12 março 2008

Boletim Informativo Nº 1307

Informativo da Prefeitura de Marabá

ENCONTRO DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO EM BELÉM

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia participa em Belém, no Hangar Centro de Convenções e Feiras de Belém, do II Fórum de Secretários de Educação do Estado do Pará. O evento realiza-se no período de 11 a 13 março, com a participação de representantes dos 143 municípios paraenses, sob coordenação da Seduc em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O Fórum debate temas voltados às ações de educação, com a participação de secretários municipais de Educação do Pará, gestores, assessores e técnicos da Seduc e do Ministério da Educação.

Ontem, 11, pela manhã, Kátia Américo Garcia participou com os demais secretários, do lançamento do prêmio nacional "Olimpíadas de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro", promovido pelo MEC e pela fundação Itaú Social, na Igreja de Santo Alexandre.

À tarde, no Hangar, os participantes reuniram-se com a secretária de Educação, professora Iracy Gallo, a secretária de Educação Básica do MEC, professora Maria do Pilar, além das consultoras do Ministério da Educação, Donizete Aparecida Nogueira e Cleuza Rodrigues.

Os temas do Fórum tratam do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica, (IDEB) Censo Escolar, Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Plano de Ação Articulada (PAR), além de questões específicas da Seduc com as secretarias municipais.

OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Semed pede às escolas municipais que façam com urgência suas inscrições nas Olimpíadas de Língua Portuguesa. Para a inscrição é necessário preencher o formulário encaminhado pela Secretaria de Educação com todos os dados dos professores da referida disciplina. O formulário deve ser devolvido ao Departamento de Planejamento e Elaboração de Projetos (DEPEP/Semed).

A secretária Kátia Américo Garcia explica que o quanto antes for devolvida a ficha de inscrição, mais rápido a escola receberá o material com as informações do MEC.

Este ano o Mec traz inovação na área de olimpíadas. Além da tradicional Olimpíada de Matemática, as escolas públicas vão participar das Olimpíadas de Língua Portuguesa.

As inscrições para a 1ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vão até dia 14 de abril. De acordo com o MEC, cerca de seis milhões de estudantes de escolas públicas devem reforçar os estudos e participar da competição, que envolverá atividades escolares, estaduais, regionais e uma etapa nacional. A olimpíada investirá na formação de professores a fim de melhorar os processos de ensino e aprendizado de leitura e escrita nas salas de aula.

Podem participar professores e alunos da 4ª e 5ª séries (5º e 6º anos), de 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do ensino fundamental e também de 2º e 3º anos do ensino médio, todos de escolas públicas. A expectativa da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) é alcançar 73.118 escolas, 200 mil professores e cerca de 6 milhões de estudantes em 4.450 municípios.

O MEC informa que serão aplicados R$ 15 milhões em produção de diferentes materiais didáticos, realização de oficinas de leitura e campanha de divulgação. Também haverá recursos para transporte e hospedagem de alunos, professores e equipe de formação. O dinheiro resulta da parceria entre o Ministério da Educação, Fundação Itaú Social, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

PROJETO AGENTE MIRIM

O Projeto Agente Mirim entra em ação nos próximos dias. Trata-se de uma parceria entre Semed e DMTU cujo objetivo é formar multiplicadores da educação no trânsito. São alunos de 10 escolas, sendo 4 agentes mirins de cada uma. Entre as escolas participantes estão: "Luzia Nunes Fernandes" (Nova Marabá); "Judith Gomes Leitão" (Marabá Pioneira) e "Avanir Tenório" (Liberdade).

Os alunos vão atuar uma vez por semana, em horário contrário ao de estudo, no entorno das escolas selecionadas, sempre com a presença de um agente de trânsito do DMTU. O projeto foi bem aceito pela comunidade escolar.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa, as escolas foram selecionadas pelo critério de circulação, ou seja, a escola com trânsito mais movimentado em seu entorno foi contemplada pelo projeto. Quando as atividades do projeto iniciarem, as escolas serão devidamente sinalizadas ao seu redor.

DMTU REÚNE-SE COM ESCOLAS PARTICIPANTES DO AGENTE MIRIM

Hoje, 12 de março, às 16h, o DMTU reúne-se com diretores, pais e alunos das escolas escolhidas para participar do projeto Agente Mirim. O objetivo expor as ações que serão realizadas dentro do projeto e definir a participação da garotada. A reunião será às 16h, no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, Folha 16.

A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU, Márcia Rosa, disse que o DMTU solicitou um parecer à assessoria jurídica da prefeitura a possibilidade de disponibilizar uma bolsa no valor de R$100,00 para cada agente mirim. "Se não houver empecilho legal, o prefeito Tião Miranda irá disponibilizar a verba".

CONFERÊNCIA DA SAÚDE

A 7ª Conferência Municipal de Saúde, abortada na primeira quinzena de dezembro/2007, vai acontecer no dia 1º de abril, com o principal objetivo de eleger um novo Conselho Municipal. Há dois dias uma comissão de conselheiros, eleita a partir de um conselho provisório, porque o antigo foi destituído, se desdobra na elaboração do regulamento e regimento dessa conferência e inicia hoje a emissão de convites às entidades que devem enviar um total 200 delegados ao evento.

Sob o tema Saúde e Qualidade de Vida: Desafios e perspectivas – o encontro acontece no Auditório Eduardo Bezerra (Secretaria Municipal de Saúde), está previsto para todo o expediente de 1º de abril e deve ao final eleger os 40 conselheiros municipais de saúde, sendo 20 titulares e mesmo quantitativo de suplentes. Dentre os eleitos, 50% são originados em usuários do sistema de saúde (associações de bairro, sindicatos, pastorais, dentre outros), 25% são servidores da saúde (sindicalizados) e 25% de representantes do gestor, ou seja, indicados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Entidades interessadas devem ser legalmente constituídas e legitimamente reconhecidas na comunidade e devem ter pelo menos dois anos de funcionamento até a data da realização do evento. Devem também observar o edital de convocação e regulamento da Conferência elaborado pela Comissão. E ainda, cada instituição deve apresentar os seguintes documentos para inscrição: cópia do CNPJ, do estatuto, ata da atual diretoria e encaminhar ofício com indicação de duas pessoas que deverão se inscrever como delegados na 7ª Conferência Municipal de Saúde.

Nenhum comentário: