10 novembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1007

SEGURO DE PESCADORES
Começa na próxima segunda-feira, 13, no Sine – Sistema Nacional de Emprego –, a solicitação do seguro-desemprego do pescador artesanal, ou seja, aquele que exerce a profissão de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar, sem contratação de terceiros, durante o período de proibição da pesca para a preservação de espécies marinha, fluvial ou lacustre, a cuja captura o pescador se dedique.
Em Marabá esse abono é concedido aos pescadores cadastrados na Colônia Z-30. No entanto, para ter direito ao valor de um salário mínimo no decorrer do período entre 1º de novembro/2006 a 28 de fevereiro/2007, é necessário que o pescador tenha pelo menos um ano de cadastro naquela cooperativa.
Aqueles que não têm um ano de cadastro ou que vão completar no decorre da piracema, não podem usufruir desse benefício. O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura, terceiro piso do Saci, na Nova Marabá.
CICLO DE PALESTRAS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo um ciclo de palestras sobre temas específicos destinado a diversos públicos. Ontem, 8, aconteceu a primeira dessas palestras versando sobre “as formas de controle para doenças veiculadas pela água”, proferida pela coordenadora da Divisão de Vigilância Ambiental, Thays Mesquita, e que teve como público alvo professores da rede pública de ensino.
Segundo Thays, os métodos de prevenção de doenças hídricas são basicamente a manutenção da higiene pessoal e doméstica e a boa qualidade da água.
Ao final da palestra foi lançado o projeto denominado “Dr. Água: De olho no ambiente”, o qual visa a mobilização dos professores da rede pública de ensino (municipal e estadual) na divulgação dos conhecimentos relacionados à água, em prol da conservação e promoção da sustentabilidade ambiental.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM NOVA IPIXUNA
Nos dias 06 e 07 de novembro, a equipe de Educação Ambiental da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) realizou em Nova Ipixuna uma oficina de Educação Ambiental, para 22 alunos da Escola Municipal Chico Mendes.
A mobilizadora do setor de Educação Ambiental da FCCM, Paula Brenda Barreto, graduada em Biologia/UEPA, informou que o trabalho foi desenvolvido na Reserva Extrativista Agro-Florestal Núcleo: Maçaranduba 2. Os alunos participaram de caminhada ecológica; dinâmicas de sensibilização ambiental junto à natureza e confecção de bijuterias de sementes coletadas na área da reserva como açaí e inajá, entre outras.
O trabalho foi coordenado por Tânia Nascimento (Habilitação em Biologia e Especialista em Educação Ambiental/ Universidade Estadual de Lavras/MG) e Adriana Márcia Varão (Bacharel em Geografia e Especialista em Gestão Ambiental/UFPA), que participam do projeto de educação ambiental, da FCCM em convênio com a ENTE (Empresa Norte de Transmissão de Energia).
Mário Antônio da Silva ensinou a confecção de bijouterias e pequenos objetos de papel de jornal e revista, enquanto Laércio Severo Paz ministrou oficina de confecção de bijouterias e artesanatos de sementes.
O projeto, com carga horária de 16h, ainda será desenvolvido em outros núcleos da região. O trabalho inclui conscientização ecológica e atividades práticas com oficinas de reciclagem e confecção de bijuterias de jornal e/ou revistas.
Este projeto faz parte do programa de valorização da Educação Ambiental, realizado pela FCCM – Programa de Educação Ambiental LT 500 KV – Tucuruí – Marabá – Açailândia, para a Empresa Norte de Transmissão de Energia.
SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen, participa em Belém, da Conferência de Responsabilidade Social da Amazônia 2005, cujo tema central é “Trabalho e Renda para uma Sociedade Sustentável”. A conferência iniciada ontem, 8, segue até amanhã, 10 de novembro.
O evento é realizado no Teatro Sylvia Nunes para um público aproximado de 400 pessoas, que representam Ong’s, empresas e órgão públicos, com programas voltados para as questões sociais e comunitárias.
Noé Atzingen apresenta Marabá sobressaindo-se no cenário estadual através de suas experiências, na área da responsabilidade social dentro de questão cultural, através da palestra sob o tema: A cultura como caminho à inserção no mercado de trabalho - a experiência da Fundação Casa da Cultura de Marabá.
LIMPEZA DA CRIMINOSA
Em virtude da aproximação do período chuvoso e também em conseqüência do aumento de áreas pavimentadas próximas às margens da Grota Criminosa, que serve como divisor de águas das folhas 15, 16, 17 e 18 de um lado e 9, 10, 11 e 12 do outro, a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) começou esta semana a limpeza do canal e rede de canalização de águas pluviais no entorno daquela vertente, com o objetivo de evitar transtornos com alagamentos.
O material encontrado tanto no canal da grota, quanto nos bueiros e rede de canalização, é bem diversificado e certamente teria melhor destino do que impedir a vazão da água da chuva: são pneus, restos de geladeiras, sofás e muitas garrafas plásticas. Lixo que em vez de ir para o Aterro Sanitário, através da coleta regular, servirá para causar alagamentos, se não for retirado antes do inverno que se aproxima.
DENGUE
Também em conseqüência do período de chuvas, voltam os cuidados com o controle do mosquito do dengue. O único meio de combater a doença é não permitir que o mosquito nasça, se prolifere. Por isso, os cuidados devem ser redobrados nesse período.
Eliminar os criadouros internos, como: vasos, pratos de xaxim, enfeites e todo tipo de situação que possa acumular água limpa; providenciar a limpeza de calhas, lajes, caixas d'água; remover entulhos provenientes de restos de construção e lixos em geral.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social
- Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: