05 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 890

CASA DA CULTURA NO ENCONTRO INTERNACIONAL DO PROLER
O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá está participando no Rio de Janeiro do XI Encontro Internacional do Programa de Incentivo à Leitura (PROLER), à convite da Fundação Biblioteca Nacional, nos dias 03 e 04 de maio. Amanhã retorna a Marabá, trazendo as novidades na atuação das bibliotecas.
o XI Encontro do PROLER, organizado pela Fundação Biblioteca Nacional, está inscrito no Programa Livro Aberto, da Política Nacional da Cultura, formulada pelo Ministério da Cultura.
A Diretora Executiva da Fundação Biblioteca Nacional, Célia Portella, em seu discurso de abertura do evento disse que “o programa não deve ser uma obra acabada, indiferente ao debate e às sugestões. A argumentação é a maneira mais apropriada de ver e rever, de avaliar e indicar novos caminhos. A experiência confirma ou aconselha modificações na argumentação”.
A programação realizada no Auditório Machado de Assis (RJ) contou com conferencistas nacionais e internacionais. Na abertura do evento, ontem, 03, o presidente da Biblioteca Nacional Muniz Sodré e a Diretora Executiva Célia Portela deram as boas vindas aos participantes ressaltando a importância da leitura para a formação do cidadão.
Entre os conferencistas internacionais que se apresentaram dia 03 estavam: Sylvia Castrillón Zapatta (Colômbia) e Cecília Bettolli (Argentina). Hoje, 04, entre os palestrantes nacionais estão: Marisa Lajolo, que fala sobre o tema “O papel do professor na cadeia produtiva do livro” e Regina Zilberman, que trata do tema “A leitura como bem público” .
Célia Portela agradeceu aos presentes no PROLER que, em alguns casos, esforçaram-se para eliminar distâncias e compartilhar de atividades que dêem acesso democrático à leitura, subsídios para uma política de Estado brasileiro. “No inventário do Estado, os bens de leitura têm que se partilhados entre todos”.
A ação do PROLER interage com professores, bibliotecários, mediadores culturais, com instituições, empresas, governos federal, estadual, municipal, bibliotecas públicas e bibliotecas da escola, com ongs, com projetos quase anônimos.

CURSO DE VOLUNTÁRIOS DE EMERGÊNCIA
A Coordenação da Defesa Civil/Marabá recebeu convite para participar do Curso de Voluntários de Emergência – CVE, de 15 a 19 de maio, no Aeroporto de Marabá, ofertado pela Infraero.
O curso tem por objetivo formar o pessoal de serviços aeroportuários e demais entidades envolvidas, para atendimento a possíveis situações de Emergências Aeronáuticas.
O coordenador da Defesa Civil, Francisco Ribeiro Alves, indica um funcionário para participar. O curso tem aulas teóricas e práticas, que serão realizadas no horário de 8:30h às 12h.
Conforme informou o superintendente do Aeroporto de Marabá (Substituto), Geziel Moreira dos Reis, os participantes terão um Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (EXEAC), no dia 19, com simulação de acidente aeronáutico, para avaliar a absorção dos conhecimentos adquiridos pelos participantes, quanto às ações aplicáveis de primeiros socorros em vítimas de acidente aeronáutico e outras ações necessárias num caso real, assim como a aplicabilidade do Plano de Emergência do Aeroporto de Marabá.

PLANO DIRETOR
O Plano Diretor Participativo de Marabá está na fase de diagnóstico e relatório do material coletado em reuniões das áreas rural e urbana, devendo até meados deste mês iniciar a segunda fase, que consiste da apresentação desse diagnóstico às respectivas áreas em questão, devendo obedecer a mesma programação das reuniões da primeira etapa.
Maiores informações sobre o plano diretor podem ser adquiridas junto ao seu grupo gestor, na Seplan – Secretaria Municipal de Planejamento – ou pelo no endereço eletrônico planodiretormaraba@gmail.com.

VACINAÇÃO ENCERRA AMANHÃ
Encerra amanhã, 5, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, iniciada dia 24, com previsão de vacinar as pessoas com 60 anos ou mais contra gripe, tétano, difteria, pneumonia e febre amarela.
Segundo a chefa da Divisão de Imunobiológico, Janaína Soares, a abrangência da vacinação poderia ser melhor, não fosse a resistência da população idosa à vacina da gripe. Existe imunizante suficiente para cumprir a meta, mas não há indicativo do Estado para prorrogação da campanha.
SESPA PREMIA QUEM ATINGIR 90%
Durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no dia 12 de abril, no Hotel Sagres, em Belém, o secretário executivo de Saúde Pública, Fernando Dourado, anunciou que o município que alcançar 90% da meta na Campanha de Vacinação do Idoso e apresentar seu relatório de vacinação até o dia 10 de junho de 2006, será recompensado com 100% do valor dos recursos financeiros que terá para realizar a campanha. A decisão teve como base a reclamação de alguns secretários ao tomarem conhecimento dos recursos financeiros que receberão do Ministério da Saúde (MS) para realizar a Campanha de Vacinação.
Fernando Dourado explicou que os recursos financeiros no valor de R$ 380 mil, enviados pelo MS foram rateados entre os municípios conforme os critérios de distribuição estabelecidos pela resolução nº 271, de 12.11.03 da própria CIB, que leva em consideração a área geográfica, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), população de 60 anos, população rural e urbana, dentre outros indicadores.
Até ontem, 3, a Divisão de Imunobiológico da Secretaria Municipal de Saúde, contabilizava 60% da meta de vacinação alcançada, o que representa 5.781,6 de um universo de 9.636 idosos a ser vacinado. Acerca da possibilidade de prorrogação da campanha, a enfermeira Janaína Soares, chefe da Divisão de Imunobiológico, disse que essa questão depende da Sespa. No entanto, ela espera alcançar os 90% estabelecidos pelo Estado, ou seja, vacinar um total de 8.672 pessoas de 60 anos ou mais de idade, apesar da resistência do idoso à vacina.
Se você tem 60 anos ou mais, vacine-se contra gripe. A vacina é grátis, funciona de verdade e não faz mal nenhum. Assim você fica protegido e poderá levar uma vida mais ativa. Procure o posto de vacinação mais próximo de sua casa.

NÍVEL DO RIO
Nas últimas 24 horas o nível do Tocantins diminuiu mais 12 centímetros, amanhecendo nesta quinta-feira aos 11,58 metros, um pouco abaixo da previsão da Eletronorte, que previa dois centímetros a mais.
Embora esteja baixando lentamente, acredita-se que doravante essa tendência acelere um pouco mais, visto que é visível também a diminuição das chuvas na região, principalmente em áreas a montante de Marabá.

PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o Canaldotempo.com, esta quinta-feira será parcialmente nublada, com pouca chance de precipitação. A partir de amanhã podem ocorrer trovoadas esparsas. Temperatura hoje entre a mínima de 23ºC e 33ºC.
Por sua o Climatempo prevê dia de sol e nebulosidade variada com pancadas isoladas de chuva, com previsão de 15 mm de chuva. No entanto, a possibilidade de precipitação está em torno de 80%.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: