25 março 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1314

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 25 de março de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1314
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

MEMÓRIA VIVA
A Fundação Casa da Cultura de Marabá, através do Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá (NAM), desenvolve em 2008 o projeto “Memória Viva”, para valorizar a cultura e a história do município, através de um resgate das personalidades importantes que fazem parte da memória da cidade.
O projeto pretende catalogar e registrar em áudio e vídeo o depoimento de grandes personalidades do campo político, social, artístico e cultural da nossa cidade, que posteriormente fará parte do acervo memorial da Casa da Cultura, podendo ser visto por toda comunidade.
O presidente da FCCM Noé von Atzingen explica que a construção do futuro de uma cidade se faz através do referencial do passado e resgatar e guardar para as gerações futuras a história de figuras ilustres da nossa região vai reforçar a identidade cultural do município.
MUSEU MUNICIPAL DE MARABÁ
O salão de exposição da Casa da Cultura (Museu Municipal de Marabá) disponibiliza ao público uma coleção museológica e exposições regionais que abrangem Geologia, Arqueologia, Antropologia, História, Botânica, Zoologia e exposição mensal de artes plásticas com artistas regionais. Entre os programas desenvolvidos estão: “Escola Vai ao Museu”; “Difusão Cultural” e “Doação de livros regionais para bibliotecas escolares”.
Em 2007, o museu registrou a visita de 11.728 pessoas, sendo 1.151 profissionais liberais e outros e 10.577 estudantes. A sede do museu na Fundação Casa da Cultura de Marabá fica na Folha 31, QD- Especial, Lote 1. Nova Marabá; fones (94) 3322-2315 e 3322-4176 e e-mail fccm@leolar.com.br.
ZOOLOGIA NA CASA DA CULTURA
O setor de Zoologia da Casa da Cultura dispõe de palestras, vídeos, relatórios, exposições e publicações que tratam da descrição e preservação da fauna regional. Quem quiser saber um pouco mais sobre o tema, deve procurar a Casa da Cultura de segunda a sexta, em horário comercial.
O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen, explica que entre os principais objetivos do setor de Zoologia está a conscientização e alerta à população sobre a importância da fauna, a realização de estudos sobre o potencial faunístico da região, conservação dos exemplares zoológicos do acervo e arquivo dos documentos zoológicos.
Entre os programas desenvolvidos pela equipe de Zoologia estão: Projeto Doença de Chagas e Projeto Soltura de Animais Silvestres. Este setor costuma organizar excursões para estudo de campo em locais como Murumuru, Serra das Andorinhas, Lago Preto e Pitombeira.
COMBATE À TUBERCULOSE
Nesta semana em que transcorre o Dia de Combate a Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deslancha campanha de intensificação para a descoberta e cura de novos casos da doença que, embora milenar e tenha cura, ainda provoca a morte de quase dois milhões de pessoas por ano no mundo.
Todos os centros de saúde estão atentos ao problema e, por isso, estão promovendo palestras no decorrer da semana para orientar o público a fazer o exame de detecção do bacilo de Koch, bactéria responsável pela tuberculose.
TUBERCULOSE NO BRASIL E NO MUNDO
Estimativa da Organização Mundial de Saúde calcula que 1,9 milhão de pessoas morrem no mundo em conseqüência da tuberculose, 98% delas em países em desenvolvimento - cerca de 350 mil mortes em associação com a Aids. E, no Brasil, surgem aproximadamente 120 mil novos casos ao ano.
A grave situação da tuberculose está mais intimamente ligada ao aumento da pobreza, à má distribuição de renda e à urbanização acelerada nos grandes centros e embora seja mais prevalente nos países pobres, toda a população do planeta sofre com a doença em menor ou maior intensidade. Só nos países mais desenvolvidos houve queda na incidência da doença nos últimos anos.
Em Marabá, durante 2007, foram registrados pela SMS 81 casos novos da doença, 67 curas e 56 pessoas estavam em tratamento no final de dezembro. Em 2008, até ontem (24 de março), somaram-se 20 novas ocorrências. Entretanto, 11 pessoas receberam alta por cura e não foi registrada desistência nesses três primeiros meses do ano. Também, até esta data, não houve óbitos diretamente relacionados à tuberculose no município em 2007 e nem este ano.
Um dos fatores que mais incomodam as autoridades ligadas à saúde pública é o abandono do tratamento da tuberculose, que é de seis meses
. Acontece que o medicamento indicado faz desaparecer os sintomas com relativa facilidade, dando a impressão de cura, mas não elimina de imediato os bacilos, que se tornam resistentes aos antibióticos. No ano passado, seis pessoas não concluíram o tratamento de tuberculose em Marabá.
PESQUE E SOLTE
Previsto para acontecer em 6 de abril, estão abertas as inscrições ao Pesque e Solte no Cais, um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que já conquistou o público da pesca esportiva de Marabá. O evento integra o calendário turístico do município e tem como objetivo fomentar o lazer na Orla do Tocantins e analisar as condições da fauna aquática depois do defeso da piracema.
Cada inscrição, ao preço de R$ 15,00, dá direito a uma camiseta, boné, vara de pesca com linha e anzol, vale lanche e vale água e crachá com número do participante, pelo qual concorre nos sorteios de premiações. A inscrição pode ser feita diretamente na Semma, Chic Lazer (Avenida Antonio Maia) e Posto Verdes Mares (VP-8, Nova Marabá).
Os participantes têm direito à premiação em cinco categorias: Masculina, Feminina (Adultos), Infantil, maior peixe e peixe mais exótico. O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, mais os que fisgarem o maior peixe e peixe mais exótico receberão um kit de pesca e troféu. Também, para cada categoria, será sorteado um microcomputador. E, ainda, para todos os participantes, será sorteado um casco de alumínio de cinco metros.
TEMPO LOCAL
De hoje (25) a quinta-feira (27) a previsão é de muita chuva durante o dia e à noite, com volume de chuva superior a 100mm, segundo o Climatempo. Conforme o mesmo site, somente a partir de sexta-feira o tempo melhora para um volume de precipitação em torno dos 10 mm/dia.
Já o canaldotempo.com mostra maior possibilidade de chuva à noite, no período das 18 horas de hoje (25) às 7h de quarta-feira, quando a umidade relativa do ar se aproxima dos 100%. Temperatura amena para os padrões de Marabá, com mínima de 22ºC e máxima de 31ºC.
NÍVEL DO TOCANTINS
Nas últimas 24 horas o nível das águas do Tocantins sofreu ligeira elevação passando de 10,25 metros na manhã de ontem para 10,28 às 8h desta terça-feira. Segundo informações da Defesa Civil Municipal, recebidas da Eletronorte, esse nível deve baixar para cerca de 10 metros até o final desta semana.
Em que pese a informação da Eletronorte, no Jornal Hoje (Rede Globo) desta terça-feira, foi noticiado um aumento abrupto das águas do Tocantins em Imperatriz/MA. Contatado o Corpo de Bombeiros daquela cidade, o sargento Santos informou que realmente o nível do rio está em elevação, chegando a subir cerca de três metros no decorrer de uma semana, mas não chegou a desabrigar ninguém.
Segundo Francisco Ribeiro Alves, existem 37 famílias desabrigadas na antiga Feirinha, em prol das quais foram tomadas as seguintes providências: Solicitação à Secretaria de Obras para que fizesse limpeza do local, principalmente à retirada de mato, que sujeita os desalojados a animais peçonhentos. E ainda, pedido de plástico para fazer cobertura de barracos.
Diante da existência de algumas pessoas doentes, inclusive crianças com diarréia, a Defesa Civil pediu a intervenção da Secretaria de Saúde para que enviasse uma equipe ao local para sanar os problemas de saúde.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: