25 setembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 979

VALE ALFABETIZAR
Hoje à noite, 25 de setembro, estudantes do curso Vale Alfabetizar recebem uniforme doado pela Fundação Vale do Rio Doce (FVRD). As escolas beneficiadas hoje são Tio Ming, Folha 12 e da Associação de Moradores do Km 7. Ao todo, são 1.366 camisetas que vão beneficiar 50 turmas do programa Vale Alfabetizar, sendo 35 na zona urbana e 15 na rural. O trabalho para erradicar o analfabetismo do município é realizado através da parceria da Prefeitura de Marabá com o programa Alfabetização Solidária, do governo federal.
ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA
No domingo (24), um grupo de 16 professores da rede municipal participou de uma avaliação escrita de seleção para o curso de especialização de Formação de Tutores, que será promovida pela Universidade Federal do Pará.
O Educimat (Educação, Tecnologias e Prestação de Serviços em Ciências e Matemáticas) tem por objetivo formar tutores para atuar no Programa de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemáticas da Rede Pública de Ensino.
Os cursos oferecidos são: Educação Matemática, Educação em Ciências, Educação em Ciências e Matemática na Educação Infantil e Educação em Ciências e Matemática nas Séries Iniciais. A prova realiada na escola José Mendonça Vergolino, com apoio do NPADC (Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico).
CURSO DE MATEMÁTICA
A Secretaria Municipal de Educação está convocando os 105 professores que participaram da primeira etapa do curso de Educação Matemática em agosto deste ano, para estudarem na segunda etapa, que será realizada no período de 2 a 6 de outubro. A oficina pedagógica será ministrada pelos professores Adilson Oliveira do Espírito Santo, Renato Borges Guerra e Francisco Hermes Santos da Silva, doutores que atuam na Universidade Federal do Pará.
Segundo Nilton Rios, da coordenação de ensino/Semed, o curso oferece 80 horas de formação para ajudar os professores de Matemática a melhorar o ensino desta disciplina, considerada o “bicho papão” da educação formal.
SERVIÇO ODONTOLÓGICO
Embora ainda não tenha chegado às mãos do secretário municipal de Saúde, Pedro Correa Lima, é certo que a Secretaria Executiva de Saúde do Pará (Sespa) vai oferecer parceria à co-irmã de Marabá para a instalação de um Centro de Especializações Odontológicas (CEO), com recurso do governo federal, em razão de recente visita técnica do coordenador estadual de Saúde Bucal à região, Flávio José Cepêda Paiva, ocasião em que se reuniu com os coordenadores do serviço odontológico dos municípios abrangidos pela 11ª Regional de Proteção Social e também passou em diversos consultórios dentários da rede de saúde pública de Marabá e, tendo gostado do viu, teceu elogios à dinâmica implantada pela Divisão de Saúde Bucal (DSB) da SMS – Secretaria Municipal de Saúde.
Cepêpa, no entanto, criticou o serviço de saúde de Marabá num ponto: a existência de apenas um Centro de Saúde com PSF – Programa Saúde da Família –, o qual presta um serviço ampliado à comunidade onde está inserido, indo além do tratamento do consultório dentário. No entanto, o coordenador de Saúde Bucal do Estado gostou muito do serviço de odontologia do município, por isso vai oferecer, através do Ministério da Saúde, um serviço de alto padrão à SMS, iniciando por um curso no período de 26 a 29 deste mês, quando todos os coordenadores de saúde bucal do Norte do País devem estar em Belém para participar desse evento que vai ensinar como deve ser instalado um CEO. Apesar de Marabá não dispor desse centro especializado, em reconhecimento ao trabalho da DSB, o convite foi estendido ao coordenador desse serviço em Marabá.
Ainda de acordo com Flávio Cepêda, o serviço público de odontologia do Pará está sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde, por isso recomendou esse curso de capacitação técnica para gestores e coordenadores de CEO’s na região. A saúde pública de Marabá, por exemplo, tem 10 consultórios odontológicos fixos e um móvel em atividade, mas somente em um deles são realizados serviços de raios-x e endodontia (tratamento de canal). Com o centro de especializações esses e outros serviços e tratamentos mais sofisticados serão disponibilizados à clientela do SUS, como atendimento a pacientes especiais e cirurgias.
PCCU ZONA RURAL
A equipe da Divisão Extra-muro trabalha esta semana nas vilas da Estrada do Rio Preto e também na Folha 6, onde está previsto recolher cerca de 200 amostras de material para exame preventivo do câncer de colo uterino (PCCU) em virtude daquela de não haver posto coletor às proximidades. As coletas naquela folha serão feitas durante esta terça-feira, 26 de setembro.
Na quarta-feira, 27, a equipe estará na Vila União, 28 Vila São Raimundo; 29, Três poderes/Vila Vida Nova; e 30, Vila Santa Fé; Em função da eleição, a turma retorna à sede, deslocando-se dia 3 de outubro para para o PA Maravilha, onde atende no dia seguinte. Em seguida, dia 5, é a vez das mulheres do PA Cupu; 6, PA Serra Azul; 7, PA Boa Vista e 10/10 na Vila Sta. Marta (Assentamento José Pinheiro.
PREGÃO PARA EQUIPAMENTOS HOSPITALARES
A Comissão Municipal de Licitação realiza hoje, 25 de setembro, a sessão de abertura do pregão presencial, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A abertura será feita pelo pregoeiro oficial do município Fledinaldo Lima.
O pregão tem por objeto a aquisição de equipamentos para instalar no hospital materno-infantil. Os recursos são resultados do convênio nº. 114 – SESPA/PMM, entre prefeitura de Marabá e governo do Estado, no valor R$396.510,00. Entre os equipamentos a serem adquiridos estão: Aparelho de Raio-X, Aspirador Cirúrgico, Autoclaves (para fazer desinfecção de material hospitalar), berços aquecidos.
CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS
Amanhã, 26 de setembro, será realizada a abertura dos pregões eletrônicos nº. 33 e 34, às 9h e às 10h, respectivamente. Os pregões têm por objeto a contratação de serviços para o fornecimento de refeições à Secretaria Municipal de Saúde, equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e postos de saúde do município. O vencedor deste Pregão Eletrônico deverá fornecer 5.040 refeições e 4.600 lanches, durante seis meses.
Fledinaldo Lima informa que as empresas interessadas em participar dos Pregões Eletrônicos devem se cadastrar no site www.comprasnet.gov.br, no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF. Trata-se de um sistema automatizado de informações, em que os fornecedores se cadastram gratuitamente, com a finalidade de fornecer materiais ou prestar serviços para os órgãos da Administração Pública Federal Direta, Autarquias e Fundações.
PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: