10 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1114

O Tr abalho Continua
Marabá, quinta-feira, 10 de maio de 2007 –Ano VI –Edição Nº 1114
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

AÇÃO EDUCATIVA DE LIMPEZA URBANA
Amanhã, 11 de maio, a prefeitura de Marabá realiza no bairro Independência uma ação educativa com orientações sobre os cuidados com o lixo, fazendo também a distribuição do roteiro com os dias e horários de coleta do lixo nos bairros. A ação será realizada de 8h às 12h, com concentração para iniciar as atividades, na Praça da Liberdade. Esta é a primeira atividade neste sentido, mas será realizada também em todos os outros bairros de Marabá.
O secretário de Obras Lucídio Collinetti informa que a ação é feita pela secretaria de Obras (Sevop) em parceria com a secretaria de Saúde (SMS) e Grupo de Escoteiros de Marabá. São 10 servidores do Setor Social e Setor de Limpeza Pública, 40 agentes de saúde e 30 escoteiros.
O Departamento de Limpeza Urbana e o Setor Social/Sevop elaboraram uma rotina de coleta de lixo urbano para divulgação à comunidade.
Irismar Sampaio, do Setor Social/Sevop, disse que o objetivo é deixar a população ciente dos horários em que passa o caminhão de coleta para evitar que as pessoas coloquem lixo muito antes do horário e acabe sendo rasgado pelos cachorros e sujando as ruas.
Mais Informações: Ligar p/ Irismar -9662-8752 ou Marlene - 99538752 ou 3322-2931, na Sevop.
SEMINÁRIO DE TURISMO EM MARABÁ
A Prefeitura de Marabá, através do Departamento Municipal de Turismo (Detur) e a Paratur (Companhia Paraense de Turismo) realizarão o “Seminário de Marketing e Qualificação dos Serviços Turísticos”, nos dias 24 e 25 de Maio de 2007.
A coordenadora do Detur/Marabá, Ísis Mourão, informa que a partir de 19 de maio, uma equipe da Paratur estará no sul e sudeste do Pará, visitando os municípios de Itupiranga, Parauapebas, Canaã dos Carajás, São João do Araguaia, Palestina e Jacundá, entre outros municípios, para convidá-los a participar do seminário e das Oficinas em Marabá.
A programação do seminário inclui Oficinas de Trabalho de Marketing Turístico, na orientação e divulgação do calendário de eventos; Passos para montagem de infra-estrutura de eventos; Qualidade no atendimento e propostas de materiais promocionais e de captação de recursos.
O seminário é voltado especialmente para organizadores, promotores de eventos, de entidades artísticas, sociais, culturais e ambientais, que fazem parte do calendário de eventos. Além de acadêmicos em turismo, profissionais que atuam nos eventos como fotógrafos, mestres de cerimônias, recepcionistas, músicos, buffets, dançarinos e produtores musicais, entre outros.
Outra ação será de identificação dos prestadores de serviços turísticos (meios de hospedagem, hotéis, pousadas, agencias de viagens e turismo, organizadores de eventos, transportadoras turísticas, empresas de transportes terrestres, guias de turismo) por meio de cadastramento a serem inseridos no Ministério de Turismo.
ESTATÍSTICA DO TURISMO NA REGIÃO
O Seminário de Turismo em Marabá traz como 3ª Ação a Pesquisa e o Desenvolvimento de Sistema de Informações Estatística em Turismo do Estado, em convênio com a UFPA. As palestras dos seminários serão realizadas em Marabá, com técnicos e profissionais da área de turismo, em local e horário a definir.
As vagas das oficinas são para 30 pessoas e o seminário estará aberto aos empresários do setor e ao público interessado em aprofundar seus conhecimentos sobre a atividade turística.
Maiores informações e inscrições podem ser adquiridas no Detur, localizado na Travessa Carlos Leitão, 290 – Velha Marabá, de 8 às 14h e também através do e-mail detur@maraba.pa.gov.br.


Ísis explica que o objetivo dessa estatística do turismo é a identificação do perfil da atividade turística no Estado, por ser uma das atividades econômicas que mais cresce, gera emprego, ocupação e renda. Trata-se de uma uma das estratégias do Plano de Ação do Turismo no Pará.
Marabá será o terceiro município onde será realizada a ação. De 7 a 11 de maio, está sendo realizada em Barcarena e em Conceição do Araguaia, será no período de 14 a 18 de maio.
FORUM DE TURISMO REGIONAL
O Fórum Permanente de Turismo Regional Araguaia Tocantins, reuniu-se em assembléia geral ordinária nos dias 3 e 4 de maio, em Belém, na sede da Paratur. Participaram secretários de turismo, presidentes de entidades não governamentais, e empresários do setor dos municípios de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Itupiranga, São Felix do Xingu, Xinguara, Pau D’arco, Tucuruí, Jacundá, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, São João do Araguaia, Palestina do Pará, Cametá, Barcarena e Abaetetuba. A assembléia contou com a presença da presidente da Paratur, Ann Pontes.
O Fórum Regional de Turismo Araguaia-Tocantins tem assento como membro representativo no Fórum Estadual de Turismo. Marabá foi representada pela Fundação Casa da Cultura por Mirtes Emília. A Secretária Executiva do Fórum, Isis Mourão, dirigiu os trabalhos da mesa diretora durante toda a reunião.
Isis disse que a entidade dá saltos significativos para seu fortalecimento na região, sendo o fórum de governância composto por órgãos e entidades do poder público, terceiro setor e iniciativa privada, de acordo com o Ministério do Turismo.
Na ocasião, foi apresentado o Plano de Turismo do Estado, com 5 propostas de subprogramas no segmentos de turismo: Cultural, Negócios e Eventos, Ecológico, Pesca e Rural, contemplando o Pólo Araguaia-Tocantins em todas as propostas.
Os grupos de trabalhos divididos por rotas turísticas levantaram demandas de necessidades prioritárias que competem a Paratur, para o incremento do Turismo Regional. As propostas foram encaminhadas a Ann Pontes. Além disso, foi implementado do programa de turismo da AMAT, um Plano de Ação do Fórum como órgão de governância regional, a ser apresentado aos órgãos/entidades executores das demandas e a Coordenação do PRT - Programa de Regionalização de Turismo do Ministério do Turismo.
SEAGRI FAZ PREPARATIVOS PARA EXPOAMA
Hoje, 10, a equipe técnica da Seagri reúne-se para discutir a programação da XXI Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), que será realizada no período de 30 de junho a 8 de julho. A Seagri já recebeu autorização do prefeito Tião Miranda para a preparação do estande, que sempre foi um dos mais destacados daquela feira.
A amostra viva pode não dispor de todas as variedades comumente plantadas pela Seagri na área do estande na Expoama, mas ainda deverá mostrar, por exemplo, o que há de melhor em hortaliças produzidas a partir da agricultura mecanizada. A secretaria também expõe pequenos e médios animais, mural da produção regional, produtos apícolas, dentre outros.
APREENSÃO DE CARNE NA FEIRA DA FOLHA 28
Em visita de rotina, ontem, 9, a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) apreendeu mais de 90 quilos de carne na Feira da Folha 28, devido ao fato dos açougueiros descumprirem normas estipuladas quanto à exposição do produto.
Conforme determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a carne para comercialização deve ser exposta em balcão refrigerado. A maioria dos estabelecimentos fiscalizados tem o equipamento, mas expõe a carne de forma inadequada.
O material foi apreendido em 05 boxes e um açougue que fica à frente da feira, os quais também foram multados em R$ 1.000,00 cada. No domingo, 13, a Divisa retorna àquela feira, quando pretende também autuar quem vende carne no meio da rua.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: