18 junho 2008

Boletim Informativo Nº. 1.366

O Trabalho Continua
Marabá, quarta-feira, 18 de junho de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1.366
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

DESAPROPRIAÇÃO PRÓXIMO À FEIRA DA LARANJEIRAS
A equipe do setor de Postura da Secretaria Municipal de Obras faz a demolição de barracos de 36 famílias que residem há mais de 15 anos no entorno do Centro de Saúde Laranjeiras, próximo à feira daquele bairro. As famílias foram avisadas com antecedência e são encaminhadas para outra área. A prefeitura vai construir uma praça no local. Cada família ganha uma casa construída pela prefeitura no bairro Belo Horizonte.
O coordenador de Fiscalização e Postura da Sevop, Túlio Rosemiro, garantiu que todos foram avisados com antecedência que seriam retirados, e garantiu que agiu sem abuso de poder. Após a primeira tentativa de desmanche, houve protesto de alguns moradores, e então Túlio determinou que a operação fosse paralisada até que fosse feito o sorteio das novas casas entre as famílias. Ao todo 36 casas são sorteadas.
Túlio disse que as casas ainda sem água encanada terão o problema será resolvido até amanhã, 19 de junho, quando será instalada uma caixa com capacidade para 20 mil litros, que vai abastecer toda a vila.
TOMADA DE PREÇO Nº 01/2008
A Comissão Municipal de Licitação divulga o Processo Licitatório nº 4.126/2008, na modalidade Tomada de Preço n. 001/2008–PMM, cujo objeto é a aquisição de uniforme escolar para atender a Secretaria Municipal de Educação.
Os recursos são do Erário Municipal, conforme Dotação Orçamentária: 10.09.010.12.361.0014.2.035 – Manutenção do Ensino Fundamental Contrato nº 202/08-PMM, R. E. Rocha Silva Representações e Serviços Gráficos - ME. R$ 649.930,00. A vigência é de 06 (seis) meses contados da sua assinatura.
ASFALTO
A prefeitura de Marabá faz a pavimentação asfáltica em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) na Travessa Manaus entre a Avenida Itacaiúnas e a Rua Afro-Sampaio - Rua Alfredo Monção - Rua Vital Brasil e Rua Pedro Fontenelli, bairro Cidade Nova. É mais um benefício aos motoristas e pedestres que trafegam na área.
A prefeitura atende ao contrato administrativo nº 314 /08/ CPL/SEVOP/PMM assinado com a Construfox para a execução das obras e serviços de engenharia referente à pavimentação, na modalidade Tomada de Preços N.º 070/2008/CPL/SEVOP. A vigência é de 180 (cento e oitenta) dias, no valor de R$ 326.674,98, a partir de 1º de junho.
ECONOMIA SOLIDÁRIA
Nos dias 20 e 21 de junho será realizado no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão” o Workshop de Economia Solidária, com a presença do representante do governo do Estado, Pio X Sampaio Leite, entre outros. A programação foi solicitada na Câmara por requerimento do vereador Leodato Marques.
No dia 20 terá início às 19h30minh, quando haverá palestra sobre a História do Microcrédito e no dia 21 a programação começa às 8h, quando haverá a palestra Regras Gerais e Experiências Brasileiras seguida da palestra Economia Solidária e Banco Comunitário e ONGs e Moeda Social. Também será apresentado o programa Cred Pará, do Banpará e de financiamento da Caixa Econômica Federal. A partir de 12h30minh começa a entrega de certificados de participação no evento.
O presidente da Ação Social Integrada ao Palácio do Governo (ASIPAG), Pio X Sampaio Leite informa que o evento é uma das etapas do Programa de Geração de Trabalho e Renda através do micro crédito produtivo e orientado com foco na economia solidária.
MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
Neste início do veraneio em Marabá, a Divisa agendou uma série de treinamentos para barraqueiros, trabalhadores em restaurantes, lanchonetes e também na XXII Expoama, que trabalham com manipulação de alimentos. Os treinos ocorrem nos dias 18 e 25 de junho e 02 e 09 de julho.
O objetivo do curso é informar, orientar e educar os manipuladores de alimentos de Marabá a respeito da comercialização correta dos produtos, mostrando alguns procedimentos e condutas que devem ser adotados, como limpeza do ambiente; tratamento do pescado; higiene pessoal e utilização de equipamentos de proteção; higiene do estabelecimento (equipamentos, utensílios e ambiente); estocagem dos produtos alimentícios e manipulação em geral.
No que se refere ao pescado, é proibido tratar peixes nos balneários. O barraqueiro deve levá-los limpos de casa ou do ponto onde o comprou. Dentre as metodologias previstas para o curso estão mostras de vídeos e palestras. Os participantes também terão exame médico e receberão a carteira de manipulador de alimentos ao final de cada treinamento.
AGENTE DE TRÂNSITO MIRIM
O projeto desenvolvido pelo DMTU para orientação aos motoristas e pedestres, com ajuda dos agentes mirins, que são alunos das escolas públicas, começa a fazer efeito.
Em pontos de maior tráfego, como entrada do núcleo Cidade Nova, VP-8 e entrada da Marabá Pioneira, os agentes do DMTU acompanham a garotada, que utiliza placas educativas de orientação aos motoristas e pedestres. São alunos de 10 escolas públicas que participam do projeto Agente de Trânsito Mirim - Anjos do Trânsito.
O projeto Agente Mirim conta com 40 crianças da rede pública do município. A garotada atua nos arredores das escolas orientando motoristas e pedestres sobre a importância do respeito à faixa de trânsito e também a ter outros cuidados para um trânsito.
A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa disse que Agente de Trânsito Mirim é um projeto para formar multiplicadores da educação no trânsito integrados aos núcleos escolares aos quais pertencem os alunos. “Assim ampliamos participação comunitária no exercício da cidadania, na prevenção de acidentes de trânsito”.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: