30 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO N° 1221

MARABÁ: MELHOR MERENDA
O prefeito Tião Miranda e sua comitiva composta pela secretária de Educação Kátia Américo, o coordenador da Merenda Escolar Walter Silva e a nutricionista Maria Castro estiveram em Brasília nesta quinta-feira (25) onde receberam, durante almoço com o presidente Lula, prêmio referente à merenda escolar de Marabá, considerada a melhor do Brasil entre 750 municípios concorrentes.
Aquisição de alimentos através de pregão eletrônico, permitindo a participação de todos; atendimento regular e pontual dos gêneros às escolas durante o período letivo e um cardápio variado e balanceado, a partir de 26 produtos, pesou na escolha deste município. Aliás, o destaque de Marabá se deu exatamente pelo valor nutricional levantado por técnicos que estiveram visitando as escolas paraenses, constatando que em Marabá as crianças estão comendo o que há de melhor em termos de qualidade e quantidade de alimentos variados.
Outro fator preponderante se deu quando os técnicos enviados de Brasília constataram a infra-estrutura das nossas escolas: cozinha industrial com fogões equipados com fornos; pias revestidas em granito, água de poço artesiano, despensas para material de limpeza separados das que acondicionam alimentos, em armários construídos em angelim pedra, madeira de lei que encantou os visitantes.
Segundo a professora Kátia, o presidente Lula saudou Tião Miranda, parabenizando-o, destacando que merenda escolar nas escolas devem mesmo significar alimento em qualidade e quantidade, conforme Marabá está fazendo na zona urbana e nas escolas mais distantes do município.




VIA EXPRESSA
Uma via expressa de grande importância está em construção dividindo a Nova Marabá no sentido Norte/Sul. Esta via conecta a Marabá Pioneira à Nova Marabá vindo pela Avenida Silvino Santis, passando pela Santa Rosa. Liga esta avenida à Rua das Mangueiras até a rotatória da Folha 22, passando pelas vilas militares e quartel general da 23ª Brigada de Selva, prosseguindo no sentido da rotatória da Verdes Mares prosseguindo até a Transamazônica (que será duplicada). A ligação da Verdes Mares até o grande viaduto que será construído defronte à rodoviária, servira a pista duplicada da Transamazônica, que unirá a Nova Marabá à Cidade Nova, passando pela ponte duplicada que também será levantada sobre o Itacaiúnas.
Desta maneira, a via expressa será um grande diferencial do trânsito, unindo pelo centro os três grandes da cidade com pistas duplas. Vai melhorar o transporte coletivo, facilitar o patrulhamento policial, permitirá a abertura de novos serviços, será toda sinalizada, terá iluminação alta, e ligará um grande número de consumidores ao maior magazine do sul do Pará, que está planejado e será construído na Folha 33, defronte à rodoviária.
ÁGUA DAS ESCOLAS
Com relação às análises da água de algumas escolas da Liberdade, onde se detectou a presença de impurezas, a secretária de Educação determinou que sejam imediatamente limpas as caixas d’água das escolas atingidas, uma vez que, ainda há dúvidas se os poços, semi-artesianos, estejam mesmo contaminados pelo lençol freático que as abastecem.
Por sua vez, o secretário de Obras do município, determinou a imediata presença dos encarregados da limpeza das caixas. E uma segunda prova será pedida para a coordenadoria de Vigilância Ambiental no sentido de se localizar, com mais precisão os focos prejudiciais à população que estão se abastecendo dos chafarizes instalados nas escolas.
A água desses poços, que segundo a Secretaria de Obras chegam até mais de 100 metros de profundidade, também abastece boa parte da população que não dispõe de água encanada da Cosanpa ou se tem chega aos domicílios em quantidade insuficiente.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Thays Mesquita, trata-se de análises de rotina. O trabalho vem sendo feito desde o ano de 2005, tanto nos poços mantidos pela Prefeitura quanto residenciais, por amostragem. A questão da publicação dos resultados é que, só agora, passou a ser feita em obediência ao Decreto Federal 5.440/2005.
Ainda segundo Thays, existem dois tipos de lençóis subterrâneos, o freático, que está em torno dos 15 a 18 metros de profundidade, portanto mais fácil de contaminação; e um secundário a mais de 80 metros, mais difícil de ser contaminado. Tanto num caso como no outro a água precisa ser monitorada, ainda mais quando se trata de abastecimento de grande número de pessoas, a exemplo de creches, escolas, presídios, hospitais e outros.
O secretário de Saúde, Pedro Corrêa Lima, afirma que em se tratando de órgãos públicos, a exemplo das escolas municipais, o laudo da água é entregue para a Secretaria de Educação (Semed), que por sua vez repassa a questão à Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop).
Também conforme Pedro Corrêa, a Sevop deve tomar uma das seguintes sugestões: limpeza do poço e caixa d’água, seguida de tratamento da água com produtos químicos e, em último caso, abrir outro poço mais profundo.
CASOS DE RUBÉOLA AUMENTAM NO BRASIL
A imunização contra rubéola estava recomendada somente para gestantes ou mulheres em idade fértil. Agora, como os casos da virose aumentaram em 30% no Brasil é recomendável que toda a população seja vacinada.
A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus que acomete crianças e adultos, embora esteja entre aquelas próprias da infância. Trata-se de doença comumente benigna que cursa com febre, manchas tipo “urticária” na pele, que dura aproximadamente 3 dias e aumento de gânglios linfáticos (ínguas). Ela pode se tornar potencialmente grave quando acomete mulheres grávidas, pois pode causar mal-formações no feto, sobretudo quando contamina gestantes no primeiro trimestre.
Até agora a prevenção da rubéola tem sido voltada somente às mulheres, mas o secretário Pedro Corrêa não descarta uma vacinação em massa da população nas próximas campanhas. No entanto, ele aguada essa possível ação conjunta, que deve partir do Governo Federal. Porém, quem quiser se imunizar antecipadamente deve procurar o imunobiológico nos centros de saúde.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: