28 agosto 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 961

INTERRUPÇÃO DE ÁGUA NA CIDADE NOVA
A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Viação e Obras, informa que amanhã, 29 de agosto, será interrompido o fornecimento de água potável na Cidade Nova, no horário de 8 às 22h. A interrupção faz-se necessária devido às obras que estão sendo realizadas pela prefeitura no entorno da Folha 33 que também é servida pela mesma rede.
A prefeitura pede a compreensão dos moradores do bairro, solicita a economia de água e que as pessoas façam reservas em casa, pois as obras são importantes para o bem-estar dos cidadãos.
2ª REUNIÃO DO FÓRUM REGIONAL DE TURISMO
A 2ª reunião ordinária do Fórum Regional de Turimo deverá ser realizada na segunda semana de setembro, em Belém. Na ocasião será feita uma avaliação das ações realizadas no primeiro semestre e serão programadas novas ações para o decorrer do ano. Instalado em Marabá, em abril de 2006, o Fórum Regional conta com a participação dos pólos Marabá, Tucurui, Conceição do Araguaia e Barcarena e municípios em seu entorno.
O presidente do Fórum e secretário de Turismo de Conceição do Araguaia, Vilmar Peixoto, deve convocar todos os conselheiros para a reunião em breve.
Ísis Mourão, do Núcleo de Marketing e Comunicação do Fórum, disse que no segundo dia de reunião do fórum em setembro, as entidades e empresas da região serão convidadas a participar do Fórum, como membros ligados ao desenvolvimento do turismo. Na ocasião será avaliada a repercussão das rotas turísticas do Pará e sua comercialização.
LEI SECA
Na sexta-feira, 25, o presidente do SindiHotel, Dauro Remor, convocou proprietários de hotéis, bares, restaurantes e similares para uma reunião com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Semma, Departamento Municipal de Turismo (Detur) e equipe do Código de Posturas do Município. A reunião no auditório da Escola “José Mendonça Vergolino” tratou da adequação à Lei Estadual nº. 6896, de 03 de agosto de 2006.
A coordenadora do Detur, Ísis Mourão, informou que de acordo com a lei, fica proibida a venda e o consumo de bebida alcoólica em determinados horários. De 2ª a 5ª feira só é permitido até 1h da manhã e às sextas, sábados e domingos até às 3h. Ísis disse que apesar da importância da reunião, o número de participantes foi diminuto.
Na ocasião foram apresentadas propostas para divulgação e realização de campanha educativa sobre a importância da nova lei. A proposta sugere parceria de divulgação entre Semma, Código de Posturas e Detur. A lei prevê advertência e multas severas em caso de descumprimento.
Durante duas semanas as Polícias Civil e Militar farão campanha educativa nos restaurantes, bares e similares para que as pessoas conheçam o teor da nova lei e sua importância para ajudar a diminuir a violência na cidade.
CASA DA CULTURA NA PARADA ESTUDANTIL
Cerca de 80 alunos da Escola de Música “Moisés Araújo” vão participar do desfile em homenagem à Independência do Brasil. A garotada apresenta-se dia 4, na Av. Paraíso, núcleo Cidade Nova. Na ocasião desfilam também 15 escolas.
A coordenadora da Escola de Música, Mirtes Emília, disse que os alunos vão levar à Avenida um pouco dos trabalhos desenvolvidos nos diversos setores da Casa da Cultura, como pinacoteca, zoologia, botânica, arqueologia e a própria Escola de Música.
Também serão apresentados os personagens da “Canção da Momô”, musical que a garotada vai apresentar no final de setembro em homenagem ao Dia da Árvore.
Mirtes explica que o objetivo é divulgar os personagens para que as pessoas tenham curiosidade para ver o musical. “A Momô é uma tartaruga, personagem principal da peça. O local de apresentação do musical ainda não está definido. Vamos definir após o desfile em homenagem à Pátria”.

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) desenvolve o projeto “Queimadas Urbanas”, cujo objetivo é conscientizar as pessoas quanto aos perigos das queimadas e os malefícios provocados pela fumaça que traz muitos problemas respiratórios e conjuntivites, entre outros.
Na quarta-feira, 30, a ação do projeto “Queimadas Urbanas” é realizada na Avenida Tocantins, em frente ao Sesi. Trata-se de uma mobilização em favor da melhor qualidade do ar neste período de seca, quando as comunidades ateiam fogo em tudo quanto é inflamável, piorando a qualidade do ar na cidade.
A equipe de educação ambiental da Semma está trabalhado junto às empresas potencialmente poluidoras, em reuniões para esclarecer a grupos de empresários a política ambiental do município, assim como o licenciamento ambiental. Este licenciamento ambiental deve ser cumprido a risca.
MUDANÇA
Deve acontecer nesta quarta-feira, 30, a mudança do Centro de Saúde Demosthenes Azevedo para o novo prédio, data esta que não terá expediente, retornando às atividades normais na quinta-feira, 31 de agosto. O novo prédio esta localizada na Rua 27 de Março nº 301, entre esta e a Rua Quintino Bocaiúva, no bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco).
A inauguração oficial do centro de saúde no novo endereço está prevista para sexta-feira, 1º de setembro. Mas depende ainda de confirmação do prefeito Tião Miranda, o qual pretende inaugurar uma série de obras a partir de agora, inclusive as avenidas Manaus e Hiléia, no bairro Belo Horizonte e Agrópolis do Incra, respectivamente, sendo que a primeira está praticamente pronta e a segunda deve ter o asfaltamento concluído esta semana.
SAÚDE BUCAL

Na quarta-feira, 30, uma equipe de odontologia promove uma ação de saúde bucal para aproximadamente 82 crianças e adolescentes do Projeto Tucunaré, mantido pelo Corpo de Bombeiros. Estão previstas uma palestra e aplicação de flúor.
O projeto Tucunaré é uma social do Corpo de Bombeiro Militar oferecida a crianças e adolescentes carentes, toda segunda, quarta e sexta-feira, onde aprendem noções de civismo, educação ambiental, militarismo, primeiros socorros, bem como alguns exercícios práticos da corporação, a exemplo do combate a incêndio.
VACINA: 81% DA META ALCANÇADA
A Campanha de Multivacinação, iniciada pela zona rural em 2 de agosto e que teve o Dia “D” na zona urbana no último sábado (26), alcançou a expressiva marca de 81% de seu público alvo, imunizando um total de 20.640 crianças contra paralisia infantil, sendo 4.359 com idade inferior a um ano e 16.290 entre um e quatro anos e 11 meses. A intenção da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – é vacinar 25.640 crianças no decorrer de mais desta e da próxima semana.
Os centros de saúde prosseguem a campanha até dia 15 de setembro. Como se trata de uma etapa complementar da vacinação ocorrida no início de junho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta segunda fase, está com dificuldade para atingir a meta convencionada com o governo do Estado, embora tenha melhorado significativamente seu desenho no sábado passado.
A poliomielite é uma enfermidade grave, causada por um vírus que ataca crianças e resulta em paralisia em todo o corpo. Nos casos mais sérios, ela pode ser permanente e até mesmo fatal. Não existe cura para a doença e a única forma de combate é a prevenção.
Essa doença pode voltar ao Brasil ou qualquer outro país que já tenha erradicado o poliovírus, porque existem quatro países ativos na lista de poliomielite, que são: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
Além da vacina Sabin, a campanha também oferece outros imunobiológicos contra hepatite B, rubéola, sarampo, tétano e difteria, também destinados ao público adulto, embora sejam seletivos, enquanto a vacina contra a paralisia infantil é obrigatória. A equipe Extra-muro, que prossegue vacinando na zona rural até o dia 5 de setembro, também realiza alguns procedimentos de rotina, através de um enfermeiro, como verificação de pressão arterial, encaminhamento de possíveis emergências para a cidade e verificação de manchas de pele, objeto da campanha de combate à hanseníase.
Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e não deixe de vacinar seu filho menor de cinco anos. Embora o Brasil não apresente nenhum caso de paralisia infantil nos últimos 12 anos, a doença pode voltar a fazer vítimas


PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: