17 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1214

FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIAS

“Um Mundo Chamado Amazônia”, é o tema da primeira Feira Municipal de Ciências, a ser realizada nos dias 13 e 14 de novembro, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16. A Feira é coordenada pela equipe do Departamento de Ensino/Semed.

A coordenadora do Departamento de Ensino/Semed, Vera Froz, disse que nos meses de setembro e outubro, cerca de 180 escolas municipais fazem suas feiras internas, escolhem os melhores trabalhos e os inscrevem na Feira Municipal.

Para a Feira Municipal, a Semed aguarda as inscrições de cerca de 120 trabalhos. Na ocasião, serão realizadas também no espaço do Ginásio, alguns eventos paralelos como apresentações de grupos de dança regional, mesa redonda, palestras e oficinas educativas voltadas para produção de trabalhos científicos.

2ª FASE DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

No sábado, 20, realiza-se a segunda etapa das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), para os alunos aprovados na primeira etapa. A prova terá início às 13:30 h em Marabá e demais municípios do Norte e Nordeste, onde não prevalece o horário de verão.

Na seleção constam 5% dos alunos inscritos por escola em Marabá, o que equivale a 1040 alunos. São 782 da zona urbana, 240 da zona rural e 18 do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos. A aplicação e correção das provas serão feitas por fiscais do CPADC (Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico/UFPA), responsável pela coordenação regional das Olimpíadas.

A Obmep é promovida pelo governo federal por meio dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC) e realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição tem como principal objetivo o incentivo ao ensino da matemática e a descoberta de talentos entre estudantes das escolas públicas brasileiras da 5ª a 8ª séries e ensino médio.

TEATRO PARA A VIDA

Educar para preservar vidas é à base de todo pensamento da Coordenação de Educação para o Trânsito do DMTU, que traz o tema como um de seus destaques no informativo previsto para circular até o final desta semana. A intenção é desenvolver nas escolas de ensino fundamental o projeto denominado Teatro de Fantoches - Educando para a Vida, cuja finalidade é possibilitar a introdução da Educação para o Trânsito, de forma lúdica, assim como a assimilação das leis de trânsito e os procedimentos corretos nas vias por parte dos alunos.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do DMTU, Márcia Rosa, entendem que o trabalho preventivo de orientação nas bases escolares seja uma das saídas na tentativa atenuar os elevados índices de acidentes na cidade, sendo o teatro é uma forma divertida de persuadir os alunos para que sejam disseminadores do seu aprendizado em família e comunidade, além de motivar a reflexão das ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas.

Acredita Márcia que, desta forma, o aluno através de sua curiosidade e questionamento irá se tornando, cada vez mais, um sujeito ativo e participante na busca e propagação de ensinamentos do bom comportamento no trânsito.

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

A aproximação do período chuvoso faz com que a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) intensifique a mecanização agrícola para o plantio de arroz, milho, feijão e mandioca, colaborando com pequenos produtores que optam por essa forma mais avançada de uso do solo, sem a necessidade das prejudiciais queimadas.

O trabalho vem sendo desenvolvido em projetos de assentamentos (PA) às proximidades da vila Brejo do Meio, através de três patrulhas mecanizadas, que só param quando precisam de revisão, devendo concluir a preparo nessas propriedades até o mês de dezembro.

A produção de milho em área mecanizada, por exemplo, quando o agricultor segue corretamente as orientações técnicas (correção, adubação, capina e outras), chega a superar a média de 85 sacas de 60 quilos por hectare, contra a média de 35 sacas em mesma área de terreno sem preparo.

FÁBRICA DE FARINHA

A mandioca da safra 2006/2007 chega ao ponto de colheita agora em novembro e será aproveitada em casas de farinha artesanais e venda in natura nas feiras da cidade, porque a fábrica de farinha a ser ativada em parceria com a Prefeitura de Marabá, via Seagri, ainda vai demorar. O espaço destinado a Casa de Farinha Coletiva, nas cercanias de Brejo do Meio, precisa de uma reforma para adaptação às normas legais.

Aliás, segundo o engenheiro Caio Fernando, da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que entrou recentemente no circuito para fazer um novo projeto da fábrica de farinha, não existe nada que possa ser aproveitado naquele local, além do terreno.

Diante da situação, deverá ser construído um galpão para produção e armazenamento da farinha; escritório e banheiros (masculino e feminino); um local para depósito dos resíduos oriundos do processamento da mandioca; um refeitório. A produção estimada será 6.500 kg de farinha/mês ou 78 toneladas/ano.

Em fase de conclusão, o projeto deverá ser encaminhado à apreciação do prefeito Tião Miranda até o final do mês, devendo as instalações da fábrica sair do papel no primeiro semestre de 2008.

O maquinário da casa de farinha coletiva é fruto de convênio do Governo Federal com a Prefeitura de Marabá na administração de Geraldo Veloso. Inicialmente esses equipamentos (ralador, 2 fornos, lavador, peneira vibratória, classificador, prensa hidráulica, bomba d’água, empacotadeira e outros) ficaram estocados na própria Seagri, porque sequer havia local para instalá-los.

No ano passado, o projeto de fabricação de farinha transformou-se em DRS (Desenvolvimento Rural Sustentável), para o qual foi aberto crédito aos pequenos produtores, via Banco do Brasil, para o plantio de mandioca. Agora começa a ter matéria-prima em abundância, falta à industrialização.

PREVISÃO DO TEMPO

O Climatempo prevê sol com algumas nuvens. Não chove no período de hoje (17) a sexta-feira (19). Para sábado e domingo está previsto sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Enquanto o Canaldotempo prevê predominância de sol hoje e amanhã. A partir de sexta-feira a domingo tempo parcialmente nublado. Na segunda-feira, trovoada isolada, ou seja, aquele tipo de chuva que pode acontecer em São Félix mas não chega à Cidade Nova. Temperatura, hoje, entre 23 e 34ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: