25 fevereiro 2008

Boletim informativo Nº1295

PROGRAMAÇÃO DIA DA MULHER

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deslancha, a partir de 05 de março, ampla campanha de intensificação do Programa Viva Mulher, com ênfase no chamamento daquelas em idade sexualmente ativas, para façam o Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU). O período da campanha foi escolhido em razão do Dia Internacional da Mulher, a transcorrer no sábado, 8 de março.

No dia 7, a partir das 08h da manhã, todos a unidades de saúde pública da rede municipal estarão abertas para recepcionar a mulher marabaense. Cada unidade terá sua programação: O Crismu – Centro Integrado Saúde da Mulher – fará uma série de atividades alusivas ao Dia da Mulher no dia 5 de março, pela manhã e à tarde, como palestras, orientações, coleta de material para o PCCU e entretenimento.

Preocupado com o bem-estar das servidoras e clientes, em especial as que dispõem de algum transtorno mental e seus familiares do sexo feminino, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial - promove no dia 7, das 08h às 12 horas, uma manhã de lazer com palestra educativa, proferida por ginecologista; coleta de material para exame do PCCU – Preventivo do Câncer do Colo do Útero, distribuição de brindes e um lanche reforçado. A programação do CAPS também dá direito a maquiadores e cabeleireiro.

COMBATE À TUBERCULOSE

Com a aproximação do Dia de Combate à Tuberculose, a acontecer em 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde está planejando uma campanha de combate a esse mal contagioso, que ceifa a vida de milhões de pessoas no mundo.

No Brasil, segundo a Sespa – Secretaria de Saúde do Estado do Pará – o Estado do Rio de Janeiro é campeão de tuberculose, ficando o Pará em segundo lugar. A doença, independente do clima, ataca em qualquer período do ano, mas está mais relacionada à pobreza e conseqüente má alimentação.

Cadastrados na Divisão de Hanseníase e Tuberculose da SMS, no início deste ano, estavam 52 pacientes com tuberculose. Em Marabá, no decorrer de 2007, não houve óbitos relativos à doença.

FISCALIZAÇÃO DA CARNE

Para evitar possíveis prejuízos aos açougueiros, a Divisão de vigilância Sanitária (Divisa), que deveria iniciar hoje, 25, a fiscalização da carne bovina nos açougues de Marabá, começa esse serviço somente na próxima quarta-feira, 27. Esse prazo é para que estoques de carne sem origem definida sejam esgotados.

Na sexta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Agricultura voltou a inspecionar a carne no Frigonorte, único matadouro de Marabá com as condições técnicas e de higiene para fornecer carne à população, segundo a própria Seagri e Ministério Público do Estado.

ESCOLA NO COMBATE À DENGUE

Nesta terça-feira, 26, a Escola Darcy Ribeiro, localizada no bairro Liberdade, promove campanha de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Endemias. A escola vai trabalhar em dois turnos na distribuição de material educativo, coleta de lixo e procura de criadouros e eliminação de larvas do mosquito.

O arrastão, com apoio de agentes de endemias, percorrerá os bairros Novo Planalto, de casa em casa, pela manhã e Liberdade à tarde. O objetivo é diminuir os casos de dengue na área de influência daquela escola, visto que alguns casos suspeitos da doença, incluindo a forma mais cruel (hemorrágica) aconteceram naqueles bairros.

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA PEDRO PERES

O prefeito Sebastião Miranda Filho e a secretária de Educação Kátia Américo Garcia inauguraram a Escola Pedro Peres Fontenelle em Morada Nova, na Rua Pedro Carneiro, s/n, às proximidades da Igreja Católica, no dia 22, à tarde. Estiveram presentes secretários municipais, os vereadores Maurino Magalhães, Vanda Américo e Miguelito, o deputado estadual João Salame, o deputado federal Asdrúbal Bentes, o vice-prefeito Ítalo Ipojucan Costa e os ex-vereadores Ananias Aguiar, Amarildo Cavalini e Regivaldo Carvalho.

A escola construída pela prefeitura com recursos do Fundeb possui 15 salas, com espaço para professores, laboratório de informática, biblioteca, pátio e cozinha, além de quadra de esportes e atenderá 1418 alunos. A diretora da escola, Lia dos Santos Sanches, recebe 590 alunos das escolas Fé em Deus, 685 da Escola Gabriel Sales Pimenta e 488 da antiga Escola Pedro Peres Fontenelle.

O prefeito Tião Miranda falou durante a solenidade da sua grande satisfação de inaugurar escolas e informou que em breve será inaugurada a "Manoel Cordeiro", em São Félix. "Já construímos muitas escolas na zona rural, como exemplo a de Murumuru e a de Pau Seco e iniciamos a construção da Escola São Félix. Também temos muitas escolas sendo construídas e reformadas na zona urbana, como a construção da Escola Bela Vista, no bairro Liberdade e as reformas da "Martinho Mota" e "Emília Ferreiro", na Nova Marabá."

SÃO FÉLIX GANHA MAIS UMA ESCOLA NOS PRÓXIMOS DIAS

A Escola "Manoel Pioneiro", em São Félix, deve ser inaugurada pelo prefeito Tião Miranda nos próximos dias. A escola está em fase de conclusão e possui seis salas de aula, sala de professores, diretoria, banheiros, cozinha e área para a distribuição da alimentação escolar da garotada.

A coordenadora de ensino/Semed, Vera Froz, informa que no ano passado a escola funcionou em duas salas de aula, mas agora terá mais espaço ao alunado. Antes funcionava do 1º ao 5º ano e em 2008 funcionará até o 7º ano.

Sob a direção de Gracinete do Rosário Silva, o prédio escolar será adequado às necessidades da comunidade escolar e atenderá uma média de 350 alunos em três turnos. À noite deverá funcionar o ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para atender pessoas que precisam trabalhar durante o dia.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que os alunos não terão o ano letivo prejudicado em virtude de começarem as aulas mais tarde. A Semed preparou um calendário especial para os alunos visando o cumprimento dos 200 dias letivos.

RECONSTRUÇÃO DE ESCOLAS

As escolas Emília Ferreiro (Folha 29), Francisco Souza Ramos (Cidade Nova), Martinho Mota (Folha 27) e Jonathas Athias (Folha 16) estão entre as escolas que a prefeitura de Marabá realiza uma verdadeira reconstrução. As escolas ganham novas salas, reforma de telhado, instalação elétrica e hidráulica, pintura e terão uma estrutura mais confortável e adequada para receber professores e alunos.

INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA

A Comissão Permanente de Licitação/Sevop realiza a Licitação na modalidade Concorrência, cujo objeto é a Execução das obras de infra-estrutura portuária e de proteção das margens do Rio Tocantins e Rio Itacaiúnas, no município de Marabá.

O Processo de Licitação N.º 096/2008/CPL/SEVOP - CONCORRÊNCIA N.º 009/2008/CPL/SEVOP terá a abertura no dia 02 de abril de 2008, às 15 horas. A visita técnica da área será em 26 de março de 2008, às 9 horas.

Maiores informações na Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Rodovia BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.

DESCONTO NO IPVA PARA QUEM NÃO TEM MULTAS

O DMTU informa uma novidade para os motoristas que respeitam as regras de trânsito no Pará. Trata-se dos descontos de 10% a 15% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O governo estadual criou o programa IPVA Cidadão para incentivar os motoristas a cumprirem a legislação nas ruas e estradas, o que pode diminuir o número de acidentes no Estado.

Segundo o Decreto nº. 473, motoristas exemplares que não receberam nenhuma multa nos últimos dois anos têm direito a 15% de desconto. Quem não foi multado no último ano vai reduzir em 10% o imposto. Mas, para garantir o benefício é preciso pagar até a data de vencimento. As demais situações recebem o desconto de 5% e o pagamento sem desconto poderá ser feito em até três parcelas iguais, mensais e sucessivas. Para consultar os valores do IPVA, basta acessar o site da Sefa (www.sefa.pa.gov.br) em Orientações ao Contribuinte.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: