08 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1229

SAÚDE FAZ PANFLETAGEM PELO PCCU

Com objetivo de convidar as mulheres da faixa etária de 25 a 59 a fazerem o exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), cuja campanha na área metropolitana de Marabá inicia no sábado (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Educação em Saúde, promove amanhã (9) panfletagem em diversos pontos da cidade.

O panfleto contendo informações sobre câncer de mama e do colo do útero será distribuído em áreas estratégicas, de grande fluxo, como a região comercial da Marabá Pioneira, Nova Marabá, Cidade Nova e Trevo da Transamazônica.

Na cidade a coleta de material vai até 16 deste mês e na zona rural, que teve início ainda em outubro, através da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro, prossegue até 25 de novembro, com a possibilidade de ser ampliada. Hoje uma equipe está se deslocando para atender amanhã (9) as comunidades de Macaco Careca e Josinópolis; Capistrano de Abreu (dia 10) e Vila União, dia 11.

A meta da SMS é coletar mais de 12 mil amostras para exame do PCCU, mas a zona rural, com potencial para mais de 2.000 coletas, está prejudicada, porque a estratégica montada por aquela secretaria não surtiu o efeito desejado.

Segundo o secretário de Saúde, Pedro Corrêa Lima, a intenção era centralizar as equipes nos núcleos maiores e avisar as comunidades do entorno para convergirem a esse ponto. No entanto, o esquema falhou principalmente devido à falta de transporte na zona rural. Diante dessa situação, o secretário vai reunir sua equipe e montar nova estratégia, nem que isso resulte num pouco mais de despesa.

PROCON INTENSIFICA A FISCALIZAÇÃO EM MARABÁ

O Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor (Procon) vai atuar mais diretamente no comércio marabaense, através de uma equipe de fiscalização que receberá treinamento especial para o trabalho. A coordenadora do órgão em Marabá, Mariléia Oliveira, disse que o treinamento será realizado no período de 18 a 22 de novembro, quando seis pessoas do Procon/Belém estarão aqui para o curso teórico e prático.

Mariléia Oliveira esteve num encontro em Goiânia, com representantes do Procon de todo o país, onde foram discutidas as deficiências dos Procons para a busca de soluções viáveis às dificuldades. “É provável que seja a necessária a contratação de três ou quatro pessoas para trabalhar especificamente na fiscalização”. Hoje, o Procon/Marabá possui apenas sete servidores.

O curso para Marabá já está confirmado pelo diretor do Procon do Estado do Pará, Humberto Mariano de Almeida, que inclusive vai enviar a chefe de fiscalização de Belém, Eliete, para que haja melhor aproveitamento na preparação da equipe.

Após o treinamento, comerciantes e empresários de Marabá flagrados infringindo o Código de Proteção ao Consumidor serão multados no ato.

CUIDADOS COM COMPRAS DE FIM DE ANO

O Procon/Marabá preocupa-se com as compras de produtos e serviços principalmente no final de ano. Nesse período a população se endivida mais no comércio, levada pelas facilidades oferecidas pelos fornecedores.

A coordenadora Mariléia Oliveira orienta os consumidores para os cuidados ao fazer compras, para não ficar depois “com a corda no pescoço” por conta de tantas promissórias e carnes, que muitas vezes superam até os rendimentos do mês.

A fiscalização em Marabá terá o reforço de um veiculo que será doado pelo Procon Federal, através do Departamento de Relações Públicas.

Em virtude de receber diversas reclamações de possível gasolina adulterada em alguns postos de combustível de Marabá, Mariléia disse que prefere preservar o nome das empresas denunciadas e aguarda perícia técnica do Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves. “O Procon vai atuar de forma mais efetiva na questão da gasolina adulterada, alvo de reclamação de muitos motoristas na cidade”.

I FEIRA INTERESCOLAR

Com objetivo de servir como espaço de apresentação/divulgação de trabalhos desenvolvidos na comunidade escolar, fruto de um processo reflexivo de ensino/aprendizagem; bem como promover a integração de diferentes grupos escolares e troca de experiências educativas, acontece nos dias 13 e 14 no Ginásio Poliesportivo a I Feira Interescolar de Ciências de Marabá (Feicima). A abertura do evento está prevista para 10 horas de terça-feira.

A programação da Feicima é composta de exposição de trabalhos, palestras e vasta programação cultural. Para a secretária municipal de Educação, Kátia Américo Garcia, o evento pioneiro visa a motivação dos alunos para pesquisa, desenvolvimento de sua potencialidades e criatividade.

Ainda segundo Kátia, o que motivou esta nova versão de feira estudantil foi à realização da Feira de Ciências do Pará, no ano passado, a qual revelou talentos que estavam escondidos, mostrando ser possível fazer ciência, pesquisar nesta região. De acordo com o sucesso alcançado nesta iniciativa, a secretária pretende repeti-lo a cada ano.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o canaldotempo.com, no período de hoje (8) a domingo (11) o tempo será parcialmente nublado em Marabá; a partir de segunda-feira (12) podem ocorrer trovoadas isoladas. Imagens de satélite mostram céu sem nuvens de chuva para a região. A temperatura entre 24º e 35ºC.

O Climatempo segue otimista com Marabá, sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. O Serviço Nacional de Meteorologia, em Belém, acredita que só chove pra valer na região a partir de 15 de novembro. Que o período chuvoso está com o início atrasado e que por essa razão pode chover além da conta em dezembro e janeiro, com riscos de grandes alagamentos.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: