27 junho 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1142

CONFERÊNCIA DAS CIDADES
A III Conferência Municipal das Cidades será realizada em Marabá, no dia 9 de julho, em local a ser definido. Todos os municípios fazem conferências para preparar a pauta a ser discutida na Conferência Estadual de Cidades do Pará, prevista para acontecer de 20 a 22 de setembro. A Conferência Nacional está marcada para novembro de 2007.
O coordenador da Secretaria de Planejamento e do Plano Diretor, Sebastião Almeida, disse que as conferências são importantes, pois há maior participação popular para o desenvolvimento urbano. Este é o momento da sociedade concretizar sua participação nas decisões de ações urbanas, através de seus representantes constituídos pelas entidades populares.
V SEMINÁRIO ESPORTIVO DO PARÁ
O V Seminário Esportivo do Pará realiza-se em Marabá no período de 27 a 29 de junho, no Hotel Vale do Tocantins, sob coordenação da Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Pará (ACLEP). A abertura solene será dia 27, às 20h.
Os interessados em participar do Seminário Esportivo devem solicitar inscrição na Liga Esportiva de Marabá, com João Guimarães, no Estádio Zinho Oliveira, das 16 às 20 horas.
ARRAIAL DE PAVULAGEM AMANHÃ EM MARABÁ
Amanhã, 27 de junho, o grupo Arraial de Pavulagem, de Belém, apresenta-se na Orla do Tocantins, bairro Santa Rosa, dentro da programação de festejo junino coordenado pela Secdetur. Na ocasião será realizada a final de bois-bumbás e quadrilhas alegóricas.
Hoje à noite, terça-feira, apresentam-se as quadrilhas roceiras (Mirim) Fogo no Rabo, Compasso, Trapaço, Pente Fino, Explode Coração Brasileiro e também as roceiras (Adulto) Arrasta Pé Raimundo Gomes, Espoletada, Corações Arretados, Arrastão da Folia, Explosão Junina, Explode Coração e Arrrastão do São Francisco.
O secretário de Cultura Wilson Teixeira disse que o novo espaço inaugurado pela prefeitura – a 3ª etapa da Orla no sentido bairro Santa Rosa – é muito bom para as apresentações. “O público tem sido o maior de todos os anos de festejos juninos. O espaço é mais amplo para a performance das quadrilhas e o público ganhou mais conforto por causa das arquibancadas”.
DEFINIDO O TEMA DA PARADA ESTUDANTIL
O tema dos desfiles de 7 de setembro em Marabá já está definido: “Um mundo chamado Amazônia”. A decisão foi tomada pela equipe de diretores da zona urbana e rural do município, em recente reunião no Centro de Formação de Ensino Fundamental “Cine Marrocos”, com representantes da Semed e 4ª Unidade Regional de Educação.
Os subtemas que podem ser desenvolvidos pelas escolas são: aquecimento global; consumismo; tecnologias, bioética/ biopirataria; cuidado com a água; surgimento de grandes projetos na Amazônia; Amazônia; Culturas e Conflitos; Diversidade Cultural; Conflitos de Terra e alertas e murmúrios da Amazônia.
A coordenadora de Ensino/Semed, Vera Froz, disse que o tema foi escolhido porque em mais de 240 escolas municipais estão sendo desenvolvidos atividades relativas ao meio ambiente, ao longo do ano. As escolas são livres para desfilar ou não durante a Semana da Pátria, mas precisam trabalhar o tema sugerido, razão pela qual a maioria escolheu Um mundo chamado Amazônia.
A Semed realiza parada estudantil não zona urbana e rural do município, de forma a mobilizar toda a comunidade para a reflexão sobre os riscos que a Amazônia corre se não for bem tratada, se não houver cuidado com o meio ambiente.

RECITAL DE BANDA E CORAL
A Escola de Música “Moisés Araújo”, da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) convida a comunidade para assistir ao Recital de Banda e Coral com os Regentes: Jacob Furtado Cantão (da Banda Sinfônica do Conservatório Carlos Gomes) e Karina Cardoso (Coral da FCCM), no dia 30 de junho, às 19:30h, no auditório do Centro de Formação “Cine Marrocos”.
CURSO PARA PRÁTICA DE BANDA
No período de 27 a 30 de junho, será realizado o Curso para Prática de Banda no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”, que será ministrado pelo maestro Jacob Cantão, da Banda Sinfônica do Conservatório Carlos Gomes.
As aulas para iniciantes e mestres de banda ocorrerão de 9 às 12h; e para músicos de banda, serão de 14:30 às 18h.
A coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”, Júlia Lino, informa que o Curso para Prática de Banda sob o tema “Metodologia Aplicada ao Ensino Instrumental Coletivo e Individual”, está com inscrições abertas na Casa da Cultura, em horário comercial.
Julia Lino informou que houve uma grande procura pelo curso, que superou as expectativas, pois aguardava um número menor de inscrições, mas mais de cem pessoas procuram a Escola de Música.
VERÃO PADRÃO
Na quinta-feira, 28 de junho, a equipe do Departamento de Turismo (Detur/PMM) fará uma palestra a barqueiros e barraqueiros de Marabá, às 19:30h, no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”, para dar orientações sobre como tratar o turista de forma adequada.
A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, disse que a palestra faz parte da programação do projeto turístico Turista Feliz, criado com o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento ao turista nos bares, restaurantes, vendedores e ambulantes, entre outros serviços. “Os prestadores de serviço devem tratar bem o turista, para que ele volte mais vezes e contribua para a geração de renda no município”.
AMAZÔNIA EM FOLHAS
A Pinacoteca Municipal “Pedro Morbach” localizada na Casa da Cultura, apresenta a Exposição “Amazônia em Folhas”, com obras do artista Walney Oliveira de Souza, no período de 2 a 31 de julho, a partir das 9h. A abertura será dia 2 de julho às 9h, no salão de exposições da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM).
Walney Oliveira procura expressar em suas obras a fauna e a flora amazônica. “É uma maneira de despertar o interesse pela natureza, mesmo que em uma folha seca, pois as modificações provocadas pelo homem decerto o privarão de mostrar para as gerações futuras o que um dia já existiu”.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: