01 junho 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1127

INICIA AMANHÃ A MULTIVACINAÇÃO
Vacinar mais de 26 mil crianças contra paralisia infantil é a meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que começa amanhã (1º de junho), pela zona rural, mais uma campanha de multivacinação em Marabá.
Inicialmente a Divisão Extra Muro atenderá as vilas Itainópolis, Canaã, 26 de Março e Três Poderes. O Dia “D”, incluindo a zona urbana, acontece num sábado, 16 de junho. Na área rural, também será oferecido à população consulta de enfermagem e Teste do Pezinho.
Além da vacina Sabin a campanha disponibiliza ainda a Dupla Adulto, contra tétano e difteria; Tríplice bacteriana, que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche; Tríplice Viral, contra rubéola, coqueluche e sarampo; e Tetravalente, anti-difteria, tétano, coqueluche e meningite.
CONSELHO TUTELAR
Aconteceu tudo dentro do esperado na diplomação dos novos conselheiros tutelares de Marabá, os quais assumem a função no decorrer desta quinta-feira, 31, devendo até amanhã eleger um dos empossados como coordenador do Conselho Tutelar.
Segundo Ronaldo Batista, secretário de Assistência Social, a disputa está grande entre eles, mesmo não havendo qualquer remuneração adicional para o cargo. Ontem, 30, depois da diplomação, foi levantada a hipótese de elegerem logo o coordenador, porém eles preferiram se reunir depois resolver o impasse.
Assumiram com conselheiro tutelar: Joarez Oliveira Nascimento, o Joarez da PJ; Socorro Waladares Costa, Gilberto Soares dos Santos, o Beto Jamaica; Luciléia Cardoso Cavalcante, a Leinha; e Orianes da Silva Souza. Foram eleitos como suplentes Luzia Araújo Alves, Carlos Alberto Ferreira Neves, o Carlito; Meire souza Frazão, Clara Maria Ataíde e José Maria Matos.
PRODUÇÃO RECORDE
A fábrica de brinquedos do CEACA – Centro de Atendimento a Criança e Adolescente – está batendo recordo de produção com cerca de 400 peças/mês. Embora tenha sido criada para fazer apenas brinquedo, os 30 jovens de 14 a 17 anos também estão produzindo kit’s para gestantes (cesta, cabide, abajur, porta-fralda), cuja procura é bem significativa.
Os produtos do CEACA, segundo Carlos Magno Lemos, o Carlão, instrutor da oficina de brinquedo, são feitos resíduos de madeira, resultantes de embalagens doadas pelo Supermercado Alvorada da Folha 27, um dos grandes parceiros nesse empreendimento social desde a sua fundação.
O que era para ser apenas um aprendizado, sem fins lucrativos, se tornou em renda para as famílias dos jovens que trabalham nas oficinas de brinquedo e pintura. “Se eles produzem e o que fazem tem boa procura, nada melhor do que dividir o resultado com eles”, afirma Carlão, lembrando que no mês passado um desses jovens chegou a ganhar R$ 500 no mês de abril.
Ainda segundo o instrutor da oficina de brinquedo, 60% do apurado são divididos entre os menores de acordo com a produção de cada um. A média de ganho mensal está em torno de R$ 200/mês, porque depende das encomendas. Quando há tempo disponível, as proximidades de datas festivas, a exemplo do Dia das Mães, eles podem fazer lembranças para seus familiares.
Ao todo o CEACA atende 150 menores em atividade, que são divididas em apoio pedagógico, oficinas de pintura e brinquedo.
CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA EM MARABÁ
No dia 10 de junho será realizado em Marabá, a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, no auditório da Escola Municipal “Judith Gomes Leitão”, localizada na Trav. Santa Terezinha, centro. O tema da conferência é: "Estado e Sociedade construindo as Políticas Públicas na Diversidade".
O evento contará com a participação dos municípios de Marabá, Bom Jesus do Tocantins; Brejo Grande do Araguaia; Canaã dos Carajás; Palestina do Pará; Parauapebas; Piçarra; São Domingos do Araguaia; São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
O secretário de Cultura Wilson Teixeira presidirá a Conferência, coordenará sua comissão organizadora e é responsável pelo planejamento e execução das atividades a serem desenvolvidas.
IMPORTÂNCIA DA CONFERÊNCIA DE CULTURA
O Regulamento da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura disporá sobre sua organização e funcionamento, inclusive sobre o processo democrático de escolha dos delegados que irão representar os municípios na Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada no segundo semestre de 2007.
Para que Marabá tenha boa representatividade neste evento intermunicipal, é necessário que cada categoria tenha pautas definidas para apresentar no município e posteriormente na Conferência Estadual. O resultado do evento em Marabá deve ser apresentado em Belém, na 1ª Conferência Estadual de Cultura a ser realizada em julho, possivelmente com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil.
Wilson Teixeira informou que a Secretaria de Estado de Cultura deixou claro a necessidade das entidades locais homenagearem um escritor marabaense durante o sarau, que será realizado por ocasião da Feira Pan-Amazônica do Livro, em setembro. “O secretário Edílson Moura garantiu a realização de uma feira do livro em Marabá, com apoio e logística do Estado”.
As Conferências Municipais de Cultura serão realizadas até julho, quando ocorrerá a 1ª Conferência Estadual de Cultura, em Belém. A Secult pretende fazer 16 conferências municipais em cidades pólo do Pará: Marabá, Ananindeua, Marapanim, Bragança, São Miguel do Guamá, Soure, São Sebastião da Boa Vista, Abaetetuba, Acará, Rondon do Pará, Tucuruí, São Félix do Xingu, Redenção, Altamira, Almerim e Itaituba.
CONSULTA URBANA AMBIENTAL DE MARABÁ
Ontem à noite, 30 de maio, teve início a Consulta Urbana Ambiental de Marabá, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Contou com a presença do secretário de Planejamento Zoran Bosnic, de representantes do Plano Diretor, gabinete do prefeito e demais secretarias municipais. O evento contou também com a participação de representantes do Sebrae, Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM) e Ibama, entre outros órgãos.
A programação para continuidade do evento é a seguinte:
31/05/07
8:30 às 12:30h – Atividades em grupos sobre os temas: 1.Abastecimento de água e esgotamento sanitário e seus impactos na população; 2.Poluição do solo, ar e água e seus impactos na população e 3.Enchentes e Habitação de Interesse Social, apresentados em painéis, ontem à noite.
12:30 às 14:30h – Intervalo para o almoço;
14:30 às 17:30h – Elaboração do documento base de cada discussão dos grupos;
17:30 às 18h – Leitura, discussão e aprovação do documento base.
A partir do documento, a equipe sócio-técnico local elabora o PACTO URBANO a partir das idéias expostas nas atividades desenvolvidas.
1º/06/07
8:30h às 9h– Leitura, na Plenária, dos Documentos Base aprovados pelos grupos;
9h às 10h– Leitura coletiva do pacto urbano, com discussão e aprovação de cada parágrafo;
10h às 10:15h– Intervalo para o almoço;
10:15h às 12h– Composição da mesa final. Palavra do Representante da Câmara Municipal, do Um-habitat e de representantes das comunidades e encerramento pelo Prefeito Sebastião Miranda; Manifestações artísticas.
O QUE É CONSULTA URBANA
A Consulta Urbana é um evento para discutir os problemas ambientais de uma cidade, através de temas selecionados, com a participação de vários segmentos sociais, objetivando indicar soluções e unir esforços para enfrentar esses problemas.
Segundo o coordenador do Plano Diretor Participativo, Sebastião Almeida, a Consulta Urbana assume grande importância para Marabá, neste momento em que se discute no país os impactos dos grandes projetos do PAC - Plano de Aceleração do Crescimento - do Governo Federal, no Estado do Pará.
A pavimentação da Rodovia Transamazônica e a construção das eclusas de Tucuruí, aliadas ao Projeto Salobo, da CVRD, impactarão a cidade de Marabá, com pressões demográficas advindas de imigrações. A Consulta Urbana apontará ações para os problemas ambientais que podem se agravar, caso nada seja realizado.
As áreas procuradas pela população imigrante, em geral, localizam-se em zonas vulneráveis a inundações, desprovidas de infra-estrutura urbana, como sistema de abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos.
Segundo a equipe do Plano Diretor, a Consulta Urbana resultará num documento denominado de PACTO URBANO, onde as pessoas que o assinarem comprometem-se à luta por melhores condições ambientais em Marabá.
PREGÃO ELETRÔNICO
A Comissão Municipal de Licitação divulga o Pregão Eletrônico nº. 212007, cujo objeto é a Aquisição de Máquina Envelopadora. A data da realização e horário para início dos lances será: 12/06/07, às 10h. A pregoeira oficial do município Lucimar Andrade disse que a máquina será utilizada pelo Centro de Arrecadação.
Trata-se de um equipamento automático que cola, dobra, serrilha e corta, cujo objetivo é agilizar o envio de documentos fiscais aos contribuintes do município.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: