09 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1112

ANIMAIS NA PISTA
O Centro de Controle de Zoonose, da Secretaria Municipal de Saúde, deve oferecer ao secretário Pedro Corrêa, um tipo de ação voltada para o recolhimento de eqüinos e muares que, volta e meia, são encontrados pastando tranquilamente nos gramados e áreas verdes da cidade. Marabá ainda oferece aos carroceiros oportunidades de frete, geralmente convocados por pessoas de baixa renda, que demandam seus préstimos nos transportes de telhas, tijolos, tábuas e caibros, pequenas porções de areia e seixo, hortifrutigranjeiros ou pequenas mudanças nas periferias da cidade.
SÓ NO INTERIOR
Cidades de porte médio e grande, além das capitais já resolveram o problema em vários estados do país. Em algumas cidades do Paraná, por exemplo, onde existem haras para abrigo de animais de raça selecionadas, caríssimos (para reprodução, corrida ou salto), os eqüinos e muares capturados na rua são imediatamente sacrificados. Lá existe um implacável controle da anemia eqüina. No nordeste, principalmente, os jumentos substituídos pelas motos nas tarefas tradicionais, bem como no Tocantins e sul do Maranhão, são abandonados na pista e provocam toda sorte de acidentes rodoviários.
EM MARABÁ
Para Walder Melo, diretor do Centro de Zoonoses, o recolhimento dos animais não se trata de problema operacional, pois existem laçadores. O problema aparece depois, já que não há um curral para abrigo provisório, onde o dono possa procurar a sua besta perdida. Neste espaço pode ser realizado, ainda, um trabalho de conscientização aos proprietários para que cuidem melhor dos seus animais, dispor de um pequeno pasto ou capineira para alimentar os capturados e até um local para curativo de bicheiras, ferimentos, piso de arreios inadequados, ferragens e outras atividades. Tudo com o pagamento de taxa. Se o proprietário não aparecer em tempo hábil, o animal será oferecido em doação ou, em último caso, sacrificado de acordo com o melhor procedimento veterinário e descartado em covas no aterro sanitário do município.
COMBATE A EXPLORAÇÃO
A Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – prepara vasta programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, a transcorrer no próximo dia 18. No dia 16, às 16 horas, acontece uma caminhada na Nova Marabá, no percurso entre o CAIC e o Ginásio Poleesportivo da Folha 16.
Para o dia 17, pela manhã, está prevista uma reunião com a Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual (Seasp, através do Projeto Colibri; polícias Civil e Militar, Juizado e Promotoria da Infância e Juventude, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, dentre outros) par elaborar uma proposta a ser apresentada na CMM – Câmara Municipal de Marabá.
No dia 18, também na parte matutina, acontece uma sessão especial na CMM, ocasião em que serão debatidos os temas alusivos aos diversos abusos cometidos contra crianças e adolescentes que, só este ano, passam de 30 casos no período de janeiro e abril.
Em Marabá o tema foi adaptado para “Dia de Combate à Violência Doméstica e Sexual contra Crianças e Adolescentes”, que segundo a equipe coordenadora do Colibri, é mais apropriado à nossa realidade, porque a violência doméstica em Marabá contra crianças é muito elevada, sendo os espancamentos uma das principais conseqüências do abandono do lar por crianças e adolescentes.
AGRICULTURA FAMILIAR
No decorrer de hoje (8) membros da Seagri – Secretaria Municipal de Agricultura – estão envolvidos em dois seminários relativos à agricultura familiar. De um deles, promovido pelo Incra, participa o secretário municipal de Agricultura Rubens Sampaio; no outro, sob patrocínio da Fetagri, aquela secretaria está sendo representada por técnicos ligados a agricultura familiar.
MULTIVACINAÇÃO
A próxima missão da Divisão de Imunobiológicos da SMS será a primeira etapa da multivacinação na zona rural, a começar dia 22 deste mês. Essa campanha tem como carro-chefe a vacina Sabin, contra a poliomielite, destinada a crianças de zero a cinco anos. No entanto, outros imunizadores fazem parte da vacinação, inclusive para adultos.
A multivacinação terá como dia “D” em todo o Estado, dia 16 de junho, mas em Marabá se estenderá até o dia 29 de junho.
VACINAÇÃO PRORROGADA
A Campanha de Vacinação do Idoso na zona urbana foi prorrogada até quinta-feira, 10, nos centros de saúde e Hospital Municipal de Marabá. Uma equipe da Divisão Extra Muro imunizará os idosos da Vila União, a cerca de 180 quilômetros da sede municipal. Uma segunda parcial da Divisão de Imunobiológicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabiliza 7.752 pessoas vacinadas, o que representa 78,51% da população marabaense de 60 anos ou mais.
Embora estejam confiantes de alcançar a meta, ou se aproximar bastante das mais de 9 mil pessoas, a situação está bem aquém da registrada no ano passado, quando foram imunizadas mais de 90% da população de idosos no município.
CUIDADOS COM O LIXO
No dia 11 de maio, de 8 às 12h, a prefeitura de Marabá realiza no bairro Independência uma ação educativa com orientações sobre os cuidados com o lixo, fazendo também a distribuição do roteiro com os dias e horários de coleta do lixo nos bairros.
O secretário de Obras Lucídio Collinetti informa que a ação é feita pela secretaria de Obras (Sevop) em parceria com a secretaria de Saúde (SMS) e Grupo de Escoteiros de Marabá.
O Departamento de Limpeza Urbana e o Setor Social/Sevop elaboraram uma rotina de coleta de lixo urbano para divulgação à comunidade.
Irismar Sampaio, do Setor Social/Sevop, disse que o objetivo é deixar a população ciente dos horários em que passa o caminhão de coleta para evitar que as pessoas coloquem lixo muito antes do horário e acabe sendo rasgado pelos cachorros e sujando as ruas.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: