17 março 2008

Boletim Informativo Nº 1309

HMI FUNCIONA NA SEGUNDA

Está tudo pronto no Hospital Materno Infantil (HMI) para funcionar na segunda-feira, 17. Aliás, ele começa a funcionar na noite de domingo, quando as gestantes, prestes a ter bebê no Hospital Municipal (HMM), serão ou transferidas ou orientadas à nova casa de saúde.

Segundo a diretora-geral do HMI, pediatra Alba Valéria Rocha, as últimas mulheres de parto normal no HMM terão alta de lá mesmo. Aquelas que tiveram parto cesariana e que têm alta depois de 72h, podem ser transferidas imediatamente para o HMI.

Também de acordo com Alba, os bebês que necessitam de UCI (Unidade de Cuidados Especiais) e não podem ainda ter alta do HMM, serão transferidos para o HMI, por intermédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em ambulância com UTI.

O HMI dispõe de 50 leitos, sendo 42 para adultos, distribuídos nas enfermarias (dois de isolamento), seis na sala de pré-parto (Centro Obstétrico) e oito infantis, na UCI neonatal. E, diferentemente da área de obstetrícia do Hospital Municipal (HMM), o HMI será uma maternidade padrão, com inúmeros serviços destinados a essa área.

Todo climatizado, o HMI vai oferecer áreas de consultas médicas, psicológicas e assistência social. Outro diferencial do HMM é o lactário, onde a alimentação infantil é preparada à parte daquela destinada às mães. Aparelhos como raios-x e ultra-som são móveis, poderão ser levados até a paciente que deles precisar.

Neste primeiro momento o HMI deve atender cerca de 420 parturientes/mês, sendo mais de 300 partos normais e o restante à moda cesariana. O hospital deve empregar cerca de 160 servidores nesta fase, sendo a maioria convocada do último concurso público e uma pequena parcela de veteranos, incluindo aqueles que militam na área de ginecologia e obstetrícia do HMM, que serão transferidos à nova casa de saúde.

ATENDIMENTO NA TRIBUTAÇÃO

O secretário de Gestão Fazendária Municipal, Alexandre Lisboa, informa que o fluxo de contribuintes que buscam atendimento no setor de Arrecadação Municipal não é intenso a ponto de ser comparado com as filas de bancos, como foi publicado em um jornal local. "Na verdade, sempre que tem mais de cinco pessoas aguardando atendimento no setor de arrecadação, disponibilizamos servidores de outros setores para não deixar que o usuário aguarde por muito tempo".

Um período de maior fluxo no atendimento ocorreu nos últimos dias em virtude do recadastramento de mototaxistas que está sendo feito pelo DMTU. "Os mototaxistas precisam tirar certidão negativa de débito no Centro de Arrecadação, antes de dirigirem-se ao DMTU. De qualquer forma estamos atentos para não deixar que o usuário demore muito a ser atendido".

FÓRUM DE TURISMO REGIONAL

Hoje, 14 de março, realiza-se a 5ª reunião ordinária do Fórum Permanente de Turismo Regional Araguaia Tocantins, em Marabá, no auditório do SEBRAE, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

A coordenadora do Detur, Ísis Mourão, informa que a reunião trata da retomada dos trabalhos para discussão da representatividade do Fórum Regional dentro do Fórum Estadual de Turismo. "Vamos discutir o planejamento das ações estratégicas para a participação e comercialização das rotas turísticas do Rio Tocantins e Araguaia, nos grandes eventos que acontecem este ano: FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia em Belém e Salão de Turismo Nacional em São Paulo".

Pela manhã, o auditório do Sebrae contava com a presença de representantes do turismo de Itupiranga, Marabá e demais municípios vizinhos, que participam das rotas turísticas criadas pela Paratur.

REUNIÃO COM EMPRESÁRIOS DA ORLA

Na segunda-feira, 17, o Sebrae, o Departamento de Turismo/PMM e o Sindihotel reúnem-se com empresários da orla do Tocantins (donos de bares, restaurantes e similares) para identificar situações que favorecem ao turismo e também que podem comprometer o atendimento ao turista. A reunião será no Bar e Restaurante Farol, às 17h. Os representantes do Sebrae Nadia Julian Rodrigues e Joseni Soares participam da coordenação do workshop com os empresários.

A coordenadora do Detur/PMM Ísis Mourão disse que serão convidados representantes das secretarias de Obras, Saúde, DMTU, Semma, Assessoria de Comunicação, Acim, CDL e Sindicom. O objetivo é juntar parceiros no projeto de melhoria na qualidade de atendimento ao turista na orla.

Nádia Rodrigues (gerente substituta da Unidade de Negócio de Marabá e Região/Sebrae) informa que o objetivo é diagnosticar empreendimentos formais e informais, instalados na "Orla Sebastião Miranda", do município de Marabá, com foco no segmento de bares, restaurantes, sorveterias, lanchonetes e similares, com o objetivo de elaborar um projeto para a melhoria do aspecto físico, estrutural e gerencial dos estabelecimentos instalados nesse espaço público – principal ponto de negócios turísticos de Marabá.

MASCOTE DO DMTU

A escolha da mascote do DMTU e a premiação será na segunda-feira, 17, às 15h30min, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O autor do desenho premiado ganhará um computador e uma impressora enquanto o autor do nome escolhido ganhará uma bicicleta e um kit escolar.

A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa disse que a votação será feita por um representante do DMTU, um da Semed, um do gabinete do prefeito, um da Assessoria de Comunicação da prefeitura e um do Detran.

O diretor do DMTU, Antonio Araújo, informa que a mascote vai representar o DMTU nas campanhas educativas. O lançamento oficial deve realizar-se no dia do aniversário de Marabá, 5 de abril.

O concurso da mascote teve a participação de trabalhos dos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas da rede pública ou particular do município de Marabá. As inscrições foram feitas no final de 2007.

ÁREA DE ALIMENTAÇÃO

O prefeito Tião Miranda autorizou a Secretaria Municipal de Agricultura a elaborar projeto com vista a ampliação da Feira Coberta do Laranjeiras, situada na Avenida Boa Esperança, em razão da mesma já está pequena para a quantidade de feirantes.

A mudança será direcionada à ala de alimentação, que segundo o secretário de Agricultura Rubens Borges Sampaio, deverá ocupar a área de estacionamento que dá para a rua lateral do Supermercado Laranjeiras.

TEMPO E NÍVEL DO TOCANTINS

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados, com chuva a qualquer hora. Esta é a previsão do Climatempo para esta sexta-feira (14), também suscetível para os próximos cinco dias. O volume de chuva de hoje a domingo (16) é de 40 mm.

Imagens de satélite do canaldotempo.com mostram poucas nuvens sobre Marabá e região, o que pode significar baixo volume de precipitação nas próximas horas. Temperatura hoje com máxima de 32º C.

A lâmina d'água do Rio Tocantins cedeu 04 centímetros nas últimas 24 horas, amanhecendo hoje em 09 metros nesta sexta-feira. Nível de alerta, segundo a Eletronorte, é de 10 metros em Marabá. A partir desse parâmetro as comunidades de áreas inundáveis começam a ser afetadas.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: