23 outubro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 995


PDE DISCUTE VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES
Hoje, 20, realiza-se a III Socialização do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), que envolve 39 estabelecimentos de ensino da rede municipal de Educação. O evento está sendo realizado durante todo o dia no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Representantes de outras 28 escolas sem PDE foram convidados para o evento para conhecer os benefícios do programa e posterior implantação em seus estabelecimentos.
O objetivo da III Socialização do PDE é discutir o tema “Profissão Professor” com cerca de 250 educadores. O encontro também faz reflexão sobre as experiências desenvolvidas nas escolas e como podem ajudar os professores a alcançar satisfação da profissão. “O professor precisa resgatar sua auto-estima, e a troca de experiência profissional ajuda nesse quesito”, reconheceu a professora Vera Froz, coordenadora do Departamento de Ensino da Semed.
À tarde, a partir de 14 horas, serão realizadas duas palestras por professores da Universidade Federal do Pará. Narciso das Neves Soares, coordenador do curso de Matemática do Campus de Marabá e mestre em Ciências da Matemática, vai falar sobre o “Compromisso com a qualidade do ensino/aprendizagem”.
Às 16 horas, a professora Hildete Pereira dos Anjos, doutoranda em Educação pela Universidade da Bahia, vai discorrer sobre “Auto-estima do professor”. Ela é mestre em Psicologia da Educação pela PUC.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia, agradeceu aos professores pelo empenho nas escolas em que atuam e encorajou a categoria a batalhar pela constante formação, que traz grande contribuição para auto-valorização.
O evento é coordenado pelo Fundescola, entidade que acompanha a aplicação dos recursos do PDE e também as atividades pedagógicas realizadas ao longo de cada ano letivo.
FAÇA UMA CRIANÇA FELIZ
Hoje, 20, às 16 horas, no Hospital Municipal de Marabá (HMM), uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com os servidores daquela casa de saúde, em alusão ao mês da criança, promovem o “Faça uma Criança Feliz”, com entrega de brinquedos e brindes às crianças ali internadas.
A animação fica a cargo do professor Urano Félix Miranda (o palhaço Tibiriçá), durante a entrega dos presentes. Consta ainda do Faça uma Criança Felix uma mesa com frutas para lanche dos pequeninos. O evento será prestigiado pelo secretário de Saúde Pedro Correa Lima.
EXTRA-MURO NO PALMARES
Neste sábado, 21, uma equipe da Divisão Extra-Muro da SMS vai trabalhar no Acampamento Quilombo dos Palmares, a aproximadamente 40 quilômetros do centro urbano de Marabá. A intenção é atender cerca de 100 pessoas, no período das 08 às 17 horas.
Consta do atendimento: consulta médica, exames dermato-neurológico, aferição de pressão arterial, testes glicêmico rápido e do pezinho. Também serão fornecidos, conforme prescrição do médico, os remédios constantes da farmácia básica do SUS.
OFICINAS PARA AGENTES DE SAÚDE
No período de 24 a 27 deste mês, na Paróquia São Francisco (Cidade Nova), no horário das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas, acontece a Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos e Noções Básicas de Alimentação e Nutrição – promovida pelo Cecan – Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição/Norte em parceria com o Sintesp – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará.
O treinamento se dará em duas turmas de 40 pessoas, sendo dois dias para cada equipe dos integrantes dos programas Agente Comunitário de Saúde e Saúde da Família (PACS/PSF). O objetivo dessa oficina é treinar o pessoal desses programas para retransmitir em suas visitas domiciliares as noções de uma alimentação saudável às comunidades.
AÇOUGUEIROS/CRÉDITO
Um dos resultados da reunião de ontem, 19, entre os açougueiros, Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) e Sebrae, que promoveu palestra acerca de cooperativismo e micro-crédito para as adaptações dos açougues à legislação vigente, foi a decisão do Sebrae fomentar outro encontro na próxima semana, desta feita com os bancos, para expor as necessidades dos açougueiros, que ainda desorganizados precisam de financiamento.
Segundo o coordenador da Divisa, Daniel Soares, não adiante só cobrar dessas pessoas que se adaptem às normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – mas que também se mostre os meios que possibilitem cumprir essas exigências. É isso que estão procurando fazer, de olho na questão social, que poderá redundar em mais desemprego na cidade.
Depois da reunião com os bancos, a qual vai acontecer somente entre a Divisa e Sebrae, os açougueiros serão convocados para ouvir o resultado. A intenção é sensibilizar as gerências bancárias para esse segmento produtivo, que sem dúvida tem uma boa performance, podendo, em vez de diminuir, aumentar a oferta de trabalho em Marabá.
Seria mais fácil se os açougueiros se reunissem em cooperativa, visto que a pessoa jurídica daria melhores oportunidades para o micro-crédito, onde todos poderiam ser avalistas um do outro, principalmente aqueles que não dispõem de bens para garantia de financiamentos. Este, no entanto, é preço da desorganização de uma categoria, avalia Soares.
PROGRESSÃO SALARIAL PARA 160 PROFESSORES
O prefeito Sebastião Miranda Filho e a secretária municipal de Educação, Kátia Américo Garcia, reuniram-se com 160 professores que colaram grau em Pedagogia em 2005, para anunciar a progressão salarial, conforme prevê o PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários) do município e de acordo com o compromisso feito pelo gestor.
Kátia Américo expôs o tema lembrando que a progressão prevista no PCCS, trazia um dispositivo que alertava a dependência de alguns critérios, entre eles a situação financeira do município. “Então, o próprio prefeito mostrou que logo após a formatura dos professores, o município estava quase extrapolando a lei que estabelece os 60% de gastos com a folha”.
O prefeito Tião Miranda cumprimentou os professores e reconheceu o esforço de cada um para ampliar conhecimentos através de um curso superior. Disse que precisou organizar a Folha de Pagamento da Prefeitura para conceder a progressão salarial, que aumenta em 50% os rendimentos dos 160 professores. “No fim de setembro, informei a secretária Kátia que a partir de outubro será possível a concessão do benefício a que vocês têm direito, porque houve enxugamento da Folha de Pagamento”.
COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA CASA DA CULTURA
As atividades em comemoração ao aniversário da Casa da Cultura que ocorre dia 15 de novembro começam a ser realizadas ainda este mês. No dia 27 de outubro, às 19h, será realizada uma apresentação especial com oito alunos deficientes visuais da Escola de Música “Moisés Araújo”, na sede da Casa da Cultura. Esta apresentação abre as atividades comemorativas do aniversário da Casa da Cultura.
Os alunos recebem orientação da professora de música Karina Cardoso, que fez curso de Braille e repassa os ensinamentos aos garotos. Mirtes Emília disse que Karina ensina aos alunos e estes lêem as partituras em braille. Haverá apresentação de canto e música; também haverá apresentação dos alunos de violão e de cavaquinho.
PREVISÃO DO TEMPO
Nesta sexta-feira, segundo o Canal do Tempo, o dia está sujeito a trovoadas esparsas. O sábado e domingo serão entremeados de nuvens e sol. Uma segunda-feira, 23, nublada, com possibilidade de trovoadas esparsas, ou seja, chuvas isoladas. Enquanto na terça, quarta e quinta-feira retorna a possibilidade de trovoadas esparsas.
De acordo com o Clima Tempo, a sexta e sábado predomina sol e algumas nuvens, mas chove rápido durante o dia e à noite. Domingo e segunda-feira chuvosos durante o dia e à noite. Na terça-feira, tem sol com algumas nuvens, podendo chover rápido durante o dia e à noite.
Resumindo, o período entre hoje, 20, e quinta-feira (26) está sujeito a chuvas, embora o volume esperado seja baixo, na casa dos dois milímetros/dia. No entanto, nota-se que o clima mudou em Marabá, inclusive nas regiões a montante do Rio Tocantins, o que significa aumento do nível da água nos próximos dias.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: