produção de maior quantidade de saliva, além de cansar a musculatura da região oral, ocasionando a diminuição da mamada e conseqüente perda de peso.
O pipo também pode causar problemas para o desenvolvimento da face, boca, dentes e língua: o bico da chupeta faz com que a língua do bebê fique numa posição errada (no assoalho da boca) e se exercite de forma incorreta, causando uma hipotonia (músculos flácidos, moles e com pouca força). Os lábios ficam virados para fora e também moles. Causa também problemas nas arcadas dentárias: os dentes ficam tortos e mal formados.
A soma desses problemas faz com que a criança possa ter problemas de fala mais tarde, pois não conseguirá articular corretamente os fonemas, devido a falta de postura de lábios, língua e dentes.
Além desses e outros problemas, a mãe perde chances de estabelecer um vínculo afetivo com o bebê, pois a mamadeira pode ser dada por qualquer pessoa. E esse vínculo é fundamental para o bem desenvolvimento emocional da criança.

TRIAGEM DE CATARATA
Os oftalmologistas fazem atendimento itinerante pelos diversos bairros da cidade. Hoje, 22, o doutor Luiz Madeira está atendendo pela manhã na Associação dos Moradores do Cabelo Seco e às 16h será a vez dos sócios da Associação dos Moradores do Amapá. Sexta-feira, 23, o oftalmologista estará pela manhã na Associação dos Moradores da Folha 11; e à tarde, 16h, na Assembléia de Deus Madureira, na Folha 13.
A cirurgia de catarata é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Marabá, através da SMS, destinado às pessoas com 50 anos ou mais.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: