04 julho 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1146

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA COMEÇA AMANHÃ
De 5 a 8 de julho, Belém sedia a I Conferência Estadual de Cultura. Durante três dias, serão debatidos em mesas-redondas e grupos de trabalho, temas inerentes à Cultura e a toda a sociedade paraense. De Marabá, participam 36 delegados escolhidos na Conferência Municipal de Cultura realizada em junho.
Da secretaria de Cultura e Desporto viajam para Belém hoje, o secretário Wilson Teixeira, José Ribeiro Júnior (Júnior Jabota) e a coordenadora Dina Rosa, para participar da Conferência Estadual.
Importantes estudiosos e defensores da cultura amazônica e brasileira participam como palestrantes no evento. A idéia é discutir o processo de construção de uma cultura inclusiva e estadualizada, associada com outras áreas governamentais, como meio ambiente e educação.
CONVIDADOS ESPECIAIS NA CONFERÊNCIA DE CULTURA
Entre os convidados da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) para o evento estão pesquisadores como Gersem Baniwa, índio, doutorando em Antropologia e co-fundador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab); e Albino Rubim, doutor em Sociologia pela USP, pesquisador do CNPq e coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Também estarão representados diversos setores do Ministério da Cultura (Minc), entre eles, Alfredo Manevy, doutorando em Cinema pela USP e secretário de Políticas Culturais; Giselle Dupin, assessora da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, e Luiz Fernando de Almeida, presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e coordenador do Programa Monumental do Minc.
Entre os pesquisadores paraenses, confirmaram presença a antropóloga e fundadora do Centro de Defesa do Negro no Pará (Cedenpa), Zélia Amador de Deus; e o escritor e poeta João de Jesus Paes Loureiro. Na conferência de abertura, o tema é “Cultura para Todos: Governo e Sociedade Construindo Políticas Públicas na Diversidade”. Os delegados retirados das Conferências Intermunicipais farão parte de grupos de trabalho divididos em três temas: “Patrimônio e Meio Ambiente”, “Cidadania e Educação” e “Gestão, Comunicação e Economia da Cultura”. Nos grupos é que serão retiradas as propostas prioritárias para a plenária final.
VERANEIO 2007
O Veraneio Oficial na Praia do Tucunaré começou bem. Na abertura no domingo, 1º de julho, a troca das cadeiras e mesas de madeira pelas de plástico causou grande impacto visual. O objetivo é estabelecer a padronagem nas barracas da Praia do Tucunaré.
A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM Ísis Mourão explica que esses são os primeiros passos para a implantação do programa Verão Padrão em Marabá, cujo objetivo é recepcionar bem os turistas e demais freqüentadores da praia. “Se o turista for bem atendido ele retorna e com isso a maior circulação de renda no município”.
DEFINIDOS OS TIMES DA 1ª RODADA DOS JOGOS DE VERÃO
Os Jogos de Verão 2007, que serão realizados em julho na Praia do Tucunaré, sob coordenação da secretaria de Cultura e Desporto (Secdetur) já está com os times definidos. Os vencedores do 1º e 2º lugar serão agraciados com troféus e a premiação em dinheiro no valor de R$400,00 e R$200,00.
A competição será disputada no estilo mata-mata, com 20 minutos para cada jogo. e No dia 14 (sábado), os jogos têm início às 14h. O 1º jogo será FortCar x The Cat’s; 2º jogo – Despachante Moacir x Parkatejê; 3º jogo – CTJ Contabilidade x Bizarros da Anastácio; 4º jogo – Sesfa x Só Secos; 5º jogo – Scape x Import Car; 6º jogo – Boemia x Thunders Cats; 7º jogo – Sindcomar x ABC.
No domingo, 15, os jogos começam às 8:30h. O 1º será Belo Horizonte x Condomínio Mipa; 2º - Flaponte x modelo; 3º - Força Nova x Pegada; 4º- Leões de Judá x Carlek; 5º - Bangu x Amorosos; 6º - Guerreiros Amazônicos x Santa Teresinha.
Os times femininos participam da competição no dia 28 de julho. Com início às 16:40h, jogam Bangu Barata x Estrada Nova; em seguida União x Estrela de Ouro. No dia 29, domingo, a disputa feminina tem início às 8:30h com Bangu Maré x Parkatejê.
AMAZÔNIA EM FOLHAS
A Casa da Cultura abriu dia 2 de julho, a exposição “Amazônia em Folhas”, do artista plástico Walney Oliveira, que utiliza folhas secas para retratar a natureza da região. A exposição é promovida pela Pinacoteca Municipal “Pedro Morbach” e tem por objetivo preservar a arte do desenho e da pintura na região.
Os amantes da arte podem apreciar a exposição durante o período de férias de julho na sede da Fundação Casa da Cultura de Marabá, na Folha 31, área institucional.
Walney iniciou na arte aos 10 anos. Já ganhou muitos prêmios, dentre estes, a participação na XXIII Bienal de São Paulo, Arte - Pará, IV Salão de Pequenos Formatos da Unama e uma bolsa de pesquisa, experimentação e criação artística, concedida pelo Instituto de Artes do Pará.
Antes de serem desenhadas, as folhas, matéria-prima dos trabalhos do artista, precisam passar por um processo de preparação, que consiste basicamente em torná-las mais resistentes e planas. Ao serem escolhidas e retiradas das árvores, elas devem ser prensadas entre duas peças de vidro, para que quando sequem, fiquem planas. Para secá-las num processo mais acelerado, é montada uma estufa.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: