14 fevereiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1063

AULAS DE CAVAQUINHO E INICIAÇÃO MUSICAL
A escola de Música Moisés Araújo, localizada na Casa da Cultura está com inscrições abertas para as aulas de cavaquinho e iniciação musical. Estas aulas terão início no dia 3 de março. Os interessados devem procurar a secretaria da escola de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Falar com Rosilan ou Fredilane.
Rosilan Silva disse que os requisitos necessários para se matricular nas aulas de cavaquinho é ter a partir de 12 anos de idade e possuir o instrumento. As aulas serão ministradas pelo professor Diones Marinho, ex-aluno da escola da Casa da Cultura, sempre as sextas-feiras. Há dois horários disponíveis: de 8h às 9:40h e de 10h às 11:40h.
Para as aulas de iniciação musical, os alunos devem ter 4 ou 5 anos de idade. Serão formadas duas turmas com 15 alunos cada. As aulas serão ministradas pela pedagoga Fredilane Lemos, também de 8h às 9:40h e de 10h às 11:40h, sempre às segundas-feiras. As turmas participarão de atividades lúdicas envolvendo a música.
Atualmente, a Escola de Música Moisés Araújo conta com 300 alunos matriculados, participando das aulas de teoria musical, canto coral, banda e violão.
MARABÁ GANHA ESCOLA EM SEU ANIVERSÁRIO
No dia 5 de abril, quando Marabá completará 94 anos, mais uma escola será entregue à população. Orçada em mais de R$ 1,3 milhão, a escola é construída com recursos do programa Pará Urbe, numa área de 2.915 metros quadrados, para abrigar 800 alunos do ensino fundamental e médio, mas tem capacidade para atender mil alunos.
A Câmara de Marabá deverá votar um projeto para que a escola ganhe o nome de 'Professora Beta', em homenagem à educadora Albertina Sandra Moreira dos Reis, que sempre trabalhou pela educação no município.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Regional, Suely Oliveira, visitou as obras da escola e declarou que há condições para conclusão das obras até o aniversário da cidade, na área de 8,8 mil metros quadrados. Suely Oliveira visitou a obra em companhia da secretária de Educação do município, Kátia Américo Garcia.
A escola terá ensino fundamental, supletivo e nível médio. Terá oito salas de aula, salas da administração (direção, vice-direção, secretaria, almoxarifado, arquivo, coordenação, sala de professores, de Educação Física, do Grêmio, banheiros), laboratórios de Informática e de ciências e biblioteca. O espaço contará ainda com área de recreação coberta, cozinha, cantina, depósito para merenda, vestiário, banheiros masculino e feminino e para portadores de deficiência, além de quadra coberta.
CARNE INSPECIONADA DEPOIS DO CARNAVAL
Reunião ocorrida na sexta-feira, 9, entre representantes da Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura) e do matadouro que vai abater gado sob inspeção municipal para abastecimento do município, garante o início da carne inspecionada para depois do Carnaval.
Segundo o secretário de Agricultura, Rubens Borges Sampaio, o matadouro ultima preparativos para início do serviço, faltando apenas pequenos ajustes, a exemplo de uniformes para os trabalhadores. Uma das principais exigências, a caldeira, já está pronta. Ela serva para esterilização de ferramentas (serras, facas e afiadores), bancadas e outros equipamentos.
FISCALIZAÇÃO
A Seagri também inicia na próxima semana a notificação dos matadouros clandestinos com vista à interdição daqueles que não apresentam condições de adequação para fornecimento de carne inspecionada. De acordo com Rubens Sampaio será dado prazo bem reduzido (24 a 48 horas) para as justificativas, visto que esses estabelecimentos vêm sendo informados dessa decisão desde novembro do ano passado.
Por enquanto a Seagri vai trabalhar apenas com um matadouro. Mas, se por acaso outros vierem a pleitear licenciamento para este fim, serão negociadas as condições para o abate de carne, visto que a estrutura para inspecionar o produto requer tempo e investimento do poder público municipal.
SEAGRI É VITRINE NA EXPOAMA
Há mais de cinco anos a Seagri tem montado um dos mais belos estandes na Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama). Este ano, para a XXI versão da festa que acontece entre o final de junho e primeira semana de julho, a Seagri muda de espaço, será vitrine, ocupando terreno logo na entrada, a frente da área destinado ao rodeio.
Hoje, 13 de fevereiro, ocorre a primeira reunião sobre o planejamento das ações da Seagri na Expoama/2007, com expectativa de, além das costumeiras mostras da agricultura familiar, sejam agregados outros quesitos para atrair a visitação do público.
PRODUÇÃO DE CASTANHA
Esta safra (2006/2007) não foi diferente da anterior (2005/2006) quando a produção de castanha-do-pará foi das menores ao longo dos últimos anos. Segundo o titular da Seagri, Rubens Sampaio, várias são as causas dessa redução de produtividade, sendo todas relacionadas às questões ambientais.
Assim, Rubens relaciona as mudanças climáticas, devastação dos castanhais e morte da principal abelha polinizadora, conhecida regionalmente como mangangá ou mamangaba (Xilocopa spp), que são abelhas de tamanho avantajado, que desenvolvem importante papel na polinização em diversas espécies vegetais, principalmente a castanheira.
Ainda de acordo com Rubens, para aumento dessa espécie na Amazônia, seria ideal que institutos como o Imazon e Embrapa produzissem abelhas dessa espécie em laboratório. Ela, assim como as africanas e européias, têm uma ferroada bastante dolorida e não servem à produção de mel (é pouco e má qualidade – conforme literatura sobre o assunto)
NÍVEL DAS ÁGUAS
Na manhã desta terça-feira (13) as águas do Tocantins amanheceram em elevação, 9,14 metros, ou seja, aumento de 27 centímetros em relação ao nível de ontem, de acordo com a medição feita na Portobrás. De acordo com o Boletim Informativo de Vazões e Níveis, emitido pela Eletronorte, as águas podem atingir o nível de 9,77, acima do normal no dia 17 de fevereiro.
TEMPO E TEMPERATURA
Conforme prevê a Climatempo, a possibilidade de chuva todos os dias desta semana é muito elevada, cerca de 80%, mas o volume de precipitação é relativamente baixo, média de 20mm/dia. Até quarta-feira faz sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Enquanto para a quinta e sexta-feira está previsto pouco de sol com períodos nublados e chuva a qualquer hora.
De acordo com o Canaldotempo, no período de hoje (12) a 21 deste mês, ocorrerá trovoadas esparsas. O mapa de satélite aponta uma grande faixa de nuvens de chuva que atravessa todo o Brasil de Leste a Oeste, passando ao sul do Pará, o que deve manter o nível do Rio Tocantins em elevação nos próximos dias. Temperatura hoje entre a mínima de 24ºC e máxima de 34ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: